PUBLICIDADE
Percepção de profundidade – Definição
A percepção de profundidade é uma parte importante de sua visão. Isso ajuda você a ver objetos em três dimensões e entender a que distância eles estão de você.
Como sua percepção de profundidade depende de informações de seus olhos e de seu cérebro, qualquer coisa que afete sua visão geral pode afetar sua percepção de profundidade.
Percepção de profundidade – O que é
A percepção de profundidade é a sua capacidade de ver objetos em três dimensões, incluindo seu tamanho e a que distância estão de você e estimar as distâncias espaciais dos objetos de si mesmo e uns dos outros.
É possível porque muitas partes em seus olhos e seu cérebro trabalham juntos para processar informações, estimar sua localização e criar as imagens que você vê.
Se algo estiver afetando sua capacidade de ver com um ou ambos os olhos, há uma boa chance de que sua percepção de profundidade também seja afetada.
Sem a percepção de profundidade, seríamos incapazes de dizer a que distância os objetos estão de nós e, portanto, a que distância precisaríamos nos mover para alcançá-los ou evitá-los.
Muitas vezes é demonstrado com as medidas de comprimento, largura e altura. Por exemplo, é fácil reconhecer que uma imagem é uma foto, já que as câmeras não possuem uma percepção precisa de profundidade.
É por isso que, quando tiramos uma foto, sabemos que a pessoa retratada na imagem não tem um vaso crescendo em sua cabeça, mas a foto resultante faz com que pareça assim. Ilusões de ótica como esta ilustram como nossas mentes percebem as imagens visuais que nossos olhos enviam para nossos cérebros.
Nossa capacidade de perceber a profundidade inclui a percepção do espaço, ou a capacidade de perceber as distâncias diferenciais dos objetos no espaço.
Embora os pesquisadores tenham descoberto muito sobre a percepção de profundidade, inúmeras questões interessantes permanecem.
Por exemplo, exatamente como podemos perceber o mundo em três dimensões quando as imagens projetadas na retina são bidimensionais? E qual o papel que a aprendizagem desempenha na percepção de profundidade?
Embora a percepção de profundidade resulte principalmente de nosso sentido de visão, nosso sentido de audição também desempenha um papel.
Duas amplas classes de pistas usadas para ajudar na percepção visual de profundidade foram distinguidas – a monocular (requer apenas um olho) e a binocular (requer que ambos os olhos trabalhem juntos).
Percepção de profundidade
Os seres humanos têm um tipo de visão que é descrito como estereoscópica. O termo estereoscópico vem da palavra grega stereos, que significa sólido.
Cada olho vê uma imagem separada da imagem vista pelo outro olho. O cérebro processa as imagens e as combina na imagem final vista pelo cérebro. A percepção da profundidade do olho é determinada por quão bem ambos os olhos funcionam separadamente e como eles funcionam juntos para interpretar as imagens. Pode ser alterado por alterações em qualquer um dos olhos.
Uma maneira de medir como uma pessoa vê o mundo é por meio de um teste de percepção de profundidade. Este teste mede como você interpreta pistas binoculares.
Esses testes também medem a percepção de profundidade monocular, ou como você vê o mundo ao olhar com apenas um olho. Dessas pistas, o que permite aos humanos ver e estimar distâncias é a capacidade de ambos os olhos de focar em um objeto, a capacidade dos olhos de simplesmente focar e a capacidade de reconhecer formas e tamanhos.
Estes dizem ao cérebro onde os objetos estão em relação a outros objetos.
Nem todo mundo vê de forma otimizada. Pessoas que sofrem de ambliopia, hipoplasia do nervo óptico e estrabismo geralmente têm percepção de profundidade reduzida.
Uma pessoa com um ferimento em um olho ou sem um olho pode não ser capaz de dizer onde os objetos estão em relação aos outros. A terapia visual pode ajudar a melhorar esses problemas.
A percepção de profundidade desempenha um papel importante em muitas atividades. Dirigir, costurar, enfiar a linha na agulha, assistir a filmes em 3D e até mesmo caminhar em terreno irregular exigem certos níveis de acuidade de profundidade.
Pessoas sem visão estereoscópica funcional podem não ser capazes de realizar essas atividades ou podem ter dificuldades com elas. Se você suspeitar de um problema de visão, fale com um oftalmologista ou optometrista licenciado sobre como testar sua visão e as opções disponíveis para corrigir ou acomodar suas necessidades de visão.
Percepção de profundidade – Visão
A percepção de profundidade é o que permite que você veja em três
dimensões – é o que dá profundidade aos objetos
A percepção de profundidade é uma parte importante da sua visão geral.
Isso ajuda você a entender o tamanho de um objeto e a distância de você. A percepção de profundidade é o que permite que você veja em três dimensões. É daí que vem o nome – você está percebendo a profundidade de um objeto.
