PUBLICIDADE
O que é agronegócio?
Também conhecido como agrobusiness, o agronegócio é um conceito que define um contexto econômico, político e social da produção agropecuária e agrícola no campo, além de ser amplo envolvendo questões ligadas a técnicas, tecnologias, equipamentos e serviços, é também muito complexo quando vinculado a gama social.
Em outras palavras, pode-se dizer que se trata de uma rede de atividades econômicas que estão ligadas a produção agrícola pouco diversificada e em grande escala que atende as exigências do mercado interno e externo através da produção de soja, café, cana-de-açúcar, bem como pela industrialização dos mesmos para a produção de álcool, óleos, cigarros e consequentemente sua exportação. No entanto, o agronegócio também se manifesta na produção de agroquímicos utilizados nesta produção.
Cabe-se pontuar que, essa rede de atividades econômicas não estão apenas vinculada ao campo, mas também ao meio urbano, uma vez que subordina as atividades rurais à dinâmica capitalista e industrial das cidades, modificando as relações sociais, culturais e econômicas ao longo da história de sua modernização. Além disso tudo, ele ocasiona uma inter-relação entre os setores primários, secundários e o terciário.
Para que ele se manifeste, as grandes empresas capitalistas (nacionais e estrangeiras) concentram grandes faixas de terra para viabilizar a sua produção e consequentemente escoá-la. Mas para que isso seja concretizado, uma série de fatores devem acontecer, como, a expulsão de grandes contingentes de trabalhadores do campo, estudos tecnológicos e científicos e a acumulação do capital por parte dos proprietários.
Isto é feito de forma obscura e violenta, tanto para o homem, quanto para a natureza, pois para se produzir em grandes territórios são necessários desmatar grandes fragmentos florestais e desvincular de forma agressiva as relações que os trabalhadores rurais possuem com o campo.
O agronegócio é responsável pela destruição massiva de muitas espécies de faunas, floras e culturas, e por vezes de grandes biomas, como é o caso do Brasil, que possuí um agronegócio bem expressivo, sendo um dos maiores produtores e exportadores de café, cana-de-açúcar e soja, além de ser um grande exportador de carne bovina, suína e frangos.
É um sistema que movimenta muito a economia de um país, no entanto, é necessário sempre saber de que forma isso é feita, olhando de maneira crítica para as facetas que o envolvem.
Agronegócio – Definição
Agronegócio é o setor empresarial que abrange a agropecuária e as atividades comerciais relacionadas à agropecuária.
Dentre as principais vantagens:
Agronegócio é uma combinação das palavras “agricultura” e “negócios” e faz referencia a quaisquer negócio que possui relação à agricultura e às atividades comerciais relacionadas com a ela.
O agronegócio envolve todas as etapas necessárias para enviar um produto agrícola ao mercado, que são a produção, o processamento e a distribuição.As empresas do setor de agronegócio abrangem todos os aspectos da produção de alimentos.
A mudança climática colocou uma pressão cada vez maior sobre muitas empresas do setor de agronegócio para se adaptarem com sucesso às mudanças em grande escala nos padrões climáticos.o
Entendendo o agronegócio
O agronegócio engloba todas as fases necessárias para o envio de um produto agrícola ao mercado. Essa indústria é um essencial componente da economia em países com terras agricultáveis, pois os produtos agrícolas podem ser exportados.
O agronegócio trata os diferentes aspectos da criação de produtos agrícolas como um sistema integrado. Os fabricantes desenvolvem tecnologias modernas e eficientes para facilitar a mão-de-obra. As fábricas de processamento determinam a melhor forma de limpeza e embalo do gado para transporte.
Fonte: Gean Alef Cardoso, Colégio São Francisco
Redes Sociais