Rochas Sedimentares

PUBLICIDADE

Definição

Rocha formada pela deposição e compressão de partículas minerais e rochosas, mas muitas vezes incluindo material de origem orgânica e exposto por diversos agentes de desnudamento.

As rochas sedimentares podem ser classificadas como terrígenas (ou seja, derivadas da quebra de rochas pré-existentes expostas na terra), orgânicas (ou seja, produzidas direta ou indiretamente por processos orgânicos, como produção de conchas ou formação de turfa ), químicas (ou seja, produzidas por precipitação da água, por exemplo, alguns carbonatos e todos os evaporitos), ou vulcanogênicos ( piroclásticos , por exemplo, tufos e bentonitas). Eles também podem ser descritos de acordo com suas propriedades químicas e comportamento e sua deposição ambiental, e cada esquema complementa os outros.

Rochas sedimentares revelam uma história intrigante, mas apenas para os leitores que reconhecem e interpretam corretamente as pistas disponíveis. A origem (clástica, química ou orgânica) e a composição de uma rocha sedimentar fornecem aos geólogos muitos insights sobre o ambiente onde ela foi depositada. Os geólogos usam essas informações para interpretar a história geológica de uma área e procurar rochas e minerais economicamente importantes.

Rochas Sedimentares

Rochas sedimentares são rochas compostas por sedimentos.

As rochas sedimentares são o produto da erosão das rochas existentes.

O material erodido se acumula como sedimento, no mar ou na terra, e é então enterrado, compactado e cimentado para produzir rocha sedimentar.

Rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos.

Existem três tipos básicos de rochas sedimentares:

Rochas sedimentares clásticas: como brecha, conglomerado, arenito, siltito e xisto são formadas a partir de detritos de intemperismo mecânico.
Rochas sedimentares químicas: como sal-gema, minério de ferro, sílex, alguns dolomitos e alguns calcários, se formam quando os materiais dissolvidos precipitam da solução.
Rochas sedimentares orgânicas: como giz, carvão, diatomita, algumas dolomitas e alguns calcários, se formam a partir do acúmulo de detritos vegetais ou animais.

O que são

Rochas sedimentares são formadas na superfície da Terra ou próximas a ela, em contraste com as rochas metamórficas e ígneas, que são formadas nas profundezas da Terra.

Os processos geológicos mais importantes que levam à criação de rochas sedimentares são erosão, intemperismo, dissolução, precipitação e litificação.

Erosão e intemperismo incluem os efeitos do vento e da chuva, que lentamente quebram grandes rochas em rochas menores. A erosão e o intemperismo transformam rochas e até montanhas em sedimentos, como areia ou lama. A dissolução é uma forma de intemperismo – intemperismo químico. Com esse processo, a água ligeiramente ácida desgasta lentamente a pedra.

Esses três processos criam as matérias-primas para novas rochas sedimentares.

Precipitação e litificação são processos que constroem novas rochas ou minerais.

A precipitação é a formação de rochas e minerais a partir de produtos químicos que precipitam da água.

Por exemplo, conforme um lago seca ao longo de muitos milhares de anos, ele deixa depósitos minerais.

Finalmente, litificação é o processo pelo qual argila, areia e outros sedimentos no fundo do oceano ou outros corpos d’água são lentamente compactados em rochas a partir do peso dos sedimentos sobrejacentes.

As rochas sedimentares podem ser organizadas em duas categorias.

A primeira é a rocha detrítica, que vem da erosão e acumulação de fragmentos de rocha, sedimentos ou outros materiais – categorizados no total como detritos ou detritos.

A outra é a rocha química, produzida a partir da dissolução e precipitação de minerais.

Os detritos podem ser orgânicos ou inorgânicos. Rochas detríticas orgânicas se formam quando partes de plantas e animais se decompõem no solo, deixando para trás material biológico que é comprimido e se transforma em rocha. O carvão é uma rocha sedimentar formada ao longo de milhões de anos a partir de plantas comprimidas.

As rochas detríticas inorgânicas, por outro lado, são formadas a partir de pedaços quebrados de outras rochas, não de coisas vivas. Essas rochas são freqüentemente chamadas de rochas sedimentares clásticas.

