PUBLICIDADE
Um reostato é um resistor variável que é usado para controlar a corrente. Eles são capazes de variar a resistência em um circuito sem interrupção. A construção é muito semelhante à construção de um potenciômetros. Ele usa apenas duas conexões, mesmo quando 3 terminais (como em um potenciômetro) estão presentes.
A primeira ligação é feita a uma extremidade do elemento resistivo ea outra conexão ao limpador (contato deslizante).
Em contraste com os potenciômetros, os reostatos têm de transportar uma corrente significativa. Portanto, eles são construídos principalmente como resistores bobinados. O fio resistivo é enrolado ao redor de um núcleo cerâmico isolador e o limpador desliza sobre os enrolamentos.
Os reostatos eram frequentemente utilizados como dispositivos de controlo de potência, por exemplo para controlar a intensidade da luz (dimmer), velocidade dos motores, aquecedores e fornos. Hoje em dia não são mais utilizados para esta função. Isto é devido à sua eficiência relativamente baixa. Em aplicações de controle de potência eles são substituídos por eletrônica de comutação. Como uma resistência variável eles são freqüentemente usados para ajuste e calibração em circuitos. Nestes casos, eles são ajustados apenas durante a fabricação ou ajuste de circuito (resistor pré-ajustado). Em tais casos, os trimpots são frequentemente utilizados, ligados como um reostato. Mas também existem 2 resistores pré-definidos de terminais.
Definição
Reostato é um resistor variável que é usado para controlar a corrente que flui em um circuito.
O reostato é um resistor variável, que é usado para controlar o fluxo de corrente elétrica, aumentando ou diminuindo manualmente a resistência.
O que é
Um reostato é um dispositivo que é utilizado para variar a resistência num circuito eléctrico sem interromper o circuito. As pessoas podem ser mais familiarizados com o reostato sob a forma de um cursor ou redutor que é usado para variar a intensidade de luz.
Reostatos são usados para definir níveis de iluminação para conforto ou humor, permitindo que as pessoas mudem os níveis de luz sem a necessidade de mudar as luzes.
Reostatos também são usados em uma série de aplicações elétricas e uma variedade de indústrias. Muitas empresas fabricam esses dispositivos e as pessoas também podem fazer seus próprios, como às vezes é feito em aulas de ciências para introduzir os alunos ao tema da resistência elétrica.
Este dispositivo baseia-se no fato de que a corrente que flui através de um circuito irá variar dependendo da quantidade de resistência que encontra. Baixa resistência significa alta corrente, porque não há nada para impedir a corrente, e alta resistência significa baixa corrente. Esta característica dos circuitos eléctricos pode ser aproveitada para alterar o desempenho de um circuito para satisfazer necessidades específicas.
Charles Wheatstone
O desenvolvimento do reostato às vezes é creditado a Charles Wheatstone, um inventor britânico do século XIX que contribuiu com várias descobertas relacionadas à eletricidade para as ciências, entre muitas outras coisas. Wheatstone certamente trabalhou com circuitos elétricos e aprendeu muito sobre resistência e as maneiras em que ele poderia ser manipulado no processo. Os modelos de reostatos básicos desenvolvidos durante este período continuam a ser utilizados hoje em dia.
O tipo mais simples de reostato usa uma bobina ou haste de fio. Um controle deslizante pode ser movido ao longo do fio para criar mais ou menos resistência no circuito. À medida que o cursor se move ao longo do fio, ele aumenta o comprimento do fio que a corrente deve passar para completar o circuito, ou diminui-lo. Aumentos criam mais resistência, resultando em menos corrente fluindo através do circuito, enquanto diminui o trabalho no sentido oposto ..
Os reostatos são um tipo de potenciômetro. Esses dispositivos podem ser usados em uma variedade de configurações e geralmente são projetados para serem selados de modo que fatores ambientais não possam interferir com a função do circuito. O selo mantem para fora a poeira, a umidade, e os materiais similares de modo que o circuito permaneça limpo. Os reostatos ocasionalmente falham, assim como outros componentes de circuitos, e muitas lojas de hardware ou de eletricidade levam reostatos de reposição para vários dispositivos para que as pessoas possam reparar circuitos em vez de substituí-los. É importante usar uma substituição que tenha sido classificada para o circuito em questão para reduzir o risco de choque elétrico ou outros perigos.
A corrente elétrica
A corrente elétrica que flui através de um circuito elétrico é determinada por dois fatores: a quantidade de tensão aplicada ea resistência total do circuito elétrico.
Se reduziremos a resistência do circuito, o fluxo de corrente elétrica através do circuito será aumentado. Por outro lado, se aumentar a resistência do circuito, o fluxo de corrente elétrica através do circuito será diminuído.
Ao colocar o reostato no circuito elétrico, podemos controlar (aumentar ou diminuir) o fluxo de corrente elétrica no circuito. O reostato reduz o fluxo de corrente elétrica para determinado nível. No entanto, ele não bloqueia completamente o fluxo de corrente elétrica. Para bloquear completamente o fluxo de corrente elétrica, precisamos de resistência infinita. Praticamente não é possível bloquear completamente a corrente elétrica.
Tipos de reostatos
Existem vários tipos de reostatos.
O tipo rotativo é o mais usado em aplicações de controle de potência. Na maioria das vezes estes reostatos estão usando uma construção aberta, mas tipos fechados também estão disponíveis. Assim como com os potenciômetros, os tipos multi-gang também estão disponíveis. Eles são usados para controlar múltiplas aplicações em paralelo ou para aumentar a potência ou faixa de ajuste.
Opcionalmente, os reostatos podem ser equipados com um batente mecânico para limitar a resistência mínima ou máxima. Para aplicações especiais, eles também podem ser construídos com enrolamentos cônicos.
Reostatos slides também estão disponíveis e, muitas vezes usado para a educação e em ambientes de laboratório.
Os tipos lineares ou deslizantes são construídos de arame resistivo enrolado em um cilindro isolante. Um contato deslizante é usado para aumentar ou diminuir a resistência.
Aparadores usados como uma resistência variável são muito comuns em placas de circuito impresso. Embora existam resistores predefinidos dedicados com 2 terminais, o potenciómetro do trimmer de 3 terminais é mais comum e muitas vezes usado por fiação como um reostato.
Reostato rotatório
Reostato linear
Diferença entre o potenciômetro eo reostato
A construção do potenciômetro e reostato é a mesma. A principal diferença é a maneira como usamos para a operação.
Em potenciômetros, usamos todos os três terminais para executar a operação, enquanto que em reostatos, usamos apenas dois terminais para executar a operação.
Aplicações do reostato
O reostato é geralmente utilizado em aplicações onde é necessária alta tensão ou corrente.
Os reostatos são usados em luzes fracas para mudar a intensidade da luz. Se aumentar a resistência do reostato, o fluxo de corrente elétrica através da lâmpada diminui. Como resultado, o brilho da luz diminui. Da mesma forma, se diminuir a resistência do reostato, o fluxo de corrente elétrica através da lâmpada aumenta. Como resultado, o brilho da luz aumenta.
Os reostatos são usados para aumentar ou diminuir o volume de um rádio e para aumentar ou diminuir a velocidade de um motor elétrico.
Fonte: www.resistorguide.com/www.wisegeek.com/www.tedss.com/www.physics-and-radio-electronics.com
Redes Sociais