PUBLICIDADE
No extremo sul do Estado do Rio de Janeiro, na divisa com São Paulo, situa-se Paraty, no fundo da Baía da Ilha Grande e aos pés da Serra da Bocaina.
Com esta geografia peculiar, Paraty foi privilegiada com praias esplêndidas de águas verdes e transparentes. Sua baía, crivada de ilhas paradisíacas, é o cenário dos inesquecíveis passeios de escuna e mergulhos entre os belos peixes e corais.
Somente quem já mergulhou nas águas claras , límpidas e calmas de parati pode relatar as variadas formas de vida marinha do local, como algas ,peixes crustáceos dentre outras.
Quem nunca sonhou ou se imaginou descobrindo um grande tesouro no fundo do mar mergulhando entre destroços de naus deflagradas em batalha a séculos passados, lentamente sendo levado pôr um túnel temporal, onde se vê circulando pôr convés e camarotes, remontando a imaginação fazendo do visitante um personagem de um romance de aventura.
Paraty com suas águas plácidas desafia aos visitantes mergulhadores com espírito aventureiro a desvendar seus mistérios.
Os ‘divers’ encontram diversas empresas que promovem mergulho orientado por instrutores na baía de Paraty, onde se encontra um mar limpo, calmo e com formações coralíneas belíssimas.
Os pontos mais visitados pelos aficionados do mergulho são as ilhas Deserta, Comprida, dos Ratos, dos Meros, dos Cocos, dos Ganchos e do Algodão.
A baía de Paraty tem vários motivos para ser a preferida das escolas e operadoras de mergulho. Possui 65 ilhas, ausência de correntezas e águas limpas na maior parte do ano.
Não existem perigos para a navegação e os locais de mergulho ficam entre trinta minutos a, no máximo, uma hora e meia da cidade.
01 – Ilha dos Ganchos
02 – Ilha Comprida
03 – Ilha Catimbau
04 – Ilha dos Meros
05 – Praia Vermelha
06 – Praia da Lula
07 – Paraty-Mirim
08 – Cachadaço
09 – Cajaíba
10 – Praia dos Antigos
Paraty pode ser considerada a capital do mergulho brasileiro. Com suas águas calmas e claras é um eterno convite para se conhecer as suas belezas marinhas. Por ser “uma baía dentro da baía da Ilha Grande”, dificilmente há necessidade de se suspender uma saída para o mar devido ao mau tempo.
Várias operadoras de mergulho trabalham na região, sendo Paraty o ponto favorito para o batismo dos novatos e para mergulhos experientes.
Mergulho em Parati
A maioria das escolas de mergulho de São Paulo faz o batismo dos alunos em Paraty devido a sua baía abrigada e a beleza da fauna marinha.
Os mergulhos autônomos são feitos em ilhas, cujas bases rochosas terminam na areia do fundo.
Dentro das tocas formadas pelas pedras ficam os peixes maiores como garoupas e badejos. Nadando próximos às pedras há dezenas de pequenos peixes coloridos. É normal encontrar durante os mergulhos arraias, caranguejos, estrelas do mar e tartarugas. Há poucos corais na região.
A visibilidade varia muito de acordo com o tempo e a época do ano.
Durante o verão a água costuma ficar mais limpa do que no inverno.
Entretanto se num local a água não está com boa visibilidade pode-se experimentar outro local próximo, pois é normal ocorrer diferenças de visibilidade mesmo em lugares não muito distantes.
Em Paraty existem diversas operadoras que oferecem cursos de mergulhos, alugam equipamentos, fazem recarga de cilindros, além dos passeios para mergulho.
Quem nunca mergulhou pode fazer o batismo que é um mergulho autônomo com duração de 30 minutos acompanhado de instrutor, após uma rápida aula teórica (o batismo não dá direito à carteira de mergulhador e nem vale como curso).
Arraia descansando no fundo mar. (Foto: Oswaldo de Andrade Júnior)
Pontos de Mergulho
Abaixo alguns dos locais mais utilizados para mergulho autônomo na região:
Ilha dos Ganchos
Profundidades até 12 metros.
A ilha é pequena e se você tiver um bom preparo físico, é possível rodeá-la utilizando um único cilindro. Há uma longa faixa de pedras submersas saindo de um dos cantos da ilha.
Laje dos Ganchos
Extensa laje submersa com profundidades de 4 a 15 metros. Localizada a menos de meia milha da Ilha dos Ganchos.
Ilha Comprida
Profundidades até 10 metros. Bastante utilizada pelas escolas de mergulho para fazer o batismo dos alunos.
Por ser um dos locais mais abrigados da baía, também virou parada de escunas de turismo para a prática de snorkeling.
Experimente jogar um pedaço de pão no mar, pois dezenas de peixes aparecem para comê-lo. Se houver muitas embarcações ancoradas vale a pena procurar outro local para mergulho.
Ilha dos Ratos
Profundidades até 12 metros. Há várias pedras espalhadas pelo fundo de areia. Possui rica fauna marinha sendo normal encontrar robalos, arraias e polvo.
Ilha dos Cocos
Costuma ter águas mais limpas do que em outras ilhas.
Profundidades até oito metros.
Na parte abrigada da ilha, a quatro metros de profundidade, existe uma caverna que proporciona excelentes fotos submarinas.
Ilha dos Meros
Perto da ilha dos Cocos, também possui águas mais limpas.
Mergulho muito agradável por causa da areia branca em contraste com as pedras, que formam grandes tocas.
Possui rica fauna marinha, sendo normal encontrar arraias e tartarugas.
Do lado de fora da ilha a profundidade chega até 20 metros, mas o mergulho só é possível com o mar tranquilo (para mergulhar do lado de fora da ilha a embarcação de apoio deve acompanhar os mergulhadores sem ancorar).
Fonte: paratyvirtual.com.br/www.paraty.com.br/www.paraty.tur.br
Redes Sociais