Estuário

PUBLICIDADE

Definição

Um estuário é uma área onde um rio ou corrente de água doce encontra o oceano.

Nos estuários, o oceano salgado se mistura com um rio de água doce, resultando em água salobre. A água salobra é um pouco salgada, mas não tão salgada quanto o oceano.

O que é um Estuário?

Um estuário é uma característica da água onde existe a mistura de água salgada e doce.

Como um estuário requer acesso livre e aberto ao mar, os estuários sempre ocorrem ao longo das costas, embora em alguns casos possam prolongar-se vários quilômetros para o interior.

O ambiente natural único de um estuário hospeda numerosas espécies de animais e vegetais, e também tende a ser é um lugar lucrativo para os seres humanos se instalarem, uma vez que um estuário pode também ser uma excelente localização para um porto. Alguns biólogos se especializam em estudar os sistemas complexos estão presentes nos estuários.

Um estuário é uma característica da água onde fresco e sal hidrossolúvel

Existem vários tipos diferentes de estuários, geralmente divididos em como eles são formados.

Muitos, por exemplo, são vales de rio afogados, criados quando os níveis do mar aumentaram, fazendo com que o oceano inundasse uma terra baixa.

Outros são formados através de movimentos tectônicos, quando as placas da Terra se fivam ou se separam, criando dobras profundas na terra.

Um estuário construído com barra é protegido por trás de uma barra de areia ou ilha, enquanto os fiordes (grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas) foram estuários esculpidos na terra durante períodos de glaciação.

A construção de um estuário garante que seja pelo menos parcialmente protegida das condições climáticas mais severas encontradas no mar aberto.

Muitas baías e enseadas são na verdade estuários, por exemplo.

As condições mais gentis são ideais para espécies juvenis de animais marinhos, e também podem abrigar uma variedade de espécies de aves aquáticas e plantas.

Além disso, um estuário tende a se acumular nutrientes, proporcionando uma ampla fonte de alimento para os animais que chamam estuários casa.

A água nos estuários é classificada como salobra, o que significa que é mais salgado do que a água doce, mas não tão salgado quanto a verdadeira água do mar.

Diferentes estuários têm níveis únicos de mistura. Alguns estão fortemente estratificados, o que significa que água de sal mais densa e fria abraça o fundo, enquanto a água mais quente flutua na parte superior, e outros são misturados.

Os níveis de salinidade e pH precisos variam nos estuários em todo o mundo, dependendo dos níveis de fluxo das fontes de água que se combinam para tornar o estuário.

Um estuário pode ser muito sensível à degradação ambiental. Por exemplo, o represamento pesado rio acima pode resultar em um fluxo reduzido de água doce para o estuário, mudando drasticamente o meio ambiente. Isso pode levar a um declínio na biodiversidade, à medida que as espécies mais delicadas morrem ou encontram locais mais hospitaleiros.

A poluição também pode afetar severamente um estuário, especialmente a poluição de nutrientes, como o escoamento das fazendas, o que pode causar um grande declínio na qualidade da água.

Um estuário

Estuário
Estuário

Estuário
Estuário

Um estuário é um corpo de água costeira parcialmente fechado, onde a água doce de rios e riachos mistura-se com água salgada do oceano. Os estuários e suas terras circundantes são lugares de transição de terra para mar. Embora influenciados pelas marés, eles são protegidos da força total de ondas oceânicas, ventos e tempestades por formas terrestres, como ilhas barreiras ou penínsulas.

Os ambientes estuarinos estão entre os mais produtivos da Terra, criando mais matéria orgânica a cada ano do que as áreas de floresta, pastagens ou terras agrícolas de tamanho comparável. As águas abrigadas dos estuários também apoiam comunidades únicas de plantas e animais especialmente adaptados para a vida à margem do mar.

Muitos tipos de habitat diferentes são encontrados em estuários e arredores, incluindo águas abertas rasas, pântanos de água doce e de água salgada, pântanos, praias arenosas, lodadas e arenosas, praias rochosas, recifes de ostra, manguezais, deltas do rio, piscinas de maré e ervas marinhas.

Estuários: onde o rio encontra o mar

Os estuários e suas zonas húmidas circundantes são corpos de água geralmente encontrados onde rios encontram o mar.

Os estuários são o lar de comunidades únicas de plantas e animais que se adaptaram a água salobre – uma mistura de água doce que drena da terra e da água salgada do mar.

No entanto, existem também vários tipos de ecossistemas inteiramente de água doce que têm muitas características semelhantes aos estuários salobras tradicionais.

Por exemplo, ao longo dos Grandes Lagos, a água do rio posssuem características químicas e físicas se mistura com a água do lago em zonas húmidas costeiras que são afetadas por marés e tempestades, assim como os estuários ao longo das costas oceânicas. Estes estuários de água doce também fornecem muitos dos serviços ecossistêmicos e funções que os estuários salobras fazem, como servir como filtros naturais para o escoamento e fornecer berçários para muitas espécies de aves, peixes e outros animais.

Os estuários estão entre os ecossistemas mais produtivos do mundo. Muitos animais dependem de estuários para alimentação, locais para raça e escalas de migração.

Os estuários são ecossistemas delicados.

Tipos de estuários

Existem quatro tipos diferentes de estuários, cada um criou uma maneira diferente:

1) estuários da planície costeira;

2) estuários tectônicos;

3) estuários construídos em barras; e

4) estuários dos fjordes.

Os estuários da planície costeira são criados quando os níveis do mar aumentam e preenchem um vale do rio existente.

atividade tectônica, a mudança e a separação da crosta terrestre, criam estuários tectônicos.

Quando uma lagoa ou uma baía é protegida do oceano por uma barra de areia ou barreira, ela é chamada de estuário construído na barra.

Os estuários do fiorde são um tipo de estuário criado pelas geleiras. Os estuários dos fiorde ocorrem quando as geleiras criam um vale íngreme e profundo. As geleiras recuam e o oceano corre para preencher a depressão estreita e profunda.

Fonte: www.nationalgeographic.org/www.epa.gov/www.wisegeek.org/oceanservice.noaa.gov/www.neefusa.org

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.