PUBLICIDADE
Definição
A sismologia é uma ciência que estuda os terremotos e a estrutura da Terra e com vibrações produzidas tanto por ondas sísmicas geradas naturalmente quanto artificialmente.
Sismologia – Ondas Sísmicas
A sismologia é o estudo de ondas sísmicas, as ondas de energia causadas por rochas que se fragmentam repentinamente na terra ou o deslizamento de placas tectônicas. Nós conhecemos esses eventos como terremotos. Eles também podem ser causados por explosões de erupções vulcânicas e testes de bombas nucleares. A sismologia também estuda ondas sísmicas induzidas deliberadamente por explosões controladas, grandes caminhões e equipamentos de construção, geralmente para buscar fontes subterrâneas de petróleo e gás natural.
O que é Sismologia?
A sismologia é o estudo das ondas sísmicas, que também podem ser chamadas de ondas de choque.
Uma onda sísmica é a energia que se move através da Terra como resultado de um terremoto.
A sismologia é um ramo da geofísica. Este ramo da ciência pode ser útil para fornecer informações sobre terremotos, a estrutura da Terra e atividades que ocorrem nas camadas internas da Terra.
Os cientistas que estudam o campo da sismologia são chamados sismólogos. Eles normalmente estão preocupados com a aprendizagem dos terremotos e seu impacto na Terra. Ao estudar a atividade sísmica atual e a atividade sísmica passada, muitos esperam que possam prever e até mesmo controlar futuros terremotos.
Algumas ondas sísmicas podem ser sentidas pelas pessoas na superfície da Terra e outras não podem. Aqueles que podem ser sentidos geralmente causam danos e às vezes a morte. Os sismólogos usam instrumentos especiais em seus trabalhos chamados sismógrafos. Essas máquinas gravam ondas sísmicas. Eles geralmente são capazes de detectar e amplificar os menores movimentos do solo.
Estudar a sismologia geralmente envolve dois tipos de ondas de choque. Existem ondas de pressão, também conhecidas como ondas P, que resultam quando uma estrutura interna da Terra avança. Então, há ondas de torção, muitas vezes chamadas de ondas S, que resultam quando as partículas são torcidas entre estruturas internas deslizantes. Acessar características como o tempo e a velocidade dessas ondas pode permitir aos sismólogos obter informações valiosas, como a distância ou a gravidade de um terremoto.
A sismologia revela muitas coisas importantes que as pessoas atualmente conhecem sobre a Terra. Existem áreas, por exemplo, que são consideradas centros de terremotos, onde é acreditado que os terremotos ocorrem. Acredita-se que todos estes foram identificados e mapeados com precisão.
Foram desenvolvidas teorias fortes como a das placas tectônica. A teoria das placas tectônica afirma que a crosta terrestre é composta de numerosas placas grandes e pequenas. Acredita-se que terremotos ocorrem onde essas placas se movem umas para as outras.
A sismologia também fornecem as pessoas uma base precisa de conhecimento sobre as camadas internas da Terra. Cada uma das camadas da Terra, por exemplo, foi identificada e nomeada. Suas distâncias da superfície também foram registradas.
O conhecimento que foi alcançado através da sismologia e dos instrumentos utilizados é importante para mais do que a coleta de informações. Em várias ocasiões, cientistas conseguiram prever um próximo terremoto. Agora, muitos sismólogos recriam terremotos na esperança de que um dia seus conhecimentos e ferramentas forneçam soluções que possam controlar essas ocorrências naturais.
Quais são as ondas sísmicas?
As ondas sísmicas são as ondas de energia causadas pela ruptura repentina de rocha na terra ou uma explosão. Eles são a energia que viaja pela terra e é gravado em sismógrafos.
Tipos de Ondas Sísmicas
Existem vários tipos de ondas sísmicas, e todos se movem de maneiras diferentes. Os dois principais tipos de ondas são as ondas do corpo e as ondas de superfície. As ondas do corpo podem percorrer as camadas internas da Terra, mas as ondas de superfície só podem se mover ao longo da superfície do planeta, como ondulações na água. Os terremotos irradiam energia sísmica como ondas de corpo e de superfície.
Ondas de corpo
Viajando pelo interior da terra, as ondas do corpo chegam antes das ondas de superfície emitidas por um terremoto. Essas ondas são de maior freqüência do que as ondas superficiais.
ONDAS P
O primeiro tipo de onda corporal é a onda P ou onda primária. Este é o tipo mais rápido de onda sísmica e, conseqüentemente, o primeiro a “chegar” a uma estação sísmica. A onda P pode se mover através de rochas sólidas e fluidos, como água ou as camadas líquidas da terra. Ele empurra e puxa a rocha que se move, assim como as ondas sonoras empurram e puxam o ar.
Você já ouviu um grande som de trovão ou ouviu as janelas se chocarem ao mesmo tempo?
O chocalho das janelas porque as ondas sonoras estavam empurrando e puxando o vidro da janela, como as ondas P, empurram e puxam a rocha.
Às vezes, os animais podem ouvir as ondas P de um terremoto.
Os cães, por exemplo, geralmente começam a ladrar histericamente antes de um terremotoou mais especificamente, antes que as ondas de superfície cheguem.
Geralmente, as pessoas só podem sentir o choque e o som dessas ondas.
