Metamerismo

PUBLICIDADE

Para entender o conceito de metamerismo, devemos primeiro começar com uma definição básica. Na colorimetria, metamerismo é quando duas cores que não são realmente da mesma cor aparecem iguais sob certas condições de iluminação. Isso ocorre porque as cores têm diferentes distribuições de energia espectral, o que faz com que reflitam comprimentos de onda de luz contrastantes. Duas cores que parecem idênticas ao olho sob uma fonte de luz, mas parecem diferentes sob outra fonte de luz, são metaméricas.

Um ótimo exemplo disso é como duas amostras de cores de tinta podem parecer combinar perfeitamente do lado de fora à luz do dia, mas parecerem completamente diferentes sob as luzes fluorescentes brilhantes de uma loja de tintas. Pode parecer um truque do olho, mas isso é metamerismo em jogo.

Metamerismo – Definição

metamerismo é um problema que deve ser reconhecido e considerado na correspondência de cores industrial.

As cores dos corantes ou pigmentos que combinam à luz do dia podem não corresponder à luz incandescente ou fluorescente, e assim por diante, uma característica conhecida como metamerismo

Metamerismo é um fenômeno visual que é visto com mais frequência entre duas cores feitas com pigmentos diferentes. Essas cores parecem corresponder em uma condição de iluminação (ou seja, luz do dia), mas não em outra condição de iluminação (ou seja, LED ou iluminação fluorescente).

Metamerismo – O que é

metamerismo é um fenômeno psicofísico comumente definido incorretamente como “duas amostras que combinam quando iluminadas por uma fonte de luz específica e depois não combinam quando iluminadas por uma fonte de luz diferente”. Na verdade, existem vários tipos de metamerismo, incluindo amostra, iluminante, observador e geométrico. Os dois primeiros são mais comumente referidos e também mais comumente confundidos.

Metamerismo de amostra: quando duas amostras de cores parecem corresponder sob uma fonte de luz específica, mas não correspondem sob uma fonte de luz diferente, isso é “metamerismo de amostra”.

Pode-se concluir que as distribuições de refletância espectral das duas amostras diferem ligeiramente, e suas curvas de refletância plotadas se cruzam em pelo menos duas regiões.

Ao iluminá-los com luzes com distribuições de energia espectral consideravelmente diferentes, as diferenças visuais entre as duas amostras podem ser testemunhadas e até mesmo exageradas.

Exemplo: a maioria das pessoas experimentou metamerismo de amostra ao calçar duas meias que pareciam ser pretas no quarto, que pode ter luzes incandescentes, mas depois descobrir que uma é preta e a outra azul ao entrar na cozinha, o que pode ter Lâmpadas fluorescentes. As diferenças na distribuição do comprimento de onda entre as lâmpadas incandescente e fluorescente interagem com as diferenças nas curvas de refletância espectral das meias para fazê-las parecer iguais em uma fonte de luz e diferentes em outra.


Metamerismo

Explicação: As lâmpadas incandescentes contêm relativamente pouca luz em comprimentos de onda mais curtos — azuis — e, portanto, seria mais difícil distinguir as cores azuis nessas condições de iluminação.

A iluminação fluorescente na cozinha emite mais luz de comprimento de onda curto e, portanto, o azul escuro pode ser mais facilmente distinguido do preto. Sob luz incandescente, as meias são uma “combinação metamérica”; na luz fluorescente, eles não combinam.

Metamerismo iluminante: O metamerismo iluminante é testemunhado quando há um número de amostras espectralmente combinadas – exatamente as mesmas -, mas quando cada uma é iluminada de forma independente, mas simultaneamente, e visualizada sob luzes cujas distribuições de energia espectral diferem, variações significativas da cor podem ser percebidas.

Este fenômeno raramente é testemunhado, a menos que seja usada uma caixa de luz que permita ao observador ver ambas as luzes separadas por um divisor, e as duas amostras idênticas sejam iluminadas por diferentes fontes de luz.

Exemplo: Ao visitar o departamento de iluminação de uma grande loja de materiais de construção, eles geralmente têm um banco de luzes com divisórias entre elas.

Um número de amostras idênticas do departamento de lascas de tinta pode ser colocado com uma amostra idêntica sob cada luz. Um observador pode ser capaz de ver como cada iluminante afeta a amostra.

Metamerismo do observador: Cada indivíduo percebe a cor de maneira ligeiramente diferente, assumindo que os indivíduos possuem aptidão adequada para correspondência de cores.

Isso pode ser demonstrado de muitas maneiras. O metamerismo do observador é a razão pela qual 31 indivíduos testaram para derivar os valores do “observador padrão” de 1931 adotados pela ISO que ainda são usados como base para a maioria dos estudos da ciência da cor.

Metamerismo geométrico: Cores idênticas parecem diferentes quando vistas em diferentes ângulos, distâncias, posições de luz, etc. de um homem.

Este ângulo ligeiramente diferente do ponto de vista estereoscópico se enquadra na categoria de metamerismo geométrico.

Considerações sobre artes gráficas e reprodução de cores: Na indústria de impressão, o metamerismo é fonte de grande frustração. É percebido como uma característica negativa da cor; se não existisse, muitos acreditam, os problemas de reprodução de cores seriam eliminados. Na realidade, porém, é esse fenômeno que permite a reprodução em massa de cores de uma obra de arte.

Explicação: Os artistas pintam com óleos, pastéis, giz de cera e vários corantes e pigmentos, e cada meio tem curvas de refletância espectral exclusivas.

