Dunas

PUBLICIDADE

O que são dunas?

Para facilitar no o entendimento sobre a dinâmica da natureza ao que se refere as formas de relevo presentes na paisagem, os geocientistas as classificam de acordo com as suas ocorrências.

Uma delas, que possui inclusive extrema importância ecológica e ecossistêmica, são as dunas, além de serem aporte turístico muito grande para a população, sobretudo, aquelas que se localizam próximo à costa litorânea.

As dunas são formas de relevo arenosas que se formaram e se formam devido à interação da força de acúmulo de sedimentos de areia (depósitos de areias), feito pelo mar e pelo vento.

Esses sedimentos arenosos são transportados ao longo do tempo geológico e por isso as dunas possuem idades variadas. Assim sendo, a princípio as correntes marítimas carregam grande quantidade de areia, depositando-as nas praias. Quando estes sedimentos estão secos, tem-se o início do trabalho de transporte realizado pelo vento, que os modela e os fazem acumular nas partes mais elevadas das praias.

Dunas
Praia da Dunas, Cabo Frio/RJ. Fotografia tirada por: Gean Alef Ramos Cardoso, 2017.

Logo a seguir, ocorre um processo natural de sucessão ecológica que faz surgir e intensificar a vegetação que recobre as dunas. Desta forma, por meio de seu complexo sistema de raízes, a vegetação que se encontra ali se mantém até que se modifique a dinâmica da natureza, além de serem responsáveis por conter o deslocamento destes pacotes de areias.

Para as preservarem, a legislação brasileira considera as dunas como Áreas de Preservação Permanente (APP), pois possui peculiaridades que as diferenciam de outras partes da planície costeira, a exemplo da fauna e da flora.

No entanto, ao longo da história da ocupação e apropriação humana, as dunas tornaram-se os ecossistemas costeiros que mais sofrem com as pressões antrópicas, onde a retirada de sua vegetação tem gerado consequências desastrosas.

Portanto, o desmatamento da vegetação que recobre estas extensas áreas nos litorais para dar lugar ao loteamento de veraneio, trilha para a passagem de carros e outros automóveis e até mesmo para queimadas, expõe significativamente a areia que a compõe, favorecendo o seu deslocamento.

Há áreas bastante ameaçadas pelo avanço ou deslocamento das dunas, como por exemplo em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, Mangue Seco na divisa dos estados da Bahia e de Sergipe e Itaúnas no Espirito Santo, isto modifica e destrói todo o ecossistema adaptado as essas localidades, além de sujeitar os seres humanos a graves perigoso.

Há ainda grandes dunas que se encontram em desertos arenosos, como no Saara, que possui vida adaptada as suas condições climáticas.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.