PUBLICIDADE
O Geocronologia é a ciência que visa a determinar a idade e a sucessão cronológica dos eventos geological na história da Terra. Também se preocupa com o estabelecimento das unidades geocronológicas, discretas, contínuas e sucessivas unidades de tempo que fornecem uma escala de tempo que cobre toda a história da Terra.
O ramo da geocronologia que trata das idades absolutas (medida quantitativa do tempo) é a geocronometria, sempre com um certo grau de incerteza inerente aos métodos utilizados, que são variados e multidisciplinares.
A geocronologia é a ciência de determinar a idade das rochas, fósseis e sedimentos usando assinaturas inerentes às próprias rochas.
A geocronologia é diferente na aplicação da bioestratigrafia, que é a ciência de atribuir rochas sedimentares a um período geológico conhecido através da descrição, catalogação e comparação de conjuntos fósseis florais e faunísticos. A biostratigrafia não fornece diretamente uma determinação absoluta da idade de uma rocha, mas simplesmente a coloca dentro de um intervalo de tempo no qual a assembléia fóssil é conhecida por coexistir. Ambas as disciplinas funcionam em conjunto, entretanto, até o ponto em que compartilham o mesmo sistema de nomear camadas de rocha e os intervalos de tempo utilizados para classificar as camadas dentro de um estrato.
A ciência da geocronologia é a principal ferramenta utilizada na disciplina da cronostratigrafia , que tenta derivar datas de idade absolutas para todas as assembleias fósseis e determinar a história geológica da Terra e os corpos extraterrestres.
Significado da palavra geocronologia
[geo=Terra; chronos=tempo/idade; logus=estudo/conhecimento]
Estudo do tempo geológico, através da datação absoluta e relativa dos diversos eventos geológicos (e.g. cristalização e re-cristalização de rochas e minerais, deposição de sedimentos, formação de depósitos minerais, etc).
Os métodos de datação absoluta de rochas e minerais baseados na desintegração radioativa de isótopos e na determinação das composições isotópicas de materiais naturais constituem as principais ferramentas da geocronologia. O lento acúmulo de isótopos radiogênicos, i.e. resultantes do processo de desintegração, permite a datação absoluta das rochas e minerais se as quantidades dos isótopos radiaotivos e radiogênicos forem medidas precisamente. Vários são os métodos de datação, entre eles: método U-Pb; método K-Ar, método Ar-Ar, método Rb-Sr, método Sm-Nd, método Re-Os, método do 14C, traços de fissão, entre outros.
Fonte: en.wikipedia.org/sigep.cprm.gov.br
Redes Sociais