Mapas Temáticos

PUBLICIDADE

Definição de Mapas temáticos

Um mapa temático mostra a distribuição espacial de um ou mais temas de dados específicos para áreas geográficas selecionadas.

Os mapas temáticos referem-se aos mapas concebidos para enfatizar o padrão espacial de um ou mais atributos espaciais e mostrar o padrão de distribuição de um tema selecionado; como densidade populacional, renda familiar, temperatura máxima diária, etc. São ferramentas úteis na tomada de decisões, pois podem fornecer resumos visuais rápidos sobre nossos dados espaciais.

O mapa pode ser de natureza qualitativa (por exemplo, tipos de fazenda predominantes) ou quantitativo (por exemplo, mudança percentual da população).

Os mapas temáticos são considerados um método eficaz de visualização de dados e são amplamente utilizados para a gestão costeira, detecção de algas tóxicas e eutrofização.

Mapas temáticos são mapas de dados de um assunto específico ou para um propósito específico.

Mapas temáticos estatísticos incluem uma variedade de diferentes tipos de mapas, como mapas coropléticos ou sombreados, mapas de pontos, mapas de símbolos proporcionais e mapas isarítmicos.

Um mapa temático é aquele que enfoca um tema; pode ser um mapa de população, um mapa de uso da terra, um mapa de recursos naturais ou qualquer outro tema que processe informações geográficas.

Os mapas temáticos são criados porque podem dizer muito sobre a distribuição espacial de importantes características sociais, econômicas, demográficas, ambientais e políticas de uma área ou nação.

Visualizar a concentração ou dispersão de pontos críticos de um padrão temático ajudará os formuladores de políticas a tomar melhores decisões sobre esses locais. Mapas temáticos podem ser ótimas ferramentas para a tomada de decisões.

Mapas temáticos – Distribuição espacial

Um mapa que exibe a distribuição espacial de um atributo relacionado a um único tópico, tema ou assunto do discurso.

Normalmente, um mapa temático exibe um único atributo (um “mapa univariado”), como tipo de solo, vegetação, geologia, uso da terra ou propriedade da terra.

Para atributos como tipo de solo ou uso da terra (variáveis “nominais”), mapas sombreados que destacam regiões (“polígonos”) empregando cores ou padrões diferentes são geralmente desejados.

Para outros atributos (como densidade populacional – uma variável “métrica”), geralmente é desejado um mapa sombreado no qual cada tonalidade corresponde a um intervalo de densidades populacionais.

Mapas temáticos são usados para mostrar conceitos geográficos como densidade, distribuição, magnitudes relativas, gradientes, relações espaciais e movimentos. Também chamados de mapas geográficos, de propósito especial, de distribuição, paramétricos ou planimétricos.

O que é um mapa temático?

Um mapa temático é um mapa geográfico que também transmite dados sobre um tema relevante para a área geográfica representada.

Os mapas temáticos exibem informações visualmente e podem ser usados para transmitir rapidamente pontos importantes de informações de uma forma altamente acessível.

Há uma ampla gama de usos para mapas temáticos, desde epidemiologia a política, e vários produtos de software podem ser usados para fazer esses mapas.

Diversas técnicas são utilizadas na produção de mapas temáticos. Um dos mais conhecidos é um mapa coroplético, onde várias áreas em um mapa temático são coloridas ou sombreadas para representar informações visuais. Muitas pessoas viram este tipo de mapeamento temático na manhã seguinte ao dia das eleições, quando muitas fontes de notícias fornecem informações sobre como várias comunidades votaram com um mapa sombreado.

O mapeamento proporcional também é usado. Em um mapa temático proporcional, as características geográficas podem ser distorcidas para fornecer informações, ou os símbolos usados no mapa podem variar em proporção. Um mapa que mostra o uso global de energia pode escalar diferentes países de acordo com a proporção de energia que eles usam, por exemplo, enquanto um mapa que mostra o tamanho das cidades globais pode usar pontos de tamanhos diferentes para indicar o tamanho proporcional.

Os mapas de pontos, em que as informações são apresentadas em grupos de pontos, são outro tipo de mapa temático.

A representação visual das informações em tais mapas pode fornecer informações sobre onde os pontos de dados estão concentrados e essas informações podem ser muito úteis.

Mapas de contorno usando linhas de contorno para delinear informações são outro exemplo de uma técnica de mapeamento temático.

As zonas de jardinagem costumam ser mostradas em um mapa de contorno para permitir que as pessoas encontrem sua localização e vejam em que zona ela está.

O design do mapa pode ser complicado, especialmente quando as pessoas desejam mostrar vários conjuntos de dados para ilustrar a relação entre eles.

O software de cartografia oferece opções para gerar mapas temáticos e as pessoas também podem desenhar seus próprios mapas se tiverem necessidades personalizadas.

