Ondas alfa

PUBLICIDADE

Ondas alfa – Definição

Onda cerebral com frequência entre 14 e 50 ciclos por segundo, relacionada ao relaxamento e aos estados de sonho. Por meio de máquinas de biofeedback, os sujeitos podem aprender a produzir ondas alfa e induzir estados alterados de consciência.

O ritmo alfa é um tipo específico de atividade alfa mais proeminente nas derivações occipitais e atenuado pela abertura dos olhos.

As ondas cerebrais alfa representam um padrão de atividade elétrica produzida pelo cérebro. O cérebro é composto de milhões de neurônios que usam sinais elétricos para transmitir informações.

Quando grupos de neurônios disparam juntos de uma certa maneira para enviar sinais a outros grupos de neurônios, os padrões resultantes são conhecidos como ondas cerebrais.

Esses padrões elétricos estão associados a diferentes tipos de atividade no cérebro, bem como a diferentes estados de consciência.

As ondas alfa geralmente ocorrem quando você está envolvido em atividades como sonhar acordado, meditar ou praticar a atenção plena. A pesquisa sugere que esse tipo de onda cerebral pode desempenhar um papel na redução dos sintomas de depressão e melhorar a criatividade.

Ondas alfa – O que são

As ondas alfa são um tipo de onda cerebral que pode ser registrada por um eletroencefalógrafo (EEG).

Uma predominância de ondas alfa no padrão de ondas cerebrais indica que um indivíduo está em um estado relaxado, mas consciente. Outros tipos de ondas cerebrais incluem ondas beta, teta e delta, cada uma apontando para um estado diferente de funcionamento do cérebro. Além desses tipos básicos de padrões de ondas cerebrais, também existem outras assinaturas elétricas geradas pelo cérebro, como “explosões” ou “fusos”, que ocorrem brevemente.

As terminações nervosas do cérebro geram atividade elétrica na forma de pulsações que podem ser medidas por sensores chamados eletrodos.

Eletrodos são colocados próximos ao couro cabeludo e conectados a um eletroencefalógrafo. Ao colocar os sensores próximos ao couro cabeludo, a máquina pode registrar as pulsações elétricas do cérebro, traduzindo a atividade em uma leitura de altos e baixos. A altura do pico indica amplitude, enquanto a distância entre picos, frequência.

Começando com o padrão de ondas cerebrais mais ativo, as ondas beta indicam estado de alerta. Essa atividade elétrica começa em 13 Hz e provavelmente é dominante enquanto você lê esta página.

Frequências mais altas nessa faixa (26 Hz e acima) às vezes são definidas como ondas gama. Estados emocionais agitados, como medo ou raiva, geram ondas beta, assim como tarefas que exigem concentração ou criam ansiedade.

As ondas alfa têm uma frequência mais lenta de 8-13 Hz, correspondendo a um estado de relaxamento. Você está experimentando o estado alfa quando permite que sua mente divague ou flutue. Você pode sentir-se “zona” ao assistir televisão, sentado em uma aula, em uma palestra ou até mesmo enquanto dirige. A meditação também pode produzir ondas alfa e o padrão alfa desempenha um papel significativo no estado de sonho.

Quando a pessoa está adormecendo, o padrão Theta predomina em 4-8 Hz. Esse estado, muitas vezes preenchido com imagens mentais, às vezes é chamado de “sono crepuscular”.

As ondas Theta também podem ser predominantes durante estados mais profundos de meditação.

Finalmente, as ondas delta pulsam em meros 0,5-4 Hz, indicando um sono profundo e sem sonhos. As ondas delta também são a assinatura de pacientes em coma.

É interessante notar que os bebês experimentam uma predominância de ondas delta quando acordados. Em um adulto, isso pode ser indicativo de doenças como esquizofrenia, demência, intoxicação ou delírio induzido por drogas.


As ondas alfa são um tipo de onda cerebral que pode ser
registrada por um eletroencefalógrafo (EEG)

No mundo consciente do estresse de hoje, o estado alfa recebeu muita atenção por causa de sua associação com o relaxamento.

Alguns tipos de medicamentos alternativos promovem a mudança proposital do padrão de ondas cerebrais para produzir ondas alfa calmantes. Técnicas simples, como fechar os olhos e sentar-se calmamente, deixando o estresse “drenar” do corpo, podem ter o efeito de aumentar as ondas alfa e alterar o humor.

Acredita-se que a autoterapia envolvendo afirmações positivas seja mais eficaz quando praticada em um estado alfa.

