Condutores e Isolantes

Definição de Condutores e Isolantes

PUBLICIDADE

Classificamos materiais como Condutores e Isolantes conforme a sua capacidade que permitir que as cargas elétricas se movimentem no seu interior.

Os condutores são materiais onde há facilidade para a movimentação de cargas elétricas.

Exemplo: fio de cobre, corpo humano.

Um material é considerado bom condutor quando possui mais elétrons livres, ou seja, mais elétrons na camada de valência externa do átomo, também conhecidos como elétrons livres. Um exemplo de bom condutor são os metais.

Quando um material condutor é eletrizado, as cargas se espalham pela sua superfície.

Condutores e Isolantes
Cargas distribuídas uniformemente pela superfície.

Os isolantes são materiais onde há dificuldade para a movimentação de cargas elétricas.

Exemplo: plásticos, madeira, borracha.

Quando um material isolante é eletrizado, as cargas permanecem nos lugares onde foram geradas.

Condutores e Isolantes
Cargas permanecem onde foram geradas.

Na natureza existem também os materiais semicondutores e supercondutores, e são eles:

Semicondutores: Possuem propriedades tanto dos materiais condutores como propriedades dos isolantes, ou seja, são materiais intermediários na questão elétrica.

Exemplo: Germânio (Ge) e o Silício (Si).

Supercondutores: São os materiais que na maioria de sua composição possuem característica dos materiais condutores, ou seja, são condutores considerados perfeitos, pois não possuem resistência. Existem dois tipos de supercondutores: Macios e Duros.

Exemplo: Na construção de uma máquina de ressonância magnética, só foi possível ser construída porque utiliza material supercondutor, as bobinas metálicas.

Existem vários tipos de eletrização:

– Eletrização por contato;
– Eletrização por atrito;
– Eletrização por indução;

Eletrização por contato: Quando temos um condutor eletrizado, e entra em contato com outro neutro, temos a eletrização, pois as cargas do condutor eletrizado atraem os elétrons livres do neutro. Então, o neutro fica falta de elétrons, ficando assim com cargas positivas.

Na eletrização por contato, o condutor neutro fica eletrizado pelas cargas de mesmo sinal do condutor eletrizado. E quando o condutor neutro e o eletrizado possuem as mesmas dimensões, quando entrarem em contato ficarão com cargas iguais.

Eletrização por atrito: Acontece quando dois corpos entram em contato acontece uma troca de elétrons entre os corpos, então o corpo que recebe elétrons fica com carga negativa, e como o outro corpo perdeu elétrons, consequentemente fica com carga positiva.

Eletrização por indução: Quando dois corpos, um carregado positivamente, e o outro neutro, colocados próximos um do outro, o corpo neutro atrai as cargas positivas do outro corpo.

Por Augusto Abreu

Veja também

Cristais fotônicos

PUBLICIDADE Cristais fotônicos – Definição Cristais fotônicos são estruturas dielétricas periódicas projetadas para formar a estrutura …

Metamerismo

PUBLICIDADE Para entender o conceito de metamerismo, devemos primeiro começar com uma definição básica. Na colorimetria, metamerismo é …

Cavitação

PUBLICIDADE Cavitação – Definição Cavitação é o termo usado para descrever a formação de bolhas no …

Um comentário

  1. ESTE SITE É DEMAIS!! EU AMO E VOU PROTEGÊ-LO <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.