PUBLICIDADE
Orelha – Definição
Seus ouvidos são órgãos pareados, localizados em cada lado da cabeça, que ajudam na audição e no equilíbrio. Existem várias condições que podem afetar seus ouvidos, incluindo infecção, zumbido, doença de Meniere, disfunção da trompa de Eustáquio e muito mais.
Cuidar adequadamente de seus ouvidos pode ajudar a mantê-los saudáveis.
Orelha – O que é
Seus ouvidos são órgãos que detectam e analisam o som. Localizados em cada lado da cabeça, eles ajudam na audição e no equilíbrio.
O ouvido humano é a estrutura anatômica responsável pela audição e pelo equilíbrio. Os seres humanos têm um par de orelhas, assim como outros animais vertebrados (aqueles animais com espinha dorsal).
Os animais invertebrados não têm orelhas, mas possuem outras estruturas ou órgãos que funcionam de maneira semelhante às orelhas.
O ouvido humano consiste em três partes: os ouvidos externo, médio e interno.
A orelha consiste em três partes: as o
relhas externa, média e interna.
Orelha – Função
Orelha
Os ouvidos têm duas funções principais: audição e equilíbrio.
Audição: quando as ondas sonoras entram no canal auditivo, a membrana timpânica (tímpano) vibra. Essa vibração passa para três pequenos ossos (ossículos) em seu ouvido médio. Os ossículos amplificam e transmitem essas ondas sonoras para o ouvido interno. Uma vez que as ondas sonoras atingem seu ouvido interno, minúsculas células ciliadas chamadas estereocílios transformam as vibrações em energia elétrica e as enviam pelas fibras nervosas até o cérebro.
Equilíbrio: Seu ouvido interno contém canais semicirculares cheios de fluidos e sensores semelhantes a pelos. Quando você move a cabeça, o fluido dentro desses canais em forma de laço se espalha e move os cabelos. Os cabelos transmitem essa informação ao longo do nervo vestibular para o cérebro. Por fim, seu cérebro envia sinais aos músculos para ajudá-lo a manter o equilíbrio.
Orelha – Localização
As orelhas estão de cada lado da cabeça, diretamente sobre o lobo temporal. Esta parte do seu cérebro é responsável pela audição, fala, memória e algumas emoções.
Orelha – Partes
Orelha
As três partes principais do seu ouvido incluem o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. Sua membrana timpânica (tímpano) separa o ouvido externo e o ouvido médio.
Ouvido externo (orelha externa)
Seu ouvido externo é a parte visível do ouvido. É o que a maioria das pessoas quer dizer quando diz “orelha”. Também chamado de aurícula ou pavilhão auricular, o ouvido externo consiste em cartilagem e pele e contém glândulas que secretam cera. Seu canal em forma de funil leva ao tímpano ou membrana timpânica.
Ouvido médio
Seu ouvido médio começa do outro lado da membrana timpânica (tímpano). Existem três pequenos ossos nesta área – o martelo, a bigorna e o estribo. (Os profissionais de saúde referem-se a esses três ossos como ossículos.) Eles transferem vibrações sonoras do tímpano para o ouvido interno.
Seus ouvidos médios também abrigam as trompas de Eustáquio, que ajudam a equalizar a pressão do ar em seus ouvidos.
Ouvido interno
O ouvido interno contém duas partes principais: a cóclea e os canais semicirculares. Sua cóclea é o órgão auditivo.
Esta estrutura em forma de caracol contém duas câmaras cheias de fluido alinhadas com minúsculos pelos. Quando o som entra, o fluido dentro da cóclea faz com que os minúsculos pelos vibrem, enviando impulsos elétricos ao cérebro.
Os canais semicirculares, também conhecidos como labirínticos, são responsáveis pelo equilíbrio. Eles dizem ao seu cérebro em que direção sua cabeça está se movendo.
Orelha – Doenças
Orelha
Existem muitas doenças e condições que podem afetar seus ouvidos, incluindo infecção, disfunção da trompa de Eustáquio, ouvido de nadador e muito mais.
Infecção de ouvido (otite média)
As infecções de ouvido ocorrem mais comumente no ouvido médio. A otite média se desenvolve quando bactérias e vírus ficam presos no ouvido médio. Este tipo de infecção é mais provável de afetar crianças do que adultos. O tratamento da infecção de ouvido geralmente envolve antibióticos. Em casos graves, tubos auriculares podem ser necessários.
