Chuva congelante

PUBLICIDADE

Definição

A chuva congelante é uma precipitação que existe na forma de líquido super-resfriado abaixo de temperaturas de 0° C e congela em contato com superfícies com temperatura inferior a 0° C.

Descrição

A chuva congelante ocorre quando a precipitação, na forma de chuva, passa de uma massa de ar quente para uma massa relativa de ar frio com temperatura do ar menor que 0° C.

A chuva que mantém seu estado líquido em temperaturas abaixo de zero o torna super-resfriado. Essas gotículas de chuva super-resfriadas congelam quando entram em contato com o solo ou outra superfície exposta, se a temperatura da superfície estiver abaixo de 0 ° C.

Por definição, a chuva congelante tem gotículas de diâmetro maior que 0,5 mm ou, se as gotículas tiverem menos que esse diâmetro, elas devem estar, em contraste com a garoa (congelante), amplamente separadas.

As tempestades de inverno que dão origem ao fenômeno da chuva congelante são frequentemente referidas na América do Norte como tempestades de gelo.

O tipo de nuvem geralmente associado à chuva congelante é Nimbostratus.

O que é chuva congelante?

Chuva congelante é a chuva que consiste em gotas de água super-resfriadas que congelam com o impacto de objetos na superfície da Terra.

Esse fenômeno meteorológico pode ser bastante perigoso, especialmente para aviões e carros, e pode causar danos econômicos substanciais.

Se a chuva congelante for prolongada, pode levar ao desenvolvimento de uma tempestade de gelo, que pode cortar a energia, além de impossibilitar a navegação pelas estradas.

Esse tipo de chuva geralmente se forma no ponto em que uma frente quente e uma frente fria se encontram. A neve começa a cair da frente fria, passando por uma bolsa de ar quente e derretendo em gotículas de água.

Quando as gotículas de água atingem o ar frio próximo à superfície da Terra, elas se tornam super-resfriadas, o que significa que sua temperatura desce abaixo do congelamento, mas não se tornam sólidas.

Quando as gotículas super-resfriadas atingem algo, elas congelam imediatamente. As condições devem ser adequadas para a formação de chuva congelante. Se, por exemplo, a bolsa de ar frio for profunda, as gotículas congelarão em pellets de gelo sólido e, se a bolsa de ar frio for muito rasa, as gotículas não serão super-frias e, portanto, permanecerão na forma líquida quando atingirem o Terra.

Um dos grandes problemas com a chuva congelante é que ela cria uma camada de gelo conhecida como esmalte. O esmalte pode pesar rapidamente os galhos das árvores e as linhas de energia, causando o rompimento e também pode danificar as plantas sensíveis ao gelo. Além disso, o esmalte tende a cobrir pontes e estradas, tornando difícil e perigoso dirigir, e pode congelar os ventos das aeronaves, mudando de forma e reduzindo a aerodinâmica do avião. Se acumular esmalte suficiente, ele pode puxar um avião para fora do céu.

Chuva congelante não é a mesma coisa que granizo, uma mistura de neve e chuva que pode cair nas condições climáticas adequadas. Esse tipo de chuva geralmente ocorre quando há neve no chão, porque se a neve estiver grudando, significa que as temperaturas da superfície estão próximas ao congelamento, o que cria condições ideais para a chuva congelante, mas a neve não precisa se apresentar para se formar.

As condições que causam chuva congelante são bem conhecidas e bem compreendidas.

Usando satélites e outras ferramentas para fazer observações, um meteorologista geralmente pode prever quando é provável que ocorra e incentivar as comunidades a fazer os preparativos. Preparativos comuns, incluindo a emissão de avisos meteorológicos ao público, alertando-os sobre condições potencialmente perigosas e fechando escolas e edifícios públicos para que as pessoas não sejam incentivadas a viajar durante períodos de chuva congelante.

O que é Nevoeiro Congelante?

Um Nevoeiro Congelante consiste em gotas de água que congelam ao entrar em contato com objetos que encontram, formando uma camada fina de gelo ou geada.

Isso acontece porque a água é super-resfriada: sua temperatura está abaixo do ponto de congelamento normal, mas permaneceu líquida.

O fenômeno difere da névoa de gelo, que é composta de pequenas partículas de gelo.

Muitas regiões do mundo podem experimentar neblina gelada, especialmente durante os meses de inverno, quando a temperatura do ar pode cair abaixo de zero, criando as condições necessárias para criar gotículas de água super-resfriadas.

Como se Forma

Normalmente, o nevoeiro se forma onde há ar frio sobre uma superfície úmida e relativamente quente, como um lago, solo úmido ou solo úmido.

A névoa congelante se forma quando a temperatura do ar está abaixo do ponto de congelamento – 0°C. Por mais estranho que possa parecer, a água nem sempre congela na mesma temperatura em que o gelo derrete.

Isso será feito se estiver em contato com algo sólido: pode ser uma superfície ou um recipiente. No caso de uma gota suspensa, é necessário um “núcleo de congelamento” – geralmente um pequeno cristal de gelo – a menos que a temperatura do ar esteja muito baixa.

Entre 0°C e -15 0°C, as gotículas de água em suspensão que compõem o nevoeiro ou uma nuvem estão normalmente em um estado super-resfriado.

Eles permanecem líquidos porque não há nada para o gelo cristalizar ao redor, mas ao tocar em qualquer coisa sólida, eles imediatamente congelam.

As superfícies expostas ao nevoeiro congelante tornam-se rapidamente revestidas com gelo.

Um nevoeiro composto por partículas de gelo – “nevoeiro no gelo” ou “nevoeiro congelado” – pode formar-se em temperaturas abaixo de -35° C.

Isso raramente é visto fora das regiões ártica e antártica. As previsões de névoa de gelo fora dessas regiões acontecem, mas são bastante raras, pois as condições necessárias para que isso ocorra não são muito comuns.

Chuva e granizo congelantes

Tanto a chuva gelada quanto o granizo ocorrem pelo mesmo processo geral: gotas de chuva líquidas em uma camada de ar quente bem acima da superfície caem em uma camada de ar congelante que abraça o chão.

A diferença entre esses dois tipos de precipitação no inverno depende da espessura da camada de ar congelado.

A chuva gelada ocorre quando a camada de ar congelante é tão fina que as gotas de chuva não têm tempo suficiente para congelar antes de atingir o solo. Em vez disso, a água congela em contato com a superfície, criando uma camada de gelo em qualquer que seja o contato das gotas de chuva.

O granizo é simplesmente gotas de chuva congeladas e ocorre quando a camada de ar congelado ao longo da superfície é mais espessa. Isso faz com que as gotas de chuva congelem antes de chegar ao chão.

Chuva congelante
Gelo em um carro após uma chuva congelante

Chuva congelante
Chuva congelante pode ser perigosa para os motoristas

Chuva congelante
A chuva congelante geralmente acompanha uma tempestade de inverno

Chuva congelante
Nevoeiro congelante é mais comum durante os meses de inverno

Fonte: www.weather.gov/www.skybrary.aero/earthsky.org/wxguys.ssec.wisc.edu/www.wisegeek.org/www.collinsdictionary.com/www.accuweather.com/www.metoffice.gov.uk

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …