Carta Naútica

PUBLICIDADE

Carta Naútica – Objetivo

Uma carta náutica é um mapa da área de água, incluindo a terra adjacente, destinada principalmente para uso dos marinheiros.

Uma carta náutica é uma das ferramentas mais fundamentais disponíveis para o marinheiro. É um mapa que retrata a configuração da linha de costa e do fundo do mar. Ele fornece profundidades de água, locais de perigos à navegação, locais e características de auxílios à navegação, ancoradouros e outros recursos.

objetivo de uma carta náutica é descrever áreas costeiras e corpos d’água adjacentes para que os usuários do mapa possam navegar com segurança.

Carta Naútica – O que é

Uma carta náutica, ou carta hidrográfica, é uma representação gráfica de um mar ou massa de água e suas costas ou diques adjacentes.

Dependendo da escala da carta náutica, a profundidade da água (profundidade da água) e a altura do terreno (topografia), características naturais do fundo do mar, detalhes do litoral, perigos à navegação e a localização de auxílios à navegação naturais e artificiais podem ser mostrados. Eu tenho. Informações sobre marés e correntes, detalhes locais do campo magnético da Terra e estruturas feitas pelo homem, como portos, edifícios e pontes.

As cartas náuticas são ferramentas essenciais para a navegação marítima. Muitos países exigem navios, especialmente navios comerciais, para transportá-los.

Os gráficos podem assumir a forma de gráficos impressos em papel (gráficos raster) ou gráficos eletrônicos computadorizados. A tecnologia recente disponibilizou gráficos em papel que podem ser impressos “sob demanda” com os dados do mapa baixados para uma impressora comercial na noite anterior à impressão. Cada download diário adiciona dados importantes aos arquivos de gráficos sob demanda, como avisos locais para a tripulação, para que esses gráficos sejam atualizados quando impressos.

Em síntese: A carta náutica é um tipo de mapa geográfico criado com o objetivo de melhorar a navegação marítima em vários tipos de atividades: frete marítimo, vela, náutica de recreio, competições de iatismo, bem como pesca marítima. Tais cartas são feitas com base em levantamentos hidrográficos, que são bastante complicados e demorados.

Em geral, as cartas náuticas se parecem com mapas regulares com uma grande diferença – elas mostram as características do litoral, a profundidade da água na área portuária e em mar aberto e o relevo geral do fundo do mar. Estes são três indicadores principais das cartas, que são de vital importância saber para quem vai para o mar em uma embarcação à vela.

Com a ajuda dessas cartas, é possível ir ao mar com segurança e conforto, ancorar, evitar encalhar, manter o casco do barco intacto, contornar rochas subaquáticas e muito mais. Mas não só isso.

Além das características do litoral, profundidade da água e relevo do mar, as cartas náuticas também fornecem muitas outras informações úteis, como:

Profundidades e características do solo de fundo
Objetos naturais e artificiais de navegação, inclusive estes, que possam ser perigosos à navegação (rochas, pedras, naufrágios)
Ajudas de navegação e pontos de referência
Canais marítimos e rotas recomendadas, locais de fundeio, marcas de separação de tráfego de navios, linhas de visão e cabos submarinos
Informações de marés: LAT, MLLW, MSL
Dados sobre áreas costeiras (rios, rede rodoviária, fronteiras estaduais, etc.)

Tudo isso também é extremamente necessário para que qualquer iatista tenha um entendimento ainda melhor das condições de navegação, possíveis obstáculos, etc.

Qual é a diferença entre um mapa e uma carta náutica?

Devido à sua importância crítica na promoção da navegação segura, a carta náutica tem um certo nível de autoridade e autoridade legal.

Um mapa, por outro lado, é um guia de referência que mostra rotas predeterminadas, como estradas e rodovias.

As cartas náuticas fornecem informações detalhadas sobre perigos ocultos à navegação.

As cartas náuticas são fundamentais para uma navegação segura


Carta Naútica

Uma carta náutica é uma das ferramentas mais fundamentais disponíveis para o marinheiro. É um mapa que retrata a configuração da linha de costa e do fundo do mar. Ele fornece profundidades de água, locais de perigos à navegação, locais e características de auxílios à navegação, ancoradouros e outros recursos.

carta náutica é essencial para uma navegação segura. Os marinheiros usam cartas para planejar viagens e navegar em navios com segurança e economia.

Os regulamentos federais exigem que a maioria das embarcações comerciais carregue cartas náuticas eletrônicas ou em papel enquanto transitam pelas águas dos EUA.

Desde meados da década de 1830, o U.S. Coast Survey (uma agência predecessora da NOAA) tem sido o criador de cartas náuticas do país. O Office of Coast Survey da NOAA ainda é responsável por criar e manter todos os gráficos das águas costeiras dos EUA, dos Grandes Lagos e das águas que cercam os territórios dos EUA.

Como usar uma carta náutica?

Traga uma régua para usar com seu gráfico. Usando o chartplotter ou uma posição de GPS de um celular, trace sua posição no gráfico de papel à medida que avança. Para traçar seu curso no papel, basta pegar as coordenadas de latitude e longitude do GPS. Encontre as coordenadas correspondentes nas bordas do gráfico.

