PUBLICIDADE
Quando uma pessoa apresenta quadros de diarreia ou vômitos, é necessário repor esse líquido perdido, pois nele contem sais minerais importantes ao nosso corpo.
Quando a pessoa perde muito líquido o corpo sente fraqueza e geralmente acompanhado de tonturas.
É muito importante que a pessoa se hidrate bastante , pois caso a desidratação não seja regulada, pode ocorrer óbito.
Quando o corpo apresentar quadros de desidratação leve, é indicado repor o liquido com o soro caseiro.
O soro caseiro é muito fácil de se preparar e com ingredientes que se encontra em qualquer lugar.
Para preparar é necessário um litro de água mineral, 3,5g de sal e 20g de açúcar, misturar bem e ir tomando ao longo do dia.
SAL CONTRA A DESIDRATAÇÃO
O soro caseiro é a maneira mais rápida de evitar a desidratação em crianças com diarreia.
A doença ainda mata cerca de 3 milhões de crianças nos países em desenvolvimento, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. A diarreia pode levar à morte devido à perda de água, sais minerais e potássio.
Quando cuidadas adequadamente, a maior parte das crianças com diarreia evolui sem desidratação e, dentre aquelas que desidratam, 95% podem ser reidratadas por via oral.
No início dos anos 60 desenvolveu-se a composição do Sal de Reidratação Oral, (SRO), uma substância capaz de hidratar o paciente por via oral sem necessidade de hidratação venosa.
A Organização Mundial de Saúde, elaborou o SRO e passou a distribuí-lo em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento.
O SRO é distribuído em Postos de Saúde pelo Ministério da Saúde. O pacote deve ser diluído em 1 litro de água limpa e ingerido após cada evacuação líquida. Cada embalagem é composta por cloreto de potássio, cloreto de sódio, nitrato de sódio e glicose.
Esse tipo de tratamento passou a se chamar Terapia de Reidratação Oral (TRO), com a finalidade de reidratar o paciente repondo os líquidos perdidos pela doença.
Como nem todas as pessoas que sofrem de diarreia têm acesso ao SRO, uma alternativa é o uso da Solução Sal Açúcar (SSA), ou Soro Caseiro, muito divulgado pela Pastoral da Criança, organismo de Ação Social da CNBB, junto com o Ministério da Saúde.
A solução Sal Açúcar, ou simplesmente soro caseiro, como é mais conhecida no Brasil, é constituída de água, sal e açúcar.
A utilização do soro caseiro como terapia para evitar a desidratação grave é bastante vantajosa devido ao baixo custo, à boa aceitação pela comunidade, disponibilidade de seus ingredientes no domicílio e facilidade de preparo. Além disso, não é dependente de sistema de fornecimento, o que contribui, para que a criança receba tratamento precoce logo no início da diarreia a fim de prevenir a desidratação.
É importante que a solução tenha sido preparada de forma adequada e que seja fornecida em quantidades suficientes para repor as perdas. É necessário também que a freqüência da sua administração esteja relacionada com os episódios de evacuações líquidas e que o tratamento seja iniciado tão logo se inicie a diarreia.
Soro Caseiro ou Solução Sal Açúcar (SSA)
ÁGUA: 1 litro.
SAL de cozinha: 1 colher de chá rasa – equivale a cerca de 3,5g.
AÇÚCAR: 02 colheres de sopa cheias – equivale a cerca de 40g.
O soro deve ser ofertado aos poucos, após cada evacuação ou vômito, podendo ser utilizado por até 24 horas após o preparo.
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/www.salcisne.com.br
Redes Sociais