PUBLICIDADE
Panturrilha – Definição
O músculo da panturrilha fica na parte de trás da perna. Começa abaixo do joelho e se estende até o tornozelo. Ele permite que você ande, corra, pule e flexione o pé. Também ajuda você a ficar em pé.
Panturrilha – O que é
A panturrilha refere-se à porção posterior da perna.
Os dois maiores músculos dessa região incluem: o gastrocnêmio e o sóleo.
O gastrocnêmio é o mais superficial dos músculos e possui duas cabeças, medial e lateral.
As duas cabeças do gastrocnêmio convergem e formam um ventre muscular confluente.
A cabeça lateral origina-se da superfície lateral do côndilo femoral lateral e a cabeça medial do aspecto não articular posterior do côndilo femoral medial.
O ventre muscular do gastrocnêmio se junta ao músculo sóleo distalmente para formar o tendão calcâneo (ou seja, o tendão de Aquiles), que se insere no calcâneo posterior.
O músculo da panturrilha flexiona plantarmente a articulação do tornozelo e é inervado pelo nervo tibial. O sóleo é um grande músculo plano localizado profundamente ao gastrocnêmio.
O plantar é um músculo relativamente pequeno com uma porção tendinosa apreciavelmente longa. A porção tendinosa pode ser facilmente confundida com um nervo.
O músculo plantar surge da linha supracondiliana lateral do fêmur e está completamente ausente em até 10% da população. O músculo desce medialmente, eventualmente formando um tendão que desce pela perna, entre o gastrocnêmio e o sóleo. Este tendão se funde com o tendão calcâneo.
Panturrilha – Músculo
O músculo da panturrilha fica na parte de trás da perna, atrás da tíbia. Na verdade, inclui três músculos. Juntos, os músculos ajudam você a andar, correr, pular, ficar na ponta dos pés e flexionar o pé (levante os dedos dos pés em direção ao joelho).
Panturrilha – Músculo gastrocnêmio
O músculo gastrocnêmio é maior e corre mais risco de tensões, puxões e lágrimas.
Músculo gastrocnêmio
O músculo gastrocnêmio é o maior dos dois músculos da panturrilha. É um músculo poderoso, importante para ficar na ponta dos pés, principalmente para correr e pular.
Músculo gastrocnêmio – Origem
Origina-se na parte inferior do fêmur (osso da coxa) acima da articulação do joelho e se insere através do tendão de Aquiles na parte de trás do calcanhar.
Os músculos gastrocnêmios têm duas “cabeças”. A cabeça medial (interna) origina-se da superfície posterior do côndilo femoral medial. A cabeça lateral (externa) origina-se da superfície posterior do côndilo femoral lateral.
Quando o músculo gastrocnêmio se contrai, seu plantar flexiona o tornozelo (aponta o pé para baixo). Ele também flexiona o joelho, mas apenas muito fracamente.
Os músculos isquiotibiais são os principais flexores do joelho.
Panturrilha – Músculo sóleo
Músculo sóleo
O músculo sóleo é o menor músculo da panturrilha localizado mais abaixo e mais fundo na parte de trás da perna. Também é um músculo importante para atividades de corrida e salto.
Músculo da panturrilha – Finalidade
O músculo da panturrilha o apóia quando você fica de pé e permite que você mova o pé e a parte inferior da perna. Ele impulsiona (empurra) você para a frente quando você caminha ou corre. Também permite pular, girar o tornozelo, flexionar o pé e “travar” o joelho.
Onde está o músculo da panturrilha?
Os músculos da panturrilha consistem nos músculos gastrocnêmio e
sóleo na parte de trás da perna
O músculo da panturrilha consiste em dois músculos principais – o gastrocnêmio e o sóleo. Como esses dois músculos se unem acima do calcanhar e se ligam ao tendão de Aquiles, alguns profissionais se referem ao gastrocnêmio e sóleo como um grande músculo com duas seções.
Além desses dois grandes músculos, um pequeno músculo chamado plantar corre entre o gastrocnêmio e o sóleo ao longo da parte inferior da perna. Os profissionais chamam esses três músculos de tríceps sural.
Mas nem todo mundo tem um músculo plantar. Cerca de 10% das pessoas têm apenas dois músculos maiores.
