História
PUBLICIDADE
A primeira corrida de automobilismo realizada no Brasil data de 1908, quando o Conde Sylvio Álvares Penteado, pilotando um Fiat de 40 cavalos (hoje a potência de um carro de Fórmula 1 chega a 800 cavalos) venceu a prova de 75 km que ligava o Parque Antartica, em São Paulo, a Itapecerica da Serra (a 40km da capital). O Circuito de Itapecerica, como ficou conhecido, misturava ruas asfaltadas com estradas empoeiradas.
A modalidade começou a ganhar força nas décadas de 30 e 40 com a consolidação das montadoras no país, a realização dos primeiros grandes prêmios e as inaugurações de autódromos, como o de Interlagos, até hoje utilizado para provas de todas as categorias do automobilismo nacional e desde 1972 como um dos circuitos brasileiros do calendário da Fórmula 1, a principal competição desta modalidade.
Emerson Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a se consagrar internacionalmente e abrir as portas para os demais pilotos profissionais. Em 1972, dois anos depois de estrear na Fórmula 1, o jovem piloto de 25 anos obteve cinco vitórias e faturou o mundial de pilotos com duas corridas de antecedência. Em 1974, após um vice-campeonato no ano anterior, Fittipaldi levou o bicampeonato com três vitórias e três pontos de vantagem sobre o suíço Clay Regazzoni.
Na década de 80 ele foi pioneiro em outra competição: a Fórmula Indy. Em 1989, depois de cinco temporadas, o brasileiro conquistou não só o campeonato como também foi o primeiro colocado das 500 milhas de Indianápolis, a principal prova desta categoria.
Outro brasileiro de destaque no automobilismo foi Nelson Piquet. Ele foi o primeiro brasileiro tricampeão de Fórmula 1. Depois de um bom desempenho nas categorias de acesso, Piquet chegou à principal competição da modalidade com status de promessa. E ela veio se confirmar em 1981, na última corrida e com apenas um ponto de vantagem sobre o segundo colocado. A dose foi repetida em 1983 (com direito a vitória no Brasil) e em 1987 em um dos seus últimos anos de Fórmula 1.
Ayrton Senna foi um dos grandes ídolos brasileiros. As 41 vitórias, os 80 pódios, as 65 pole positions e a grande exposição na mídia elevaram o também tricampeão da Fórmula 1 à categoria de ídolo do esporte brasileiro. Senna estreou na categoria em 1984, um ano depois de Nelson Piquet sagrar-se bicampeão, e logo conquistou a atenção dos donos das escuderias. No ano seguinte, a primeira vitória no GP de Portugal. Três anos se passaram e finalmente em 1988, a bordo da McLaren, a equipe pela qual mais correu e venceu, ele foi campeão mundial pela primeira vez. Em 1990 veio o bicampeonato e em 1991, o tri. Depois da última conquista, o brasileiro alternou grandes vitórias (como a de 1993 no GP Brasil e o seu sexto triunfo em Mônaco) com temporadas apenas regulares. Em 1994, em uma nova escuderia (a Williams), o sonho do tetra foi interrompido pelo acidente que o vitimou, no Grande Prêmio de Ímola, em San Marino.
Depois de Senna nenhum outro piloto brasileiro foi campeão da Fórmula 1, mas dois chegaram perto. Rubens Barrichello (em 2002 e 2004) e Felipe Massa (2008) são vice-campeões da categoria.
A Fórmula Indy também tem brasileiros como seus grandes vencedores. Além de Emerson Fittipaldi, Gil de Ferran (em 2000 e 2001), Cristiano da Mata (2002) e Tony Kanaan (2004) têm o título em seus currículos. Ferran, Kanaan e Fittipaldi tem em seu currículo também a vitória nas 500 milhas de Indianápolis.
O brasileiro que mais venceu a prova foi Hélio Castronaves: em 2001, 2002 e 2009.
Automobilismo – Corrida
A corrida é o esporte que é praticado com carros. Na maioria dos aspectos, os carros devem completar um curso no tempo mais rápido possível, ou ir para um circuito como muitas vezes em um tempo fixo. Existem outras disciplinas que têm diferentes objetivos, como deriva , onde os pilotos devem executar derrapagens espetaculares.
Corrida de corrida é um dos programas mais populares do mundo e algumas competições, como a Fórmula 1 , têm mais seguidores do que muitos outros esportes. Também está se movendo mais dinheiro, envolvendo um grande número de empresas, fabricantes, atletas, engenheiros e patrocinadores. Engenheiros desenvolvem as mais recentes tecnologias em motores, aerodinâmica, suspensão e pneus para o máximo de desempenho, esses avanços têm beneficiado a indústria automotiva, com pneus radiais e turbocompressor, e outros avanços.
Cada categoria tem suas próprias regras que limitam as modificações permitidas para motores, chassis, suspensão, pneus, combustível e telemetria.
O automobilismo é um esporte extremamente perigoso. Embora as medidas de segurança evoluíram ao longo das décadas, as colisões ocorrem com frequência, incêndios e outros acidentes que causam lesões e até a morte para os concorrentes e espectadores.
A Federação Internacional de Automobilismo é a instituição que organiza automobilismo mundial. Seus membros são associações nacionais de cada país em matéria de concorrência no seu território.
Michael Schumacher dirigindo o F2004 da Scuderia Ferrari durante um Grande Prémio de F1.
O motorista Stephane Sarrazin condução Subaru Impreza WRC através das curvas do Rali de Monte Carlo, um dos mais famosos Campeonato Mundial de Rally .