Uma das rochas sedimentares clásticas mais conhecidas é o arenito. O arenito é formado por camadas de sedimento arenoso que são compactadas e litificadas.

Rochas sedimentares químicas podem ser encontradas em muitos lugares, desde o oceano até desertos e cavernas. Por exemplo, a maioria dos calcários se forma no fundo do oceano a partir da precipitação de carbonato de cálcio e dos restos de animais marinhos com conchas. Se o calcário for encontrado na terra, pode-se presumir que a área costumava ser subaquática. As formações de cavernas também são rochas sedimentares, mas são produzidas de maneiras muito diferentes.

Estalagmites e estalactites se formam quando a água passa pela rocha e capta íons de cálcio e carbonato. Quando a água rica em produtos químicos entra em uma caverna, ela evapora e deixa carbonato de cálcio no teto, formando uma estalactite, ou no chão da caverna, criando uma estalagmite.

Rochas sedimentares – Tipo

Existem três tipos de rochas: ígneas, metamórficas e sedimentares, em ordem de abundância.

Rochas sedimentares são menos abundantes do que as outras duas variedades, compondo apenas 5% ou mais da crosta terrestre.

Elas são formados de três maneiras: quando pedaços de uma rocha maior se soltam e se acomodam no chão, quando os restos de plantas ou animais se acumulam em quantidade ou quando uma solução contendo um mineral deixa depósitos com o tempo.

Elas são nomeados por sua origem: sedimento.

Esse tipo de rocha é formado por longos períodos de tempo, à medida que pequenos grãos de material são pressionados uns contra os outros e se unem livremente.

O processo pelo qual as rochas sedimentares são formadas é delicado o suficiente para que fósseis possam ser preservados dentro delas. Exemplos comuns incluem arenito, giz e calcário.

Rochas sedimentares – Camada

Rochas sedimentares são formadas por rochas pré-existentes ou pedaços de organismos que já viveram.

Elas se formam a partir de depósitos que se acumulam na superfície da Terra.

As rochas sedimentares costumam ter camadas ou estratificações distintas. Muitas das vistas pitorescas do deserto a sudoeste mostram mesas e arcos feitos de rochas sedimentares em camadas.

Rochas Sedimentares Comuns:

Rochas sedimentares comuns incluem arenito, calcário e xisto. Essas rochas geralmente começam como sedimentos carregados em rios e depositados em lagos e oceanos. Quando enterrados, os sedimentos perdem água e se tornam cimentados para formar rocha. Os arenitos tufáceos contêm cinzas vulcânicas.

Rochas Sedimentares Clásticas:

Rochas sedimentares clásticas são o grupo de rochas em que a maioria das pessoas pensa quando pensa em rochas sedimentares. As rochas sedimentares clásticas são constituídas por pedaços (clastos) de rochas pré-existentes. Pedaços de rocha são soltos pelo intemperismo e depois transportados para alguma bacia ou depressão onde os sedimentos ficam presos. Se o sedimento for enterrado profundamente, ele torna-se compactado e cimentado, formando rocha sedimentar. As rochas sedimentares clásticas podem ter partículas que variam em tamanho, desde argila microscópica a enormes pedregulhos.

Seus nomes são baseados em seu clast ou tamanho de grão. Os menores grãos são chamados de argila, silte e areia. Os grãos maiores que 2 milímetros são chamados de seixos.

O xisto é uma rocha feita principalmente de argila, o siltito é feito de grãos do tamanho de silte, o arenito é feito de clastos do tamanho de areia e o conglomerado é feito de seixos rodeados por uma matriz de areia ou lama.

Rochas Sedimentares Biológicas:

Rochas sedimentares biológicas se formam quando um grande número de seres vivos morre. Chert é um exemplo para este tipo de rocha, e esta é uma das formas como o calcário pode se formar.

O calcário também pode se formar por precipitação da água.

Rochas Sedimentares

Rochas Sedimentares

Fonte: www.usgs.gov/www.bbc.co.uk/volcano.oregonstate.edu/geology.com/www.nationalgeographic.org/www.nps.gov/flexiblelearning.auckland.ac.nz/www.geolsoc.org.uk;www.columbia.edu

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …