PUBLICIDADE
Culinária da Polônia é uma mistura de tradições culinárias eslavas e estrangeiras. Surgida da mistura dos diversos costumes culinários das várias regiões da Polônia e culturas circunvizinhas, ela utiliza uma grande variedade de ingredientes.
É rica em carne de todos os tipos e temperos, bem como de tipos diferentes de massas e bolinhos, sendo o mais popular deles o pierogi (massa cozida, com recheio de requeijão e batata, acompanhado de molho de lingüiça, nata e bolas de requeijão).
Assemelha-se à outras culinárias eslavas quanto ao uso de mingaus (kasza) e de outros cereais, mas teve também uma grande influência das culinárias turca, alemã, húngara, judaica, francesa e culinárias coloniais do passado. No geral, a culinária da Polônia é rica, substancial e relativamente alta em gorduras. O polonês dedica uma parte generosa de seu tempo para desfrutar suas refeições.
Fonte: www.guiapresidenteprudente.com.br
Culinária Polonesa
A gastronomia polonesa é baseada em pratos de preparação simples mas de sabores muito agradáveis. O clima frio do país favorece uma cozinha contundente na qual as carnes e as batatas são ingredientes essenciais. As comidas se desfrutam como acontecimentos sociais ou familiares, são abundantes, de mais de três pratos e se aproveitam para charlar pelo que a sobremesa com os cafés e licores costumam alargar-se, sobre tudo nos dias festivos e as grandes celebrações.
Nos restaurantes, cafés e bares (abundantes em todo o país), pode-se provar a gastronomia típica da Polônia, assim como comida internacional, francesa, italiana, espanhola, grega, china, japonesa, etc. e como no, as populares hamburguesas, pizzas, frango frito, saladas, sanduíches, etc.
Para escolher um restaurante de qualidade com um serviço esmerado nada melhor que procurar nas portas o distintivo da “Frigideira de Prata” que unicamente ostentam os melhores estabelecimentos e que têm-se participado num concurso que realiza-se todos os anos. Embora os preços são mais elevados a cozinha é excelente. Também pode-se picar algo na ruas e nos bares onde além de desfrutar com uma boa cerveja pode-se encontrar em ocasiões algum prato simples.
O regime de comidas diário costuma ser abundante, o almoço e o jantar não sofrem variação, se tomam vários pratos mais sobremesa, ao igual que o café da manhã que é também forte.
Na primeira refeição do dia os poloneses costumam comer ovos duros, presunto york, queijo, sucos de laranja, limão ou pomelo, acompanhado de café ou chá.
Tanto no almoço como no jantar se degustam como primeiro prato, pratos frios nos que pode-se encontrar, presunto, queijo e inclusive caviar. A continuação se costuma servir uma sopa, as mais populares são barszcz, de caldo de beterraba, choldnik, de beterraba fria que se serve sobre tudo no verão (ambas podem ir acompanhadas de almôndegas de carne ou creme ácido), a sopa fria pode levar pedaços de hinojo e pepino, zurek, sopa de farinha com pedaços de salchichas, grzybowa, a base de champinhon, krupnik, de verduras com sêmola de cereais ou a flaki, de tripa de porco e de vitela com verduras. Um dos pratos mais típicos é o bigos, repolho cosido e choucrut picado com diferentes tipos de carne que em sua modalidade de sopa leva cebola, couve flor branca, solve ácida, pedaços de carne de porco, toucinho e creme fresco. Simplesmente deliciosa.
Como segundo prato a carne é um elemento essencial, sobre tudo a de porco e de vaca. Destacam as chuletas de porco, o golabki, folhas de repolho recheadas de carne picada com salsa de tomate ou setas, o pierogi, tortas bem recheadas de carne, requeijão picante ou repolho de setas, o golonka, joelho de porco salgado, cozido e depois passado pelo forno, o kotlet, rolos de carne de porco, frango ou boi recheados de queijo e manteiga, zrazy, carne de novilho cortada em pedaços e os kolduny, almôndegas de carne. estes pratos costumam ir acompanhados de batatas fritas ou cozidas, cenouras, ervilha, pepinos, tomates, champinhon ou outras verduras.
O peixe mais apreciado é a carpa (karp) à polonesa, preparada com passas, mel, castanhas e um molho com pão de especiarias alfajores. Na zona do Báltico o peixe mais popular é o arenque, preparado de diferentes formas, bem assado, salgado ou com molho de nata agria.
Os poloneses são amantes do queijo. Comem como aperitivo, sobremesa, no café da manhã ou na preparação de pratos. Para finalizar as abundantes comidas se degustam frutas do tempo, sorvetes, tortas e bolos preparados com fruta, creme ou sementes de amapola. A mais apreciada é a torta malakow que têm como ingredientes a manteiga, açúcar, ovos, castanhas e nata fresca.
Bebidas
Para beber durante as comidas se bebe água e, sobre tudo, cerveja nacional como a Zywiec, de boa qualidade. Polônia não produz vinhos más pode-se encontrar excelentes caldos importados de Bulgária, Hungria, França, Itália e Espanha os preços são elevados.
Depois de comer nada melhor que uma xícara de café que se serve à turca, quer dizer muito forte e em copo ou bem um chá com limão. Para finalizar uma cálice de licor do país, quer dizer, vodka, de excelente qualidade. Se toma muito frio seguido de um copo de água e um pedacinho de pão. Provavelmente a Vodka Zubrowka seja a melhor do mundo. Se você é de paladares fortes, pode beber aguardentes de mais de 60 graus nas zonas de montanha ou wisniak, uma espécie de conhac a base de guindas mas mais suave e que resulta muito agradável.
Fonte: www.genteviajera.es
Culinária Polonesa
Diz a lenda que uma linda sereia pediu ao pescador Wars e à sua mulher Sawa que construíssem uma cidade junto ao rio Vistula, e assim nasceu Varsóvia. E, deste então, a Polónia, país que tanto sofreu ao longo da história com as inúmeras invasões e anexações, tornou-se famoso pela sua hospitalidade e culinária.
Caça, Arenque do Báltico, Borscht de beterraba, salsichas Kielbasa, pastelaria à base de sementes de papoila, são uma constante na mesa polaca. No Verão abundam os morangos silvestres, as cerejas, mirtilos e todo o tipo de frutos silvestres são servidos frescos ou usados em “Paczec”, ou seja, como recheio ou compota. A Nação Polaca resistiu, até aos dia de hoje, a todas as guerras, invasões e perdas de identidade que lhe foram infligidas, muito embora todas estas vicissitudes tenham influenciado, em larga medida, o seu povo, os seus costumes, a sua língua e, como é natural, a sua cozinha.
A culinária polaca é, deste modo um misto de influências alemãs, húngaras, austríacas, russas e judaicas. Por incrível que pareça, muitos dos nomes usados na culinária polaca são de origem italiana: assim, por exemplo, em polaco couve-flor é Kalafior, e em italiano é Cavolfiore; tomate em polaco é Pomidor, e em italiano é Pomodoro. Na base da culinária polaca estão sempre carnes, vegetais e sementes variadas. São quase sempre pratos que procuram confortar o corpo e a mente, sobretudo na rigidez do Inverno. Um bom exemplo disso é o Kluskiz Kapusta Polski (noodles e couve).
No Verão, come-se o Chlodnik, sopa fria de pepino e beterraba. A carne de porco é, sem dúvida, o ingrediente mais utilizado na culinária polaca, sendo uma das suas principais produções: sendo os aditivos, químicos e hormonas tabu para os polacos, o seu gado suíno é alimentado à base de sementes, leite e batatas, o que faz com que a sua carne seja extremamente tenra. Os seus presuntos sem gordura, os seus mais de 90 tipos de salchichas e enchidos são mundialmente conhecidos, preparados de muitas e variadas formas: servidos frios, com mostarda ou rábano, cozidos em cerveja, ou usados como ingrediente de suculentos guisados.
Os cogumelos são usados à descrição nos pratos polacos, e podemos encontrar uma enorme variedade de formas e cores de cogumelos comestíveis neste país, que acompanham normalmente os tradicionais guisados feitos à base de caça, nomeadamente o Bigos.
