Epigástrio

PUBLICIDADE

Epigástrio – Anatomia

A parte do abdome superior imediatamente sobre o estômago.

Epigástrio é a região superior e média do abdome, localizada dentro do ângulo esternal.

Durante a respiração, o diafragma se contrai e se achata, deslocando as vísceras e produzindo um movimento para fora da parede abdominal superior (região epigástrica). É uma convergência do diafragma e dos músculos abdominais, de modo que “quando ambos os conjuntos de músculos (diafragma e abdominais) estão tensos, o epigástrio se move para frente”.

Portanto, a região epigástrica não é um músculo nem um órgão, mas é uma zona de atividade onde as ações do reto abdominal e do diafragma produzem um abaulamento externo da parede abdominal superior. É também o local onde a Manobra de Heimlich é capaz de produzir uma respiração rápida e vigorosa.

O que é o Epigástrio?

O abdome é dividido em nove regiões anatômicas diferentes.

O epigástrio é o nome dado à parte superior central do abdômen e está localizado entre duas regiões chamadas de hipocondria esquerda e direita.

A seção abdominal central inclui as regiões lombar esquerda, umbilical e lombar direita.

A parte inferior compreende a ilíada esquerda, a região hipogástrica e a ilíada direita.

Este método de dividir e classificar a região é útil porque fornece aos médicos e cirurgiões uma maneira de registrar com precisão os sintomas do paciente e de localizar estruturas dentro do corpo.

Dois órgãos e porções de dois outros órgãos estão localizados dentro do epigástrio. O pâncreas, que secreta enzimas digestivas, e o duodeno, que faz parte do intestino delgado, estão ambos dentro dessa parte do abdome. Porções do estômago, onde a digestão começa, e o fígado, que é importante no metabolismo, desintoxicação e digestão, também estão localizados aqui.

Com quatro órgãos principais do corpo ou estruturas do corpo, parcialmente ou totalmente localizados aqui, o epigástrio pode ser afetado por uma ampla variedade de problemas de saúde benignos ou graves. Para a maioria dessas condições médicas, o sintoma mais comum é simplesmente dor no epigástrio.

Dependendo da doença e do órgão envolvido, uma variedade de outros sintomas também pode estar presente além da dor.

Epigástrio
O pâncreas desempenha um papel vital na digestão e na produção de insulina e glucagon

Um dos problemas de saúde mais comuns que afetam o epigástrio é a gastrite. Esta condição ocorre quando o revestimento do estômago se torna inflamado, muitas vezes devido ao uso excessivo ou álcool ou medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides.

A gastrite também pode se desenvolver como resultado da infecção por Helicobacter pylori, uma lesão traumática na área epigástrica, anemia ou estresse.

Outros tipos de inflamação ou infecção podem afetar a área epigástrica. Estes incluem pancreatite, que é a inflamação do pâncreas, ou peritonite, uma inflamação da membrana peritoneal. Essa membrana reveste a maior parte da cavidade abdominal e, por causa dessa peritonite, pode afetar outras seções do abdome, além da porção epigástrica.

Vários tipos de hérnias e cânceres também podem se desenvolver na porção epigástrica do abdômen.

Os possíveis cânceres incluem câncer de estômago, pâncreas e fígado.

Tumores benignos chamados hemangiomas também podem se desenvolver aqui. Estes são aglomerados de vasos sanguíneos que podem se desenvolver espontaneamente em certos órgãos, mais comumente no fígado.

Uma das causas mais graves possíveis da dor epigástrica é um ataque cardíaco. A dor que se desenvolve pode ser confundida com azia ou indigestão simples, mas é perigoso ignorar esse tipo de dor.

Sintomas epigástricos podem significar uma condição relativamente menor, como gastrite ou algo muito mais grave, e, portanto, esses sintomas devem sempre ser levados a sério.

Causa

Dor epigástrica é um nome para a dor ou desconforto logo abaixo de suas costelas na área da parte superior do abdômen. Muitas vezes acontece ao lado de outros sintomas comuns do seu sistema digestivo. Esses sintomas podem incluir azia, inchaço e gases.

A dor epigástrica nem sempre é motivo de preocupação. Esta condição tem muitas causas possíveis, especialmente quando isso acontece logo após a ingestão.

É importante saber a diferença entre a dor resultante de algo inofensivo, como comer em excesso ou intolerância à lactose, e a dor que ocorre devido a uma condição subjacente, como Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), inflamação ou infecção.

Dez causas de dor epigástrica

Epigástrio

Epigástrio

A dor epigástrica é um sintoma comum de uma indisposição gástrica, que pode ser causada por problemas gastrointestinais de longa duração ou apenas por um ocasional surto de indigestão.

1. Indigestão

Indigestão geralmente ocorre depois de comer. Quando uma pessoa come alguma coisa, o estômago produz ácido para digerir a comida. Às vezes, esse ácido pode irritar o revestimento do sistema digestivo.

A indigestão pode causar sintomas como:

Arrotar
Inchaço no abdômen
Sentindo-se cheio ou inchado, mesmo que o tamanho da porção não fosse grande
Náusea

Estes sintomas são frequentemente sentidos ao lado da dor epigástrica. Embora a indigestão aconteça a todos de vez em quando, pode ser um sinal de que uma pessoa é intolerante a algo que comeu recentemente.

2. Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ocorre quando o ácido do estômago usado na digestão é apoiado no tubo de alimento (esôfago). O Refluxo geralmente provoca dor no peito e garganta, que é comumente conhecida como azia. Esse sentimento pode acompanhar a dor epigástrica ou ser sentido por si só.

Outros sintomas comuns de refluxo ácido incluem:

Indigestão
Dor no peito queimando ou doendo
Sentindo como se houvesse um nó na garganta ou no peito
Um gosto ácido ou com gosto de vômito na boca
Uma dor de garganta persistente ou voz rouca
Uma tosse persistente

O Refluxo Gastroesofágico em curso pode danificar o tubo alimentar e causar a doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE. Pessoas com DRGE experimentam dor epigástrica e sintomas de indigestão frequentemente e podem necessitar de tratamento e mudanças na dieta para controlar a condição.

Alguns casos de DRGE podem levar a uma condição chamada esôfago de Barrett, onde o tecido do tubo de alimentação começa a se parecer com o tecido nos intestinos.

3. Comer demais

O estômago é muito flexível. No entanto, comer mais do que o necessário faz com que o estômago se expanda além de sua capacidade normal.

Se o estômago se expandir consideravelmente, pode pressionar os órgãos ao redor do estômago e causar dor epigástrica. Comer em excesso também pode causar indigestão, refluxo ácido e azia.

4. Intolerância à lactose

A intolerância à lactose pode ser outra causa de dor epigástrica. As pessoas que são intolerantes à lactose têm dificuldade em quebrar a lactose, um açúcar encontrado no leite e outros produtos lácteos.

Para pessoas com intolerância à lactose, comer laticínios pode causar dor epigástrica e outros sintomas, incluindo:

Dores de estômago
Cólicas e inchaço
Gás
Náusea ou vômito
Diarréia

5. Beber álcool

O consumo moderado geralmente não é suficiente para perturbar o estômago ou os intestinos. No entanto, beber muito álcool de uma só vez ou excesso de álcool durante longos períodos de tempo pode causar inflamação no revestimento do estômago. Esta inflamação pode levar a dor epigástrica e outros problemas digestivos.

6. Esofagite ou gastrite

A esofagite é uma inflamação do revestimento do tubo de comida.

A gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago. A esofagite e a gastrite podem ser causadas por refluxo ácido, infecções e irritação de certos medicamentos. Alguns distúrbios do sistema imunológico também podem causar inflamação.

Se esta inflamação for deixada sem tratamento, pode criar tecido cicatricial ou hemorragia.

Outros sintomas comuns incluem:

Gosto ácido ou vômito na boca
Tosse persistente
Queimando no peito e na garganta
Dificuldade para engolir
Náusea
Vômito ou cuspindo sangue
Nutrição pobre

7. Hérnia de hiato

Uma hérnia de hiato ocorre quando parte do estômago empurra para cima através do diafragma e no peito. Isto pode ser devido a um acidente ou a músculos enfraquecidos do diafragma.

Além da dor epigástrica, outros sintomas comuns de hérnias de hiato incluem:

Dor de garganta
Irritação ou coceira na garganta
Dificuldade para engolir
Gás ou especialmente altos arrotos
Desconforto no peito

As hérnias hiatais geralmente afetam pessoas mais velhas e podem não causar dor epigástrica em todos os casos.

8. Úlcera péptica

A úlcera péptica ocorre quando o revestimento do estômago ou do intestino delgado foi danificado por uma infecção bacteriana ou pela ingestão excessiva de certos medicamentos, como os antiinflamatórios não-esteróides (AINEs).

Os sintomas da doença ulcerosa péptica podem incluir dor epigástrica e sinais de hemorragia interna, como dor de estômago, fadiga e falta de ar.

9. Distúrbio da Vesícula Biliar

Problemas com a vesícula biliar também podem causar dor epigástrica. Os cálculos biliares podem estar bloqueando a abertura da vesícula biliar, ou a vesícula biliar pode estar inflamada.

Sintomas específicos da vesícula biliar podem incluir:

Dor intensa perto do lado superior direito do estômago depois de comer
Fezes de barro
Icterícia ou pele amarelada
Perda de apetite
Gás e inchaço

10. Gravidez

É muito comum sentir dor epigástrica leve durante a gravidez. Isso é comumente causado por refluxo ácido ou pressão no abdômen do útero em expansão.

Alterações nos níveis hormonais durante a gravidez também podem agravar o refluxo ácido e a dor epigástrica.

A dor epigástrica grave ou persistente durante a gravidez pode ser um sinal de uma condição mais grave, por isso, uma mulher deve consultar o seu médico se sentir algum sintoma incomum.

Fonte: en.oxforddictionaries.com/www.wisegeek.org/www.medicalnewstoday.com/medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.healthline.com

Veja também

Trompas de Eustáquio

Trompas de Eustáquio

PUBLICIDADE Trompas de Eustáquio – Definição As trompas de Eustáquio conectam os ouvidos médios à parte posterior …

Veia Ilíaca Externa

PUBLICIDADE Veia Ilíaca Externa – Definição As veias ilíacas externas transportam sangue pobre em oxigênio da parte …

Percepção de profundidade

Percepção de profundidade

PUBLICIDADE Percepção de profundidade – Definição A percepção de profundidade é uma parte importante de sua visão. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.