PUBLICIDADE
O movimento retrógrado é o movimento orbital de um corpo em uma direção oposta àquela que é normal aos corpos espaciais dentro de um determinado sistema.
Quando observamos o céu, esperamos que a maioria dos objetos pareça se mover em uma direção específica com o passar do tempo. O movimento aparente da maioria dos corpos no céu é de leste a oeste.
No entanto, é possível observar um corpo se movendo de oeste para leste, como um satélite artificial ou um ônibus espacial orbitando para leste. Esta órbita é considerada movimento retrógrado.
O movimento retrógrado é mais frequentemente usado em referência ao movimento dos planetas externos (Marte, Júpiter, Saturno e assim por diante).
Embora esses planetas pareçam se mover do leste para o oeste todas as noites em resposta ao giro da Terra, eles estão na verdade se deslocando lentamente para o leste em relação às estrelas estacionárias, o que pode ser observado observando a posição desses planetas por várias noites em uma sequência. Este movimento é normal para esses planetas, no entanto, e não é considerado movimento retrógrado.
No entanto, uma vez que a Terra completa sua órbita em um período de tempo menor do que esses planetas externos, ocasionalmente ultrapassamos um planeta externo, como um carro mais rápido em uma rodovia de múltiplas pistas. Quando isso ocorrer, o planeta pelo qual estamos passando primeiro parecerá parar sua deriva para o leste e, então, parecerá voltar para o oeste.
Este é um movimento retrógrado, uma vez que está em uma direção oposta àquela típica dos planetas. Finalmente, conforme a Terra passa ao redor do planeta em sua órbita, eles parecem retomar sua tendência normal de oeste para leste em noites sucessivas.
Este movimento retrógrado dos planetas intrigou os astrônomos gregos antigos e foi um dos motivos pelos quais eles chamaram esses corpos de “planetas”, que em grego significa “errantes”
O que é movimento retrógrado?
O movimento retrógrado simplesmente descreve um objeto que está se movendo na direção oposta em relação a outro objeto em movimento e é um termo comumente usado em astronomia para descrever o movimento de vários corpos celestes.
Em algumas áreas relacionadas à astronomia, os objetos no céu parecem estar se movendo para trás em relação à Terra, mas na verdade não estão.
Existem também alguns planetas que giram em direção oposta, ou retrógrada, à direção em que orbitam o sol. O oposto do movimento retrógrado é o movimento progressivo ou movimento direto, que descreve um objeto que se move na mesma direção de outro objeto.
O movimento retrógrado também se aplica à rotação e à inclinação, ambas essenciais ao descrever as órbitas de planetas, luas, asteróides e outros objetos no espaço.
O ângulo em que um objeto gira em relação a outros objetos é chamado de inclinação do objeto.
O ângulo em que um objeto gira em relação a uma linha desenhada através dos pólos do objeto é conhecido como inclinação axial. Se qualquer um desses ângulos estiver entre 90 e 270 graus, o movimento retrógrado ocorre na órbita do objeto.
O movimento dos corpos celestes fascinou e confundiu as pessoas desde o primeiro vislumbre das estrelas, planetas e luas.
Uma questão específica que fascinou os observadores foi o aparente movimento retrógrado de alguns planetas no céu. Todos os planetas orbitam o sol na mesma direção, mas alguns têm órbitas menores, enquanto outros têm órbitas maiores. Da perspectiva de um planeta com uma órbita pequena, um planeta com uma órbita grande parece ter movimento retrógrado à medida que se move no céu.
Isso ocorre porque os planetas com órbitas menores fazem viagens menores e mais rápidas ao redor do sol do que aqueles com órbitas maiores.
A mesma aparência de movimento retrógrado aparece quando as pessoas passam por carros na estrada. O carro mais rápido passa pelo carro mais lento, que parece se mover para trás em relação a ele.
Assim como o carro mais lento não se move realmente para trás, os planetas com órbitas maiores também não se movem em uma direção diferente do resto dos planetas.
Alguns objetos no espaço realmente demonstram movimento retrógrado real em suas órbitas. Algumas pequenas luas orbitam planetas opostos à direção em que seus planetas orbitam o sol.
Isso significa que eles parecem se mover para trás no céu porque, na verdade, estão se movendo para trás em relação à órbita do planeta.