Disciplinas
As disciplinas de corrida pode ter diferentes classificações: por tipo de veículo (carro, sedan, estoque, produção, clássico …), para o tipo de competição (circuito de asfalto, terra ou gelo) e o objetivo (velocidade, resistência, skids).
Alguns dos mais proeminentes e ilustrativa do referido, são:
Carros
Início da corrida da Formula 1 Grand Prix 2003 Estados Unidos desempenharam no Indianápolis Motor Speedway
Os carros são projetados especialmente para veículos de corrida. Eles possuem spoilers e pneus largos para segurar o solo quanto possível, e as rodas não são geralmente cobertos. Estes veículos são muito baixos, assim como cerca de um metro de altura, e só há espaço para uma pessoa (daí o nome do carro).
A F1 é a categoria mais popular, especialmente na Europa. As equipes, as divisões geralmente fabricantes (Ferrari, Mercedes, Renault e Red Bull) utilizar os orçamentos de centenas de milhões de euros para desenvolver as mais recentes tecnologias que lhes permitam ganhar centésimos de segundo na pista.
Nos Estados Unidos, as duas categorias mais importantes no início dos anos 2000 foram a Champ Car World Series e da IndyCar Series. Eles usam carros menos caros para construir e manter que a Fórmula 1 (as equipes têm orçamentos de cerca de EUA $ 30 milhões por ano) e, geralmente, mais competitivos uns com os outros. Enquanto a Champ Car correu principalmente na rua e layouts de pista, as corridas IndyCar Series realizada do lado de fora ovais na temporada de 2005. Em 2008, a Champ Car foi absorvida pela IndyCar Series.
Entre as fórmulas menores são a GP2 Series, Fórmula 3, GP3 Series, Fórmula Nippon, a Fórmula Renault e Fórmula Toyota.
Em 2014 está prevista a temporada inaugural da Fórmula E categoria de corridas de carros elétricos, organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Rally
Juuso Pykälistö dirigindo um Peugeot 206 WRC no Uddeholm Swedish Rally 2003 .
Competições de rally ocorrem em vias públicas fechadas ao tráfego de veículos, os participantes ( piloto e co-piloto ) deve percorrer um caminho pré-determinado no menor tempo possível. Cada carro vem com um minuto sobre o outro, de modo a que não haja contato físico ou visual entre eles. Veículos são geralmente derivados de produção de acordo com a categoria são modificados mais partes e a uma maior extensão.
O Campeonato do Mundo de Ralis carros usam o segmento C com diferentes preparações. O mais poderoso e utilizado pelas equipes oficiais são o World Rally Car uso do motor 1.6 cc com turbo compressor e altamente modificado.
Nos últimos anos, várias marcas competindo duramente pela vitória: Citroen , Volkswagen e Ford , entre outros. Entre os mais famosos comícios incluem Monte Carlo , Finlândia , Suécia , Acrópole , Córsega (França), a RAC (UK) ou a Catalunya-Costa Daurada (Espanha).
Executar campeonatos paralelos WRC2 e WRC3 , alternando as datas do torneio.
Aceleração
O corridas de arrancada ou cortada ( drag racing ) é uma disciplina do automobilismo em que geralmente estão envolvidos dois carros em uma pista reta, tipicamente de 1/4 de milha ou 1/8 de milha (402 e 201 metros respectivamente). O objetivo desta corrida é para chegar lá antes pelo contrário. Esta disciplina difere da outra na curta duração de cada corrida, a menos de dez segundos com carros mais potentes.
GT e protótipos desportivos
O GT estão correndo versões de carros esportivos como o Porsche 911 ou o Ferrari 550 Maranello. Os protótipos esportivos são projetados exclusivamente para a competição, e não estão relacionados a carros de estrada. As subcategorias permitir chassis de fibra de carbono, derivados padrão tubulares ou só; capacidade, o peso e o tanque de combustível. Os limites são definidos de modo que, durante a execução de todas as categorias, ao mesmo tempo, existe alguma equidade nos tempos.
O GT e protótipos desportivos são frequentemente utilizados em corridas de arrancada , onde equipes de vários pilotos se revezando ao volante do mesmo carro para viajar longas distâncias ou várias horas em circuitos fechados. Geralmente são raças 4, 6, 12 ou 24 horas, ou 500 ou 1000 km.
As 24 Horas de Le Mans é a mais famosa corrida de resistência, seguido pelos 24 Horas de Spa , as 24 Horas de Nürburgring , as 24 Horas de Daytona, as 12 Horas de Sebring e Petit Le Mans. Vários deles foram parte do Campeonato Mundial de Endurance.
Imitando Le Mans, foram estabelecidas na América do Norte semelhantes duas categoriasNa Europa, é realizada a Le Mans Series europeu.: a Grand-Am Rolex Sports Car Series ea American Le Mans Series .
O GT e protótipos esportivos também são usados em corridas de curta distância, a menos de duas horas. Isso ocorre, principalmente, a nível nacional e regional Campeonato FIA GT é a categoria FIA especialidade oficial.
Principais Competições de motorsports
F1
Ferrari Challenge
Campeonato Mundial de Rali
World Touring Car Championship
Rally Dakar
Champ Car World Series
IndyCar Series
NASCAR Cup Series
Turismo Carretera
Super TC 2000
Top Race
Formula Drift
Andros Trophy
Baja 1000
Baja 500
24 Horas de Le Mans
500 Milhas de Indianápolis
Fonte: www.brasil.gov.br/es.wikipedia.org
Redes Sociais