Floresta Tropical

PUBLICIDADE

Com suas árvores altas e orquídeas minúsculas, grandes macacos e insetos minúsculos, as florestas tropicais são magníficas expressões da natureza.

As florestas tropicais podem conter metade das espécies da Terra, mas muitas dessas espécies desaparecerão devido ao desmatamento contínuo. Mais da metade das florestas originais já foram perdidas e, portanto, conservar as florestas tropicais é uma preocupação urgente para os ecologistas.

As florestas tropicais incluem muitos tipos de floresta. A verdadeira floresta tropical é quente e úmida, ocorrendo principalmente perto do equador, onde a temperatura mensal nunca cai abaixo de 18 graus Celsius, a precipitação excede 1.700 milímetros por ano e nenhum mês chega a menos de 100 milímetros. Longe do equador geralmente encontramos florestas tropicais mais secas, e nas montanhas encontramos florestas tropicais montanhosas mais frias e úmidas. Em locais com condições extremas, como inundações ou solos muito pobres, ocorrem florestas tropicais especializadas, como manguezais.

Espécies de árvores e plantas

A verdadeira floresta tropical geralmente tem 100 a 250 espécies de árvores diferentes em 10000 metros quadrados, incluindo palmeiras e estranguladores (que germinam em uma copa de árvore e depois crescem para cima e para baixo, eventualmente cercando o hospedeiro).

Essas árvores são principalmente perenes e vêm em muitas formas: com troncos redondos, canelados, profundamente sulcados ou espinhosos; com base ou contrafortes inchados (flanges que se estendem do tronco inferior ao solo) ou empoleirados em raízes de palafitas; com folhas grandes ou folíolos minúsculos.

Somam-se a esta diversidade de árvores outros tipos de plantas: arbustos, trepadeiras gigantes, ervas grandes e pequenas, epífitas (plantas que crescem em outras plantas e não enraizadas no solo), hemi-epífitas (que começam a vida como epífitas e depois estendem as raízes até o solo). ), liquens e musgos. Com todos esses tipos de plantas, e com árvores caindo e abrindo brechas onde proliferam as rebrotas, a estrutura tridimensional da floresta é complexa. Apesar do clima bastante uniforme, a floração, a frutificação e a produção de folhas são um pouco sazonais.

Nos outros tipos de floresta tropical que são mais secos ou mais frios do que a floresta tropical verdadeira, ou em locais extremos, há um comportamento mais sazonal das plantas, árvores mais baixas, mais árvores decíduas e menos espécies, mas a diversidade de plantas ainda é maior do que fora dos trópicos.

Tipos de florestas

São dois tipos de florestas: tropicais e temperadas.

As florestas tropicais e temperadas compartilham certas características. Por exemplo, a maioria das árvores alargamento na base. Vegetação é densa, alta e muito verde.

Ambos os tipos de florestas tropicais são ricas em espécies vegetais e animais, embora a diversidade é maior na floresta tropical.

Florestas de montanha são encontrados em áreas montanhosas e pode conter plantas, tais como carvalhos, rododendros, e pinheiros, que são característicos das florestas caducifólias temperadas.

Em altitudes mais elevadas, as temperaturas são mais frias. Mesmo perto do equador, geada e neve podem ocorrer.

Na base da precipitação, florestas climáticas ou altitude podem ser ramificados em quatro tipos diferentes, mas apenas dois tipos são discutidos porque eles desempenham um papel importante nas florestas, estes tipos são os seguintes

  1. As florestas tropicais
  2. Florestas temperadas
  3. Florestas tropicais de monção
  4. Sub florestas tropicais

Florestas tropicais – O que são

Florestas tropicais

As florestas tropicais são aquelas localizadas entre as linhas imaginárias dos trópicos de câncer e capricórnio, próximas à linha do Equador.

Estas florestas são densas, quentes e úmidas, porque chove e faz calor durante o ano inteiro. Elas possuem uma enorme riqueza em biodiversidade, pois cada ser vivo, do menor inseto à mais alta das árvores, tem lugar em seus ecossistemas.

A energia solar é absorvida e armazenada pelas plantas. A água, por sua vez, entra na floresta sob a forma de chuva, é absorvida pela raiz e lentamente liberada para o ar pelas folhas, o que chamamos evapotranspiração. A chuva umedece as plantas e encharca o solo. Por causa do calor intenso, a água evapora e transforma-se novamente em chuva, sendo absorvida pelas plantas.