Tipos de cartas náuticas


As cartas utilizadas para navegação são a projeção
mercator e a projeção gnomônica

As cartas utilizadas para navegação são as seguintes:

Projeção de Mercator: Usado para navegação loxodrômica. A projeção de Mercator recebeu o nome de Mercado, que a desenvolveu. Esta carta de navegação marítima baseia-se num cilindro, no qual os meridianos se apresentam como linhas paralelas e equidistantes. As paralelas também aparecem como linhas retas, mas, no caso delas, a distância aumenta à medida que se afastam do equador.
Projeção gnomônica: Esta é uma projeção azimutal cujo ponto de vista é a terra. Consiste em grandes círculos como linhas retas, independentemente de sua orientação. Esta é uma projeção muito útil para a navegação, pois os círculos maiores apontam para as rotas de menor distância.

Para que servem as cartas náuticas?

Uma carta náutica apresenta dados relevantes para a tripulação de qualquer embarcação em suas viagens, como linhas costeiras, instalações, portos, etc.

Antigamente esses documentos só estavam disponíveis em papel, mas hoje em dia as versões digitais são amplamente acessíveis.

Que tipo de informação fornecem as cartas náuticas?

Eles fornecem informações essenciais para todos os tipos de embarcações. A relevância dessas informações está diretamente relacionada aos equipamentos de navegação a bordo.

Os gráficos geralmente contêm as seguintes informações:

Dados de posicionamento:

Retículo.
Variação magnética.
Detalhes do litoral.
Topografia.
Sondagens ou medições de profundidade de água.
Marcos
Objetos conspícuos do radar.
estações de rádio marítimas. Estações de radionavegação e radiodeterminação.
Faixa de estações de radar.
Grades de navegação hiperbólicas.

Dados de localização de rota:

Litoral.
Sondagem e contornos de profundidade.
Perigos à navegação.
Correntes e correntes de maré.
Nomes de recursos do fundo do oceano.
Nomes de divisões oceânicas, baías e vias navegáveis.
Nomes de feições de terreno.
Portos, estradas e ancoradouros.
Faixas recomendadas, faixas de tráfego e vias navegáveis.
Áreas de tráfego restrito.
Principais marcas.
Ponte ou outras folgas (vertical e horizontal).

Segurança e facilidade de navegação:

Dados do gráfico.
Natureza do fundo.
Ponte ou outras folgas (vertical e horizontal).
Vários limites (áreas de pesca, fronteiras alfandegárias, limites portuários, etc.).
Recursos artificiais militares.
Estações de rádio marítimas. Estações de radionavegação e radiodeterminação e várias outras estações, como estações de sinal, estações de piloto, etc.
Instalações portuárias.
Locais para desembaraço pelas Autoridades Aduaneiras.
Notas, avisos, observações.

Carta náutica digital ou carta náutica em papel?

A cartografia náutica pode assumir a forma de cartas impressas em papel ou cartas de navegação eletrônicas para que ambas as formas possam ser encontradas, embora a eliminação dos produtos de papel tradicionais se reflita na indústria.

Sobre qual forma uma embarcação deve equipar, a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Convenção SOLAS) estabelece que todos os navios devem ter:

Cartas náuticas e publicações náuticas para planejar e exibir a rota do navio para a viagem pretendida e para traçar e monitorar as posições durante a viagem; um sistema de informação e exibição de cartas eletrônicas (ECDIS) pode ser aceito como atendendo aos requisitos de transporte de cartas deste subparágrafo. Disposições de backup para atender aos requisitos funcionais mencionados anteriormente, se essa função for parcialmente ou totalmente cumprida por meio eletrônico.
Assim, a embarcação deve estar equipada com um Sistema de Exibição e Informação de Carta Eletrônica (ECDIS), computadores de apoio e uma fonte de energia sólida. Um conjunto de cartas náuticas em papel deve estar disponível como precaução.

Para o funcionamento e navegação seguros, a consciência situacional é a chave para usar todas essas informações, sejam elas de natureza eletrônica ou não.

A consciência situacional descreve um processo de coleta de dados objetivos completos sobre seu ambiente imediato e seu uso para tomar as melhores decisões possíveis. Ver uma área em uma escala adequada é fundamental para o processo de navegação.

Tipos de carta náutica eletrônica


Carta Naútica

Existem dois tipos de cartas eletrônicas que um ECDIS pode exibir: cartas náuticas raster (RNCs) e cartas náuticas eletrônicas (ENCs), também conhecidas como cartas vetoriais.

Um gráfico raster é uma imagem eletrônica de um gráfico de papel obtido por meio de um processo de digitalização detalhado e, portanto, mostra exatamente o que é originalmente representado em um gráfico de papel.

Uma carta vetorial é processada digitalmente com linhas, pontos, áreas e permite ao usuário clicar em diferentes recursos, como uma luz ou bóia, para recuperar informações adicionais não disponíveis em cartas de papel ou raster.

Todos os navios são obrigados a levar cartas náuticas publicadas pela administração correspondente ou com o selo oficial para exibir a rota pretendida e monitorar sua posição.

Existem também gráficos publicados comercialmente, alguns dos quais podem conter informações adicionais de interesse particular, mas não são oficiais.

Fonte: www.wartsila.com/academic-accelerator.com/oceanservice.noaa.gov/www.suiscagroup.com/windy.app/www.admiralty.co.uk

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …