História da Geladeira

PUBLICIDADE

Neve e gelo, córregos, molas, cavernas e adegas eram bastante usados para refrigerar alimentos. A carne e o peixe foram preservados em clima quente por salgação ou tabagismo.

Os chineses cortaram e armazenaram gelo em 1.000 aC.

Cerca de 500 B.C. os egípcios e os índios fizeram gelo em noites frias, colocando água em vasos de barro e mantendo as panelas molhadas.

No início do século XIX, as caixas de gelo eram usadas na Inglaterra

O gelo natural foi colhido, distribuído e usado em aplicações comerciais e domésticas em meados dos anos 1800. O comércio de gelo entre Boston e o Sul foi uma das primeiras vítimas da Guerra Civil.

Caixas de madeira revestidas com estanho ou zinco e isoladas com vários materiais, incluindo cortiça, serradura e algas marinhas foram usadas para armazenar blocos de gelo e “refrigerar” alimentos. Uma bandeja de gotejamento coletou a água de derretimento – e teve que ser esvaziada diariamente.

Pioneiros em refrigeração incluíram o Dr. William Cullen, um escocês cujos estudos no início do século XVII tratavam da evaporação de líquidos no vácuo. Michael Farady, um londrino que, no início dos anos 1800, amassou amônia para causar resfriamento, e o Dr. John Goorie de Apalachicola, na Flórida, que construiu uma máquina para fazer gelo para resfriar o ar para pacientes com febre amarela em 1834. O sistema de refrigeração de compressão de hoje opera um conceito adaptado das experiências de Farady. Envolve a compressão de gás em um líquido que absorve o calor. Ao fazê-lo, retorna ao gás. Esta é uma descrição simplificada do que acontece em uma geladeira doméstica, congelador, aparelho de ar condicionado ou desumidificador.

Geladeira – Alimentos

A idéia de manter os alimentos frescos para evitar a deterioração não é nova, mas pode ser surpreendente entender que o aparelho, um acessório na maioria dos lares, é relativamente novo para o mundo.

Havia várias maneiras de manter a comida fresca em tempos anteriores, e os seres humanos faziam uso de um número diversificado de ambientes naturais.

Colocar alimentos em riachos frios, secretá-lo nas costas de cavernas ou escavar no subsolo para criar caves eram todos métodos iniciais de resfriamento de alimentos. As pessoas também cortaram gelo no inverno e armazenaram-no em caves profundas ou em casas de gelo. Esse gelo poderia continuar por um período significativo de tempo, especialmente se fosse coberto de sal.

Os primeiros “aparelho” que tiveram alguma semelhança com a geladeira foram desenvolvidos logo antes do século XIX. Eles eram simplesmente caixas de madeira, muitas vezes instaladas em uma casa, e às vezes eram revestidas com metal ou outros materiais. As pessoas iriam comprar gelo, colocá-lo na caixa e, em seguida, armazenar alimentos com ele que precisava ser mantido fresco. O gelo derreteria lentamente, então a maioria das caixas de gelo apresentavam panelas de gotejamento, que poderiam ser removidas e despejadas.

Muitos estudos sobre os aspectos da refrigeração foram desenvolvidos antes da geladeira, mas simplesmente não foram postos em prática ainda.

O Dr. William Cullen é muitas vezes considerado um pioneiro na tecnologia de refrigeração, uma vez que suas experiências científicas no início do século 18 observaram como os líquidos evaporaram em um ambiente de vácuo. Outros cientistas se propôs a estudar os aspectos de refrigeração e produtos químicos.

O Dr. John Goorie criou uma máquina de fazer gelo para ajudar a atender as necessidades de pacientes com febre amarela e Michael Faraday estudou as propriedades da amônia. Faraday percebeu que a amônia tinha um efeito de resfriamento.

Esses primeiros estudos e as idéias de muitos outros cientistas levaram ao desenvolvimento da primeira geladeira em 1876 pelo engenheiro alemão Carl von Linde. Ele aperfeiçoou um processo pelo qual grandes quantidades de líquidos poderiam ser convertidas em gás, a fim de manter um ambiente definido fresco.

Linde continuou a aperfeiçoar sua invenção, e outros seguiram o exemplo. Em 1920, mais de 200 empresas fabricavam diferentes modelos e, ao mesmo tempo, muitas empresas desenvolveram tecnologias para produzi-las com freezers combinados. Eles ainda eram muito aparelhos de luxo, e muitas pessoas continuavam a usar o antigo modo de espera da geladeira.

Durante as próximas décadas, a tecnologia de refrigeração melhorou, mas alguns dos produtos químicos utilizados para criar um ambiente frio causaram problemas. Por exemplo, Freon® foi freqüentemente usado para esfriar ou congelar alimentos.

Embora isso possa ter sido eficaz, liberou clorofluorocarbonos (CFCs), que mais tarde demonstraram ser perigosos para o meio ambiente. Além disso, os primeiros aparelhos usaram uma quantidade significativamente maior de energia elétrica do que suas contrapartes modernas. Os esforços em favor dos conservacionistas e ambientalistas foram eventualmente bem-sucedidos, e na década de 1980, a maioria dos modelos correu com menos energia e não usou nem liberou CFCs.

Ao longo do caminho, outros recursos foram adicionados a geladeira, refrigeradores, e as capacidades de descongelamento automático e os componentes de fabricação de gelo foram adicionados bônus. O custo também se tornou mais acessível para a maioria das famílias, embora ainda existam modelos de luxo que saibam a faixa de preço da família média de classe média. Os frigoríficos básicos agora podem ser comprados por cerca de metade dos preços de venda na década de 1920.

Como funciona uma geladeira, refrigerador?

Ironicamente, os refrigeradores, geladeira, mantêm as coisas frias devido à natureza do calor. A Segunda Lei da Termodinâmica afirma essencialmente que, se um objeto frio for colocado ao lado de um objeto quente, o objeto frio ficará mais quente e o objeto quente se tornará mais frio. Uma geladeira, refrigerador não arrefece itens reduzindo suas temperaturas originais; Em vez disso, um gás evaporador chamado refrigerante extrai o calor, deixando a área circundante muito mais fria. Refrigeradores e aparelhos de ar condicionado trabalham no princípio do resfriamento através da evaporação.

Uma geladeira, refrigerador, consiste em dois compartimentos de armazenamento – um para itens congelados e o outro para itens que requerem refrigeração, mas sem congelamento. Estes compartimentos estão rodeados por uma série de tubos de troca de calor. Perto da parte inferior da unidade de refrigerador é um dispositivo de metal pesado chamado compressor. O compressor é alimentado por um motor elétrico. Mais tubos de troca de calor estão enrolados atrás da geladeira. Através de todo o sistema é amônia pura, que se evapora a -27 graus Fahrenheit (-32 Celsius). Este sistema está fechado, o que significa que nada é perdido ou adicionado enquanto ele está funcionando. Como o amoníaco líquido é um produto químico poderoso, uma geladeira, refrigerador, vazado deve ser reparado ou substituído imediatamente.

Fonte: www.keepitcool.com/www.wisegeek.org/theinventors.org

Veja também

Frenologia

PUBLICIDADE O que é A frenologia é uma teoria, popularizada no início do século XIX, …

Otoscópio

PUBLICIDADE O que é Um otoscópio é uma ferramenta que permite ao médico ver dentro …

Osteótomo

PUBLICIDADE O que é um Osteótomo? Osteótomo são instrumentos (dispositivos) simples que foram projetados e são …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.