É o ciclo da água na floresta.

A floresta tropical desempenha um importante papel no controle da quantidade de água que existe no ar e na manutenção da temperatura do nosso planeta.

Florestas tropicais – As Plantas

Como a flora tropical e muito diversificada, para estudarmos sua vegetação precisamos dividi-la em camadas. A

s árvores maiores chegam a 40 metros de altura e são chamadas de emergentes, formando as primeiras camadas da vegetação: o dossel.

Abaixo das emergentes, há uma grossa camada de galhos e folhas misturados uns aos outros. Essa camada é chamada de estrato arbóreo inferior, ou simplesmente cobertura, e parece um grandioso tapete verde.

Abaixo da cobertura, existe um lugar com muita sombra e onde há uma grande disputa pela luz solar, motivo pelo qual as árvores são menores. Esta camada é chamada de sub-bosque.

A cobertura vegetal do solo é composta por folhas, cascas de árvores, galhos caídos e muita vida: cogumelos, bactérias e insetos que se alimentam desta matéria vegetal morta, e microorganismos que decompõem tudo o que resta. Por este motivo o solo permanece pobre, pois os nutrientes são rapidamente absorvidos pelas árvores.

Frutos e vagens são abundantes nas árvores e importantes para a perpetuação das espécies. Uma vez prontas para germinar, as sementes que estavam nestes frutos e vagens caem próximas a árvore-mãe ou então são espalhadas pela água, pelo vento, pelos pássaros e outros animais comedores de frutos. Uma vez no solo, as sementes precisam de calor e umidade para iniciar seu processo de crescimento.

Para o homem, as árvores têm um enorme valor econômico. O papel e a celulose, por exemplo, vem do Eucalipto e do Pinheiro, que não são espécies tropicais.

Já árvores como o Ipê, Cedro, Jatobá, Mogno e Pau-Brasil são alguns exemplos de árvores madeireiras encontradas em florestas tropicais, utilizadas na construção de casas, pisos, móveis, cercas, instrumentos musicais e barcos. Da Seringueira extrai-se o látex do qual se faz a borracha. Da casca da Quina é retirado o quinino, medicamento utilizado para tratar pessoas com malaria. Sem falar em milhares de plantas que ainda não foram estudadas e poderiam ser utilizadas.

Florestas tropicais – Os Animais

floresta tropical é o habitat de muitas espécies animais. Eles vivem somente na floresta e dependem dela para tudo. Na floresta Amazônica, cerca de metade da fauna conhecida existe somente nesta região do planeta.

Mamíferos, aves, répteis, anfíbios e insetos sobrevivem em total equilíbrio, valendo-se de força e rapidez, adaptações e camuflagens, em uma constante luta por alimento, reprodução e cuidados com os filhotes.

Grande parte desses animais vive na copa das árvores e não no solo escuro da mata. Eles contribuem para a continuidade da floresta. Os pássaros e os macacos, por exemplo, se alimentam de insetos e frutos, auxiliando na distribuição das sementes. Os mamíferos são representados pelos inúmeros roedores, macacos de diversas espécies e felinos. Dentre estes últimos, estão a jaguatirica e a onça-pintada, que estão no topo da cadeia alimentar e são ameaçadas apenas pelo homem.

Grandes mamíferos vivem no chão da floresta, como o caitetu, a capivara e a anta. Estes animais são herbívoros e vasculham o solo à procura de alimento.

A mata tropical possui o maior número de insetos do mundo. Eles estão por toda parte: no chão, nos troncos e galhos no ar, embaixo da terra ou dentro das árvores.

Existem centenas de milhares de espécies conhecidas e outras que ainda nem conhecemos.

Neste microuniverso, as formigas desempenham um papel muito importante: elas cultivam a floresta, trabalhando em favor do enriquecimento da mata.

Há mais formigas na Amazônia do que a soma de todos os outros animais vertebrados juntos, e há mais espécies de formigas em uma só árvore da Floresta Amazônica do que em toda a Inglaterra. Além de numerosas, elas são agentes fundamentais na distribuição das sementes, carregando-as do pé das árvores-mãe até o formigueiro. No caminho parte delas se perde, ganhando novas chances de nascer e crescer. Entretanto, algumas destas formigas também são capazes de verdadeiras devastações, como é o caso das formigas-correição, que não tem ninho fixo e são muito agressivas.

