PUBLICIDADE
Definição
A luz solar que atinge a Terra possui raios ultravioleta A e ultravioleta B (UVA e UVB).
Esses raios ultravioleta são as principais causas de danos à pele causados pelo sol.
Os raios UVA e UVB afetam a sensibilidade da pele à exposição ao sol de diferentes maneiras.
Existem muitos tipos diferentes de raios solares.
Os raios mais prejudiciais à pele são chamados de raios ultravioleta (UV).
Existem dois tipos básicos de raios ultravioleta que atingem a superfície da Terra – UVB e UVA.
Os raios UVB são responsáveis pela produção de queimaduras solares. Os raios UVB também desempenham o papel mais importante em causar cancros da pele, incluindo a forma de pinta preta mortal de cancro da pele (melanoma maligno).
Radiação ultravioleta. é a parte ultravioleta do espectro.
O espectro eletromagnético pertence a toda a gama de comprimentos de onda da radiação eletromagnética. Inclui raios gama, raios X, UV, luz visível, infravermelho, microondas e ondas de rádio.
Os raios ultravioleta (UV) têm comprimentos de onda que variam de cerca de 10 nm a cerca de 400 nm.
O sol produz radiação UV
O que são raios ultravioleta?
Os raios ultravioleta fazem parte do espectro eletromagnético que inclui a luz visível e outras formas de radiação natural, como microondas e ondas de rádio.
Seu comprimento de onda é posicionado logo após a luz violeta neste espectro; daí seu nome.
Os raios ultravioleta são invisíveis a olho nu, mas têm uma ampla gama de efeitos físicos.
Isso inclui reações químicas e efeitos positivos e negativos para a saúde em humanos e outros organismos. A camada de ozônio natural da Terra filtra grande parte da radiação ultravioleta (UV) prejudicial.
Muitas formas de radiação eletromagnética são emitidas pelo sol e outras fontes naturais de energia. A forma mais familiar dessa radiação é a luz visível, mas outras formas invisíveis de radiação são emitidas por essas mesmas fontes. A posição dessa radiação no espectro eletromagnético é determinada por seu comprimento de onda.
A luz de comprimento de onda longo tem uma cor avermelhada e logo além da extremidade vermelha do espectro visível está a radiação infravermelha (IV). Na extremidade oposta do espectro visível, com um comprimento de onda ligeiramente mais curto que a luz azul e violeta, estão os raios ultravioleta.
Os próprios raios ultravioleta são divididos em várias categorias, dependendo de seu comprimento de onda e de seus efeitos na saúde humana.
A radiação ultravioleta mais próxima da luz visível é classificada como UVA, UVB e UVC, enquanto a mais próxima da radiação de raios X é chamada ultravioleta extrema (EUV).
Em humanos, a exposição à radiação UVB promove a produção de vitamina D, um nutriente essencial que auxilia o sistema imunológico. Várias formas de radiação ultravioleta são usadas na terapia médica, incluindo o tratamento de doenças de pele e deficiências nutricionais, como raquitismo.
A superexposição aos raios ultravioleta, entretanto, pode levar a sérios problemas de saúde.
A radiação ultravioleta causa o bronzeamento, pois a pele produz melanina, um agente de escurecimento, para filtrar a radiação ultravioleta. A exposição prolongada, entretanto, pode aumentar o risco de problemas médicos, como câncer de pele e catarata; é por isso que os produtores de protetores solares e óculos de sol enfatizam suas propriedades de filtragem de UV.
Várias substâncias naturais também filtram a radiação ultravioleta prejudicial, incluindo o vidro, a atmosfera da Terra e a camada de ozônio.
Acredita-se que a redução da camada de ozônio pode levar a um aumento dos problemas de saúde criados por UV.
Os raios ultravioleta têm inúmeras aplicações industriais e comerciais. Eles podem ser usados para detectar assinaturas químicas, sejam aquelas colocadas deliberadamente, como em passaportes e dinheiro, ou aquelas criadas naturalmente por substâncias como dejetos animais. A luz ultravioleta concentrada é um germicida eficaz, pois muitos microrganismos prejudiciais não podem tolerar esta forma de radiação.
Os cientistas usam os raios ultravioleta para fins analíticos em campos que vão da ciência forense à astronomia. Tintas que fluorescem ou brilham sob os raios ultravioleta são usadas para criar pôsteres, roupas e maquiagem de “luz negra”.
Raios ultravioleta – raios UV
Os raios ultravioleta (UV) são raios invisíveis que fazem parte da energia que vem do sol.
Os raios ultravioleta podem queimar os olhos, cabelo e pele se essas partes do corpo não forem protegidas adequadamente ou se forem expostas ao sol em demasia. No entanto, eles são muito úteis em nosso ecossistema.
