Resistor

PUBLICIDADE

Definição

Um resistor é um componente elétrico com dois terminais que é usado para limitar ou regular o fluxo de corrente elétrica em circuitos eletrônicos.

Seu objetivo é reduzir o fluxo de corrente, bem como diminuir os níveis de tensão em sua vizinhança geral ou parte do circuito.

Um resistor destina-se a regular a carga real no sistema, o que significa que consome eletricidade e a dissipa em calor, reduzindo efetivamente a quantidade de eletricidade que sai dele em quantidades específicas.

O que é

Um resistor é um componente de um circuito que resiste ao fluxo de corrente elétrica.

Possui dois terminais através dos quais a eletricidade deve passar e foi projetada para reduzir a tensão da corrente à medida que flui de um terminal para o outro.

Os resistores são usados principalmente para criar e manter correntes seguras conhecidas nos componentes elétricos.

A resistência é medida em ohms, segundo a lei de Ohm. Esta lei afirma que a resistência elétrica é igual à queda de tensão nos terminais do resistor dividida pela corrente aplicada.

Uma classificação de ohm alto indica uma alta resistência à corrente. Essa classificação pode ser escrita de várias maneiras diferentes – por exemplo, 81R representa 81 ohms, enquanto 81K representa 81.000 ohms.

A quantidade de resistência oferecida por um resistor é determinada por sua construção física.

Um resistor de composição de carbono possui carbono resistivo empacotado em um cilindro de cerâmica, enquanto um resistor de filme de carbono consiste em um tubo de cerâmica semelhante, mas possui um filme de carbono condutor enrolado do lado de fora.

Resistores de filme ou óxido de metal são fabricados da mesma maneira, mas com metal em vez de carbono. Um resistor de fio enrolado, feito com fio de metal enrolado em tubos de argila, plástico ou fibra de vidro, oferece resistência em níveis mais altos de energia.

Os usados para aplicações que devem suportar altas temperaturas são tipicamente feitos de materiais como cermet, um composto de metal cerâmico ou tântalo, um metal raro, para que possam suportar o calor.

Os resistores são revestidos com tinta ou esmalte ou cobertos com plástico moldado para protegê-los. Como geralmente são pequenas demais para serem escritas, um sistema de código de cores padronizado é usado para identificá-las. As três primeiras cores representam o valor de ohm, e uma quarta indica a tolerância, ou quão perto, em porcentagem, o resistor está do seu valor de ohm.

Isso é importante por duas razões: a natureza de sua construção é imprecisa e, se usada acima de sua corrente máxima, o valor pode mudar ou a própria unidade pode queimar.

Todo resistor se enquadra em uma de duas categorias: fixa ou variável.

Um resistor fixo possui uma quantidade predeterminada de resistência à corrente, enquanto um resistor variável pode ser ajustado para fornecer diferentes níveis de resistência.

Resistores variáveis também são chamados de potenciômetros e são comumente usados como controle de volume em dispositivos de áudio. Um reostato é um resistor variável feito especificamente para uso com altas correntes.

Existem também varistores de óxido de metal, que alteram sua resistência em resposta a um aumento na tensão; termistores, que aumentam ou diminuem a resistência quando a temperatura aumenta ou diminui; e resistores sensíveis à luz.

O que são resistores?

Resistores são dispositivos elétricos que gerenciam o fluxo de corrente através de um circuito, criando uma queda de tensão entre dois pontos. Eles são uma parte necessária da maioria dos eletrônicos modernos.

Eles se baseiam em algo chamado Lei de Ohm, que sustenta que a mudança de tensão ou diferença de potencial entre duas extremidades de um condutor é realizada na proporção da corrente que se move através do condutor.

Como fórmula, a Lei de Ohm é geralmente escrita V = IR, com V representando a tensão, I a corrente em amperes e R o valor do resistor em ohms.

É importante reconhecer que a Lei de Ohm se destina a lidar com o que poderia ser chamado de resistores ideais, como os que não podem existir no mundo real. A Lei de Ohm, portanto, aproxima o que acontece na realidade, mas em quase todos os casos a aproximação é próxima o suficiente do verdadeiro valor a ser tratado como se fosse exato.

A razão pela qual os resistores no mundo real não podem funcionar em perfeita conformidade com a Lei de Ohm é que, em qualquer situação, uma variedade de variáveis, incluindo calor externo, distorção externa e ruído ambiente, afeta minuciosamente o fluxo de corrente através de um resistor.

Existem cinco tipos principais de resistores, cada um desenhado de forma diferente em um esquema.

Os resistores de valor fixo são representados por um zig-zag simples, os variáveis são um zig-zag com uma linha de seta através dele em um ângulo diagonal, os potenciômetros são um zig-zag perpendicular a uma linha de seta, os termistores são um zig-zag com uma linha que se move na diagonal e termina em uma linha plana, e os resistores fotográficos são representados por duas linhas angulares e flechas apontando em direção a um zig-zag.

Os tipos fixo e variável têm os aplicativos mais amplos e são vistos na maioria dos dispositivos eletrônicos.

Resistores fixos são simplesmente resistores básicos com um valor de resistor que não pode ser alterado. Um resistor variável é um resistor simples, mas seu valor pode ser ajustado por meio de um controle.

Um potenciômetro é um tipo de resistor variável. Os termistores têm um valor de resistência variável que se ajusta com base na temperatura; eles podem ser usados em termostatos eletrônicos e também em muitas televisões.

