Demoiselle

PUBLICIDADE

 

Máquina de voo do Demoiselle de Santos Dumont

O primeiro foi o Demoiselle de Santos-Dumont que era um monoplano de asa alta, com um 20 horizontalmente opostos motor Dutheil-Chalmers montada acima da asa.

A única haste de bambu apoiada superfícies da cauda, que girava em torno de um conjunto universal de agir como profundo e leme.

Houve um leme auxiliar de cada lado do piloto e um elevador auxiliar entre as rodas dianteiras.

Não parece ter havido controle em rolo.

No motor Antoinette de 24 HP foi montado entre as rodas e ligado à hélice por uma corrente de transmissão.

Em 1909, ele exibiu a primeira versão do seu  20 “Demoiselle” Bambu, madeira e linho foram os principais componentes do que era naquele tempo, a aeronave menor e mais leve do mundo.

“Le Petit”, (O Pequeno)como os parisienses chamado o brasileiro, destina-se a criação de uma espécie de “Plano de Everyman”, disponível para a módica quantia de 7.500 francos.

Ele acabou por ser colocado no mercado, mas foi ofuscado por aeronaves mais rápida feita por fabricantes que provou ser empresários Keener.

Santos-Dumont era muito mais angustiado, no entanto, que ele não tinha sido o primeiro homem a voar, ele tinha três anos de atraso.

Em novembro 1907 o primeiro avião de luz bem sucedido do mundo completou seu primeiro vôo em Bagatelle, na França.

Com sua construção de bambu e 18-20 cv de potência montado entre as asas nivelados, a pequena aeronave 235 quilos tinha uma semelhança surpreendente com um inseto.

Assim, ele foi apelidado de Demoiselle (libélula).

Nos controles foi o designer do avião, o aviador brasileiro ousadia Alberto Santos-Dumont.

Santos-Dumont, que tinha a sua residência em Paris, em 1898, era famoso como um balonista pioneiro e piloto do dirigível.

Ele ficou interessado em aeronaves com motor em 1904, quando ele visitou os Estados Unidos para ver o Louis Exposition St..

Ele conheceu Octave Chanute, um engenheiro americano que desenhou vários planadores de sucesso, e ele aprendeu sobre os voos movidos a dos irmãos Wright. Isto encorajou-o a realizar suas próprias experiências com aeronaves com motor e ele começou a trabalhar em um biplano ele chamou o 14-Bis. Embora de difícil controle, a aeronave completou os primeiros voos movidos registrado oficialmente na Europa.

Demoiselle
Foto real do Demoiselle de Santos Dumont em voo. Este foi o primeiro verdadeiro Ultralite

Coroamento de Santos-Dumont, no entanto, foi o Demoiselle. Ele concebeu-o como um avião que qualquer um poderia usar para o transporte pessoal e de bom grado deixar que os outros fazem uso de seu design.

A fuselagem consistiu de um boom de bambu especialmente reforçado, e o piloto sentou-se debaixo da asa dentro do trem de pouso triciclo. O demoiselle foi controlada em voo parcialmente por uma unidade de cauda que funcionou quer como um elevador e um leme.

Além disso, um outro elevador foi instalado na parte frontal da aeronave, e o piloto pode ajudar a controlar o movimento lateral do plano deslocando o seu peso de um lado para o outro.

Primeiro Demoiselle de Santos-Dumont fez dois voos curtos antes de danificar a sua hélice em um pouso forçado. O aviador então concebido melhores modelos, um dos quais tinha uma cauda reforçado e um motor mais potente da cauda de 35 cavalos de potência, e foi transformado pela asa deformação.

Este modelo de sucesso gerado maior interesse na obra de Santos-Dumont, e ele foi capaz de vender vários aviões semelhante a outros pilotos.

Quando o avião projetado para popularizar voo, o Demoiselle estava à frente de seu tempo. No entanto, a aeronave pouco notável anunciava o futuro e continua a ser um tributo à genialidade de seu criador.

Os historiadores da aviação não têm certeza do que fazer com Alberto Santos-Dumont; ninguém jamais foi. Ele foi um herói, um gênio e um visionário para uns e para outros, ele era um personagem cômico que tinha apenas acidentalmente mais do que uma nota de rodapé na história do voo.

Biografia do homem de Pedro Wykeham apresenta um quadro complexo de um homem que perseverou mais fantástico odds- jogado com ele pelo mundo e seus próprios demônios e que “a história forçado a ser feito por pura força de vontade.” Santos (como era conhecido) veio de França para o Brasil em 1891 Ele era filho de idade de dezoito ano do proprietário de uma plantação de café rico, e mostrou destreza mecânica assim como uma criança.

Pouco depois de chegar em Paris, tornou-se intoxicado com a ideia de voo e de toda a atividade que ele encontrou ao redor dele na área de dirigíveis e aviões mais pesados do que o ar.

Santos Dumont fez o seu primeiro voo em Paris, em um dirigível de seu próprio projeto, em 1898, e embora ele caiu parisienses aprendi algo sobre Dumont Santos que seria verdadeiro dele toda a sua vida: deixar de funcionar nunca dissuadido Alberto Santos-Dumont.

Ele estacionou seu avião perto de seu apartamento Champs Elysees e era frequentemente visto deslizando em torno de Paris, para o deleite das crianças, visitantes e imprensa.

Demoiselle
Demoiselle de Santos Dumont

O Demoiselle n º 19, um monoplano trator ultra-leve feita de bambu e seda e pesando apenas cerca de 153 quilos.