Disfunção da trompa de Eustáquio
Suas trompas de Eustáquio conectam seus ouvidos médios à sua garganta. Quando você boceja, espirra ou engole, suas trompas de Eustáquio se abrem para equalizar a pressão dentro de seus ouvidos.
Se esses tubos ficarem entupidos, isso é chamado de disfunção da trompa de Eustáquio. Os sintomas incluem zumbido, audição abafada, sensação de plenitude e possível dor de ouvido.
Ouvido de nadador (otite externa)
O ouvido do nadador é uma infecção do canal auditivo causada por bactérias ou fungos. Colocar água no ouvido pode causar essa condição.
A orelha do nadador também pode ocorrer se você colocar spray de cabelo ou outros irritantes dentro do canal auditivo. Além disso, é comum que as pessoas machuquem o canal auditivo com cotonetes. (Observação: ao limpar o ouvido, você nunca deve colocar cotonetes dentro do canal auditivo.)
Tímpano rompido
Se você tiver um buraco na membrana timpânica, isso é chamado de tímpano rompido. (O tímpano separa o ouvido externo do ouvido médio.) Infecção, trauma, sons altos ou objetos estranhos nos ouvidos podem causar ruptura do tímpano. Na maioria dos casos, um tímpano rompido cicatriza sozinho em algumas semanas. Mas, às vezes, requer reparo cirúrgico, como a timpanoplastia.
Otosclerose
A otosclerose ocorre quando ocorre uma remodelação óssea anormal no ouvido médio. A remodelação óssea é um processo normal ao longo da vida, no qual o tecido ósseo existente se substitui por um novo tecido ósseo. Quando esse processo não ocorre conforme o esperado, no entanto, pode causar problemas de saúde. Na otosclerose, os minúsculos ossos dentro do ouvido médio (martelo, bigorna e estribo) endurecem e param de vibrar. Como resultado, o som não viaja corretamente. A cirurgia é geralmente necessária para tratar a otosclerose.
Pericondrite
A pericondrite ocorre quando a pele do ouvido externo fica infectada. Essa condição geralmente é resultado de lesão ou trauma, como piercings, esportes de contato ou cirurgia de orelha.
Os antibióticos são necessários para tratar a pericondrite. Em casos raros, você pode precisar de cirurgia para drenar o pus da área.
Neurite vestibular
A neurite vestibular ocorre quando o nervo vestibular no ouvido interno fica inflamado. As pessoas com esta condição experimentam um súbito ataque de vertigem, muitas vezes acompanhado de náuseas e vômitos.
Seu médico tratará a neurite vestibular com medicamentos e possível fisioterapia.
Doença de Ménière
Esta condição crônica afeta seu ouvido interno. Os sintomas comuns incluem tontura, vertigem e sensação de plenitude no ouvido. Na maioria das vezes, a doença de Meniere melhora sozinha com o tempo. No entanto, em casos graves, a cirurgia pode ser necessária.
Lesão no ouvido
Cortes, fraturas e trauma contundente podem causar lesões no ouvido. Se o dano for grave, a cirurgia pode ser necessária para resolver o problema.
Isso pode incluir cirurgia para preservar a audição ou cirurgia estética para melhorar a aparência da orelha.
Tumores de ouvido
Os tumores da orelha podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerígenos).
Tipos de tumores de orelha não cancerosos incluem: quelóides, cistos sebáceos, osteomas e exostoses (crescimentos ósseos).
Tumores de ouvido não cancerosos geralmente requerem remoção cirúrgica.
Os cânceres que podem afetar seus ouvidos incluem melanoma, carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. O tratamento para essas condições depende de vários fatores, incluindo o tipo e o estágio do câncer e se ele se espalhou ou não para outras partes do corpo.
Orelha – Sintomas
Há uma série de sintomas que podem indicar um problema com seus ouvidos.
Esses sinais de alerta incluem:
Dor de ouvido.
Infecção na orelha.
Orelhas entupidas.
Audição abafada.
Coceira nas orelhas.
Nausea e vomito.
Uma sensação de plenitude nos ouvidos.
Drenagem de ouvido.
Fonte: www.kidshealth.org/www.gale.com/www.worldhistory.org/www.wisegeek.com/www.oxfordreference.com/www.betterhealth.vic.gov.au/drandrearaujo.com
Redes Sociais