PUBLICIDADE
Dorygnathus era um pterossauro jurássico que viveu cerca de 190 milhões de anos atrás.
Espécies fósseis de Dorygnathus foram descobertos no que é hoje a Alemanha.
Com a sua longa cauda e asas estreitas, Dorygnathus foi um bom exemplo do que os paleontólogos chamam de “rhamphorhynchoid” pterossauro (entre os seus parentes mais próximos eram Rhamphorhynchus e Dimorphodon).
Rhamphorhynchoids foram encontrados quase exclusivamente na Europa Ocidental, embora não seja claro se isso é porque eles foram confinados a esta localização geográfica ou se as condições no início de Jurassico na Europa passou a ser bem adequada para a preservação de fósseis.
A característica mais notável de Dorygnathus foi seu longo e entrelaçados dentes da frente, o que quase certamente era utilizados para prender os peixes fora da superfície da água e mantê-los firmemente em sua boca.
Embora as espécies fósseis descobertas até agora têm sido relativamente pequena, como os pterossauros, há alguma especulação de que os adultos da espécie pode ter crescido ao longo de suas vidas e a envergadura atingia de cinco ou seis pés, aproximadamente 1,8 metros.
Dorygnathus
O Dorygnathus
O Dorygnathus cujo nome significa ” Bico de lança ” era um pterossauro primitivo que viveu durante o período Jurássico há aproximadamente 195 milhões de anos atrás na Alemanha, caçando insetos em enormes bandos, agilmente como morcegos.
Dados do Pterossauro
Nome: Dorygnathus
Nome Científico: Dorygnathus banthensis
Época/Período: Jurássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 3 quilos
Tamanho: 1 metro de envergadura
Altura: 28 centímetros
Alimentação: Carnívoro (Peixe)
Dorygnathus
Dorygnathus
Dorygnathus
Fonte: planetdinosaur.com/dinosaurs.about.com/www.avph.hpg.ig.com.br
Redes Sociais