Floresta Tropical – Ação Predatória

As florestas estão desaparecendo muito rapidamente. Além da abundância de vida que elas sustentam, seus ecossistemas são extremamente frágeis e não podem mais sofrer tantos danos como os que estão ocorrendo atualmente. Aberturas de áreas e queimadas para agricultura, comércio ilegal de animais e extração indiscriminado de madeira são alguns dos problemas encontrados em nossas florestas.

As espécies das florestas tropicais guardam informações preciosas, que só agora estão sendo descobertas. Plantas e animais são fontes de substâncias que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas, fornecendo matéria-prima à indústria, alimentos e medicamentos. Precisamos ter consciência de que tudo pode ter fim.

Quando se derruba uma árvore na extração convencional da madeira, muitas outras que não tem valor comercial são derrubadas e deixadas para trás.

Para que a madeira seja transportada são abertas estradas desnecessárias no meio da mata, ocasionando danos irreversíveis à floresta e representando um grande risco de incêndio, porque sem a cobertura vegetal perde-se a umidade natural.

floresta tropical se regenera rapidamente quando pequenas aberturas são criadas em sua cobertura, o que muitas vezes ocorre de forma natural. Mas quando muitos hectares de mata são derrubadas, como acontece quando se abrem campos para pastagem e plantio, a cobertura da floresta desaparece e as árvores não crescem novamente.

floresta tropical é essencial para a economia do nosso país. Porém, a extração de seus bens econômicos se desenvolveu de maneira desordenada por causa do crescimento demográfico, da necessidade de produtos agropecuários e empregos e da utilização da madeira. Quando a biodiversidade é ameaçada, a sobrevivência do mundo natural do qual dependemos também é.

Precisamos perceber o quanto dependemos dos recursos naturais para apreciarmos seu valor e assim ficarmos preparados para cuidar desse planeta, já que é a nossa geração quem está decidindo o destino das florestas. É nossa missão garantir que o progresso respeite a natureza.

As florestas tropicais são encontrados apenas em uma área relativamente pequena na terra, entre as latitudes de 22,5 graus Norte (Trópico de Capricórnio) e 22,5 graus ao sul do Equador (Trópico de Câncer).

Originalmente cobrindo áreas muito mais vasto, florestas tropicais do mundo, apesar de as atividades do homem, foram reduzidos apenas cerca de 2% da superfície da Terra, (cerca de 2,41 milhões de quilômetros quadrados ou 625 milhões de hectares).

Eles são encontrados em 85 países do mundo, mas a maior floresta tropical contínua é encontrado na bacia do rio Amazonas na América do Sul, muito do que se encontra no Brasil.

floresta tropical segunda maior contígua é que a encontrada na Bacia do Congo na África. Noventa por cento das florestas tropicais do mundo e estão concentradas em 15 países.

Há cinco grandes regiões florestais tropicais do mundo: América Central, a Bacia Amazônica, África, Sul da Ásia e Austrália.

Floresta Tropical Úmida (pluvial)

Floresta Tropical Úmida

floresta tropical pluvial pode ser encontrada em extensas áreas de terras baixas da Bacia Amazônica (América do Sul), nas Índias Orientais e na Bacia do Congo (África Ocidental).

O clima é quente e úmido durante todo o ano. A precipitação supera os 7 cm mensais e as temperaturas variam pouco. Nenhum outro bioma terrestre tem um clima tão uniforme.

Uma exuberante vegetação cobre a topografia da floresta tropical pluvial.

Abaixo das árvores mais altas (abóbada) está o sub-bosque: árvores pequenas adaptadas à sombra. Mais abaixo ainda, estão as ervas e sementeiras tolerantes a condições sombrias.

Enroscadas nos ramos das árvores se encontram as lianas (trepadeiras tropicais silvestres).

Os ramos das árvores e as lianas servem como suporte para as plantas epífitas; este tipo de planta cresce aderida às árvores, mas extrai seus nutrientes da água que goteja destas.

