PUBLICIDADE
Artéria Ilíaca – Definição
Artéria Ilíaca são as artérias que fornecem a maior parte do sangue para os membros inferiores e região pélvica. eu. fossa uma depressão côncava no interior da pelve.
A fossa ilíaca direita fornece espaço para o apêndice vermiforme. eu. veias as veias que drenam a maior parte do sangue dos membros inferiores e região pélvica.
O triângulo interilíaco contém a artéria e a veia ilíaca comum, a artéria sacral média e a veia que se
ramifica a partir da face posterior da aorta abdominal, logo acima da bifurcação aórtica e do plexo nervoso pré-sacral.
A artéria ilíaca externa dá origem à artéria femoral e à artéria femoral profunda, e a veia ilíaca externa é formada pela confluência da veia femoral e da veia femoral profunda.
Artéria Ilíaca – O que é
O suprimento de sangue para o corpo surge da aorta, a principal saída do ventrículo esquerdo do coração. A aorta abdominal dá origem a duas artérias ilíacas comuns em sua terminação, que então se dividem em artérias ilíacas externas e internas. Essas duas artérias suprem o abdome, a pelve e os membros inferiores.
As artérias ilíacas transportam sangue para as extremidades inferiores, incluindo as pernas, órgãos reprodutivos e região pélvica.
Você tem duas artérias ilíacas: uma no lado direito do corpo (chamada de artéria ilíaca comum direita) e outra no lado esquerdo (chamada de artéria ilíaca comum esquerda).
A artéria ilíaca faz isso por meio de uma complexa rede de artérias, artérias menores chamadas arteríolas e minúsculos vasos sanguíneos que distribuem oxigênio e nutrientes para os tecidos, chamados capilares.
As artérias ilíacas incluem a artéria ilíaca comum, a artéria ilíaca externa e a artéria ilíaca interna, que juntas trabalham para levar sangue para a metade inferior do corpo, incluindo coxas, traseiro e pernas.
Artérias Ilíacas – Quais são
As artérias ilíacas são vasos sanguíneos que fornecem sangue para as pernas, pelve, órgãos reprodutivos e outros órgãos da região pélvica. A pélvis é a parte inferior do tronco, logo acima de onde as pernas se conectam nos quadris. As artérias ilíacas se ramificam na parte inferior da aorta, a grande artéria saindo da parte superior do coração.
As artérias ilíacas são artérias periféricas. Periférico significa que eles fornecem sangue para partes do corpo mais distantes do coração.
Que problemas afetam as artérias ilíacas?
Como muitos vasos sanguíneos, as artérias ilíacas são propensas ao acúmulo de gordura e colesterol (placa). Esta placa pode afetar o fluxo sanguíneo e causar doença arterial periférica (DAP).
A doença arterial periférica causa dor nas pernas que dificulta a caminhada.
Artérias Ilíacas – Função
Artéria Ilíaca
Como parte do sistema circulatório do corpo, as artérias ilíacas transportam sangue para:
Músculos das costas e do estômago.
Extremidades inferiores (pernas, pés, quadris, bumbum e coxas).
Sistema reprodutor masculino ou sistema reprodutor feminino.
Outros órgãos pélvicos, incluindo a bexiga, intestinos, fígado e pâncreas.
Artérias ilíacas – Localização
Artéria Ilíaca
Você tem duas artérias ilíacas: uma no lado direito do corpo (chamada de artéria ilíaca comum direita) e outra no lado esquerdo (chamada de artéria ilíaca comum esquerda).
Ambas as artérias ilíacas comuns se ramificam da base da aorta. Esta parte da aorta é chamada de aorta abdominal porque está na sua barriga.
As artérias ilíacas comuns começam em torno do meio ou região do umbigo.
Em seu abdômen, a aorta se ramifica na artéria ilíaca comum esquerda e na artéria ilíaca comum direita. Essa divisão está localizada próxima à região do umbigo.