A capacidade de transmitir dados em uma forma visual simples com um mapa temático é valiosa em uma ampla variedade de ambientes, da sala de aula à sala de reuniões, e essa técnica tem uma longa história de uso.

Antes mesmo que as pessoas entendessem completamente a geografia do mundo ao seu redor, já estavam fazendo mapas temáticos para ilustrar conceitos, dados e outras informações.

O que é um mapa de vegetação?

Um mapa de vegetação é um tipo de mapa de cobertura do solo que delineia os tipos de vegetação encontrados em uma determinada área de terreno. Ele classifica a vegetação em diferentes categorias que incluem, por exemplo, deserto, florestas perenes, pastagens e campos agrícolas. Este tipo de mapa contém enormes quantidades de dados sobre o meio ambiente de uma determinada área e é importante para a compreensão de aspectos como gestão de recursos naturais, planejamento de conservação, os possíveis efeitos das mudanças nos ambientes naturais e a saúde social das populações que vivem nessa área.

É codificado por cores para representar diferentes tipos de vegetação. As áreas com vegetação densa podem ser marcadas em verde escuro, enquanto a vegetação moderada é representada com um tom de verde mais claro. Gelo, neve, areia e rocha nua podem ser marcados em tons de bege, branco e cinza. Padrões, códigos alfanuméricos e símbolos também podem ser usados para classificar os diferentes tipos de vegetação em uma região. Além de classificar os tipos, um mapa de vegetação também delineia limites, dando aos agrimensores e leitores de mapas uma compreensão das características estruturais da terra, diferenças biológicas e uso da terra.

A construção de um mapa de vegetação envolve obter uma imagem de satélite de diferentes comprimentos de onda de luz refletida em uma massa de terra.

As plantas absorvem diferentes comprimentos de onda de luz no processo de fotossíntese e refletem a luz em comprimentos de onda próximos ao infravermelho. Se houver mais folhagem, mais luz será absorvida e refletida pela planta. Os pesquisadores comparam a quantidade de luz vermelha e infravermelha refletida de uma área de terra e classificam as diferenças de intensidade entre os dois comprimentos de onda em cada pixel da imagem. Se a diferença for alta, a vegetação é considerada densa e pode refletir uma floresta tropical; valores mais baixos indicam menor densidade de vegetação e podem refletir deserto ou terras agrícolas e outros tipos de vegetação.

Uma vez que toda a imagem tenha sido interpretada dessa forma, os pesquisadores codificam os resultados com cores e fazem medições de teste de solo das áreas correspondentes para verificar suas descobertas e classificar os tipos exatos de vegetação. Esse tipo de mapa tem mais do que um valor acadêmico e é fundamental para a compreensão e o planejamento do desenvolvimento futuro nessa área. Por exemplo, projetos como pontes e barragens afetam o ambiente natural ao seu redor, e sua rota através de uma área de floresta pode prejudicar a ecologia. Um mapa da vegetação também é útil na gestão da zona costeira para compreender as mudanças na extensão e distribuição da vegetação e medir a transformação ao longo do tempo.

Não apenas regiões, mas também países inteiros e o mundo são cobertos por mapas de vegetação. Um mapa da vegetação mundial pode conter detalhes enormes sobre a distribuição da flora ao redor do globo.

Os diferentes tipos de vegetação mostrados podem incluir pastagens tropicais, tundra, florestas decíduas e florestas tropicais. Florestas perenes, desertos e vegetação de montanha são alguns dos outros tipos de vegetação que podem ser codificados por cores no mapa. Um mapa da vegetação natural do mundo é uma ferramenta útil para estudar as mudanças climáticas globalmente.

Resumo

Um mapa temático também é chamado de mapa de finalidade especial, de tópico único ou estatístico.

Um mapa temático enfoca a variabilidade espacial de uma distribuição ou tema específico (como densidade populacional ou renda média anual), enquanto um mapa de referência enfoca a localização e os nomes das características.

Os mapas temáticos normalmente incluem algumas informações de localização ou de referência, como nomes de lugares ou grandes massas de água, para ajudar os leitores de mapas a se familiarizarem com a área geográfica coberta no mapa.

Todos os mapas temáticos são compostos por dois elementos importantes: um mapa básico e dados estatísticos.

Normalmente, os dois estão disponíveis como arquivos digitais, como um arquivo de limite cartográfico e dados do censo.

Sistemas de informação geográfica de mesa ou pacotes de mapeamento por computador são normalmente usados para gerar mapas temáticos.

Os mapas temáticos podem ser usados para análise exploratória de dados espaciais, confirmando hipóteses, sintetizando dados espaciais revelando padrões e relações e apresentação de dados.

Fonte: www150.statcan.gc.ca/www.e-education.psu.edu/www.sciencedirect.com/www.census.gov/www.gislounge.com/www.wisegeek.org/www.pcmag.com/nationalatlas.ngii.go.kr/www.icsm.gov.au

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …