PUBLICIDADE
A criptomoeda é um ativo digital projetado para funcionar como um meio de troca que utiliza criptografia para proteger suas operações, para controlar a criação de unidades adicionais, e para verificar a transferência de ativos.
Criptomoedas são um tipo de moedas digitais, moedas alternativas e moedas virtuais. Criptomoedas usam controle descentralizado em oposição a sistemas centralizados de dinheiro eletrônico e bancos centrais. O controle descentralizado de cada criptomoeda funciona através de um blockchain , que é um banco de dados de transações públicas, funcionando como um ledger distribuído.
O Bitcoin, criado em 2009, foi a primeira criptomoeda descentralizada. Desde então, numerosas outras criptomoedas foram criadas. Eles são frequentemente chamados de altcoins, como uma mistura de moedas alternativas.
A criptomoeda é uma forma de dinheiro digital que é projetada para ser segura e, em muitos casos, anônima.
É uma moeda associada à Internet que usa criptografia, o processo de converter informações legíveis em um código quase indiscutível, para rastrear compras e transferências.
A criptografia nasceu da necessidade de comunicação segura na Segunda Guerra Mundial. Ele evoluiu na era digital com elementos de teoria matemática e ciência da computação para se tornar uma maneira de proteger as comunicações, informações e dinheiro online.
PRIMEIRAS CRIPTOMOEDAS
A primeira criptomoeda criada foi o Bitcoin em 2009 por um desenvolvedor anômino que se autodenominou com o pseudônimo Satoshi Nakamoto.
Em abril de 2011 foi criada a segunda criptomoeda do mundo, o Namecoin. Ele foi criado para formar um DNS descentralizado para tornar a censura na Internet mais difícil.
Em outubro de 2011 o Litecoin foi lançado e tornou-se a primeira criptomoeda bem-sucedida a usar o scrypt como função de hash em vez de SHA-256. Isso deu ao público em geral a capacidade de minerar para litecoins sem a compra de hardware específico, como as máquinas ASIC usadas para a mineração de Bitcoin.
O Litecoin começou a receber a atenção da mídia no final de 2013 – alcançando um valor de mercado de US $ 1 bilhão.
Ripple coin, outra criptomoeda que atrai muitos investidores, foi criado em 2011. Ele foi construído sobre o mesmo protocolo que o Bitcoin mas serve como um sistema de pagamento – pense em um Paypal para criptomoedas que suporta qualquer moeda fiduciária, criptomoedas, mercadorias ou mesmo milhas de viagens.
VULNERABILIDADE DAS CRIPTOMOEDAS
A segurança das criptomoedas é dividida em duas partes.
A primeira parte vem da dificuldade de encontrar intersecções de hash, uma tarefa feita pelos computadores mineiradores.
O segundo e mais provável vulnerabilidade é um ataque de “51%”. Neste cenário, um mineiro que tem o poder de mineração de mais de 51% da rede pode assumir o controle do ledger de blocos globais e gerar uma cadeia de blocos alternativa.
Mesmo neste ponto o atacante é limitado ao que ele pode fazer.
O atacante poderia no máximo reverter suas próprias transações ou bloquear outras transações.
Todas as criptomoedas são pseudo-anônimas, e algumas moedas adicionaram características para criar o anonimato verdadeiro.
Fonte: en.wikipedia.org/www.telegraph.co.uk/criptobrasil.com.br
Redes Sociais