Fonte: comezainas.clix.pt
Culinária Polonesa
Cozinha Polonesa
Charutos com folhas de repolho
Ingredientes
1 kg ½ de carne moída
1 xícara de chá de arroz, escolhido e lavado
1 repolho bem grande
1 cebola média, ralada
1 colher de sopa de salsa, picada
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de óleo
3 xícaras de chá de água
2 cubos de caldo de carne
2 colheres de sopa de caldo de limão
1 colher de sopa de extrato de tomate
sal a gosto.
Modo de Preparar
Numa panela, coloque o óleo e o arroz e ffrite. Em seguida, água pré-aquecida até cobrir o arroz, sal a gosto e deixe cozinhar até o arroz ficar mais para o duro. Reserve.
Dissolva em 2 colheres de sopa de água feervente, os 2 cubos de carne. Reserve.
Em uma tigela, misture bem a carne com o arroz, a cebola, a salsa, a margarina, 2 cubos de caldo de carne já dissolvidos e o suco de limão.Reserve.
Coloque o repolho em um panela com água ffervente, para que as folhas murchem e fique mais fácil de separá-las. Corte fora o talo central (caule da planta),e depois retire todos os talos, deixando somente as folhas. Reserve algumas folhas mais velhas, depois de bem lavadas, para forrar o fundo da panela.
Recheio
Coloque um pouco de recheio reservado em cima de cada folha. Enrole, fechando bem com os lados. Continue a operação até o término das folhas de repolho.
Forre o fundo de uma panela com as folhass de repolho mais velhas. Coloque em cima os charutos bem juntos em camadas sobrepostas. Regue com o extrato de tomate, misturado com 1 xícara de água fervente. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo, por 30 minutos. Sirva bem quente.
Rendimento
6 porções
Bortsch
Ingredientes
fatias grossas
2 cebolas grandes picadas em fatias
4 tomates grandes sem pele, sem semente e picado em tiras
2 beterrabas grandes descascadas, picadas em fatias finas
2 dentes de alho picado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de endro seco
1 colher (sopa) de banha de porco (ou manteiga)
2 ovos; ½ copo de água
suco de 1 limão; sal e pimenta a gosto .
Modo de Preparar
Numa frigideira coloque a banha de porco, a cebola, o alho e as costelinhas e frite até dourar. Reserve
Já numa panela de fundo larga, coloque as beterrabas em água fria já picadas e deixe cozer até amolecer. Acrescente o repolho já lavado e picado, os tomates, o sal, a pimenta e o limão a gosto .Deixe cozinhar por ± 30 minutos. Reserve.
Em uma vasilha(tigela) coloque os ovos, bata bem, a farinha de trigo aos poucos e água sempre batendo para não empelotar.Reserve.
Leve a sopa ao fogo novamente, adicionando a mistura de ovos/farinha e água aos poucos, bem devagar para não talhar.
Pulverize com endro. Sirva a Bortsch acompanhado de pirojki.
Rendimento
6 porções
Sonhos Pacczki
Ingredientes
2 xícaras de leite morno
2 xícaras de farinha de trigo
60 g de fermento biológico fresco
2 ovos
150 g de margarina
4 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de essência de baunilha
raspas de limão
7 xícaras de farinha de trigo peneirada
papel absorvente
200 g de goiabada em cubos de 2 cm
Modo de Preparar
Numa bacia ou recipiente, coloque o fermento, as 2 xícaras de de farinha de trigo e o leite morno. Misture bem e espere crescer por 15 minutos.
Em separado, coloque na batedeira os ovos, a margarina, o açúcar, a baunilha e as raspas de limão a gosto. Bata bem, retire e incorpore ao fermento crescido. Misture bem e acrescente a farinha de trigo aos poucos, até desgrudar das mãos. Cubra o recipiente com um pano de prato e deixe dobrar de volume, descansando por aproximadamente 40 minutos.
Estenda a massa com o rolo, até que a mesma fique com 1 cm de espessura, corte com um copo. Coloque nesta massa cortada os cubos de goiabada e forme uma trouxinha em bolas e espere crescer novamente.
Em uma panela coloque bastante óleo e deixe esquentar, e que o mesmo não fique muito quente, frite em fogo baixo. Quando dourar, retire e passe imediatamente pelo açúcar refinado, para que os bolinhos fiquem cobertos. Sirva, acompanhado com chá.
Rendimento
30 porções
PIEROGI
Origem
Comida típica polonesa, aparece nas diversas áreas colonizadas pela imigração eslava, apresentando variações de recheios.