As epífitas mais comuns na floresta tropical pluvial são as orquídeas, bromélias e samambaias. A densa camada de árvores perenes absorvem a maior parte da luz, em consequência poucas plantas crescem no piso da floresta, geralmente livre de vegetação. Unicamente ao longo dos rios ou nos limites das claridades há uma espessa muralha de vegetação que se estende até o piso.

A maior parte da produção florestal contribui para manter uma intrincada rede de raízes e de troncos maciços, que por sua vez sustentam as pesadas árvores no solo encharcado.

Devido às altas temperaturas e a tantos tipos de insetos, fungos e bactérias, as folhas se decompõem tão rápido como caem ao piso, por ele se pode observar que em qualquer momento existe unicamente uma fina camada de leito vegetal.

A vida animal na abóbada é abundante. Entre os moradores das copas das árvores estão as serpentes, sapos arborícolas, lagartos arborícolas, um grande número de insetos, pássaros e mamíferos.

As florestas tropicais pluviais produzem muitas madeiras de lei, valiosas e belas, como o ébano, a caoba, o jacarandá e outros.

Centenas de outros produtos úteis ao homem provém de espécies da floresta tropical pluvial – borrracha, cacau e o curare (um extrato resinoso utilizado como relaxante muscular ou para envenenar flechas).

As florestas tropicais pluviais contém a maior reserva mundial de genes, alguns deles muito valiosos, que ainda não foram utilizados pela sociedade humana.

O enorme crescimento das populações humanas nas regiões tropicais está causando uma rápida destruição de suas florestas.

A maior parte das espécies da floresta tropical pluvial não pode viver separadas do complexo que integra. Se extinguem quando se destrói seu hábitat.

Qual será o futuro da humanidade se destruirmos a vida que a natureza demorou milhões de anos para produzir?

Observe alguns dos seguintes caminhos: primeiro, a chuva chega às plantas epífitas na copa das árvores, antes de molhar o solo. As abelhas e os pássaros controlam a polinização, e os morcegos, tucanos e papagaios controlam a distribuição das sementes. As sementes distribuídas pelos animais crescem, convertendo-se em árvores de sub-floresta; estes, por sua vez se transformam em grandes árvores com copa.

Os animais ajudam ao processo de decomposição, que recicla os nutrientes absorvidos logo pelas árvores, através de suas raízes.

FLORESTAS TROPICAIS DE ALTURA (NUBLADAS)

A medida que se sobe ao nível das nuvens nas montanhas tropicais (cerca de 1000 a 1500 m), a umidade aumenta até alcançar 100% de umidade relativa. A evapotranspiração se faz mínima.

As florestas nessas montanhas se chamam florestas nubladas. São pequenas florestas com chuvas estacionais e neblina quase todo o ano, permanecem encharcadas ainda quando a precipitação não é grande, e apresentam uma grande população de epífitas. Como há pouca evapotranspiração, 90% da chuva se drena e pode ser utilizada pelas populações das terras baixas.

As florestas nubladas promovem excelente proteção contra erosão.

FLORESTAS TROPICAIS DECIDUAIS

Na Índia e no Sudeste Asiático ocorre uma inversão anual dos ventos denominado monções. Se deve ao aquecimento e esfriamento periódico das terras do Tibet.

As monções de verão levam o ar tropical pluvial à Índia. No inverno, o vento se inverte e leva ar quente desde as montanhas da Ásia Central onde se encontram as florestas pluviais. Esse ar quente seca as florestas, e para a primavera, o ambiente está quente e ressecado. Animais, como as serpentes, se escondem e se inativam até que os ventos mudem de direção e as chuvas voltem.

Como muitas árvores perdem suas folhas na estação seca, o bioma pode descrever-se como uma floresta tropical decidual (floresta monçônica).

As florestas estacionais típicas estão na Ásia Meridional; florestas semelhantes se encontram na África e na América do Sul. Formam um cinturão, entre a floresta tropical pluvial e a savana.

Essas áreas têm pluviosidade suficiente para suportar as florestas tropicais pluviais, mas possuem curtas estações secas.

Muitas das árvores da abóbada perdem suas folhas durante a época seca e por ele mais luz alcança o nível da sub-floresta perene.

As árvores expostas a mudanças periódicas, armazenam reservas alimentícias, que são utilizadas para promover o brotamento das folhas. Muitas dessas árvores podem resistir à desfolhação (destruição das folhas) provocado por herbicidas. Sua sobrevivência se observou logo depois do lançamento massivo de herbicidas nas florestas tropicais, durante a Guerra de Vietnã.

