PUBLICIDADE
Archaeopteryx significa “asa antiga” é um pássaro pré-histórico, que data de cerca de 150 milhões de anos atrás, durante o período Jurássico, quando muitos dinossauros viveram.
É uma das mais antigas aves conhecidas.
Archaeopteryx parecia ser parte pássaro e parte dinossauro.
Ao contrário de aves modernas, tinha dentes, três garras em cada asa, um esterno plano (esterno), costelas barriga (gastralia), e uma cauda longa e óssea.
Como as aves modernas, tinha penas, um corpo levemente construído com ossos ocos, uma fúrcula e dedos reduzidos.
Este animal de tamanho de um corvo pode ter sido capaz de voar, mas não muito longe e não muito bem.
Embora tivesse penas e poderia voar, teve semelhanças com dinossauros, incluindo o seu dentes, crânio, a falta de um projeto de lei com tesão, e certas estruturas ósseas.
Archaeopteryx tinha uma envergadura de cerca de 1,5 pés (0,5 m) e tinha cerca de 1 pé (30 cm) de comprimento do bico à cauda.
Ele provavelmente pesava 11-18 onças (300 a 500 gramas).
Archaeopteryx viveu no período jurássico entre aproximadamente 150 milhões e 145 milhões de anos atrás. Fósseis do animal foram encontrados em o que é hoje do sul Alemanha.
Archaeopteryx
Muitos cientistas acreditam que o grupo Aves, ou as aves, evoluíram dos dinossauros, como aves de rapina. Nunca isso é mais claro do que no caso do Archaeopteryx.
Por enquanto, o Archaeopteryx é creditado como sendo o mais antigo pássaro conhecido e verdadeiro.
No entanto, esse estranho animal ainda tem muitas características de dinossauro.
Archaeopteryx tinha penas, bico e os pés como os de pássaros modernos. Mas também tinha dedos, garras e dentes como muitos dos dinossauros.
Archaeopteryx poderia voar, mas não muito bem. Provavelmente voou como um pavão moderno do dia, correndo muito, e só voar curtas distâncias.
Archaeopteryx
Archaeopteryx
O Archaeopteryx
O Archaeopteryx é a ave mais antiga que se conhece, conviveu com os dinossauros do período Jurássico e talvez ainda seria considerado como um dinossauro se não fosse o fato de suas penas terem se fossilizado.
Um dos primeiros esqueletos de Archaeopteryx encontrados foi atribuído a um compsognathus.
O Archaeopteryx tinha dentes e possuía ossos na cauda como um pequeno dinossauro, nas asas ainda possuía três dedos, que serviriam para agarrar os galhos das árvores e auxiliar na subida das mesmas.
A questão questão que gera dúvidas é o fato de o Archaeopteryx não possuir o esterno (robusto osso provido de uma quilha que as aves tem no peito, onde se inserem poderosos músculos que permitem o bater de asas para o vôo ), no entanto o Archaeopteryx possuía o chamado ” osso da sorte ” ou ” forquilha ” típico das aves.
Não se sabe ao certo se o Archaeopteryx poderia levantar vôo e voar como as aves, mas sem dúvida ” voava ” de galhos em galhos, dava saltos enormes impulsionados pelas asas (como as galinhas o fazem atualmente) e planava caçando insetos nas matas do Jurássico.
Dados da Ave
Nome: Archaeopteryx
Nome Científico: Archaeopteryx lithographica
Época/Período: Jurássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 1 quilo
Tamanho: 1 metro de comprimento
Alimentação: Carnívoro
Archaeopteryx
Archaeopteryx
Archaeopteryx
Fonte: www.enchantedlearning.com/www.kidsdinos.com/www.avph.hpg.ig.com.br
Redes Sociais