PUBLICIDADE
Definição
O termo solstício refere-se às duas datas do ano em que o Sol atinge suas declinações mais ao norte e ao sul ( declinação é o equivalente celeste da latitude).
Durante a primavera, frequentemente ouvimos alguém comentar que “os dias estão ficando mais longos”, ou durante o outono que estão ficando mais curtos. Esse fenômeno ocorre porque o eixo de rotação da Terra é inclinado em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol. Como a Terra gira em torno do Sol, a latitude que está diretamente voltada para o Sol (que define a declinação do Sol) muda.
Em um ponto da órbita da Terra, o hemisfério norte está inclinado em direção ao Sol, e o Sol aparece mais alto no céu para latitudes do norte; seis meses depois, quando a Terra se moveu para o outro lado de sua órbita, o hemisfério norte está inclinado para longe do Sol, e o Sol parece mais alto nas latitudes do sul. Os solstícios referem-se aos dias em que o movimento aparente do Sol para o norte ou para o sul inverte a direção.
A palavra solstício em si é derivada de duas palavras latinas que significam “Sol fica”.
O solstício de verão é o dia do ano com a maioria das horas de luz do dia, e o solstício de inverno é o dia do ano com o menor número de horas de luz do dia.
Solstício, qualquer um dos dois momentos do ano em que o caminho aparente do Sol é o mais distante a norte ou a sul do Equador da Terra.
No hemisfério norte, o solstício de verão ocorre em 20 ou 21 de junho e no solstício de inverno em 21 ou 22 de dezembro. A situação é exatamente o contrário no hemisfério sul, onde as estações são invertidas.
No solstício de inverno, o dia é o mais curto do ano, e no solstício de verão é o ano mais longo. O termo solstício também é usado em referência a qualquer um dos dois pontos de maior desvio da eclíptica (o caminho anual aparente do Sol) do equador celestial.
Na época do solstício de verão no Hemisfério Norte, o Pólo Norte é inclinado cerca de 23,4 ° (23 ° 27 ‘) em direção ao Sol. Como os raios do Sol são deslocados para o norte pela mesma quantidade, os raios do meio-dia verticais são diretamente sobrecarga no Tropico do Câncer (23 ° 27’N). Seis meses depois, o Pólo Sul está inclinado cerca de 23,4 ° em direção ao Sol. Neste dia do solstício de verão no hemisfério sul, os raios aéreos verticais do sol progrediram para a sua posição mais a sul, o Trópico de Capricórnio (23 ° 27’S).
O que é um solstício?
Qual é a definição de um solstício, e quando eles acontecem? O solstício de inverno é o primeiro dia do inverno?
Descubra o que causa esses eventos astronômicos bianuais, bem como a forma como eles trazem os dias mais curtos e longos do ano.
Os solstícios são os dias mais longos e curtos do planeta do ano.
O dia mais longo geralmente marca o início do verão e é chamado de solstício de verão.
O dia mais curto geralmente marca o início do inverno e é assim chamado de solstício de inverno.
O solstício de verão do hemisfério norte acontece em junho, quando o Pólo Norte é inclinado mais diretamente em direção ao sol.
Esta inclinação significa que o solstício de verão tem a maioria das horas de luz solar, e é o dia mais brilhante do ano.
O solstício de inverno do hemisfério norte acontece em dezembro, quando o Pólo Norte está inclinado mais longe do sol.
Por isso, o solstício de inverno tem o menor número de horas de luz solar e é o dia mais sombrio do ano.
No hemisfério sul, onde as estações estão viradas, a situação é revertida.
As datas exatas do solstício podem variar ano a ano em calendários, então os meteorologistas não os usam para marcar as estações.
Isso significa que o dia do solstício de inverno pode nem sempre corresponder com o primeiro dia do inverno.
Tanto os solstícios de verão como os de inverno, juntamente com os equinócios outonais e vernais, ajudam a pastorear a mudança de todas as quatro estações.
O que é o solstício de inverno?
O momento em que o Sol atinge o seu ponto mais ao sul do céu marca o solstício de dezembro, o início oficial do inverno no Hemisfério Norte (onde se chama de solstício de inverno) e uma época de grande festa em muitas culturas do norte.
Os tempos iniciais das estações são regidos pelo movimento da Terra em torno do Sol – ou, de forma equivalente, do nosso ponto de vista, o movimento anual do Sol no céu da Terra. O início do inverno (para o Hemisfério Norte) é definido como o momento em que o Sol paira sobre o Trópico do Capricórnio da Terra (a linha de latitude 23½ ° ao sul do equador) antes de se dirigir para o norte – um momento chamado, pelo norte-norte, o solstício de inverno.
O Sol parece mover-se norte e sul em nosso céu durante o ano por causa do que alguns podem considerar um desalinhamento incomum de nosso planeta. O eixo da Terra está inclinado em relação à nossa órbita ao redor do Sol. Então, quando estamos de um lado de nossa órbita, o hemisfério norte é inclinado para o sol e é aquecido por raios solares mais diretos, fazendo verão. Quando estamos no lado oposto da nossa órbita, o Hemisfério Norte é derrubado do Sol. Os raios solares entram em uma inclinação inferior para esta parte do mundo e aquecem menos o chão, fazendo o inverno.
O efeito é contrário aos habitantes do Hemisfério Sul. Para eles, o solstício de dezembro sinaliza o início do verão, enquanto o inverno começa no solstício de junho.
A palavra solsticio vem do latín solsticio – sol que significa “sol” e “paragem de estrcio”. O solstício de inverno marca o dia mais curto e a maior noite do ano. De agora em diante, os dias começam a crescer e as noites são mais curtas. Nas culturas antigas, o solstício de inverno foi um momento auspicioso. Isso significou o fim da diminuição das horas de luz solar e proporcionou uma sensação de renovação, já que o Sol começou sua escalada diária mais alta no céu.
As celebrações do solstício de inverno podem ser as ferias mais antigas do mundo. Existem rituais mais conhecidos associados a este solstício do que em qualquer outro momento do ano. Antes da era cristã, os romanos chamaram este dia Dies Natalis Invicti Solis, o Aniversário do Sol Invicto. Mais cedo em Roma que era o momento de Saturnália, um feriado notoriamente selvagem.
Em 46 aC, o solstício de inverno caiu cerca de 25 de dezembro.
Apesar das reformas de calendário, estas celebrações – e a observância de Natal pelos primeiros cristãos – permaneceram para o dia 25.
Fonte: www.collinsdictionary.com/www.britannica.com/nationalgeographic.com/equicienciasanope.com
Redes Sociais