A maioria das reproduções coloridas utiliza tintas ou corantes ciano, magenta, amarelo e preto, embora, em alguns casos, as impressoras incorporem algumas cores adicionais para expandir sua gama. No entanto, nenhuma dessas tintas são correspondências espectrais exatas com a mídia originalmente usada para produzir a arte original. Portanto, uma reprodução impressa de uma reprodução de obra de arte original é uma correspondência metamérica com o original.

As tintas usadas para criar uma reprodução de cores podem ser combinadas para simular uma obra de arte, mas só podem ser feitas para corresponder com precisão à reprodução sob apenas uma fonte de luz (D50 ou D65). O metamerismo torna impossível gerar uma reprodução de cores que possa corresponder a todas as fontes de luz. Sem o fenômeno do metamerismo, no entanto, reproduções em massa de cores não seriam possíveis e a indústria de reprodução de cores como a conhecemos simplesmente não existiria.

Metamerismo – Causa


Metamerismo

Fontes de luz: Uma fonte de luz emite vários comprimentos de onda de luz que um objeto reflete ou absorve. Os comprimentos de onda refletidos controlam a cor que percebemos no objeto.

Por exemplo, uma lâmpada LED emite apenas comprimentos de onda vermelho e azul. Um objeto pareceria mais escuro do que parece sob o amplo espectro do sol.

Variações no ângulo de visão: O metamerismo ocorre quando dois objetos só combinam se vistos de um ângulo. As cores mudam quando um objeto muda porque o ângulo de incidência também muda.

Visão do observador: Pessoas com visão tricromática podem ver as cores de forma diferente devido à idade, julgamento cerebral e humor.

O daltonismo também é uma das principais causas de metamerismo do observador. Um observador pode ser incapaz de distinguir entre dois tons e vê-los como cores semelhantes.

Combinação de corantes ou pigmentos no objeto:

Corantes e pigmentos colorem tecidos, plásticos, borracha, peças automotivas, tintas e muito mais. Diferentes tipos de corantes variam em refletância.

metamerismo ocorre devido à mistura inadequada de pigmentos e ao uso de uma cor de base não idêntica em um pigmento. Ao combinar cores, é melhor visualizar os corantes sob luz natural, fluorescentes ou luzes de LED.

Metamerismo – Características

Correspondência de cores: duas cores com composições espectrais distintas podem corresponder sob condições específicas de iluminação e visualização. É um aspecto essencial da colorimetria e aplicável nas indústrias de tintas, têxteis e impressão.
Sensibilidade espectral: Nossos olhos têm vários níveis de sensibilidade aos comprimentos de onda da luz. Causa uma diferença na visão das cores ao olhar para os objetos e leva ao metamerismo.
Dependência das condições de iluminação: o metamerismo depende da iluminação para combinar duas cores. Dois matizes podem parecer semelhantes sob luz artificial, mas diferentes sob luz natural.
Constância da cor: O sistema visual tenta manter a percepção das cores constantes, apesar das mudanças nas condições de iluminação. Isso pode resultar em metamerismo.

Metamerismo – Exemplos


Metamerismo

Indústria de tintas

As cores das tintas mostram metamerismo sob iluminação específica. Um pintor pode perceber que a tinta fresca e úmida é da mesma cor que a tinta mais antiga ao combinar as cores. Mas, depois de seca, a nova tinta parece mais escura ou mais clara. Para maior clareza, os fabricantes de tintas indicam a cor real da tinta em uma amostra.

Tintas automotivas

A diferença na reflexão da tinta sob a luz causa metamerismo em tintas automotivas. A iluminação ambiente de uma garagem causa um efeito metamérico na pintura, fazendo com que diferentes revestimentos se pareçam.

O efeito muda quando o ambiente de iluminação muda. O metamerismo ocorre porque cada pigmento absorve comprimentos de onda (cores) específicos da luz visível.

Cores de impressão

As impressoras a jato de tinta produzem cópias correspondentes de documentos de texto ou fotos misturando cores sob uma fonte de luz.

Os usuários alteram as cores da tinta até observar algum metamerismo nos documentos originais e cópias. Colorímetros, espectrofotômetros e outros dispositivos ajudam a avaliar e combinar as cores da tinta.

Têxteis

metamerismo ocorre quando dois tecidos tingidos combinam sob uma fonte de luz, mas parecem diferentes em outras condições de iluminação. Ocorre devido às diferentes emissões espectrais das fontes de luz.

Para minimizar o metamerismo, as empresas têxteis usam iluminantes padrão. Eles também realizam testes de metamerismo para manter uma qualidade de cor consistente na indústria têxtil.

Monitores Digitais

metamerismo causa discrepâncias de cores entre os objetos digitais. A gama de cores limitada em exibição restringe a gama de cores produzida, o que resulta em uma saída diferente.

As imagens também podem parecer semelhantes em uma tela, mas diferentes em outra. Os monitores calibrados por cores podem garantir uma representação precisa das cores em várias condições de iluminação.

Fonte: www.infobloom.com/www.sciencedirect.com/www.carboline.com/www.homedit.com/colortutorial.design/tribodesigner.com

Veja também

Cristais fotônicos

PUBLICIDADE Cristais fotônicos – Definição Cristais fotônicos são estruturas dielétricas periódicas projetadas para formar a estrutura …

Cavitação

PUBLICIDADE Cavitação – Definição Cavitação é o termo usado para descrever a formação de bolhas no …

Biofótons

PUBLICIDADE No uso geral, o termo “biofotônica” refere-se ao estudo, pesquisa e aplicações de fótons …