PUBLICIDADE
O que é Utopia?
Entende-se por utopia a idealização de um mundo normalmente paralelo ao real, mas que é governado por princípios distintos, muitas das vezes irrealizáveis, inviáveis de concretude efetiva. Nesse sentido, embora plurissignificativo o termo utopia tende costumeiramente a indicar a idealização de uma sociedade, um “lugar que não existe”, ou de algo que não temos no presente, mas que é vista, entendida, como um desejo de vir a ser ainda que tal desejo não possa, devido às circunstâncias histórico-temporais, se materializar e tornar-se real.
É de grande relevância para a compreensão do termo utopia a obra de igual nome do filósofo Thomas More que, sob inspiração platônica, representa o anseio humano pela transcendência de seus sentidos a criar, para além da realidade concreta um protótipo do que ele deseja sem se preocupar com a efetividade prática desse desejo projetado em outra dimensão que não a material e real. A ilha, descrita por More em sua obra, é bastante significativa para compreendermos a significação que o vocábulo assumiu na contemporaneidade.
A caracterização da ilha, feita pelo filósofo, para designar um “lugar que não existe” já começa pela escolha cautelosa dos nomes da capital (Amarauto), do rio (Anidro) e do príncipe (Ademo), todos caracterizando a inviabilidade de existir uma ilha à semelhança desta, mas que é passível de ser pensada, projetada de forma mental a partir daquilo que deveria existir como resultado dos anseios humanos que projetam uma realidade sempre menos morta.
Todavia, para além de ser apenas um conforto a sonhadores e poetas a utopia sempre fez parte de inúmeras teorias filosóficas, literárias e artísticas a potencializar o ver humano para além do real e assim projetar uma realidade imaginária, uma sociedade ideal, mais justa, solidária, em que os seres humanos sejam efetivamente humanizados e emancipados em sua dignidade.
É importante frisar que o humanista inglês Thomas More foi e continua sendo sistematicamente criticado ainda hoje na contemporaneidade por, segundo alguns críticos, propor não a solução dos conflitos que assolam a humanidade, mas antes a fuga deles em um lugar que se quer existe ou que tenha as mínimas condições de materialização social.
Todavia, é importante entender que embora objeto de ferrenhas críticas a utopia continua a ser objeto de reflexão e propostas de sociedades ideais nos filósofos, literatos, artistas e uma infinidade de outros que lidam com os anseios humanos de uma sociedade perfeita, projetada para o verdadeiro estado de bem-estar social de todos.
Fábio Guimarães de Castro
Redes Sociais