PUBLICIDADE
Clavícula – Definição
Sua clavícula é uma parte do seu sistema esquelético que conecta seu braço ao seu corpo. Os ligamentos conectam esse osso longo e fino ao esterno e ao ombro.
A clavícula é um osso que faz parte da cintura escapular (ombro), ligando a escápula (omoplata) ao esterno (osso do peito). Nos humanos, forma a clavícula e serve como suporte para os ombros.
Sua clavícula é propensa a lesões como fratura de clavícula, ombro deslocado e ombro separado. As quedas são uma das principais causas de lesões na clavícula.
A fratura da clavícula é uma lesão esportiva comum: a maioria dos casos não requer nenhum tratamento além de suportar o peso do braço em uma tipoia.
A clavícula é um osso alongado em forma de S que repousa horizontalmente no esterno na parte superior da caixa torácica e na extremidade acromial da escápula. Este osso é uma parte importante do sistema esquelético, pois desempenha um papel essencial no movimento funcional diário, servindo como a conexão entre o esqueleto axial e a cintura peitoral.
Como resultado, a clavícula é capaz de atuar como um suporte para o ombro, permitindo que o peso seja transferido dos membros superiores para o esqueleto axial.
Clavícula – O que é
Sua clavícula é um osso longo e ligeiramente curvo que conecta seu braço ao seu corpo. Você encontrará um em ambos os lados da base do pescoço, uma à direita e outra à esquerda. É o único osso longo do corpo que fica na horizontal.
Os ossos ajudam a manter a omoplata na posição correta enquanto você se move.
A palavra “clavícula” vem do latim “clavícula”, que se traduz em “pequena chave”. Na verdade, o osso tem a forma de uma chave antiquada. E funciona da mesma maneira. Quando você gira uma chave, ela move a fechadura. Da mesma forma, quando você levanta o braço, sua clavícula gira ao longo de seu eixo para permitir o movimento.
A posição anatômica da clavícula
Devido à sua localização e papel no movimento do ombro, o osso da clavícula é propenso a lesões. Essas lesões são comuns em esportes de contato, quedas (especialmente quando você estende o braço para se segurar) e traumas como acidentes de carro. Às vezes, os bebês podem sofrer uma lesão na clavícula durante o parto.
Clavícula – Fratura
Causa
As fraturas da clavícula são mais frequentemente causadas por um golpe direto no ombro. Isso pode acontecer durante uma queda no ombro ou um acidente, como uma colisão de carro.
Uma queda sobre um braço estendido também pode causar uma fratura da clavícula. Em um bebê, uma fratura da clavícula pode ocorrer durante a passagem pelo canal do parto.
Sintomas
Uma fratura de clavícula pode ser muito dolorosa e dificultar a movimentação do braço.
Outros sinais e sintomas de uma fratura podem incluir:
Flacidez do ombro para baixo e para frente
Incapacidade de levantar o braço por causa da dor
Uma sensação de rangido quando você tenta levantar o braço
Uma deformidade ou colisão durante o intervalo
Hematoma, inchaço e/ou sensibilidade na clavícula
Do que são feitas as clavículas?
Suas clavículas são ossos, e os ossos são feitos de camadas de células e proteínas. Eles têm uma camada externa ou casca dura e uma camada interna de tecido ósseo esponjoso (osso esponjoso).
Qual é seu propósito?
Suas clavículas são ossos longos que sustentam a parte superior do corpo e desempenham um papel importante na forma como você se move. Eles mantêm o ombro no lugar, permitindo que você transfira o peso da parte superior do corpo para a cabeça, pescoço, costas e tórax (seu esqueleto axial).
Clavícula – Localização
Em um adulto, cada clavícula tem cerca de 15 centímetros de comprimento e corre ao longo da parte superior do peito na frente do ombro. Ele corre horizontalmente (de um lado para o outro). Bandas fortes de tecido (ligamentos) conectam o esterno (osso do peito) no meio da caixa torácica à escápula (escápula).
Quais são as condições e distúrbios comuns que afetam a clavícula?
