Pedologia

PUBLICIDADE

Definição

pedologia pesquisa as origens do solo, bem como a morfologia dos solos e depois as classifica.

Pedologia é definida como a ciência que estuda a gênese, natureza, distribuição e potencialidade de uso dos recursos do solo.

O que é pedologia?

Pedologia é o estudo científico do solo, com foco principalmente na formação e disposição natural do solo.

Os pedologistas examinam e classificam o solo, além de realizar pesquisas para determinar os fatores ambientais que o afetam. Como a condição do solo pode afetar significativamente a agricultura e a vida vegetal, a pedologia normalmente se preocupa em descobrir como manter a condição ideal do solo.

A pedogênese é uma das principais áreas da ciência. Pedologistas especializados em pedogênese estudam o processo de criação do solo, investigando os efeitos de várias características ambientais no solo.

A pedogênese geralmente se concentra no estudo de como diferentes clima e organismos alteram as condições do solo.

A morfologia do solo é outra seção da pedologia e envolve o estudo das características do solo, como cor, textura, raízes e consistência, para determinar as diferenças de solo em diferentes áreas.

Inclui duas subcategorias: micromorfologia e morfologia de campo.

Micromorfologia é o exame de amostras de solo sob microscópios de laboratório.

Pedologistas que trabalham em morfologia de campo estudam o solo ao ar livre em seu ambiente natural. A morfologia de campo utiliza amostras verticais do solo para expor as diferentes camadas do solo.

Os pedologistas podem cavar um buraco para expor completamente as várias camadas horizontais e procurar diferenças dentro das camadas.

Pedologia também envolve a classificação do solo. Cada país ou região geralmente possui seus próprios sistemas de classificação de solos.

Por exemplo, os Estados Unidos usam o Sistema de Classificação de Solos do Serviço de Conservação de Recursos Naturais (NRCS), enquanto a França usa o Sistema de Referência do Solo da França.

Existe também um sistema internacional de classificação de solos: a Classificação Mundial do Solo, criada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A Classificação Mundial do Solo da FAO divide o solo em categorias com base nas fases, texturas e declives da área.

As origens da pedologia são geralmente creditadas aos cientistas do século XIX Eugene Hilgard e Vasily Dokuchaev.

Hilgard era um cientista americano que começou a estudar as condições do solo quando examinou e escreveu um relatório sobre o solo no Mississippi em 1860.

Em 1883, Dokuchaev, um cientista russo, desenvolveu cinco categorias para classificar a formação do solo: clima, organismos, material geológico, geomorfologia, e tempo.

Muitos pedologistas modernos baseiam sua categorização do solo nas idéias de Dokuchaev.

O que é ciência do solo?

A ciência do solo é o estudo do solo da terra como recurso natural renovável. Esse campo foi originalmente constituído por um conglomerado de várias disciplinas, principalmente química, biologia e geologia, mas desde então se transformou em um campo de estudo totalmente reconhecido.

O campo divide a ciência em duas divisões principais: a pedologia estuda o solo como existe na natureza e a edafologia estuda a utilização do solo pelo homem como ferramenta.

Enquanto as duas áreas estudam coisas diferentes, elas têm os mesmos objetivos gerais: manter a qualidade do solo, desacelerar a desertificação e proteger as atividades humanas do ponto de vista humano e do solo.

O estudo do impacto do homem no solo existe há muito tempo.

Dos conceitos básicos de agricultura à rotação de culturas, aos modernos solos e fertilizantes misturados em laboratório, todas essas idéias vêm do estudo do solo e de como os humanos o utilizam. Mesmo assim, não foi até o século 20 que o campo da ciência do solo se tornou uma disciplina científica reconhecida.

Existem duas grandes categorias de ciência do solo.

A pedologia se concentra em como os solos se desenvolvem naturalmente, incluindo como eles são influenciados por seu ambiente e como o ambiente os afeta.

Isso leva à classificação de diferentes solos com diferentes propriedades. O solo tem um impacto dramático no que pode e no que não pode crescer em uma área, permitindo que os pesquisadores prevejam o crescimento futuro e decodifiquem o crescimento passado.

A edafologia da ciência do solo se concentra no uso e no impacto do homem no solo. Essa divisão geralmente obtém o máximo de cobertura, pois trata de áreas como aumento da fertilidade do solo para maior produtividade das culturas, gerenciamento de esgotos e aterros sanitários e antecipação do escoamento da água durante as inundações.

Como esse campo cobre todo o uso do homem pelo solo, é a muito maior das duas principais divisões.

Embora o campo da ciência do solo seja dividido em duas áreas, raramente é tão simples assim. Existe uma grande quantidade de sobreposição entre as duas esferas.

Por exemplo, a pedologia teria uma maior compreensão da composição e morfologia do solo ao longo do tempo, mas um edafologista precisaria dessas informações para determinar se o solo pode suportar uma estrutura feita pelo homem.

Por outro lado, os dados históricos do solo da pedologia são válidos apenas quando não há uso humano; Para decodificar as camadas da habitação, um edafologista teria que ser consultado.

Pedologia – Resumo

A pedologia está intimamente relacionada à edafologia e consiste no estudo dos solos encontrados na natureza.

Pedologia, disciplina científica relacionada a todos os aspectos do solo, incluindo suas propriedades físicas e químicas, o papel dos organismos na produção do solo e em relação ao caráter do solo, a descrição e o mapeamento das unidades do solo e a origem e formação dos solos.

Consequentemente, a pedologia abrange várias subdisciplinas, a saber: química do solo, física do solo e microbiologia do solo.

Cada um emprega uma sofisticada variedade de métodos e equipamentos de laboratório, não muito diferentes dos utilizados em estudos de física, química ou microbiologia de sistemas não-solo.

Porém, amostragem, descrição e mapeamento de solos são consideravelmente mais simples.

Um trado de solo é usado para obter amostras principais em locais onde não é possível encontrar exposição subterrânea, e as unidades de solo são definidas, delineadas e mapeadas de maneira semelhante aos procedimentos em estratigrafia.

De fato, esses estudos de solos se sobrepõem às preocupações do estratigrafista e do geólogo, que podem tratar as camadas do solo como estratos do período quaternário (de 2,6 milhões de anos atrás até o presente).

Pedologia
Pedologistas estudam solo

Pedologia
Pedologia

Fonte: www.soils.org/dl.sciencesocieties.org/www.sciencedirect.com/www.wisegeek.org/www.geographyrealm.com/www.winefrog.com/www.ohiopedologist.org

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …