PUBLICIDADE
Energia hidráulica – Definição
A energia hidráulica é um tipo de energia que aproveita o movimento da água. Às vezes também é chamada de energia da água e nos permite obter eletricidade usando energia cinética e energia potencial de correntes e cachoeiras.
É uma energia limpa e renovável que aproveita a força de córregos, rios e cachoeiras. Normalmente, quando pensamos em energia hidráulica, o que vem à mente são usinas hidrelétricas em barragens em reservatórios.
No entanto, não devemos esquecer que civilizações antigas, como a romana e a chinesa, já utilizavam moinhos de água para aproveitar a força da água.
Em síntese, a energia hidráulica refere-se à potência relacionada ao fluido pressurizado, normalmente fluido hidráulico, usado para realizar o movimento da máquina. A pressão pode ser relativamente estática (como reservatórios) ou em movimento através de tubos ou mangueiras.
Energia hidráulica – O que é
A energia hidráulica é a força criada pelo óleo sob pressão. É utilizado para permitir o movimento em certas aplicações.
A energia hidráulica pode ser encontrada operando em muitos itens do dia-a-dia e especiais, desde máquinas industriais pesadas até máquinas que fornecem entretenimento e permitem viagens.
Alguns exemplos incluem alguns elevadores, certas partes de aviões, transmissões de automóveis, palcos teatrais móveis e fornos de pizza de nível industrial.
Existem diferentes tipos de energia, incluindo mecânica, elétrica e hidráulica. Os cilindros hidráulicos transformam a energia hidráulica criada pelo fluido ou óleo sob pressão em energia mecânica.
O design de um cilindro hidráulico mudará de acordo com a finalidade do cilindro, assim como seu tamanho.
A energia hidráulica não é usada apenas nas linhas de produção da fábrica e nas viagens.
Os socorristas de emergência também o usam quando usam o Jaws of Life ™ para libertar uma vítima de acidente de um automóvel que caiu.
Os engenheiros estão usando sistemas hidráulicos para simular terremotos quando tentam projetar um edifício que resista à força de um terremoto e salve vidas. Existe até um robô que funciona com energia hidráulica.
Por meio de testes com agentes químicos, levará a uma melhor segurança para os soldados militares.
Algumas ferramentas usadas para resgatar vítimas de um acidente de
carro são movidas por energia hidráulica
A energia hidráulica gerada pelo fluido sob pressão deve ser armazenada em algum lugar, e o componente utilizado para esse fim é um acumulador hidráulico.
Em termos mais básicos, ele atua como uma unidade de armazenamento, ou mesmo como um amortecedor quando retém o excesso de pressão. Como um cilindro hidráulico, o tamanho do acumulador hidráulico irá variar de acordo com sua aplicação. O acumulador geralmente é projetado para que possa ser removido do sistema que ele suporta para tarefas de manutenção de rotina ou para reparos necessários.
Um sistema hidráulico opera com um quarteto de componentes básicos para criar energia. Esses componentes incluem um espaço de armazenamento ou reservatório para armazenar o óleo, uma bomba cujo trabalho é criar fluxo através do projeto do sistema hidráulico e as válvulas que controlam tanto o fluxo quanto a pressão do óleo. Um cilindro hidráulico completa o quarteto.
Energia hidráulica
Os defensores da energia hidráulica gostam dela porque os sistemas usados para fornecê-la podem ser descomplicados e eficientes.
A força criada pela energia hidráulica é suave e uniforme, bem como flexível.
Os sistemas hidráulicos não estão sujeitos a tanto estresse quanto outros tipos de sistemas de energia.
Os sistemas alimentados por fluido geralmente são menos ruidosos do que suas contrapartes exclusivamente mecânicas.
As desvantagens da energia hidráulica incluem a possibilidade de vazamento de fluido ou óleo, o que requer manutenção adequada e o reparo de todos os vazamentos.
O treinamento adequado é obrigatório para evitar riscos de segurança, e a manutenção novamente entra em jogo para manter o risco de perigos o mais baixo possível.
Energia hidráulica – Renovável
Energia hidráulica
A energia hidráulica é uma energia renovável que libera uma quantidade muito baixa de gases de efeito estufa. Esta fonte de energia renovável utiliza os movimentos da água provocados pelo sol e pela gravidade, o ciclo da água, as marés e as correntes marítimas.
Seja através de cascatas naturais ou artificiais (como cascatas naturais ou barragens hidroeléctricas), do escoamento de cursos de água ou correntes marítimas (marés, circulação termohalina…), as centrais hidráulicas produzem energia mecânica que normalmente é convertida em eletricidade (hidroeletricidade).
Desde os tempos antigos, os moinhos de água usam essa energia para bombear água, moer grãos ou até mesmo operar martelos.
Suas modernas usinas hidrelétricas descendentes fornecem eletricidade renovável enquanto produzem muito pouco gás de efeito estufa (exceto em regiões tropicais, onde a deterioração da matéria orgânica produz metano).
No entanto, o aproveitamento da energia hidráulica apresenta algumas desvantagens, principalmente no que se refere à continuidade dos cursos d’água. Com efeito, a construção de uma barragem constitui um obstáculo à navegação, à migração de espécies aquáticas e à transferência de sedimentos.
Fonte: www.endesa.com/www.infobloom.com/www.futura-sciences.us/www.deenergize.com/www.flaticon.com
Redes Sociais