Abrangência
Municípios de colonização polonesa: Araucária, Ariranha do Ivaí, Mallet, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Rio Azul, Rio Negro, Tijucas do Sul, entre outros.
Ingredientes
Recheio
1 e 1/2 kg de requeijão que não seja azedo em demasia, úmido
1/2 kg de batata tipo “binge” cozida, amassada quando quente, tipo purê, deixando esfriar
sal
salsa picada
alecrim (rosmarim) a gosto
2 dentes de alho amassados
Massa
1 kg de trigo
4 gemas de ovos caipira (amarelos)
2 colheres de gordura hidrogenada
2 colheres de nata
1/2 colher (chá) de sal
leite desnatado até incorporar toda a massa
Modo de Preparar
Recheio
Misture todos os ingredientes e acrescente uma colher de nata, reserve na geladeira.
Massa
Coloque o trigo num recipiente, abra um buraco no meio e acrescente todos os outros ingredientes, faça a liga com o leite. A massa deve ficar macia: ponto de pão sovado. Sove bem e deixe descansar por 2 horas em local fresco. Estique a massa (ponto para pastel), corte em forma circular (use um pires, uma tampa como base), recheie os círculos com uma colher (sobremesa) cheia com o recheio reservado, possibilitando dobrar ao meio, não utilize garfo para fechar as bordas, somente os dedos.
Cozimento
Cozinhe-os em panela funda com muita água fervente, gotas de azeite e sal. O ponto de cozimento é quando o pierogi “bóia” na água fervente, mais ou menos dois minutos, retire, já acrescentando o molho para não ressecar ou grudar no recipiente, intercalando peças e molho.
Acompanhamentos
Molho de lingüiça, nata, bolas de requeijão, repolho roxo com bacon, purê de maçã e purê de batata.
Rendimento
70 piegoris
Ensopado
Ingredientes
125g de toucinho defumado magro
500g de carne de porco (de preferência de pernil)
3 cebolas grandes
125g de chouriço branco
750g de couve branca ou chucrute
150g de cogumelos
1 latinha de extrato de tomate
2 dentes de alho
1 colher (chá) de páprica
3 folhas de louro
1/2 litro de vinho branco seco
manjerona e sal a gosto
Modo de Preparar
Para preparar o prato use de preferência uma caçarola, corte o toucinho e a carne de porco em pequenos cubos e doure-os com a cebola picada (não precisa acrescentar óleo, pois o toucinho vai derreter e liberar gordura suficiente para dourar).
Junte o chouriço cortado em rodelas e a couve branca (ou chucrute) cortado irregularmente.
Em seguida, acrescente os cogumelos, o extrato de tomate, os dentes de alho esmagados e os demais temperos.
Deixe refogar por uns 5 minutos
junte o vinho e adicione uma quantidade de água que chegue para cobrir os ingredientes bem misturados.
Deixe cozinhar em fogo baixo, por uns 30 minutos, sem mexer, na caçarola bem tampada.
Sirva quente ou morno
Bolo Polonês
Ingredientes
7 unidade(s) de ovo
3 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
3 xícara(s) (chá) de açúcar
1 colher(es) (chá) de fermento químico em pó
1 xícara(s) (chá) de leite
1 colher(es) (sopa) de manteiga
Modo de Preparar
Bate-se as claras em neve e junta-se as gemas sempre batendo. Põe-se o açúcar aos poucos e acrescenta-se a farinha com o fermento. Mistura-se sem bater. Junta-se, então, o leite fervendo com a manteiga, mistura-se rapidamente, põe-se em forma untada e leva-se ao forno imediatamente, antes que a massa esfrie. Deve-se acender o forno e untar a forma antes de bater o bolo.
Sopa de Beterraba Polonesa ( Barszcz )
Ingredientes
3 beterrabas médias
1 tomate
1/2 cebola
1 cenoura
2 folhas de louro
1 tablete de caldo de galinha
5 grãos de pimenta preta
1 1/2 colher de sopa de vinagre
1/2 colher de sopa de açúcar
300 g de costelinha de porco defumada
300 g de lingüiça calabresa
salsinha e sal a gosto
1 colher de sopa de farinha de trigo
250 g de creme de leite sem soro
Modo de Preparar
Descasque as beterrabas e corte-as em tiras; acrescente o açúcar, misture bem e deixe em separado. Ferva as costelinhas e a lingüiça; retire a pele, fatie e reserve. Ferva 2 litros de água em uma panela média e acrescente a cebola, cenoura e tomate cortados em pedaços pequenos; junte todos os demais ingredientes, reservando o creme de leite e a farinha.
