PUBLICIDADE
Definição
O Círculo Antártico é a contraparte sul do Círculo Polar Ártico, onde em qualquer data determinada as condições de luz do dia ou escuridão são exatamente opostas.
O Círculo Polar Ártico é uma linha imaginária desenhada ao redor da parte norte do mundo, a aproximadamente 66° norte.
A linha que marca aproximadamente o ponto mais ao sul do Hemisfério Norte, onde o sol não se põe no solstício de verão e não nasce no solstício de inverno.
O que é o Círculo Polar Ártico?
O Círculo Polar Ártico é o nome do paralelo de latitude localizado a 66° 32 ‘ ou 66,5º norte do Equador, equivalente a 23,5º do Polo Norte.
Como essa distância corresponde à inclinação do eixo da Terra, o Círculo Polar Ártico recebe 24 horas de luz solar no solstício de verão e fica ao norte do círculo ártico por mais tempo do que isso, com o Polo Norte tendo sol contínuo por seis meses.
É por isso que a região é chamada “A Terra do Sol da Meia-Noite”.
Exploradores da região do Círculo Polar Ártico
Os exploradores procuraram na região do Círculo Polar Ártico em busca de uma Passagem Noroeste ou Passagem Nordeste, estudando possibilidades de desenvolvimento e procurando recursos.
Também foi o local para estudos científicos relacionados a vários assuntos, incluindo a depleção da camada de ozônio.
Exploradores notáveis da região em William Baffin, Vitus Bering, Martin Frobisher e Henry Hudson, cujos nomes são imortalizados em características naturais de mesmo nome.
Outro explorador notável inclui Roald Amundsen, que passou pelas Passagens Noroeste e Nordeste, e Robert E. Peary, cuja afirmação de ter sido a primeira no Polo Norte em 1909 é contestada.
Países do Círculo Polar Ártico
Oito países têm terras que estão parcialmente dentro do Círculo Polar Ártico, bem como populações substanciais na região do Ártico.
O Alasca tem 1.035.995 km² e 1035995.13 km² e uma população de 200.000
O Canadá possui 5.179.976 km² e uma população de 100.000
A Finlândia possui 401.000 km² e uma população de 200.000
A Groenlândia tem 2.175.590 km² e uma população de 60.000
A Islândia tem 103.600 km² e uma população de 270.000
A Noruega possui 284.899 km² e uma população de 150.000
A Rússia possui 10.359.950 km² e uma população de 2.000.000
A Suécia tem 223.099 km² e uma população de 200.000.
Vida selvagem dentro do círculo polar ártico
Dentro do círculo polar ártico há animais selvagens distintos.
Os mamíferos que podemos esperar ver lá incluem: Ursos Polares, Raposas do Ártico, Lobos Cinzentos, Baleias Beluga, narvais, Wolverines, Caribu, Morsas, Baleias, cabeças de focas e Boi-almiscarado.
As aves da região do Círculo Polar Ártico incluem águias, albatrozes de Laysan e falcões peregrinos.
Círculo Ártico – Território
O Ártico refere-se à região ao redor do Polo Norte ou à região dentro do Círculo Polar Ártico, o paralelo de latitude localizado a 66° 32′ ou 66,5º norte do Equador.
Oito países têm território nesta área:
Canadá
Dinamarca (Groenlândia)
Finlândia
Islândia
Noruega
Rússia
Suécia
Estados Unidos (Alasca)
O território da Rússia é o maior, com 10.359.950 km².
No entanto, o Ártico não é um dos sete continentes, que inclui, no entanto, o seu homólogo do Polo Sul, a Antártica, com os outros sendo a América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, África e Austrália.
Território ártico, como território tropical, pode ser definido em relação à luz solar.
O Ártico é a zona na qual há um período em cada ano de 24 horas em que o sol não nasce e outro período semelhante em que o sol não se põe.
Dois quintos do Ártico estão permanentemente congelados, um estado conhecido como permafrost. Os outros três quintos descongelam durante o verão do Ártico, o que é breve.
A região é habitualmente dividida em climas: calotas polares, onde a temperatura média mensal nunca excede 0ºC e tundra, que tem pelo menos um mês em que a temperatura média é superior a 0ºC, mas não há um mês a temperatura média está acima de 10ºC.
Temperaturas de -70ºC foram observadas na Groenlândia.
A tundra do Ártico representa cerca de 1/10 da superfície da Terra. É limitado a sul pela linha da madeira e a norte pelo permafrost.
A vida selvagem na tundra do Ártico inclui muitos animais nomeados para o território, como a raposa do Ártico, a lebre do Ártico, a doninha do Ártico e o Lobo do Ártico. Caribu, rena, boi almiscarado, ursos polares, lobos cinzentos e lemingues também são encontrados. Alguns insetos não gostam do frio, mas mosquitos e moscas negras podem ser encontrados no Ártico.