Clavícula – Fratura
Sua clavícula é longa e estreita. Encontra-se logo abaixo da superfície da pele, tornando-a propensa a fraturas e lesões. Crianças ativas, adolescentes e aqueles que praticam esportes de contato são mais propensos a lesões como ombros deslocados. Os adultos, especialmente os mais velhos, são mais propensos a quedas que causam fraturas nas clavículas.
Os tipos de lesões da clavícula incluem:
Fratura de clavícula: O osso da clavícula quebra em um ou vários lugares (fratura cominutiva). Um profissional de saúde chama de fratura deslocada da clavícula quando as extremidades dos ossos quebrados não se alinham.
Ombro separado: Você rasga o ligamento que conecta sua clavícula e escápula, e eles se separam. Uma separação do ombro pode desalinhar a clavícula. Causa dor e uma protuberância sob a pele.
Outras condições que podem afetar sua clavícula incluem:
Osteoartrite.
Câncer nos ossos.
Osteomielite.
Síndrome de compressão torácica.
Sintomas comuns de condições da clavícula
A dor é o sintoma mais comum das condições da clavícula.
Outros sintomas incluem:
Inchaço.
Incapacidade de levantar o braço ou pegar itens.
Hematomas ou descoloração.
Um nódulo ou inchaço perto de sua clavícula.
Se você acha que quebrou a clavícula, vá para a sala de emergência. Um profissional de saúde deve diagnosticar e tratar uma fratura de clavícula o mais rápido possível para garantir que ela cicatrize corretamente.
Quão comuns são as lesões da clavícula?
Uma clavícula quebrada é uma lesão comum em adultos. É responsável por cerca de 5% das (1 em 20) fraturas em adultos.
Se você tiver sintomas de lesão na clavícula ou outra condição da clavícula, um profissional de saúde pode sugerir um ou mais dos seguintes exames de imagem:
Raio X.
Ressonância magnética (RM).
Uma tomografia computadorizada (TC).
Tratamentos comuns para a clavícula
O tratamento para dor ou lesão na clavícula depende do tipo de problema que você está tendo.
Pode incluir:
Descansar ou imobilizar o ombro para permitir que o osso se cure. Seu médico pode lhe dar uma tipóia.
Bolsas de gelo por 20 minutos de cada vez.
Analgésicos de venda livre (OTC), como aspirina, ibuprofeno ou paracetamol.
Se você fraturou a clavícula, pode precisar de cirurgia para colocar os ossos de volta no lugar e prendê-los no lugar.
Clavícula – Articulações Ósseas
Clavícula
A clavícula é um osso fino em forma de ‘S’. Voltado para a frente, o aspecto medial é convexo e o aspecto lateral côncavo. Pode ser dividido em extremidade esternal, haste e extremidade acromial.
Extremidade esternal (medial)
A extremidade esternal contém uma grande faceta – para articulação com o manúbrio do esterno na articulação esternoclavicular.
A superfície inferior da extremidade esternal é marcada por uma depressão oval áspera para o ligamento costoclavicular (um ligamento da articulação).
Haste
A diáfise da clavícula atua como ponto de origem e fixação de vários músculos – deltóide, trapézio, subclávio, peitoral maior, esternocleidomastóideo e esterno-hióideo.
Extremidade acromial (lateral)
A extremidade acromial abriga uma pequena faceta para articulação com o acrômio da escápula na articulação acromioclavicular.
Também serve como um ponto de fixação para dois ligamentos:
Tubérculo conoide – ponto de fixação do ligamento conoide, a parte medial do ligamento coracoclavicular.
Linha trapezoidal – ponto de fixação do ligamento trapezóide, a parte lateral do ligamento coracoclavicular.
O ligamento coracoclavicular é uma estrutura muito forte, suspendendo efetivamente o peso do membro superior da clavícula.
Fonte: www.hopkinsmedicine.org/my.clevelandclinic.org/www.oxfordreference.com/teachmeanatomy.info/www.kenhub.com/orthoinfo.aaos.org/sportdoctorlondon.com
Redes Sociais