As artérias ilíacas são artérias periféricas porque fornecem sangue oxigenado para as pernas, pés e tornozelos, que estão distantes do coração. Em outras palavras, eles estão em uma área “periférica” do corpo.
A resposta à pergunta “Onde estão as artérias ilíacas?” é importante porque um bloqueio da artéria ilíaca pode impedir que o sangue flua de forma eficiente para as pernas, causando sintomas debilitantes da DAP.
Após a divisão, as artérias ilíacas comuns esquerda e direita se ramificam em mais duas seções na região pélvica: a artéria ilíaca externa e a artéria ilíaca interna.
As artérias ilíacas também estão entrelaçadas com as veias ilíacas, que levam o sangue desoxigenado de volta ao coração.
Lembre-se de que cada lado do corpo possui uma artéria ilíaca externa e uma interna. Isso ocorre porque depois que a aorta se divide em artéria ilíaca comum esquerda e direita, a artéria ilíaca comum se divide novamente em cada lado do corpo, formando as artérias ilíacas interna e externa.
Quais são os ramos da artéria ilíaca?
Artéria Ilíaca
Da aorta, cada artéria ilíaca comum desce cerca de 3 centímetros antes de se dividir. Lá, ela se divide em uma artéria ilíaca interna e uma artéria ilíaca externa.
Esses canais menores das artérias ilíacas se dividem em artérias ainda menores para alcançar mais a parte inferior do corpo.
Quais são as artérias ilíacas externas?
As artérias ilíacas externas são os maiores dos ramos ilíacos comuns. As artérias ilíacas externas tornam-se artérias femorais nas pernas.
Esses grandes vasos sanguíneos são a principal fonte de sangue para as pernas e pés.
Os dois ramos das artérias ilíacas externas incluem:
Artérias circunflexas profundas: fornecem sangue aos músculos abdominais oblíquos e transversos do estômago (músculos centrais).
Artérias epigástricas inferiores: fornecem sangue ao músculo reto abdominal (os músculos abdominais que correm verticalmente em cada lado do estômago).
Quais são as artérias ilíacas internas?
As artérias ilíacas internas dividem-se em nove artérias anteriores (frontais) e três artérias posteriores (traseiras). Duas das artérias ilíacas anteriores estão presentes apenas no cordão umbilical em pessoas grávidas.
Essas artérias enviam sangue para:
Músculos das costas.
Assoalho e órgãos pélvicos.
Reto.
Órgãos reprodutores.
Coxas, quadris e traseiro.
Quais condições e distúrbios afetam as artérias ilíacas?
As condições que afetam as artérias ilíacas incluem:
Aterosclerose: Depósitos de gordura e colesterol (placa) se acumulam dentro das paredes das artérias, estreitando as artérias e diminuindo o fluxo sanguíneo.
Pressão diastólica: A aterosclerose nas artérias ilíacas pode diminuir o fluxo sanguíneo para os pés e pernas, tornando doloroso caminhar dependendo da quantidade de placas. A Pressão diastólica aumenta o risco de derrame, ataque cardíaco e amputação. A pressão diastólica afeta aproximadamente 10 milhões de americanos, a maioria com mais de 65 anos.
Estenose da artéria ilíaca: algumas pessoas têm uma doença rara dos vasos sanguíneos chamada displasia fibromuscular que causa estenose da artéria ilíaca. As artérias ilíacas tornam-se rígidas e estreitas. Eles são propensos a rupturas (dissecações) e aneurismas (pontos fracos e protuberantes na parede da artéria).
Síndrome de May-Thurner: Também chamada de síndrome de compressão da veia ilíaca, esse problema ocorre quando a artéria ilíaca comum direita pressiona a artéria ilíaca comum esquerda contra a coluna vertebral. A condição aumenta o risco de trombose venosa profunda (TVP), um coágulo sanguíneo na perna.
Fonte: www.oxfordreference.com/www.kenhub.com/www.sciencedirect.com/my.clevelandclinic.org/www.usavascularcenters.com/www.atlasdocorpohumano.com
Redes Sociais