Demoiselle (apelidado de Grasshopper) tornou-se uma sensação em toda a Europa e foi vendido aos milhares, a introdução de uma geração totalmente nova para a emoção de voar por menos de quinhentos francos. Muitos designers considerado o Demoiselle como uma esquisitice, mas a aeronave teve um impacto claro sobre muitos designers e sua imagem pode ser visto à espreita nas linhas de primeiro avião de Anthony Fokker, a Spinne (Spider) de 1912 e em aeronaves luz do pós-guerra período.

Demoiselle – História

DemoiselleDemoiselle – Santos Dumont

Um pequeno avião apelidado pelos franceses de Demoiselle, devido a sua graciosidade e semelhança com as libélulas.

Demoiselle era um avião pequeno, de tração dianteira, com a hélice girando no bordo de ataque da asa alta de grande diedro, o leme e o estabilizador eram de contorno poliédrico, montados em uma estrutura em forma de cruz e unidos à fuselagem por meio de uma junta que permitia o movimento do conjunto em todas as direções.

Em novembro de 1907, foi realizado o primeiro voo do modelo.

Todavia, durante as primeiras experiências, sofreu um acidente, ficando seriamente avariado. Pesando 110 quilos, o Demoiselle era uma aeronave com motor de 35 HP e estrutura de bambu.

Em setembro de 1909 estabelece o recorde de velocidade voando a 96km/h num “Demoiselle”. Faz um vôo de 18km, de Saint-Cyr ao castelo de Wideville, considerado o primeiro reide da história da aviação.

Demoiselle – Estrutura

O piloto ia sentado abaixo da asa logo atrás das rodas. O comando era composto por um volante que controlava, através de cabos, o conjunto leme/estabilizador.

Os cabos de sustentação da asa e reforço de estrutura eram cordas de piano. Construído em apenas em quinze dias, o Demoisellenº. 19 tinha como fuselagem uma única haste de bambu, com seis metros de comprimento, e a asa era formada por uma estrutura simples.

O motor a explosão, de 20 HP, refrigerado a água, era de dois cilindros opostos e foi projetado pelo próprio Santos Dumont e construído pela fábrica Dutheil & Chalmers. Possuía ainda um estabilizador na frente e embaixo do avião e dois lemes laterais situados logo abaixo da asas. Tais itens foram logo abandonados, pois não contribuíram em nada.

Demoiselle – Curiosidades

O demoiselle passou por inúmeras alterações de projetos. A primeira aeronave a levantar voo foi a nº 19. Com mudanças no motor e na estrutura, Santos Dumont desenvolveu ainda os modelos nºs 20, 21 e 22.

O exemplar em exposição é uma réplica (utiliza um motor Volkswagen de 4 cilindros opostos), projetada e construída pela Escola Técnica do Paraná, em promoção conjunta com a Escola de Oficiais Especialistas e Infantaria de Guarda, Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, Aeroclube do Paraná e o programa Entre Nuvens e Estrelas.

Voou pela primeira vez em 11 de agosto de 1973, em Bacacheri (PR), em comemoração do centenário de Santos Dumont, sendo doado ao Museu Aeroespacial em 03 de abril de 1976.

Santos Dumont não patenteou esta invenção, deixando as pessoas livres para fabricá-lo, tornando-se assim, o primeiro avião popular.

Além da França, outros países como Estados Unidos, Alemanha e Holanda também construíram o Demoiselle.

Demoiselle – Especificações Técnicas

Envergadura: 5,5 m
Peso: 
118 kg
Comprimento: 
6,2m
Velocidade Máxima: 
90 km/h
Potência: 
425 CV
Motor: 
Dutheil et Chalmerers

Demoiselle – Resumo

Demoiselle – Santos Dumont

Demoiselle foi criado por Santos Dumont depois do 14 Bis.

Ele voou pela primeira vez em 1907, sendo desenvolvido até 1909. Era uma aeronave totalmente funcional, que o inventor usava regularmente. Sua intenção é que esta fosse fabricada em larga escala e popularizasse a aviação.

Como o inventor não patenteava suas obras e disponibilizava os planos a quem se interessasse, chegou a ser fabricado por diferentes oficinas, mais de 40 foram construídos.

No francês, demoiselle significa senhorita e libélula.

No acervo do Museu Aeroespacial, existem uma réplica do 14-bis e do Demoiselle.

No acervo do Museu Asas de um Sonho, existem uma réplica do 14-bis e do Demoiselle.

Demoiselle – Especificações Técnicas

FABRICANTE: Alberto Santos Dumont – Brasil.
MOTOR: 
Darracq de 25 h.p., 2 cilindros horizontais opostos.
PESO VAZIO: 
110 kg
COMPRIMENTO: 
6,20 m
ENVERGADURA: 
5,50 m
VELOCIDADE MÁXIMA: 
96 km/h

Fonte: www.fiddlersgreen.net/www.engbrasil.eng.br/www.musal.aer.mil.br

Veja também

Questão Christie

Questão Christie

PUBLICIDADE O que foi a Questão Christie? Em dezembro de 1861 o navio príncipe de Wales, …

Revolta dos Malês

Revolta dos Malês

PUBLICIDADE Revolta dos Malês – O que foi Esta revolta ocorreu em Salvador na Bahia, …

Guerra dos Farrapos

Guerra dos Farrapos

PUBLICIDADE O que foi a Guerra dos Farrapos? O Rio Grande do Sul vivia da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.