Quais são alguns animais do Ártico?
O Ártico é a região mais setentrional da superfície da Terra. É a área em torno do Polo Norte.
Existem várias definições para a região do Ártico, mas as duas mais populares se referem a qualquer coisa ao norte do Círculo Polar Ártico, ou em qualquer lugar em que a temperatura média seja menor que 10° C em julho, o que corresponde aproximadamente à linha das árvores.
Ambas são geralmente da mesma área, embora a última definição do Ártico seja maior e inclua o Mar de Bering, as ilhas Aleutas, Groenlândia, Islândia e partes do norte do Canadá e da Sibéria.
Devido ao frio extremo, vegetação escassa do solo (o solo é geralmente congelado), ventos fortes e secura, o Ártico é escassamente povoado por seres humanos ou animais, embora ambos morem lá.
Os animais do Ártico incluem: lemingues, muskox, caribu (também chamado de rena), raposa do Ártico, lobos, ursos polares, lobisomens, arminhos, lebres do Ártico, esquilos terrestres, focas e morsas do Ártico.
Todos os animais do Ártico dependem da nutrição da tundra, diretamente, como no caso de herbívoros, ou indiretamente, como no caso de predadores. A tundra é uma terra do Ártico, onde é muito frio para que as árvores cresçam de maneira confiável; portanto, a vegetação consiste em pequenos arbustos, juncos, gramíneas, musgos e líquenes. Ocasionalmente, haverá árvores espalhadas.
Os animais do Ártico podem ser divididos em pequenos herbívoros, grandes herbívoros e predadores.
Os pequenos herbívoros são os animais mais numerosos, representados por roedores do Ártico, como os lemingues e os esquilos terrestres do Ártico, e a bela lebre do Ártico.
Embora os lemingues e os esquilos terrestres do Ártico sejam ambos roedores, eles são bem diferentes. Lemmings são solitários, enquanto os esquilos terrestres do Ártico são altamente sociais.
Os esquilos hibernam durante o inverno, enquanto os lemmings permanecem ativos o tempo todo, enfrentando temperaturas dezenas de graus abaixo de zero todos os dias.
Todos os animais do Ártico que dependem de arbustos para alimentação devem armazená-los para sobreviver ao inverno, embora raízes e bulbos ainda estejam frequentemente disponíveis durante esse período.
Lemmings têm pelos mais longos e mais quentes que os esquilos do Ártico.
Resumo
O Círculo Polar Ártico é uma grande região na parte norte do mundo.
Atualmente, é definida como toda a área ao norte da latitude 66 ° 33 ’39 ”(66.56083 °).
Essa definição muda levemente com o tempo, como resultado da mudança da inclinação da Terra, alterando as linhas de latitude em incrementos muito pequenos.
A região dentro do Círculo Polar Ártico é conhecida como Ártico e contém terras reivindicadas por vários países, especificamente Canadá, Finlândia, Groenlândia (Dinamarca), Islândia, Noruega, Rússia, Suécia e Estados Unidos.
O Círculo Polar Ártico é determinado com base na existência da noite polar e do dia polar. Dentro do Círculo Polar Ártico, pelo menos uma vez por ano, há um dia inteiro em que o sol é visível o tempo todo e um dia inteiro em que o sol nunca é visível.
As temperaturas dentro do Círculo Polar Ártico são incrivelmente baixas e a terra no Ártico é inóspita para os seres humanos. Como resultado, existem muito poucos grandes centros populacionais dentro dos limites do Círculo Polar Ártico. Existem duas cidades na Rússia que se enquadram no Círculo Polar Ártico e têm mais de 100.000 habitantes, uma que tem pouco mais de 85.000 e uma na Noruega com pouco mais de 60.000 pessoas.
Os povos indígenas, no entanto, vivem no Círculo Polar Ártico há milhares de anos. Essas culturas geralmente baseiam-se na existência de um nível de subsistência, dependendo de focas, baleias e peixes como fontes de tudo, de comida a roupas e combustível.
Nos tempos modernos, os grupos indígenas costumam entrar em conflito com os governos ocidentais por causa dos direitos de uso da terra para extração mineral, bem como das limitações impostas aos seus estilos de vida tradicionais.
Historicamente, as terras dentro do Círculo Polar Ártico não são particularmente desejáveis e, portanto, os países não a reivindicam extensivamente.
Algumas baleias e caça às focas ocorreram nessas latitudes ao norte, mas fora isso, houve poucas razões para as pessoas visitarem. Nos últimos anos, no entanto, o aquecimento global começou a liberar grandes extensões de gelo, revelando canais anteriormente bloqueados.
Ursos polares vivem ao longo do Círculo Polar Ártico
Lobos vivem no Ártico
Fonte: Colégio São Francisco
Redes Sociais