PUBLICIDADE
23 de Fevereiro
O Rotary International é uma organização internacional de serviços cujo propósito claro de direitos humanos é reunir líderes empresariais e profissionais para oferecer serviços humanitários, incentivar altos padrões éticos em todas as profissões e promover a boa vontade e a paz em todo o mundo. É uma organização secular aberta a todos sem distinção de raça, cor, credo, religião, sexo ou preferência política. Existem 34.282 clubes membros em todo o mundo. 1,2 milhão de rotarianos se associaram a esses clubes. Os rotarianos geralmente se reúnem uma vez por semana para tomar café da manhã, almoçar ou jantar para colocar em prática seus primeiros princípios orientadores de desenvolver amizades como uma oportunidade de servir.
“É responsabilidade de todos os rotarianos”, afirma seu manual de procedimento, “participar ativamente como indivíduos, fora de seus clubes, em tantos grupos e organizações legalmente constituídos quanto possível, não apenas em palavras, mas também por meio de dedicação exemplar, a dignidade de todos os seres humanos e o consequente respeito pelos direitos humanos do indivíduo.” O lema principal dos rotarianos é “Servir Além de Si Mesmo” e seu lema secundário é “Quem Melhor Serve“.
Objetivo do Rotary Club
Os objetivos do Rotary Club são encorajar e promover os ideais nos quais se baseiam empreendimentos dignos e, em particular, incentivar e promover:
Primeiro: o desenvolvimento do conhecimento como oportunidade de servir;
Segundo: Altos padrões éticos nos negócios e na profissão; Reconhecimento do valor de todas as atividades úteis; A dignidade da profissão de cada rotariano como uma oportunidade de servir à comunidade;
Terceiro: a aplicação do conceito de servir à vida pessoal, profissional e comunitária de cada rotariano;
Quarto: Promover a compreensão internacional, boa vontade e paz através de uma fraternidade global de negócios e profissionais unidos no ideal de serviço.
A História do Rotary
O primeiro clube de prestação de serviços foi fundado no dia 23 de fevereiro de 1905, quando o Advogado Paul Harris reuniu-se com três amigos em um pequeno escritório no centro de Chicago. Eles queriam reavivar durante a virada do século o espírito de amizade conhecido em suas cidades natais. Mais pessoas foram convidadas a juntar-se ao grupo à medida em que o clube tornou-se mais conhecido. Ele foi denominado “Rotary”, já que o local onde os sócios reuniram-se era rotativo cada vez no escritório de um deles.
Inicialmente formado por razões de companheirismo, o primeiro Rotary Club rapidamente evolui passando a aproveitar as habilidades e recursos dos sócios para prestar serviços à comunidade. No final de 1905, o Rotary Club de Chicago tinha 30 sócios. Três anos depois, um segundo clube foi estabelecido em São Francisco, na Califórnia, EUA. No ano seguinte, três outros clubes foram estabelecidos na costa oeste dos Estados Unidos e um quarto em Nova Iorque. Em poucos anos outros Grupos inspiravam-se no exemplo do Rotary para formar seus próprios clubes.
A primeira convenção do Rotary realizou-se no Congress Hotel, em Chicago, durante o mês de agosto de 1910. A Associação Nacional de Rotary Clubs foi organizada nessa época com 16 clubes participantes. O fundador do Rotary, Paul Harris, foi eleito o primeiro presidente da Associação.
O CRESCIMENTO INTENCIONAL DO ROTARY
Durante o ano rotário de 1911/12, a Associação tornou-se internacional devido ao estabelecimento de um Rotary Club em Winnipeg, Manitoba, no Canadá. Pouco depois o Rotary cruzava o Oceano Atlântico para estabelecer clubes na Inglaterra, Irlanda e Irlanda do Norte. A Associação Nacional de Rotary Clubs tornou-se assim a Associação Internacional de Rotary Clubs em 1912, para em 1922 adotar o nome de Rotary International (RI). Antes de chegar a seu vigésimo aniversário, o Rotary já contava com quase 200 clubes, e mais de 20.000 sócios ao redor do mundo:
O primeiro Rotary Club na América Latina foi organizado em Havana, Cuba, em 1915.
O primeiro clube da Ásia foi estabelecido em Manila, nas Filipinas, em 1919.
Em 1921, pela primeira vez foram organizados Rotary Clubs na Europa continental (Madri, Espanha), África (Johannesburgo, África do Sul) e Austrália (Melbourne).
Trabalhando pela paz.