Os principais músculos da panturrilha são:
Gastrocnêmio
Este músculo está logo abaixo da pele na parte de trás da perna. Como o gastrocnêmio está próximo à superfície da pele, muitas vezes você pode ver seu contorno. Forma a maior parte do músculo da panturrilha.
A parte superior do gastrocnêmio tem duas cabeças que começam na parte interna e externa do fêmur (osso da coxa). O gastrocnêmio desce pela parte de trás da perna e se liga ao tendão de Aquiles.
As cepas do gastrocnêmio são comuns porque o músculo se conecta a duas articulações (a articulação do joelho e a articulação do tornozelo).
Sóleo
O sóleo é um músculo largo e plano que fica um pouco mais profundo que o gastrocnêmio. Começa logo abaixo do joelho, desce pela parte inferior da perna e se conecta ao tendão de Aquiles acima do calcanhar.
As lesões do sóleo são menos comuns porque o músculo cruza apenas a articulação do tornozelo.
O sóleo se conecta à tíbia e à fíbula (os ossos da parte inferior da perna). Juntamente com o gastrocnêmio, o sóleo ajuda você a andar, correr e pular.
Também ajuda suas pernas a apoiá-lo para que você possa manter uma boa postura.
Como é o músculo da panturrilha?
Como parte do seu sistema musculoesquelético, o gastrocnêmio e o sóleo são um tipo de músculo chamado músculo esquelético. Muitas fibras individuais compõem os músculos esqueléticos.
Essas fibras se agrupam para criar uma aparência estriada (listrada).
Quais condições e distúrbios afetam o músculo da panturrilha?
As condições que afetam o músculo da panturrilha incluem:
Tensão muscular: A lesão mais comum na panturrilha é uma distensão. Acontece quando as fibras musculares se esticam demais ou se rompem. Geralmente resulta de exercícios extenuantes ou uso excessivo. Essa lesão é comum em atividades como corrida e esportes que exigem saltos ou paradas e partidas rápidas, como futebol, basquete, futebol americano e vôlei.
Cãibras nas pernas: Cãibras musculares e espasmos musculares nas panturrilhas podem ser muito dolorosos. Cãibras nas pernas podem acontecer durante o dia ou à noite. Eles podem resultar de vários fatores, incluindo gravidez, desidratação, alguns medicamentos e certas condições de saúde.
Perna de tênis: esse tipo de lesão por tensão muscular afeta o músculo gastrocnêmio. Os profissionais chamam isso de perna de tênis porque geralmente acontece quando a perna se estende e o pé flexiona. Mas isso pode acontecer em qualquer esporte. Os jogadores de tênis colocam a perna nessa posição quando sacam uma bola de tênis e “empurram” de repente em movimento.
Síndrome compartimental: uma condição séria e com risco de vida, a síndrome compartimental ocorre quando a pressão se acumula dentro de um músculo. A pressão diminui o fluxo de sangue e oxigênio. A lesão pode resultar de trauma (como uma fratura) ou exercício extenuante.
Quão comuns são essas condições?
Panturrilha
A tensão muscular da panturrilha é uma das lesões por tensão muscular mais comuns entre os atletas.
As pessoas que praticam esportes que exigem corrida e trabalho rápido dos pés têm um risco maior de sofrer esse tipo de lesão.
Cãibras nas pernas também são muito comuns e são mais prováveis de acontecer com a idade. Os provedores estimam que cerca de 75% das pessoas com mais de 50 anos tiveram cãibras nas pernas em algum momento.
Quais são alguns sinais ou sintomas comuns de condições que afetam o músculo da panturrilha?
Problemas no músculo da panturrilha podem causar:
Dor muscular na panturrilha, aperto e rigidez. A dor pode ser aguda ou incômoda. Pode começar como uma dor leve e piorar lentamente.
Mobilidade limitada (capacidade de se mover), diminuição da amplitude de movimento ou fraqueza muscular.
Uma protuberância perceptível ou protuberância na parte de trás da perna.
Ternura ou hematomas na panturrilha.
Fonte: www.sportsinjuryclinic.net/my.clevelandclinic.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.cigna.com/myhealth-alberta-ca/www.miltonchiropractic.co.uk
Redes Sociais