Enquanto que os manguezais perenes não sobreviveram porque tinham poucas reservas; tiveram que crescer a partir de brotos.

Em biomas mais tropicais, a vegetação no nível do solo está tão dispersa que uma pessoa pode andar para qualquer direção facilmente. Todavia, depois de que uma floresta foi cortada, sua rápida regeneração produz uma densa vegetação que é difícil de penetrar. Algumas vezes, a palavra “floresta” é apropriada. Mais tarde, são obscurecidas pelo surgimento das árvores da abóbada.

SAVANAS TROPICAIS

As savanas são pradarias tropicais com uma pequena quantidade de árvores ou arbustos dispersos. Se desenvolvem em regiões de alta temperatura, que tem marcada diferença entre as estações seca e úmida.

Na estação úmida o crescimento é rápido, mas se secam e baixam em qualidade durante a estação seca. As savanas tropicais cobrem áreas extensas na América do Sul, África, Índia, Sudeste Asiático e Austrália Setentrional.

Na África, a savana é o lugar de grandes mamíferos herbívoros (zebras, anus, antílopes, elefantes) que são controlados por grandes carnívoros, tais como leões, leopardos e cheetas.

Os restos das vítimas desses predadores são removidos por hienas e abutres. O fogo regular é importante para este sistema, dele depende a manutenção das pradarias em lugares onde as manadas não são tão numerosas.

O crescimento animal e vegetal na savana tropical, depende das distintas alterações periódicas. Os grandes animais emigram em busca de água, e seus ciclos reprodutivos correspondem à disponibilidade de crescimento de novas plantas suculentas. Muitos animais se reúnem em grandes manadas.

É necessário uma grande área de produção fotossintética para alimentar estes grandes animais consumidores de alta qualidade.

Floresta Tropical – Localização

A floresta de clima temperado localiza-se nas regiões de clima temperado da Terra: grande parte do leste da América do Norte, quase toda a Europa, leste da Ásia (Coréia, Japão e parte da China), Austrália e sul do Chile, no Hemisfério Sul.

A floresta temperada diz-se decídua ou caducifólia quando as suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno).

A queda das folhas está associada a uma adaptação das plantas na defesa contra a seca fisiológica, uma vez que o inverno, que dura cerca de três meses, é bastante rigoroso e a água congela no solo.

No outono as folhas adquirem coloração típica, do vermelho ao castanho, passando pelo alaranjado, dourado e cobre. Caem e cobrem o solo com espessa camada de matéria orgânica, que permite o desenvolvimento de musgos. No inverno, sem as folhas, a transpiração é muito pequena. Na primavera, com o aumento do nível de radiação solar, há uma grande profusão de folhas.

Nesta classificação estão incluídos dois tipos de floresta: a tropical propriamente dita e a equatorial. Embora essas florestas sejam dois ambientes diferentes, muitas vezes uma delas á apenas extensão geográfica da outra.

As florestas equatoriais do amazonas, do sudoeste da Ásia e do Congo, na África, desenvolveram-se sempre em clima úmido e quente, com mais de 1 500 mm de chuva e temperaturas médias entre 24º e 30ºC.

O clima constante dá como resultado um vegetação exuberante, com folhas e flores que crescem em todas as estações. essa vegetação se desenvolve em diversos níveis; há árvores muito altas, isoladas, cuja copa fica a mais de 45 metros do solo; um pouco abaixo, entre 35 e 40 metros do solo, as copas das árvores menores formam uma cobertura de folhas bastante densa; o chão é úmido, podendo ser lodoso ou coberto de folhas e ramos mortos entre os quais crescem fetos (samambaias, avencas, etc.) e cogumelos.

A umidade quente e a sombra da floresta equatorial estimulam o crescimento de uma infinidade de insetos e de animais comedores de insetos, como cobras e pássaros 9aves) que fazem seus ninhos nas árvores. a ausência de gramíneas no solo limita o número de grandes mamíferos herbívoros, como o hipopótamo, a anta e os antílopes e veados. Por outro lado, os grandes macacos sem cauda – gorilas e chimpanzés, na África; gibões, orangotangos e macacos narigudos, na Ásia – não existem em nenhum outro ambiente. a pantera e a onça, que caçam mesmo entre os ramos das árvores, são os únicos grandes carnívoros que penetram na floresta equatorial.