Ao passo que o Rotary crescia, aumentava também o alcance de suas atividades. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Rotary descobriu novas maneiras de servir, ou seja, por meio de arrecadações para Trabalhos de assistência e auxílio em situações de emergência. Em 1917 o então presidente do RI Arch Klumph propôs o estabelecimento de um fundo de dotações, que em 1928 tornou-se a Fundação Rotária. A Fundação fez sua primeira doação humanitária (US$500) em 1930 à International Society for Crippled Children.
Após a Segunda Guerra Mundial, muitos clubes que haviam sido desativados durante o conflito foram restabelecidos e deram início a novos projetos de prestação de serviços, que incluíam auxílio a refugiados e prisioneiros de guerra.
A delegação do Rotary International, composta de quarenta e nove rotarianos, foi a maior entre todas as Organizações não-governamentais na conferência de Fundação das Nações Unidas, realizada em 1945 em São Francisco. Uma conferência patrocinada pelo Rotary em Londres, em 1943, serviu como inspiração para a Criação da Organização para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), estabelecida pela ONU em 1946.
A Fundação Rotária experimentou crescimento modesto até 1947, quando rotarianos fizeram doações Significativas em memória de Paul Harris, falecido em janeiro de 1947. No mesmo ano, a Fundação Inaugurava seu primeiro programa de bolsas de estudos, enviando 18 estudantes a 7 países diferentes.
Atualmente, mais de 1.200 estudantes viajam ao exterior como bolsistas do Rotary a cada ano.
Dois dos programas do Rotary para jovens, o Rotaract e o Interact, foram criados durante a turbulenta década dos anos 60, Interact Clubs (para jovens de 14 a 18 anos de idade) e Rotaract Clubs (para pessoas de 18 a 30 anos). Funcionam sob a supervisão e liderança de seus Rotary Clubs patrocinadores e dão aos jovens a oportunidade de prestar serviços à comunidade além de desenvolver sua capacidade de liderança e promover paz e compreensão mundial. Prestar serviços aos jovens continua a ser uma importante ênfase do Rotary.
O Rotary hoje
O empreendimento mais ambicioso do Rotary, anunciado em 1985, é o programa Pólio Plus uma abrangente campanha cujo objetivo é a erradicação da pólio até o anos 2000. Conduzida com a cooperação de governos nacionais e agências não-governamentais como a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Pólio é um paradigma de cooperação dos setores públicos e privado na luta contra uma doença.
O Pólio Plus ajuda programas de erradicação da poliomielite a níveis regional e nacional, oferecendo vacinas, vigilância e mobilização social. Até o ano 2005 data em que o mundo esteja livre da poliomielite as contribuições de rotarianos à erradiação mundial da pólio terão chegado perto de US$425 milhões.
A partir de sua admissão ao Rotary em 1987, as mulheres são o grupo de crescimento mais rápido do Rotary, gradualmente ocupando posições de liderança na organização. Mais de 1.900 mulheres são presidentes de clube e esse grupo está rapidamente assumido posições de liderança regional. Hoje em dia, aproximadamente 1,2 milhões de homens e mulheres em suas profissões, participam de mais de 29.000 clubes ao redor do mundo.
O Rotary continua a crescer internacionalmente. Após o colapso da Cortina de Ferro, Rotary Clubs que haviam sido desativado durante a Segunda Guerra Mundial foram restabelecidos na Europa Central e Ocidental. Em 1990, pela primeira vez foram formados Rotary Clubs na Rússia e em seguida em outras antigas repúblicas soviéticas.
A Armênia, antigamente parte da União Soviética, é uma opção recente ao mundo rotário com o estabelecimento do Rotary Club de Yerevan em 1996.
Atualmente o Rotary International incentiva seus clubes a dedicarem-se às mais variadas atividades de prestação de serviços como o combate à fome, proteção ao meio-ambiente, prevenção de violência, alfabetização, combate ao abuso de drogas, erradiação da poliomelite, serviços à juventude e aos idosos, bem como conscientização e educação sobre a Aids. Rotary Clubs ao redor do mundo se inspiram no lema “Dar de si antes de pensar em si”.
O Rotary É A MAIOR E MAIS RESPEITÁVEL ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL DA HUMANIDADE
Rotary Club, é um Clube de Profissionais, que congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um elevado padrão de ética ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo, e que prestam serviços voluntários não remunerados em favor da sociedade como um todo ou beneficiando em casos específicos, pessoas necessitadas ou entidades que atuam também em favor de desamparados.
Fundado por Paul Harris, em Chicago USA, em 23/02/1905, tem hoje representação em 207 países, estando o Rotary dividido em 532 Distritos, nos quais se aglutinam a apreciável marca de 33.054 Clubes, congregando 1.228.910 sócios.