Deixe ferver até que as beterrabas estejam cozidas (aproximadamente 40 minutos). Antes de desligar, dissolva a farinha de trigo em 1/2 copo de água fria, acrescente à sopa e deixe ferver por mais 2 minutos. Por último, junte à sopa fervente, o creme de leite (dissolvido em uma tigela com um pouco do caldo da própria sopa). Desligue e sirva com torradas.
Barszcz Burakowy(Caldo de Beterraba)
Ingredientes
04 beterrabas com as folhas e talos
02 cebolas
02 tomates
01 tablete caldo de carne ou galinha
sal
óleo
azeite de oliva
vinagre de maçã
Modo de Preparar
Lave bem as beterrabas, cortando as folhas e reservando-as.
Coloque as beterrabas para cozinhar numa outra panela .coloque as folhas com os talos para ferver, por aproximadamente 10 minutos. Passe-as no liquidificador, com a àgua em que foram fervidas, e reserve-as na panela em que vai finalizar a sopa. Coloque numa frigideira 2 cebolas escascadas, alho à gosto, 2 tomates sem pele, se preferir caldo de galinha ou carne, salsa, cebolinha, e demais temperos à gosto, com azeite de oliva. Após a fritura, colocar tudo no liquidificador, e derramar sobre o caldo dos talos e folhas já reservados na panela da sopa.
Descascar as beterrabas, picá-las e, juntamente com o caldo em que foram cozidas, após coá-lo, passar no liquidificador, reservando algumas beterrabas picadas, para a sopa. Misturar tudo na panela em que vamos finalizar a sopa, e, ir acrescentando sal à gosto.
Após uma fervura de 15 minutos, apagar o fogo, e colocar vinagre de maçã, à gosto, mexer, e deixar descançar por meia hora, para que o vinagre evapore, e o gosto se suavize.
Obs: usar azeite de oliva, porque não contém nada de colesterol e usar vinagre de maçã, porque não contém àlcool.
Pierogi
Ingredientes
1 kg de farinha de trigo
3 ovos
3 colheres de azeite
1 colher de sobremesa de salágua fria até dar o ponto
Modo de Preparar
Coloque numa bacia grande os ovos, a farinha e o azeite
Amasse muito bem, quando a massa estiver lisinha, abra como massa de pastel, usando rolo, uma garrafa limpa
Corte a massa com um copo, recheie a massa, feche passando um garfo nas bordas e cozinhe, em aproximadamente 2 litros de água fervente, por 5 minutinhos
Coloque por cima seu molho preferido, branco ou ao sugo
Recheio
cozinhe as batatas, amasse bem com garfo ou passe no espremedor
Misture a ricota ou requeijão muito bem até ficar num ponto de creme
Acerte o sal, coloque o cheiro verde
Misture mais um pouco
Recheie a massa com essa mistura
Ingredientes
Massa
1 kg de farinha de trigo
1 ovo
Sal a gosto
Água morna
Óleo de soja
Recheio
1 kg de batatas cozidas e espremidas
150g de queijo parmesão ralado
Molho
500g de margarina de boa qualidade
Cebola picadinha
PIEROGI
Massa
1 kg de trigo
4 gemas de ovos caipira (amarelos)
2 colheres de gordura hidrogenada
2 colheres de nata
1/2 colher (chá) de sal
leite desnatado até incorporar toda a massa
RECHEIO
1 kg de de ricota ou requeijão
1 Kg de batatas
Sal a gosto
cheiro – verde a gosto
Massa
Coloque o rigo num recipiente, abra um buraco no meio e acrescente todos os outros ingredientes, faça a liga com o leite.
A massa deve ficar macia: ponto de pão sovado. Sove bem e deixe descansar por 2 horas em local fresco.