No Brasil, Nigéria, Guiné e Índia, a floresta equatorial se estende para o norte e para o sul formando as florestas tropicais.

Nestas florestas as folhas caem na estação seca e o solo é coberto por um denso tapete de gramíneas.

A floresta tropical é o habitat de muitos dos grandes mamíferos: elefante, rinoceronte, javali, leopardo e outros.

Entre os grandes carnívoros estão o tigre, na Ásia, e o jaguar (onça), na América do Sul.

Nos últimos anos, porém, a floresta Amazônica, um ambiente de milhares de espécies vegetais que abriga uma vida animal abundante e diferenciada, tem sido ameaçada pelo homem que, com suas máquinas, vem abrindo grandes clareiras nessa cobertura vegetal.

Floresta Tropical – Ecossistemas

As florestas tropicais são os ecossistemas da Terra vivos mais antigos.

Eles são tão impressionante e bela.

Esses lugares incríveis cobrir apenas 6% da superfície da Terra, mas ainda assim eles contêm mais de 1/2 da usina do mundo e espécies animais!

Floresta Tropical pode ser descrito como uma selva, alto denso. A razão é chamado de “chuva” de floresta é por causa da grande quantidade de chuvas fica por ano.

O clima de uma floresta tropical é muito quente e úmido para que os animais e plantas que existem lá tem de aprender a se adaptar a este clima.

As florestas tropicais são a fonte de muitos itens que todos nós usamos em nossas próprias casas!

Nós comemos vários alimentos da floresta e muitos medicamentos são feitos a partir de ingredientes encontrados somente nestas áreas.

Alguns dos produtos comuns que conhecemos incluem:

Chocolate
Açúcar
Canela
Borracha
Medicina
Abacaxi

Camadas de uma floresta tropical

Camada Emergente

As árvores mais altas são os emergentes, elevando-se até 200 metros acima do chão da floresta com troncos que medem até 16 metros ao redor. A maioria destas árvores são de folhas largas, sempre-vivas de madeira.

A luz solar é abundante aqui. Animais encontrados são águias, macacos, morcegos e borboletas.

Dossel

Esta é a primeira camada da floresta e forma um telhado sobre as duas camadas restantes. A maioria das árvores do dossel tem lisas, folhas ovais que vêm a um ponto. É um labirinto de folhas e ramos.

Muitos animais vivem nesta área desde que o alimento é abundante.

Esses animais incluem: cobras, tucanos e pererecas.

Camada bosque

Pouca luz do sol atinge essa área assim que as plantas têm de crescer folhas maiores para alcançar a luz do sol. As plantas nesta área raramente crescem até 12 pés. Muitos animais vivem aqui, incluindo onças, rãs arbóreas de olhos vermelhos e leopardos. Há uma grande concentração de insetos aqui.

Chão da floresta

É muito escuro aqui. Quase nenhuma planta crescer nesta área, como um resultado. Uma vez que dificilmente alcança dom qualquer das coisas assoalho da floresta começam a decair rapidamente.

Uma folha que pode levar um ano para se decompor em um clima regular, irá desaparecer em 6 semanas. Tamanduás gigantes vivem nesta camada.

Florestas tropicais – Habitat

Como sabemos que a Terra é composta de diferentes tipos de recursos, tais como pedras, água,  florestas. Neste, as florestas desempenham um papel importante em toda a área geográfica da Terra.

A área específica que está totalmente ocupado por diferentes tipos de árvores, plantas, arbustos ou animais é referido como florestas. Algumas vezes tipo diferente de floresta também é conhecido como florestas.

Tem tipos diferentes, um deles é Rainforests. Um tipo de florestas que é desenvolvido ou criado devido à elevada precipitação ou seja, 1750-2000 mm ou mais de 70 polegadas, este tipo de florestas é conhecido por ser florestas tropicais.

Isso é chamado de como as florestas tropicais, porque é totalmente dependente da chuva cair. Quase todas as espécies de vida são dependentes da floresta porque é conveniente para eles construir um habitat lá.

As florestas tropicais também ajudar na produção do oxigênio que é uma parte essencial das coisas vivas, como animais, plantas, seres humanos, ou insetos.

