PUBLICIDADE
Definição de Micromanômetro
Um micromanômetro é um tipo especial de manômetro projetado para medir diferenças extremamente pequenas na pressão.
Um micromanômetro pode ser usado – se desejado em combinação com tubos pitot – para medir, testar, balancear e calcular a velocidade e a vazão volumétrica.
Os micromanômetros têm uma alta precisão para medição de sobre, sub e pressão diferencial.
Normalmente, micromanômetros são usados em laboratório para fins como calibração de manômetros secundários e, em conjunto com a medição de pressão, em túneis de vento atmosférico de baixa velocidade.
O que é um micromanômetro?
Manômetros são ferramentas usadas para medir a pressão de um gás ou líquido.
Um micromanômetro é um tipo especial de manômetro projetado para medir diferenças extremamente pequenas na pressão.
Embora sua função principal seja medir a pressão, os micromanômetros também podem ser projetados para fornecer outras informações relacionadas.
Esses dados podem ser medidos diretamente com a mesma ferramenta ou calculados pelo dispositivo com base em outras medições que ele é usado para fazer.
Manômetros e micromanômetros têm uma variedade de aplicações cardiovasculares na área médica
Existem vários tipos de micromanômetros, sendo o micromanômetro digital o tipo mais comum.
Micromanômetros digitais usam cristais piezoelétricos ou outros sensores para detectar mudanças de pressão.
Quando tais mudanças são detectadas, elas respondem com sinais elétricos proporcionais às mudanças de pressão. Esses sinais elétricos são então usados para calcular os valores de pressão.
Além da capacidade de medição de pressão, um micromanômetro pode ser projetado para servir a outros propósitos também.
Ele pode ter a capacidade de registrar dados manualmente ou automaticamente conforme as medições são feitas. Os dados armazenados podem ser baixados posteriormente para um computador para análise.
Alguns micromanômetros também podem ser usados com um tubo pitot para medir a velocidade e calcular a taxa de fluxo volumétrico do fluido. Outros são projetados para medição de temperatura e umidade também.
Um campo em que os micromanômetros são comumente usados é aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC).
Um micromanômetro pode ser usado no trabalho de design de HVAC para equilibrar adequadamente a ventilação e as cargas dos ocupantes ou para otimizar o desempenho do equipamento e maximizar a vida útil.
Ele também pode ser usado na solução de problemas e testes, como para teste de vazamento de dutos ou na verificação da condição de um filtro.
As atividades de garantia de segurança e mitigação de risco também podem exigir o uso de um micromanômetro em aplicações como mitigação de radônio ou análise de segurança de combustão.
A certificação de sala limpa, em particular, pode exigir o uso de um micromanômetro devido aos parâmetros muito restritos que devem ser verificados. Uma sala limpa é um ambiente fechado que atende às especificações exatas de temperatura, umidade relativa, níveis extremamente baixos de partículas e outras condições ambientais.
Controles rígidos nos diferenciais de pressão podem exigir o uso de um micromanômetro para monitorar a pressão devido à sua capacidade de medir diferenças de pressão muito pequenas.
Outro uso para micromanômetros é em saúde ou pesquisa médica, especialmente em aplicações cardiovasculares.
Vários distúrbios cardiovasculares estão relacionados à disfunção sistêmica da pressão arterial ou do fluxo sanguíneo.
Com o auxílio de um cateter, um micromanômetro pode ser inserido nos vasos sanguíneos ou no coração para medir a pressão sanguínea e o fluxo em vários locais.
Pode ser usado no desenvolvimento de um diagnóstico para um paciente ou na coleta de dados para pesquisas cardiovasculares.
Micromanômetros de instrumentos de fluxo de ar
Fonte: everythingwhat.com/observator.com/glosbe.com/aip.scitation.org/www.wisegeek.org/tsi.com/www.mindat.org
Redes Sociais