As ondas P também são conhecidas como ondas de compressão, devido ao empurrão e puxão que elas fazem. Subjugados a uma onda P, as partículas se movem na mesma direção em que a onda está se movendo, qual é a direção em que a energia está viajando, e às vezes é chamada de “direção da propagação da onda”.
ONDAS S
O segundo tipo de onda corporal é a onda S ou a onda secundária, que é a segunda onda que você sente em um terremoto. Uma onda S é mais lenta do que uma onda P e só pode mover-se através de rocha sólida, não através de qualquer meio líquido. É essa propriedade das ondas S que levaram os sismólogos a concluir que o núcleo externo da Terra é um líquido. As ondas S movem as partículas de rocha para cima e para baixo, ou de lado a lado – perpindiculares para a direção em que a onda está viajando (a direção da propagação da onda).
ONDAS DE SUPERFÍCIE
Viajando apenas através da crosta, as ondas de superfície são de menor freqüência do que as ondas do corpo, e são facilmente distinguidas em um sismograma como resultado. Embora eles cheguem após as ondas do corpo, são ondas de superfície que são quase totalmente responsáveis pelos danos e destruição associados aos terremotos. Este dano e a força das ondas superficiais são reduzidos em terremotos mais profundos.
ONDAS DE AMOR
O primeiro tipo de onda superficial é chamado de Onda de Amor, um matemático britânico que elaborou o modelo matemático para esse tipo de onda em 1911.
É a onda de superfície mais rápida e move o chão de lado a lado. Confinados com a superfície da crosta, as ondas de amor produzem movimento inteiramente horizontal.
ONDAS DE RAYLEIGH
O outro tipo de onda de superfície é a onda de Rayleigh, chamada de John William Strutt, Lord Rayleigh, que previu matematicamente a existência desse tipo de onda em 1885. Uma onda de Rayleigh rola no chão exatamente como uma onda rola através de um lago ou um oceano. Porque ele rola, ele move as bases para cima e para baixo, e lado a lado na mesma direção em que a onda está se movendo. A maioria dos sentimentos de agitação de um terremoto é devido à onda Rayleigh, que pode ser muito maior que as outras ondas.
O que um sismólogo faz?
Um sismólogo é um cientista especializado em ciência da Terra.
O campo de sismologia geralmente engloba a geofísica, ou a pesquisa física da Terra, que inclui a observação da estrutura interior do planeta, a revisão dos movimentos da placa tectônica e o fornecimento de informações para a criação de mapas geológicos. Também pode incluir o estudo de ondas sísmicas, descoberta de origens de águas subterrâneas, exploração de fontes de petróleo, análise de depósitos minerais e outras áreas de concentração.
Os trabalhos do sismólogo variam dependendo dessas áreas, embora muitas tarefas típicas permaneçam as mesmas. Algumas delas podem incluir monitoramento, manutenção, teste e operação de equipamentos sismológicos, documentação de dados, supervisão da preparação de locais de teste, gerenciamento de estoque de equipamentos e manutenção de padrões de segurança.
A maioria dos sismólogos trabalha para empresas petrolíferas ou geofísicas e centros de processamento de dados. Trabalhos governamentais em geologia e levantamento de terremotos também estão disponíveis. Alguns sismólogos até ensinam, ou trabalham por conta própria como consultores privados.
As horas de trabalho também podem variar. Um cientista especializado em sismologia de terremoto pode trabalhar em uma universidade ou em um laboratório, mantendo uma semana de trabalho padrão; alternativamente, um sismólogo que trabalha para uma instalação de monitoramento de terremotos ou uma empresa de petróleo pode trabalhar várias horas. Alguns sismólogos podem até mesmo estar de plantão, o que exige sua disponibilidade em um momento de aviso prévio.
Qualquer pessoa que deseje obter um emprego de sismologista deve ter uma base sólida em ciência, com um foco particular na Terra e estudos informáticos. Uma forte atenção aos detalhes, a capacidade de trabalhar tanto em equipe como sozinha, e boas habilidades de gerenciamento de dados também são úteis em trabalhos de sismólogos. O interesse em trabalhar ao ar livre também pode ser útil.
Um programa de graduação em ciência é tipicamente a rota que um sismólogo levará em direção a sua carreira. Isso geralmente inclui cursos em geofísica, informática, química e outros estudos de matemática e ciências. Um diploma em geofísica pode ser útil, mas poucas universidades oferecem esse programa.
Enquanto os instrutores e os pesquisadores freqüentemente continuam com seus estudos no nível de pós-graduação, os sismólogos que trabalham para empresas privadas geralmente realizarão treinamento especializado adicional na área requerida.
Embora a necessidade de especialistas em sismologia sísmica seja geralmente escassa, as perspectivas de emprego para os sismólogos são geralmente fortes nas indústrias de petróleo e gás. Os sismólogos que adquirem um diploma de pós-graduação muitas vezes são capazes de garantir o emprego com mais facilidade do que aqueles com apenas um Bacharelado. As crescentes necessidades nos campos de gestão de recursos, proteção ambiental e energia também podem aumentar a demanda de sismólogos.
Fonte: earthquake.usgs.gov/www.environmentalscience.org/www.wisegeek.org/www.geo.mtu.edu/www.merriam-webster.com
Redes Sociais