Os raios ultravioleta auxiliam nosso corpo na produção de vitamina D, que fortalece ossos e dentes e ajuda nosso corpo a desenvolver imunidade a doenças como raquitismo e câncer de cólon.
Eles também são usados para tratar a psoríase; os raios desaceleram o crescimento das células da pele, evitando o surgimento das manchas que coçam, causadoras de psoríase.
Eles também têm vários usos comerciais, incluindo esterilização e desinfecção. Alguns animais, como as abelhas, podem enxergar no ultravioleta, o que os ajuda a coletar o pólen das flores.
Apesar de todos os seus usos positivos, os raios ultravioleta continuam a ser muito prejudiciais para quem passa muito tempo ao sol sem proteção adequada.
O efeito mais comum da exposição a eles é a queimadura de sol.
As queimaduras solares fazem com que o sangue corra para a área afetada enquanto o corpo tenta esfriar a queimadura, e a pele danificada finalmente descasca. Além da dor em queimação na pele, as queimaduras solares podem causar câncer de pele.
O câncer de pele geralmente é causado pela exposição prolongada à luz ultravioleta, mas pode ocorrer mesmo quando não há evidência de queimadura solar.
Pessoas de pele escura são tão suscetíveis quanto as de pele clara aos danos causados pelos raios ultravioleta.
Lesões oculares causadas por esses raios aparecem primeiro como dor ou cegueira temporária e visão turva, mas com o tempo, pode ocorrer catarata.
O índice ultravioleta mede a intensidade da radiação ultravioleta e dá às pessoas uma ideia de quanto tempo elas podem permanecer ao sol antes que o dano seja possível. Um índice de 1-3 significa que a possibilidade de danos UV é baixa, enquanto um índice de 8-10 significa que a possibilidade é alta.
A melhor forma de combater os raios ultravioleta é com proteção corporal. Sempre use óculos escuros de proteção e um chapéu para proteger os olhos. O chapéu também protege o cabelo dos raios ultravioleta, assim como a pele do rosto e pescoço.
Embora a melhor proteção para a pele seja roupas longas e soltas, isso nem sempre é prático, então a próxima melhor opção é um protetor solar. Existem muitos tipos de protetor solar, mas todos eles têm um número que indica o quanto são protetores. Quanto maior o número, mais proteção eles fornecem. Sempre use protetor solar, mesmo que fique apenas alguns minutos ao sol. Seja esperto, cubra-se, use protetor solar e aproveite o sol!
Raios ultravioleta – Tipos
A radiação ultravioleta são os raios invisíveis, que fazem parte da energia que vem do sol, podem queimar a pele e causar câncer de pele. A radiação UV é composta por três tipos de raios – ultravioleta A (UVA), ultravioleta B (UVB) e ultravioleta C (UVC).
UVC é o tipo mais perigoso de luz ultravioleta, mas não pode penetrar na camada protetora de ozônio da Terra. Portanto, não representa nenhuma ameaça para a vida humana, animal ou vegetal na Terra.
O UVA e o UVB, por outro lado, penetram na camada de ozônio de forma atenuada e atingem a superfície do planeta. O UVA é mais fraco do que o UVB, mas penetra mais profundamente na pele do que o UVB.
Atualmente, é geralmente aceito que tanto os raios UVA quanto os UVB causam câncer de pele, incluindo melanoma. Por esse motivo, são recomendados protetores solares que bloqueiam os dois tipos de radiação – UVA e UVB.
Além da luz natural do sol, a luz artificial das lâmpadas de bronzeamento contém UVA e UVB.
Lâmpadas elétricas de arco também podem gerar luz ultravioleta para aquecer fornalhas para derreter e permitir que projetores de cinema exibam filmes.
Embora a luz ultravioleta possa causar danos à saúde, ela também pode mantê-la ou melhorá-la. Quando a luz ultravioleta atinge a pele humana, ela dispara a produção de vitamina D, que promove o crescimento dos ossos e dentes.
UVA:
Pode passar pelo vidro da janela.
Não é afetado por mudanças de altitude ou clima.
Está presente todos os dias e todos os dias do ano.
Penetra profundamente nas camadas da pele.
É 20 vezes mais abundante que os raios UVB.
Causa danos à pele a longo prazo.
UVB:
Não pode passar pelo vidro da janela.
Causa queimaduras solares.
Provoca bronzeamento.
Ajuda o corpo a produzir vitamina D.
É mais intenso:Durante o meio do dia.
No verão.
Em grandes altitudes e perto do equador.Pode causar câncer de pele e catarata.
Fonte: www.fda.gov/www.sunsmart.com.au/share.upmc.com/www.aeronomie.be/uihc.org/www.wisegeek.org/medicinenet.com/www.healthlinkbc.ca/www.arpansa.gov.au/stanfordhealthcare.org
Redes Sociais