Movimento retrógrado – Tipos
A maioria dos movimentos rotacionais e orbitais no sistema solar estão na mesma direção “para o leste”. Os movimentos nessa direção são chamados de movimentos diretos, enquanto os movimentos na direção oposta são chamados de retrógrados.
Existem três tipos de movimento retrógrado comumente referidos na astronomia:
Movimento retrógrado: O movimento “retrógrado” mais comumente discutido é o movimento aparente para trás de um planeta causado por ter sido dobrado por outro planeta, ou vice-versa. Ambos os planetas se movem em um movimento direto (para o leste) em torno do Sol, mas o planeta com a órbita interna (menor) se move mais rápido do que o planeta na órbita externa (maior), e quando passa pelo planeta de movimento mais lento, cada um vê o outro aparentemente se movendo para trás em relação ao seu movimento normal ao redor do céu. Nesse movimento “retrógrado”, nenhum dos planetas está realmente se movendo para trás; só aparece assim durante o tempo em que um gira o outro.
Revolução retrógrada: refere-se a um movimento orbital que é realmente para trás em relação aos movimentos orbitais normais. Nenhum planeta tem movimento orbital retrógrado, mas algumas das luas dos planetas externos se movem para trás em relação ao movimento geral das outras luas desses planetas, e muitos cometas têm revolução retrógrada.
Rotação retrógrada: Este é um movimento rotacional que é para trás em relação ao movimento orbital que um objeto tem. Todos os planetas se movem ao redor do Sol em uma direção direta (para o leste), mas três deles (Vênus, Urano e Plutão) giram em uma direção retrógrada (para o oeste), e dizem que têm uma rotação retrógrada.
Não confundir revolução ou movimento em torno de uma órbita com rotação ou giro em torno de um eixo. Embora alguns planetas tenham rotação retrógrada, nenhum planeta tem rotação retrógrada.
Todos os planetas giram em torno do Sol na mesma direção (para o leste).
Movimento retrógrado – Astronomia
Movimento retrógrado, em astronomia, movimento real ou aparente de um corpo em uma direção oposta aos movimentos (diretos) da maioria dos membros do sistema solar ou de outros sistemas astronômicos com uma direção preferencial de movimento.
Visto de uma posição no espaço ao norte do sistema solar (de alguma grande distância acima do Pólo Norte da Terra), todos os planetas principais giram no sentido anti-horário em torno do Sol, e todos, exceto Vênus e Urano, giram no sentido anti-horário em seus próprios eixos; esses dois, portanto, têm rotação retrógrada.
Dos satélites conhecidos dos planetas, uma minoria mostra uma revolução retrógrada.
Isso inclui as quatro luas mais externas de Júpiter; Phoebe, a lua mais externa de Saturno; e Tritão, a maior das luas de Netuno.
Os planos orbitais dos satélites de Urano são tão inclinados que a descrição do movimento desses corpos como retrógrado ou direto tem pouco significado.
As revoluções ao redor do Sol de todos os asteróides conhecidos são diretas; dos cometas periódicos conhecidos, apenas alguns, um dos quais é o cometa de Halley, se movem em uma órbita retrógrada.
Um sentido separado do termo movimento retrógrado refere-se à breve reversão aparente do movimento de um planeta visto da Terra; o efeito depende da diferença nas velocidades orbitais dos planetas.
Movimento Retrógrado – Terra
O movimento da Terra em torno do Sol tem um grande efeito nos movimentos aparentes dos outros planetas, especialmente aqueles a uma distância maior do sol.
De acordo com as Leis de Kepler, quanto maior a distância do planeta ao Sol, mais lenta é a velocidade em sua órbita. Isso resulta na Terra ultrapassando os planetas superiores em intervalos regulares (o período sinódico).
Quando a Terra passa por um dos planetas superiores, a linha de visão do planeta se move para trás em relação às estrelas fixas no fundo e o planeta parece se mover para trás.
Esse movimento era considerado um movimento real, em vez de um fenômeno observado pelos astrônomos antigos, e era um fator complicador nos modelos geocêntricos do universo.
Movimento retrógrado
Movimento retrógrado
Fonte: people.highline.edu/science.jrank.org/docs.kde.org/ef.engr.utk.edu/Encyclopaedia Britannica/cseligman.com/www.wisegeek.org/www.st-andrews.ac.uk/earthsky.org/www.honolulu.hawaii.edu
Redes Sociais