No Brasil temos 52.148 Rotarianos, 2.305 Clubes, 38 Distritos, 626 Rotaract Clubs, 689 Interact Clubs e 9.447 Rotarianas.
A vertiginosa expansão da filosofia rotária, entusiasmando esta imensa legião de voluntários pelo mundo, todos eles irmanados no ideal de servir, é a maior prova do acerto de Paul Harris ao fundar esta maravilhosa organização.
Por certo, em algum momento já terá ouvido falar em Rotary International, Rotary Clube ou simplesmente em Rotary. Eventualmente poderá até ter participado de alguma forma de um evento realizado por um Rotary. Mas cá entre nós, honestamente, será que o amigo sabe realmente o que é Rotary? – Será que sabe o que faz o Rotary? O que fazem e porque o fazem, seus membros chamados de rotarianos?
Pois bem, são estes os esclarecimentos que neste momento vimos oferecer-lhe através desta pequena literatura.
O ROTARY, é a maior ONG – Organização Não Governamental do mundo, e se identifica sempre por uma marca, logotipo, que é uma Roda Denteada. Os rotarianos a usam em forma de um pequeno distintivo, como forma de se identificarem.
O Rotary é membro permanente das NAÇÕES UNIDAS. Na fundação desta importante organização, em 10/12/1948, mais de 40% das pessoas envolvidas na sua fundação, eram rotarianos. A “ONU”, como é conhecida, é uma entidade internacional de caráter político, uma Assembléia Internacional de países, e só tem três membros que não são países, mas que, pela sua importância, têm assento naquela Assembléia: a CRUZ VERMELHA, o VATICANO e o ROTARY.
O Rotary, como organismo a nível mundial, é formado por distritos, e os distritos são formados por clubes. Cada clube é uma célula do organismo mundial, sendo autônomo por si, mas respeitando a hierarquia e as normas básicas emanadas da direção geral, que é comandada por um Presidente Mundial. Cada distrito é administrado por um Governador, e cada clube é dirigido por um Conselho Diretor, comandado por um Presidente. Todos estes cargos são sempre apenas por um ano, o que garante ampla democracia e permanente renovação. O período de gestão é o ano rotário, que começa sempre em 1o de julho e vai até 30 de junho do ano seguinte. Todos os cargos são honoríficos, portanto, não remunerados.
O Rotary é formado por pessoas de ambos os sexos, que são profissionais de todas as atividades dignas, de vida particular respeitável, que são líderes em sua atividade e se destacaram de alguma forma, tendo por isso mesmo sido lembrados por sócios de um clube da região, que os convidam para também ingressar em Rotary, por reconhecer neles, as qualidades e os méritos para fazer parte desta formidável alavanca de trabalho em favor do próximo, dos menos favorecidos, sempre tendo em mente algumas premissas, tais como.
“DAR DE SÍ ANTES DE PENSAR EM SÍ”
Partindo da premissa de que toda pessoa que, tendo sido um pouco mais bem aquinhoada pela sorte, deve ser solidária com seus irmãos menos favorecidos, os rotarianos, através de sua organização, canalizam seus esforços, para que, num movimento coordenado, possam dar o máximo de rendimento aos recursos que conseguem juntar e aos serviços que prestam em caráter de solidariedade.
O rotariano acredita que, pelo companheirismo que procura desenvolver entre as pessoas, contribuirá significativamente para criar novas amizades e muito mais boa vontade entre todos para a solução dos problemas que afligem o mundo.
O rotariano, em tudo que pensa, diz ou faz, aplica.
A Prova Quádrupla
1 – É a VERDADE ?
2 – É JUSTO para todos os interessados ?
3 – Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES ?
4 – Será BENÉFICO para todos os interessados ?
O rotariano orgulha-se da organização a que pertence e por isso mesmo, ele ostenta em sua lapela o distintivo que o identifica como pertencente a esta magnifica organização de prestação de serviços, via de regra beneficiando a quem sequer conhece, pela simples satisfação de ter contribuído com o seu esforço para que todos tenhamos um mundo melhor.
Anualmente, cada gestão é simbolizada por um lema do Presidente Mundial, lema este que é sempre acompanhado por um logotipo alusivo.
O lema do ano rotário 1998-99 foi.
“TORNE REAL SEU SONHO DE ROTARY”
O emblema alusivo 1998-99 foi.
QUE SIGNIFICA A PALAVRA ROTARY?
Rotary é um adjetivo do idioma Inglês equivalente a rotativo, giratório, circulatório. Os sócios fundadores desta grande organização que é hoje o Rotary INTERNATIONAL optaram pelo nome Rotary porque suas primeiras reuniões eram feitas em rodízio, no local de trabalho de um dos sócios.