Por exemplo, se você está lendo este artigo em seu telefone ou computador, a percepção de profundidade é o que você está usando para saber a diferença entre este texto plano em sua tela e o dispositivo em que está lendo. Sem sua percepção de profundidade, as palavras que você está lendo e o dispositivo em que está lendo pareceriam totalmente planos.
Além de permitir que você veja os objetos totalmente, sua percepção de profundidade o mantém seguro. Tudo, desde andar pela casa até saber quando balançar o bastão para acertar uma bola de beisebol, depende da sua percepção de profundidade. Julgar corretamente a que distância algo está permite que você dirija com segurança ou saiba onde as outras pessoas ao seu redor estão na calçada.
Percepção de profundidade – Funcionamento
Muitas partes de seus olhos e cérebro trabalham juntas para manter sua percepção de profundidade. Faz parte do seu caminho visual.
Seu caminho visual funciona em algumas etapas:
Luz e informação entram em seu olho.
Suas retinas na parte de trás do olho interpretam e enviam essa informação para seus nervos ópticos.
Seus nervos ópticos se encontram em uma área em forma de X na frente do cérebro chamada quiasma óptico.
O córtex visual do seu cérebro (a área responsável por toda a sua visão) pega as informações de seus nervos ópticos e as combina nas imagens que você vê.
A percepção de profundidade geralmente vem de ter visão binocular (ver com dois olhos). É possível ver apenas com o olho (visão monocular), mas sua percepção de profundidade pode ser menos precisa do que o normal. No entanto, algumas pessoas que têm boa visão em um olho, mas não no outro, ainda têm boa percepção de profundidade porque seus cérebros se ajustam para superar sua capacidade limitada de ver.
Percepção de profundidade – Distúrbios
Como sua percepção de profundidade depende de informações de seus olhos e de seu cérebro, qualquer coisa que afete sua visão geral pode afetar sua percepção de profundidade.
Os problemas mais comuns incluem:
Baixa visão.
Estrabismo (olhos vesgos).
Ambliopia (olho preguiçoso).
Lesões no olho ou trauma também podem afetar sua percepção de profundidade, especialmente se seus nervos ópticos estiverem danificados.
Percepção de profundidade – Sintomas
Sinais ou sintomas comuns de problemas com minha percepção de profundidade, incluindo
Visão embaçada.
Visão dupla (diplopia).
Nova dor que não desaparece em alguns dias.
Sensibilidade à luz.
Sua visão está ficando visivelmente pior.
Quanto da sua percepção de profundidade é perdida à noite?
Você não deve perder sua percepção de profundidade ou capacidade de enxergar à noite ou em condições de pouca luz. Você pode ver menos ao seu redor simplesmente porque está mais escuro, mas a quantidade de luz não deve afetar diretamente sua visão ou capacidade de ver em três dimensões. Consulte seu médico se sua visão piorar visivelmente à noite ou com pouca iluminação.
Você pode ter cegueira noturna (nictalopia).
Percepção de profundidade – Tratamento
A maioria das pessoas que tem problemas com a percepção de profundidade só precisa corrigir a visão. Se você nunca teve óculos ou lentes de contato, pode precisar deles. Ou, se você usa alguma forma de lentes corretivas, sua prescrição existente pode precisar ser ajustada.
Seu médico lhe dirá o que você precisa fazer para melhorar sua visão se tiver um problema como astigmatismo ou estrabismo.
Percepção de profundidade – Desenvolvimento
Percepção de profundidade
Um tema que percorre o estudo da percepção em geral desde a época dos antigos gregos tem sido se os processos perceptivos são aprendidos (baseados na experiência passada) ou inatos (existentes ou potenciais no nascimento). Em termos de percepção de profundidade, a pesquisa usando o penhasco visual com animais e bebês humanos muito jovens para ter experiência com percepção de profundidade indica que os humanos e várias espécies de animais nascem com algumas habilidades inatas para perceber a profundidade.
O penhasco visual é um dos métodos mais comumente usados para avaliar a percepção de profundidade. É um aparelho constituído por uma grande caixa com um painel transparente ou transparente na parte superior.
Um lado da caixa tem uma superfície padronizada colocada imediatamente abaixo da superfície transparente, e o outro lado tem a mesma superfície padronizada colocada a alguma distância abaixo da superfície transparente. Este último lado dá a aparência de uma queda acentuada ou penhasco.
O sujeito do estudo será colocado no vidro e o movimento consistente em direção ao lado raso é visto como uma indicação da capacidade de percepção de profundidade.
Bebês recém-nascidos que não conseguem engatinhar geralmente mostram muita angústia quando colocados de bruços sobre o lado do “penhasco”.
Fonte: www.aao.org/www.seevividly.com/my.clevelandclinic.org/www.gale.com/www.encyclopedia.com/www.wisegeek.com/psychologyconcepts.com/cloudfront.com
Redes Sociais