Zona Temperada

PUBLICIDADE

Zona Temperada – Localização

Na geografia, as latitudes temperadas ou mornas da Terra estão entre os trópicos e as regiões polares. As temperaturas nessas regiões geralmente são relativamente moderadas, em vez de extremamente quentes ou frias, e as mudanças entre verão e inverno também são geralmente moderadas.

No entanto, em certas áreas, como a Ásia e a América do Norte central, as variações entre o verão eo inverno podem ser extremas porque essas áreas estão longe do mar, fazendo com que elas tenham um clima continental. Em regiões tradicionalmente consideradas tropicais, as localidades em altitudes elevadas (por exemplo, partes dos Andes) podem ter um clima temperado.

O que é uma Zona Temperada?

Zona Temperada

Zona Temperada

As zonas temperadas norte e sul são, estritamente falando, duas regiões da Terra que se situam entre o Trópico do Câncer e o Círculo Ártico, e o Trópico de Capricórnio e o Círculo Antártico, respectivamente. Normalmente, essas regiões podem ter climas temperados ou suaves sem temperaturas extremas.

No entanto, a definição é de uso muito limitado em relação ao clima. A temperatura e as chuvas são fortemente influenciadas por outros fatores além da latitude, como topografia e proximidade com o oceano. Como resultado, temperaturas extremas podem ocorrer dentro de uma zona temperada, e algumas áreas fora delas têm climas moderados.

Uma definição mais útil é baseada em temperaturas e chuvas durante todo o ano.

O Sistema Koppen

O método mais utilizado para descrever os climas é o sistema de classificação de Koppen, que foi utilizado, de uma forma ou de outra, há mais de 100 anos.

Neste sistema, existem cinco tipos de clima principais, denominados A, B, C, D e E. O tipo C – clima temperado ou mesotérmico suave corresponde mais ao que se entende por temperado. É definida como uma área com temperaturas médias nos meses mais quentes superiores a 50 ° F (10 ° C) e com a média para o mês mais frio entre 27 e 64 ° F (-3 e 18 ° C).

Dentro deste tipo, existem outras subdivisões, relacionadas à distribuição sazonal de chuvas e temperaturas, e indicadas por letras minúsculas. Um “s” indica verões secos; um “w”, invernos secos; e uma “f”, a chuva durante todo o ano. Uma terceira carta representa as temperaturas do verão, com um “a” indicando verões muito quentes, um “b”, verões moderadamente quentes e um “c”, verões relativamente frescos.

Portanto, um clima de Cfb seria temperado, com chuvas durante todo o ano e verões bastante quentes: um clima típico do noroeste da Europa, por exemplo.

Usando este sistema de classificação, as zonas temperadas caem entre 40 ° e 60 ° de latitude, mas estão sujeitas a várias influências geográficas.

Os efeitos da topografia

A topografia tem dois efeitos principais sobre o clima. Em primeiro lugar, as temperaturas médias caem com o aumento da altitude. As regiões montanhosas entre os trópicos e as regiões ártica ou antártica tendem a ter climas mais severos do que as suas latitudes sugerem.

As montanhas também têm um grande efeito na chuva e na umidade. Como relativamente quente, o ar úmido do oceano flui para o interior, pode ser forçado a subir por uma série de montanhas. Ao fazê-lo, esfria, e o vapor de água pode se condensar na nuvem e na chuva. As áreas do oceano de uma área elevada tenderão, portanto, a ter um clima suave e úmido, enquanto as do outro lado podem estar muito secas, já que o ar já perdeu a maior parte da sua umidade. Como a umidade tem um efeito moderador sobre a temperatura, essas áreas podem sofrer extremos muito maiores.

O efeito dos oceanos

A água é relativamente lenta para aquecer e esfriar e, por isso, os oceanos tendem a armazenar calor durante o inverno, soltando-o lentamente e evitando que temperaturas nas áreas costeiras caírem muito baixas. Por outro lado, no verão, eles são lentos para aquecer, e assim o efeito de um grande corpo de água relativamente fresca tende a evitar temperaturas muito altas em áreas perto da costa. Áreas que estão longe do mar, como os interiores continentais, tendem a ter verões muito mais quentes e invernos muito mais frios.

Com base nesse efeito, uma zona temperada pode ser dividida em áreas oceânicas ou marítimas e continentais. A zona temperada continental é, na verdade, não muito temperada durante grande parte do ano. Por exemplo, a Europa Oriental se enquadra em grande parte nesta região, e é marcada por invernos muito frios.

Ao mesmo tempo, a região experimenta verões bastante quentes, permitindo que ele atenda aos requisitos de temperatura para esta zona. Não há verdadeiras zonas temperadas continentais no hemisfério sul, porque não há grandes massas de terra suficientemente grandes para permitir tais mudanças de temperatura. As áreas nas regiões continentais geralmente não recebem muita precipitação, recebendo em média menos de 75 cm de chuva por ano, embora possam experimentar tempestades.

A outra classificação principal, com um clima mais ameno, é a zona temperada oceânica. Na maioria dessas áreas, é relativamente raro que as temperaturas do inverno caiam abaixo do zero, a 0 ° C. Esta região experimenta chuvas ciclônicas, muitas vezes até cinco a dez vezes maiores do que uma zona continental. As chuvas de inverno são muitas vezes acompanhadas de ventos fortes. Embora essas condições ciclônicas não estejam na mesma liga que os ciclones tropicais, podem ocasionalmente resultar em tempestades severas que causam danos significativos.

A zona temperada oceânica não experimenta balanços de temperatura na mesma escala que a região continental. Durante os verões, as temperaturas geralmente permanecem moderadas, apenas aumentando ocasionalmente acima de 21 ° C. Da mesma forma, na maioria das zonas oceânicas, mesmo durante o inverno, a temperatura raramente cai muito abaixo de 4 ° C.

Fonte: ipfs.io/www.wisegeek.org/globalforestatlas.yale.edu

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.