Essas técnicas geralmente incluem ouvir músicas calmas e tranquilas ou sons da natureza como um prelúdio para afirmações. Outras disciplinas voltadas para o aumento das ondas alfa incluem meditação, ioga e canto.

Saídas criativas, como pintar ou tocar um instrumento, também podem aumentar a atividade das ondas alfa.

Ondas alfa – Ondas Cerebrais Alfa

Acredita-se que as ondas cerebrais alfa sejam um dos cinco tipos de ondas elétricas produzidas pelo cérebro humano. Eles geralmente são dominantes quando o cérebro está alerta, mas relaxado.

Os benefícios desse tipo de onda cerebral incluem memória aprimorada e maior inteligência, criatividade e estado de alerta. Você pode produzir ondas cerebrais alfa sonhando acordado, meditando, ouvindo batidas binaurais, utilizando neurofeedback e tentando técnicas de relaxamento. A terapia online pode ser uma ferramenta valiosa para ajudá-lo a entender as ondas alfa e como gerá-las.

Ondas alfa – Tipos de Ondas Cerebrais


Ondas alfa

Os cinco tipos de ondas cerebrais e suas frequências associadas são:

As ondas delta, que estão entre 0,5 e 4 hertz (Hz), ocorrem durante estados profundos de sono sem sonhos.
As ondas teta, que estão entre 4 e 8 Hz, ocorrem durante o sono leve ou relaxamento profundo.
As ondas alfa, que medem entre 8 e 12 Hz, ocorrem quando as pessoas se sentem relaxadas e quando o cérebro está em um estado ocioso sem se concentrar em nada.
As ondas beta, que medem entre 12 e 30 Hz, são as ondas que ocorrem durante a maioria dos estados conscientes de vigília. É uma atividade rápida que sinaliza atenção e alerta.
As ondas gama, que medem entre 25 e 100 Hz, são as ondas cerebrais de comprimento de onda mais rápido que estão ligadas a atividades como aprendizado, resolução de problemas e processamento de informações.

Ondas alfa – Benefícios


Ondas alfa

As ondas cerebrais alfa geralmente estão associadas a várias forças diferentes de um cérebro saudável e altamente funcional.

A pesquisa sobre como as ondas alfa funcionam continua ano a ano, aumentando nosso conhecimento e nos ajudando a encontrar aplicações para o que aprendemos.

Abaixo estão algumas coisas que aprendemos até agora sobre as ondas cerebrais alfa e seus efeitos.

Memória Aprimorada

Algumas pesquisas foram feitas sobre o aumento das ondas alfa durante tarefas de memória bem-sucedidas.

Um estudo comparou pessoas que eram boas em tarefas de memória com pessoas que não eram tão boas nelas. Aqueles que se destacaram nas tarefas de memória tiveram frequências alfa 1,25 Hz mais altas.

Inteligência Aumentada

Algumas pesquisas tentaram aumentar a inteligência manipulando as ondas cerebrais. Um estudo de 2003 envolveu a aplicação de estimulação magnética em todo o cérebro em frequências alfa.

Aqueles que receberam esse estímulo tiveram melhor desempenho em tarefas cognitivas. No entanto, deve-se notar que esta área provavelmente se beneficiaria de mais pesquisas.

Maior Criatividade

O monitoramento de EEG durante tarefas criativas em outro estudo mostrou que aumentos nas frequências alfa geralmente aconteciam quando o sujeito do teste estava resolvendo problemas de forma criativa e quando gerava ideias altamente originais, em oposição a quando seu pensamento era menos criativo. Ainda não sabemos se as ondas alfa causam o aumento da criatividade ou se a criatividade aumenta a produção de ondas alfa.

Maior Prontidão

Ao testar a conexão entre o estado de alerta e as ondas cerebrais alfa, os pesquisadores descobriram que as ondas alfa mais baixas estavam mais intimamente associadas ao aumento do estado de alerta. Claro, as ondas alfa geralmente acontecem quando você está acordado, mas relaxado. Portanto, estar relaxado pode ajudá-lo a ficar mais alerta.

Fonte: www.psychologytoday.com/www.gale.com/www.infobloom.com/www.encyclopedia.com/www.verywellmind.com/www.betterhelp.com/ai.ytimg.com

Veja também

Metamerismo

PUBLICIDADE Para entender o conceito de metamerismo, devemos primeiro começar com uma definição básica. Na colorimetria, metamerismo é …

Cavitação

PUBLICIDADE Cavitação – Definição Cavitação é o termo usado para descrever a formação de bolhas no …

Biofótons

PUBLICIDADE No uso geral, o termo “biofotônica” refere-se ao estudo, pesquisa e aplicações de fótons …