PUBLICIDADE
Embora o nome Gondwanatitan implica que este dinossauro era ‘Titanic’, foi realmente muito modesto em tamanho, especialmente quando você compará-lo com outros gigantes sul-americanos como Argentinosaurus.
Ao contrário, o nome é uma brincadeira sobre a classificação de Gondwanatitan que é considerado um dos titanossauros, um grupo especial de dinossauros saurópodes.
Gondwanatitan era um herbívoro. Ele viveu no período Cretáceo e residia na América do Sul.
Gondwanatitan é derivado de “Gondwana” e do grego “Titan” (gigante). Gondwana, aka “Gondwana” (terra dos Gonds), foi nomeado pelo cientista austríaco Eduard Suess para uma área do sul da Índia, que é conhecido em sânscrito como “gondavana” (floresta do Gonds) após os Dravidianos (a Gonds ou Gondi ) que vivem lá.
Os restos de Gondwanatitan foram descobertos em Myzobuchi Farm na Formação Adamantina, perto da cidade de Álvares Machado, Estado de São Paulo, sul do Brasil, por Yoshitoshi Myzobuchi em 1983.
Gondwanatitan
Gondwanatitan
O Gondwanatitan
O Gondwanatitan cujo nome significa ” Titã de Gondwana ” e recebeu este nome devido a ele ter vivido no continente cretáceo Gondwana (que na época abrigava a Índia e todos os continentes do hemisfério sul).
Este magnífico animal era um legítimo saurópode brasileiro. Viveu há aproximadamente 80 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo no Brasil.
O Gondwanatitan tinha 8 metros de comprimento e 2 metros de altura.
Diferente dos outros saurópodes que têm a tíbia curvada para dentro da pata, a tíbia do Gondwanatitan era quase totalmente reta.
Tinha um andar arrastado e se deslocava em grandes manadas, trilhando caminhos à beira de lagos, pântanos e vales de rios, muito comuns na região central do Brasil cretáceo.
Dados do Dinossauro
Nome: Gondwanatitan
Nome Científico: Gondwanatitan faustoi
Significado: Gondwana gigante
Época/Período: Cretáceo
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 10 toneladas
Tamanho: 8 metros de comprimento
Altura: 2 metros
Alimentação: Herbívoro
Gondwanatitan
Gondwanatitan
Fonte: www.prehistoric-wildlife.com/www.dinochecker.com/dinosaurpictures.org/www.avph.hpg.ig.com.br
Redes Sociais