PUBLICIDADE
Estas partículas são combinações de quarks, eles têm massa e residem no núcleo.
Os dois exemplos mais comuns de hádrons são prótons e nêutrons, e cada um é uma combinação de três quarks:
próton = 2 quarks up + 1 quark down [+1 carga de próton = (+2/3) + (+2/3) + (-1/3)] nêutron = 2 quarks down + 1 quark up [0 carga de nêutron = (-1/3) + (-1/3) + (+2/3)]
Fonte: hsw.uol.com.br
Hádron
Um hádron é um composto de partículas subatômicas regido pela interação forte. Estas partículas são compostas de quarks e/ou antiquarks, de bárions, tais como les protões e neutrões.
Infelizmente, a natureza é muito mais complicada que era o pensamento do século XX. Sabemos agora que o mundo das partículas é extremamente rico. Para satisfazer sua curiosidade, o homem é obrigado a criar máquinas infernal (Tevatron, LHC,…), mais poderoso para peneirar os materiais para os confins do infinitamente pequeno.
Na década de 1950, partículas elementares proliferaram até o ponto que o alfabeto não tem suficiente letras nomeá-los: houve, em seguida, mais de 400.
Fonte: www.astronoo.com
Hádron
Os hádrons são partículas subatômicas que interagem com a Força Nuclear Forte. O que é a força nuclear forte? É a maior força do universo, mas só funciona dentro do núcleo de um átomo. É a força mediada por partículas fundamentais chamadas glúons, os quais mantêm juntas três partículas fundamentais chamadas quarks, as quais por sua vez compõem um próton e um nêutron. A Força Nuclear Forte diminui em força quando os quarks se aproximam e aumenta em força à medida que se distanciam. Não há nenhum fenômeno natural conhecido forte o suficiente para separar os três quarks.
O segundo efeito de ordem da Força Nuclear Forte é manter os prótons e nêutrons juntos no núcleo de um átomo. Essa interação forte é liberada durante uma reação nuclear, tal como o que ocorre no sol, em uma bomba nuclear ou em um reator nuclear.
Fonte: www.allaboutscience.org
legaaal