PUBLICIDADE
Hipsilofodonte (“dentes salientes”) é uma espécie representada por uma única espécie de dinossauro ornitópodo hypsilophodont, que viveram no período Cretáceo, no que é hoje a Europa.
Existe apenas uma espécie conhecida de hypsilofodontes, o Hypsilophodon foxii original, classificados por Huxley.
Hipsilofodonte era um dinossauro pequeno, cerca de 2,3 metros de comprimento e cerca de 70 quilo.
Sua altura não superior a 1,2 metros.
A forma do esqueleto indica uma constituição leve e ágil, projetado para velocidade e bípede.
Os restos fósseis de um ninho cuidadosamente construída sugerem que este assentamento animais e incubar seus ovos.
Hipsilofodonte tinha cinco dedos nas extremidades superior e inferior quatro.
Hipsilofodonte
Hipsilofodonte vagavam pela Terra durante o Período Cretáceo Inferior, e é considerado para ter pertencido ao Ornithopoda, ou grupo pássaro de pés.
O nome Hipsilofodonte (Hypsilophodon foxi, do latim “dente pontudo”) vem da forma dos seus dentes, o que lhe permitiu moer sua comida antes de engolir.
Este dinossauro menor é um dos poucos répteis que tinha têm bochechas. Uma característica que lhe permitiu manter os alimentos armazenados em sua boca, enquanto ele mastigava, semelhante à forma como os seres humanos mastigam os alimentos hoje.
Hipsilofodonte foi descoberto em 1869 por Gideon Mantall em Ilha de Wight, ou da Inglaterra “Ilha dos Donossauros.”
Durante anos, os cientistas acreditavam que Hipsilofodonte poderia ter vivido em árvores. No entanto, esta teoria não é mais aceita hoje como precisas.
ANATOMIA
Hipsilofodonte media cerca de 6,5 pés de comprimento (2 m) e 2 pés (0,6 m) de altura, pesando cerca de 150 libras (68 kg).
Hipsilofodonte tinha um bico feito de chifre, bochechas e dentes 28-30 bochecha auto-afiação em um pequeno crânio 4 3/4 polegadas (12 cm) de comprimento, por 2 polegadas (5 cm) de largura.
Hipsilofodonte pode ter tido duas fileiras de placas ósseas executando as suas costas.
Pernas finas e uma cauda endureceram e deram velocidade e agilidade.
Tinha olhos grandes, mandíbulas fortes, mãos com cinco dedos e pés de quatro dedos (um dedo do pé em cada pé tinha uma garra traseira).
Hipsilofodonte
O Hipsilofodonte
O Hipsilofodonte que viveu principalmente na Inglaterra, Portugal e EUA, foi um dos menores e mais velozes herbívoros do período Cretáceo.
Suas pernas eram longas, a cauda comprida e fixa, os braços curtos e as mãos tinham cinco dedos, sendo que só quatro possuíam unhas.
Durante muito tempo acreditou-se que o Hipsilofodonte subia em árvores para procurar o sua alimentação, porém, foi provado mais tarde que a formação de suas mãos não permitia que ele segurasse nos galhos. Assim, se alimentava da vegetação rasteira da época.
O Hipsilofodonte, “dente pontudo”, possuia dentes capazes de permanecer sempre afiados e um bico ósseo também com dentes.
Este animal estava muito bem equipado para o seu estilo de vida. Provavelmente andava e manadas e por ser um ótimo corredor, quando um inimigo se aproximava, ele fugia para a floresta e ficava escondido até o perigo passar.
O Hipsilofodonte já foi encontrado até na Antártida, na Ilha de James Ross, na ponta ao norte do continente, porque um dia os dois continentes já foram unidos.
Dados do Dinossauro
Nome: Hipsilofodonte
Nome Científico: Hypsilophodon foxi
Época em que Viveu: Fim do Jurássico, por volta de 144 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 60kg
Tamanho: 2 metros de comprimento
Altura: 1,2 metros
Alimentação: Herbívoro.
Hipsilofodonte
Hipsilofodonte
Hipsilofodonte
Fonte: es.jurassicpark.wikia.com/www.kidsdinos.com/www.enchantedlearning.com/www.avph.hpg.ig.com.br
Redes Sociais