As chuvas das florestas tropicais podem ser gravadas anualmente e diversidade entre as espécies nas florestas tropicais também podem ser calculados. Estas florestas, muitas vezes encontrados próximo ao mar, rios,  porque nessas áreas a chuva é muito maior quando comparado a outras áreas. Também é útil para as plantas para fazer a fotossíntese.

Na base da queda da chuva e áreas diferentes que podem ser divididas em tipos diferentes.

As florestas tropicais – onde e quais são eles?

As florestas tropicais são encontradas em todo o mundo entre o Trópico de Capricórnio eo Trópico de Câncer, 22,5 ° e 22,5 ° Norte Sul do Equador.

Quase metade da floresta tropical restante é encontrado na América tropical, um pouco mais de um terço na Ásia e Oceania, e 15 por cento em África.

As florestas tropicais cobrem cerca de 8% da superfície terrestre do mundo – uma área de cerca de 1,2 bilhões de hectares – e ainda contêm mais da metade das espécies terrestres de animais e plantas.

A maior floresta tropical, a Amazônia, é encontrada na América do Sul e se estende por nove países (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, bem como a Guiana Francesa)

As camadas da Mata

A floresta é dividida em quatro camadas principais: a camada emergente consiste das árvores mais altas (árvores emergentes), que podem chegar a alturas de 70m. Estas árvores agir como um amortecedor, protegendo as árvores menores de chuvas pesadas. Abaixo desta camada é a principal copa de árvores menores, que são entrelaçadas com trepadeiras e mantenha as plantas com flores, chamadas epífitas, em seus ramos. Abaixo este é o sub-bosque contendo mudas jovens e arbustos. A camada final, o chão da floresta escura contém apenas algumas plantas como apenas 2% da luz solar atinja essa camada da floresta, o que torna difícil para as plantas a crescer.

Tipos de floresta

Há muitos tipos diferentes de floresta tropical, e as definições técnicas para os vários tipos são complexas. No entanto, abaixo você pode encontrar um guia básico para os principais tipos de floresta encontrados ao redor do mundo.

Floresta de várzea: Este tipo de floresta é encontrada em altitudes de até cerca de 1000 metros dentro da faixa tropical. Devido às chuvas intensas e constantes temperaturas quentes, que proporcionam o ambiente perfeito para plantas e animais e assim conter uma grande diversidade de vida. Várzea florestas contêm as árvores mais altas de todos os tipos de floresta, com a maior variedade de espécies.

Floresta Montana: Florestas de montanha são encontrados em áreas montanhosas no interior do cinturão tropical. Em altitudes de 1000-2500 metros (Submontana) e 2500-3000 metros (montano superior, muitas vezes nuvem floresta) essas florestas são geralmente mais frio do que floresta de várzea e são quase sempre pingando de umidade das nuvens de roda que engoli-los. As árvores nas florestas da nuvem não crescem tão alto como em várzea floresta devido às temperaturas mais frias, mas há mais samambaias e plantas epífitas como estas plantas, como umidade.

Manguezal: Encontrado em áreas costeiras, manguezais, como de água salgada e pode tolerar períodos de seca durante a estação seca. Árvores de mangue pode atingir alturas de 80 pés e são apoiados por stilt-como raízes que levantam a árvore acima da água. As florestas de mangue fornecer abrigo para animais selvagens em águas costeiras e sistemas fluviais, e ajudar a ventilar e limpar a água. Infelizmente, vastas áreas de floresta costeira este são removidos para dar lugar a fazendas de camarão que abastecem mercados estrangeiros como a nossa.

Floresta temperada: Este é um tipo de floresta encontradas em diferentes altitudes fora da correia tropical. Ela ocorre em todo o mundo, por exemplo, nos EUA, Japão, Nova Zelândia e Chile. Ele pode incluir folhosas verdes e decíduas e coníferas como o Redwood nos EUA, ou o Monkey Puzzle no Chile. Estas florestas são muito mais frias em média, do que as florestas tropicais, e pode até ver neve nos meses de inverno.

Por que as florestas tropicais são importantes?

Eles fornecem um habitat para plantas e animais

Florestas tropicais levou entre 60 e 100 milhões de anos para evoluir e se acredita ser o mais antigo e complexo ecossistema terrestre na Terra, que contém mais de 30 milhões de espécies de plantas e animais.

