PUBLICIDADE
O Período Neogeno é a mais nova de duas subdivisões do período terciário, de 23 a 2,6 milhões de anos atrás, incluindo as épocas do mioceno e do plioceno.
O período Neogene é a segunda das três divisões da Era Cenozóica.
O período Neogene abrange o intervalo entre 23 milhões e 2,6 milhões de anos atrás e inclui as épocas do Mioceno (23 a 5,3 milhões de anos atrás) e do Plioceno (5,3 a 2,6 milhões de anos atrás).
O Neogene, que significa “recém-nascido”, foi designado como tal para enfatizar que os fósseis marinhos e terrestres encontrados nos estratos dessa época estavam mais intimamente relacionados entre si do que com os do período anterior, chamado Paleogene (66 milhões 23 milhões de anos atrás).
O termo Neogene é amplamente utilizado na Europa como uma divisão geológica e é cada vez mais empregado na América do Norte, onde a Era Cenozóica é tradicionalmente dividida no Período Terciário (66 a 2,6 milhões de anos atrás) e no Período Quaternário (2,6 milhões anos atrás até o presente).
Qual é o período Neogene?
O Neogene é o décimo primeiro e mais recente período de vida complexa na Terra.
Começou há 23 milhões de anos e continua até o presente.
A tendência característica durante o período Neogene foi o resfriamento global e a morte de florestas que anteriormente haviam preenchido o centro de continentes como Ásia, América do Norte e até a Austrália.
No lugar das florestas cresciam vastas planícies áridas, pastagens, pradarias, estepes e tundra. O mundo como um todo secou. As condições climáticas agradáveis que persistiram por 200 milhões de anos pararam relativamente abruptamente. Devido à abundância de grama, o Neogene às vezes é chamado de Idade das Gramíneas.
Devido à separação da Antártica da Austrália e à relativa vedação do mar do Ártico do resto das águas do mundo, correntes geladas dominaram os pólos, fazendo com que congelassem pela primeira vez em centenas de milhões de anos. Anteriormente, as florestas se estendiam para os pólos.
Essas condições severas fizeram com que forças vigorosas da seleção natural operassem nos mamíferos diversificados, dando a eles corpos maiores, mais adequados para suportar os climas frios.
No lado positivo, para os animais terrestres, o nível do mar diminuiu para níveis baixos, abrindo vastas faixas de terra para a colonização.
Uma nova classe de predadores surgiu ao lado dos predadores de emboscada muito mais antigos: os predadores de perseguição. Em vez de esperar pela matança, esses predadores perseguiam presas pelas vastas pastagens por dias ou semanas a fio, prontos para consumir os mais fracos entre o rebanho quando ficavam sem energia.
Uma corrida armamentista entre predadores e presas se desenvolveu. Veados e bisões são dois dos mais numerosos animais herbívoros durante o período Neogene.
Os predadores desses animais incluíam gatos e lobos grandes.
Além dos rebanhos errantes de grandes animais herbívoros, houve generalistas de corpos pequenos que sobreviveram devido a altas taxas de reprodução. Isso incluía roedores, guaxinins, coelhos e gambás.
Uma linha paralela de predadores incluía raposas, gatos, cães e cobras.
O período Neogene médio e tardio abrigava animais conhecidos como megafauna do Pleistoceno, incluindo grandes preguiças, o lobo terrível, ursos de cara curta, gatos com dentes de sabre, mamutes e até hamsters do tamanho de ursos. Na Austrália, estavam o lagarto Magdalena de 6 metros e o “Terror Birds” do tamanho de um homem.
No final do período Neogene, surgiram primatas inteligentes e, muito recentemente, em termos geológicos, dominaram completamente o mundo.
Hoje, os seres humanos, seus animais de estimação e animais de carne compõem cerca de 99% da biomassa terrestre de vertebrados.
Nossa atividade também está causando uma das maiores extinções em massa desde o evento de extinção entre Cretáceo e Terciário, há 65,5 milhões de anos, que destruiu os dinossauros e 60% de todos os gêneros de animais.
Período Neogeno – Características
O período Neogene começou com a substituição de vastas áreas de floresta por pradarias e savanas.
Novas fontes de alimentos e nichos nas pastagens e savanas promoveram uma maior evolução de mamíferos e aves.
As baleias se diversificaram nos mares e os tubarões atingiram seu maior tamanho durante o Mioceno. Padrões complexos de evolução de mamíferos resultaram de mudanças climáticas e separações continentais.
Os mamíferos mais modernos evoluíram à medida que as pastagens se espalharam e o clima esfriou e secou.
Animais do período neogênico
O Neogene é o período geológico que começou 23 milhões de anos atrás e se estende até 2,6 milhões de anos atrás ou até os dias atuais.
Por ter ocorrido relativamente recentemente ou ainda estar em andamento, os organismos do Neogene tendem a ser mais parecidos com os de hoje, mas com muitas diferenças importantes.
Como os humanos causaram a extinção de milhares de espécies desde que começamos a nos espalhar pelo mundo, 60.000 anos atrás, o Neogene historicamente possuía mais espécies do que observamos hoje.
Durante a maior parte do Neogene, os continentes estavam principalmente em suas posições atuais, embora a América do Sul estivesse desconectada de outros continentes e não se conectasse à América do Norte até três milhões de anos atrás.
A América do Sul tinha entre a fauna mais incomum do planeta, dominada por marsupiais, incluindo grandes marsupiais carnívoros, xenartros (tatus, tamanduás e preguiças, incluindo o megaterio do tamanho de um elefante) e um grupo único e diversificado de ungulados nativos, a maioria dos que foi extinta quando animais da América do Norte viajaram para o sul e superaram a fauna nativa.
O período Neogene é caracterizado por uma Idade do Gelo em andamento, que começou aproximadamente no início do período e continua até os dias atuais.
Ele foi pontuado por glaciais e interglaciais, períodos em que as geleiras continentais cobrem grande parte da América do Norte e Eurásia e outros períodos em que recuam para a Groenlândia e a Antártica.
Em contraste com os períodos mais quentes e úmidos de antes, o Neogene é caracterizado pelo aumento da aridez e pela substituição de florestas por pastagens. Assim, muitos dos organismos Neogene característicos são ruminantes – animais que ruminam, uma adaptação para extrair mais energia da grama.
Enquanto hoje, animais grandes são relativamente raros, eram muito mais comuns durante a maior parte do Neogene. A Eurásia foi colonizada por numerosos mamutes, incluindo o mamute lanoso.
Algumas partes da Europa e do Oriente Próximo foram colonizadas por animais tradicionalmente associados à África, como hipopótamos, búfalos, leões e guepardos.
Muitas das cavernas da Eurásia estavam cheias de animais hostis, como o urso da caverna ou a hiena da caverna.
Pensa-se que a competição entre seres humanos e hienas das cavernas diminuiu nossas migrações através do estreito de Bering em milhares de anos.
Fonte: www.science.gov/www.nationalgeographic.com/petrifiedwoodmuseum.org/www.geologypage.com/www2.humboldt.edu/paleontologyworld.com/www.fforestfawrgeopark.org.uk
Redes Sociais