Os resistores fotográficos ajustam sua resistência com base na quantidade de luz que entra em contato com eles e são úteis para interruptores ativados por luz.

O valor de um resistor geralmente é dado por uma série de faixas coloridas em sua superfície. Na maioria dos casos, existem quatro faixas de cores.

As duas primeiras bandas representam o valor base da resistência como um número de dois dígitos, a terceira banda fornece um multiplicador e a quarta banda indica a tolerância.

Os resistores que exigem mais precisão em seu valor têm cinco bandas, com as três primeiras representando a resistência como um número de três dígitos e as quarta e quinta linhas representando o multiplicador e a tolerância, respectivamente.

Ler um resistor pode parecer complexo a princípio, mas na verdade é bastante fácil. Primeiro, precisamos saber o que as cores significam.

Como números de valor de resistência, eles são:

Preto 0
Castanho 1
vermelho 2
Laranja 3
Amarelo 4
Verde 5
Azul 6
Violeta 7
Cinza 8
Branco 9

As cores restantes, ouro e prata, não são usadas para valores de resistência.

Como multiplicadores, as cores representam:

X1 preto
Castanho x10
X100 vermelho
Laranja x1.000
Amarelo x 10.000
Verde x100.000
Azul x1.000.000
Violeta x10.000.000
Ouro x0.10
Prata x0.01

Por fim, os valores de tolerância são:

Castanho 1%
Vermelho 2%
Verde 0,5%
Azul 0,25%
Violeta 0,10%
Cinza 0.05%
Ouro 5%
Prata 10%

Nenhuma cor representa 20%.

Portanto, se as faixas de um resistor são laranja-verde-laranja-ouro, sabemos que sua resistência é de 35.000 ohms com uma tolerância de mais ou menos 5%.

Da mesma forma, se for com faixas marrom-vermelho-amarelo-marrom-azul, sabemos que a resistência é de 1.240 ohms com uma tolerância de mais ou menos 0,25%.

Hoje em dia, mais e mais frequentemente, esses dispositivos têm os valores numéricos dados para sua resistência e tolerância, além do código de cores ou no lugar dele. Os dois exemplos acima seriam escritos como 35k 5% e 1,24k.25%, respectivamente.

Algumas versões europeias usam o ‘k’ em vez de uma casa decimal, renderizando o segundo exemplo como 1k24 0,25%.

O que é um resistor fixo?

Um resistor fixo faz parte de um circuito elétrico e é usado para reduzir o fluxo de eletricidade. A resistência é medida em Ohms e normalmente é mostrada como o número e depois as unidades; por exemplo, um resistor de 750 Ohm seria escrito como 750 Ohm. O tamanho do resistor é baseado no número de Ohms e pode variar de pino a tamanho de livro.

Os resistores vêm em duas classes: fixa e variável. Um resistor fixo é ajustado em um valor específico e não pode ser alterado. Um resistor variável é capaz de gerenciar fluxos em um nível específico e abaixo.

Essa é uma distinção importante e determina quando e onde um resistor deve ser usado.

Ao selecionar um resistor, é importante que uma pessoa considere três coisas: o valor do resistor, sua tolerância e sua potência. O valor é medido em Ohms.

A tolerância indica os limites superior e inferior do desempenho real, medido em porcentagem de mais e menos. Por exemplo, uma tolerância de 10% significa que o resistor atua dentro de uma faixa de 10% do valor da resistência listado nas especificações.

A classificação de potência mostra o limite superior de potência que pode ser gerenciado pelo resistor e é medido em watts. Para calcular a potência, uma pessoa pode multiplicar o valor da resistência do resistor pela raiz quadrada da corrente. Se a potência nominal for excedida, o resistor falhará.

Uma regra prática é usar um resistor com uma potência nominal duas vezes maior que a potência real necessária.

Existem dois tipos de resistores fixos: filme de carbono e metal.

Os resistores de filme de carbono são projetados para uso geral e são bastante baratos para produzir e comprar. Essas unidades têm uma tolerância de 5%, com potências de 1/8 Watts (W), 1/4W e 1/2W.

A principal questão desse tipo de resistor é o fato de gerar ruído elétrico.

Um resistor de filme metálico é melhor usado quando é necessária uma tolerância mais alta. Essas unidades têm um nível de precisão maior que os resistores de filme de carbono, devido à natureza dos materiais utilizados.

Há um aumento correspondente no preço, mas pode valer a pena o custo incremental para proteger os outros componentes do circuito.

Ao revisar os diferentes tipos de resistores, os indivíduos devem pensar no uso pretendido do circuito. Eles devem selecionar um fabricante com boa reputação de qualidade e consistência e reservar um tempo para testar o resistor e o circuito antes da instalação para garantir que todas as especificações estejam corretas.

Tipos diferentes de Resistores

Fonte: www.techopedia.com/www.explainthatstuff.com/www.wisegeek.org/www.resistorguide.com/www.rapidtables.com/www.electronics-notes.com/www.electronicsandyou.com

Veja também

Cristais fotônicos

PUBLICIDADE Cristais fotônicos – Definição Cristais fotônicos são estruturas dielétricas periódicas projetadas para formar a estrutura …

Metamerismo

PUBLICIDADE Para entender o conceito de metamerismo, devemos primeiro começar com uma definição básica. Na colorimetria, metamerismo é …

Cavitação

PUBLICIDADE Cavitação – Definição Cavitação é o termo usado para descrever a formação de bolhas no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.