PUBLICIDADE
Bacias Sedimentares – O que é
Bacias Sedimentares são depressões no relevo terrestre que com o passar do tempo foram preenchidas por sedimentos, que podem ser provenientes de:
– Matéria orgânica, como restos animais e vegetais ou fragmentos de conchas, ossos, corais (Com composição carbonática);
– Áreas adjacentes à bacia sedimentar por processo erosivo, tais como vento, chuvas, geleiras e rios;
– Materiais precipitados, geralmente mais finos, quando na região houve a existência de águas calmas – tais como lagos, lagoas e até mares em regiões distantes da costa.
As bacias sedimentares podem ter três origens, de acordo com a origem dos sedimentos que a compõe: as de sedimentos terrestres; as de sedimentos marinhos; e as de sedimentos de ambas as origens – sendo essa última a mais comum.
O estudo das bacias sedimentares se faz importante academicamente pois é a partir destas que grande parte do paleoambiente terrestre é inferido – ou seja, a partir do estudo dos sedimentos ali depositados é possível identificar quais ambientes existiram ao longo do tempo geológico naquela localidade, qual foi sua evolução e até quais biossistemas existiram na localidade, através, também, da análise de fósseis.
Cerca de 60% do território brasileiro é composto geologicamente por bacias sedimentares – das quais 76% encontram-se no continente e 24% na plataforma continental.
São divididas em três categorias, seguidas de exemplos:
– As de grande extensão, que ocupam grandes porções territoriais: bacias Amazônica, do Parnaíba (ou Meio-Norte), do Paraná e a Central;
– As de menor extensão, que possuem tamanhos consideráveis: bacias do Pantanal Mato-Grossense, do São Francisco, do Recôncavo Tucano e a Litorânea e;
– Bacias de pequena extensão territorial: Curitiba, Taubaté e São Paulo.
Porém, existem muitas outras bacias sedimentares no território brasileiro, sendo alvo de muitos estudos, pois é nas bacias sedimentares que ocorrem as jazidas de hidrocarbonetos – petróleo e gás – e carvão mineral, que são provenientes do acúmulo de matéria orgânica entre os sedimentos. Essa matéria orgânica cumulada, ao ser submetida a condições de temperatura e pressões ideais, se transforma nos bens minerais comerciais citados.
Bacias Sedimentares – Definição
As bacias sedimentares são locais onde a subsidência da crosta terrestre permitiu que os sedimentos se acumulassem no topo de um embasamento de rochas ígneas e metamórficas.
Ao longo do tempo geológico, esses sedimentos e fluidos associados são transformados química e mecanicamente por meio da compactação e do aquecimento associados à subsidência da bacia.
Os materiais enterrados constituem o registro estratigráfico sedimentar e contêm recursos naturais únicos e informações sobre a história de eventos tectônicos, biológicos, oceanográficos e climáticos durante a evolução da Terra. Bacias sedimentares e materiais sedimentares cobrem a maior parte da superfície da Terra.
Compreender a evolução das bacias sedimentares e as razões de sua existência em lugares específicos em épocas específicas pode fornecer percepções fundamentais sobre uma ampla gama de processos terrestres.
As bacias têm muitas formas e tamanhos em resposta a uma variedade de processos que influenciam a elevação da superfície da Terra. Alguns são preenchidos com estratos depositados inteiramente em ambientes terrestres, outros com estratos depositados abaixo do nível do mar em ambientes marinhos; muitas bacias incluem os dois tipos de sedimentos. As bacias sedimentares também se desenvolvem em muitos ambientes geodinâmicos diferentes, e suas geo-histórias são diversas. Para definir a natureza dos eventos de formação de bacia, é essencial compreender como e onde os estratos sedimentares foram depositados e preservados durante a história da Terra.
Fonte: Lucas Moreira Furlan/www.wisegeek.com
Redes Sociais