Isso é metade da vida selvagem da Terra e pelo menos dois terços das suas espécies de plantas!

Porque floresta tropical mais cresce em ambientes quentes e vapor, que contém uma grande variedade de plantas. Um hectare de floresta de várzea pode conter 1.000 árvores com até 300 espécies.

Compare isso com as florestas do Reino Unido, que são susceptíveis de ter apenas espécies 5-10 por hectare: é 30 a 60 vezes mais espécies em um hectare de floresta tropical! Estas plantas, por sua vez fornecem alimento e abrigo para muitos animais raros que dependem da floresta para a sua sobrevivência.

Há muitos milhares mais de plantas da floresta e os animais de espécies ainda à espera de ser descoberto.

Eles regulam o nosso clima

As florestas tropicais armazenam água como uma esponja enorme. Na verdade, acredita-se que as florestas da Amazônia só armazenar mais de metade da água da chuva da Terra!

Árvores da floresta tirar água do chão da floresta e soltá-lo de volta para a atmosfera na forma de brumas rodopiantes e nuvens.

Sem florestas reciclagem contínua de grandes quantidades de água, alimentando os rios, lagos e sistemas de irrigação, de secas que se tornam mais comuns, levando potencialmente a fome generalizada ea doença.

Você sabia que também dependem das árvores para limpar a nossa atmosfera?

Eles absorvem o dióxido de carbono que exalamos, e fornecer o oxigênio que precisamos para respirar.

Quando as árvores da floresta tropical são queimados liberam dióxido de carbono, que polui a atmosfera e contribui para o aquecimento global. O desmatamento é, de facto, considerado o segundo piloto principal da mudança do clima (mais do que o setor de transporte global inteira), responsável por 18-25% das emissões globais anuais de dióxido de carbono.

Eles ajudam a evitar a erosão do solo

Surpreendentemente, o solo na floresta tropical é muito pobre em nutrientes. Isto é porque os nutrientes são armazenadas nos números vastos de árvores e plantas, em vez de no solo.

As raízes das árvores ligam o solo juntos, enquanto o dossel protege o solo de chuvas pesadas. Quando uma árvore morre e seu tronco cai no chão da floresta, ele decai e os nutrientes que ele contém são reciclados.

No entanto, se as árvores são removidos da floresta, os nutrientes são removidos com ele, junto com a proteção oferecida pelas raízes de árvores e da floresta. O solo desprotegido é, então, simplesmente lavados na fortes chuvas, causando bloqueios e inundações em rios de planície, deixando rios de planalto seco.

Eles fornecem um lar para povos indígenas

Muitos povos indígenas foram viver em harmonia com a floresta por milhares de anos, dependendo dela para sua alimentação, abrigo e medicamentos.

Quando as empresas de petróleo e exploração madeireira vêm para remover vastas áreas de floresta, eles trazem doenças que os povos indígenas não têm resistência para, ameaçando a sua sobrevivência. Muitas vezes, eles também são obrigados a afastar-se de suas casas para lugares desconhecidos, às vezes até de ser morto no processo.

Farmácia Floresta Tropical

Vocês podem se surpreender ao saber que mais de 25% dos nossos medicamentos modernos são originários de plantas da floresta tropical. Mesmo assim, nós só aprendeu a usar 1% dessas plantas incríveis, então imagine as possibilidades se pudéssemos experimentar com os outros 99%!

Por exemplo, o periwinkle rosy, encontrado em Madagáscar, é utilizado para a cura de leucemia, enquanto o quinino droga anti-malária é tomada a partir da casca da árvore cinchona andina.

O arbusto rauvolfa encontrado em florestas asiáticas e Africano é usado para curar pressão alta e doença mental.

Florestas tropicais e as populações nativas que descobriram estes medicamentos podem ser a cura para muitas doenças mais se nós só nutrir as florestas e permitir que seu povo para nos mostrar.

Outros importantes produtos florestais: Muitos alimentos que consumimos hoje, como nozes, banana, café e especiarias, e os produtos industriais, tais como borracha, resinas e fibras, foram originalmente encontrados em florestas tropicais.

Fonte: www.srl.caltech.edu/www.geocities.com/ www.encyclopedia.com/www.br.geocities.com/www.rainforestconcern.org/www.mbgnet.net/biology.about.com/www.solarpowernotes.com

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.