Estique a massa (ponto para pastel), corte em forma circular (use um pires, uma tampa como base), recheie os círculos com uma colher (sobremesa) cheia com o recheio reservado, possibilitando dobrar ao meio, não utilize garfo para fechar as bordas, somente os dedos.
Cozimento
Cozinhe-os em panela funda com muita água fervente, gotas de azeite e sal.
O ponto de cozimento é quando o pierogi bóia na água fervente, mais ou menos dois minutos, retire, já acrescentando o molho para não ressecar ou grudar no recipiente, intercalando peças e molho.
RECHEIO
Cozinhe as batatas, amasse bem com garfo ou passe no espremedor. Misture a ricota ou requeijão muito bem até ficar num ponto de creme. Acerte o sal, coloque o cheiro verde. Misture mais um pouco.
Outra opção de recheio
Usa-se muito rechear com feijão preto amassado e salsinha.
Acompanhamentos
Molho de lingüiça, repolho roxo com bacon, purê de maçã e purê de batata.
Pierogi – Pastel Cozido Tipico Polonês
Ingredientes da massa
1 kg de farinha de trigo 3 ovos 3 colheres de azeite 1 colher de sobremesa de sal
Recheio
1 kg de de ricota ou requeijão 1 Kg de batatas Sal a gosto cheiro verde a gosto
Modo de Preparar
1. Coloque numa bacia grande os ovos, a farinha e o azeite.
2. Amasse muito bem, quando a massa estiver lisinha, abra como massa de pastel, usando rolo, uma garrafa limpa.
3. Corte a massa com um copo, recheie a massa, feche passando um garfo nas bordas e cozinhe, em aproximadamente 2 litros de água fervente com sal, por 5 minutos.
4. Coloque por cima seu molho preferido, branco ou ao sugo.
Recheio
1. cozinhe as batatas, amasse bem com garfo ou passe no espremedor.
2. Misture a ricota ou requeijão muito bem até ficar num ponto de creme.
3. Acerte o sal, coloque o cheiro verde.
4. Misture mais um pouco.
5. Recheie a massa com essa mistura
Borscht à Polaca (Consoada)
Ingredientes
1 pão de centeio escuro
2 polpa de tomate
3 litros de água
3 talos de aipo
8 dentes de alho
4 batatas
10 beterrabas
3 cebolas
4 cenouras
margarina
aneto
sal
salsa
Modo de Preparar
Descascar e lavar as beterrabas. Cortar em rodelas finas e colocar para marinar numa panela de barro juntamente com os dentes de alho cortados em rodelas e o pão de centeio seco cortado em pedaços, durante pelo menos 3 dias.
No final desse tempo, juntar a água a ferver e levar ao fogo, dourar as cebolas picadas numa frigideira, com a margarina. Juntar a cebola, as cenouras cortadas às rodelas, os talos de aipo e a salsa picada à panela.
Temperar com sal e deixar cozinhar em fogo brando. Juntar a polpa de tomate. Deixar cozinhar por cerca de 2 horas. Meia hora antes da sopa estar pronta, adicionar as batatas em cubos. Aproximadamente 25 minutos depois, juntar o aneto picado e um dente de alho grande picado. Acompanhar com pão de centeio.
Sopa de Pepinos
Ingredientes
2 de semolina de arroz
1 litro de caldo de carne concentrado
100 gramas de creme fresco
1 quilo de tomates
1 pepino
Modo de Preparar
Cortar os tomates em quatro pedaços e cozinhar em pouca água; passar por uma peneira fina e misturar ao caldo de carne, tornando o caldo mais espêsso com a semolina; cozinhar durante 10 rninutos; juntar o creme fresco e deixar esfriar; no momento de servir, atirar à sopa o pepino cortado em rodelas muito finas, servindo frio.
Zupa Watrobiana
Ingredientes
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 litros de caldo de carne bem forte
500 gramas de fígado de vitela
50 gramas de manteiga
3 cebolas médias
2 fatias de pão
Modo de Preparar
Dourar as cebolas na manteiga, juntando farinha de trigo e mexendo bem; regar com o caldo e deixar cozinhor durante 10 minutos; colocar. o fígado em umo caçarola e pedaços de pão, ambos cortados em forma de dados, fazendo dourar com a manteiga; despejar sobre o fígado o caldo.
Receitas maravilhosas! Obrigado por compartilhar!!