QUAL A ORIGEM DO ROTARY?
Paul Harris era um jovem de bons princípios, advogado íntegro, alegre, otimista e comunicativo. Deixou a sua cidade natal, viajou, conheceu outros povos e costumes, e depois foi tentar a vida na cidade grande.
Estabeleceu um escritório de advocacia em Chicago que no inicio do século XX assimilava todos os níveis de sociedade que por ali passavam, rumo ao oeste do Estados Unidos. A corrupção, embora não vista com bons olhos, era aceita com resignação. Os respeitáveis homens de negócios e os profissionais decentes conjeturavam se poderiam sobreviver às circunstâncias que os envolviam.
Paul Harris sentiu-se isolado naquela selva de pedras. Tinha saudade de sua terra natal, da maneira correta como os cidadãos se conduziam, do convívio com seus familiares e amigos.
Imaginou, então, um clube, uma associação, um grupo de homens que sentissem o mesmo vazio em suas vidas, e expôs a sua idéia a um de seus constituintes um engenheiro de minas que concordou com o plano. Conversaram depois com um comerciante de carvão e um alfaiate, homens de bem e também carentes de convívio, e logo começaram a reunir-se, periodicamente, cada vez no local de trabalho de um: assim nasceu o Rotary.
ONDE E QUANDO FOI FUNDADO O ROTARY?
Rotary foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, no dia 23 de fevereiro de 1905. A primeira reunião deu-se na modesta sala no 711, do Edifício Unity, na Rua Dearbom, em Chicago, e dela participaram:
Gustav Loehr engenheiro de minas
Hiran Shorey alfaiate
Paul Percy Harris (idealizador) advogado
Silvester Schiele comerciante de carvão
QUE É CLUBE DE SERVIÇO?
CLUBE é sinônimo de associação, agremiação, grêmio, entidade, organização. No Brasil não é termo pejorativo. O clube de serviço é, portanto, uma agremiação de pessoas dispostas a servir a comunidade onde vivem e trabalham, através de sua profissão e de colaborações individuais ou coletivas, com iniciativas próprias ou auxiliando outras entidades, visando a melhoria do meio-ambiente, do bem-estar social, não somente no campo restrito à localidade em que habitem, mas também de modo universal, considerando a família humana como um todo e cada ser humano como um irmão, todos merecedores de igual respeito e consideração, sem preconceitos de raça, cor, religião ou política.
Quando ocorre o início e o fim dos mandatos em Rotary Club?
Mesmo que a chamada reunião festiva de transmissão de cargos, tão comuns entre nós brasileiros, venha a realizar-se em qualquer data, o mandato dos membros do C.D. inicia-se sempre no dia primeiro de julho de um ano e termina no dia 30 de junho do ano seguinte. Da mesma forma, a posse de qualquer membro do Conselho ocorre, automaticamente, a zero hora do dia 1º de julho, mesmo que a reunião festiva venha acontecer antes ou depois desta data.
Quantas e quais são as categorias de sócios existentes para sócios de um Rotary Club ?
São duas as categorias: Representativo e Honorário.
O que é o título de Sócio Honorário ?
É a mais alta distinção que um Rotary Club pode conceder a uma pessoa física e adulta, elegendo-a a Sócio Honorário, desde que se tenha sobressaído por serviços meritórios prestados em prol do ideal de Servir.
Qual o tempo de duração de uma reunião Rotária nos clubes?
A rigor, toda e qualquer reunião de um Rotary Club não poderá exceder ao tempo de uma hora. Esse tempo é marcado a partir do horário previsto para o início e não do momento que efetivamente ela se iniciou.
Qual o simbolismo do sino numa reunião rotária ?
O uso do sino nas reuniões rotárias remonta ao ano de 1922, quando se realizou nos Estados Unidos da América um grande concurso de frequência, do qual foi vencedor o Rotary Club de New York, recebendo como prêmio o sino de um barco da Patrulha Costeira que tinha o reconhecimento e a vigilância como suas principais atribuições. A base em que repousava este sino era um pedaço de madeira do casco do Victory, nau capitânia da esquadra do Almirante Nelson na batalha de Trafalgar.
Da mesma forma que nos navios, nas reuniões do Rotary, o sino é o símbolo da ordem, da autoridade e da disciplina. Só pode ser usado pelo Presidente, quando isto se tornar necessário, para pedir atenção ou silêncio e o seu toque deve ser prontamente atendido.
Rotary Clube Virtual
Quase um século depois de Paul Harris ter fundado o primeiro Rotary Club, um grupo de Rotarianos de Colorado, Estados Unidos, faz história ao formar o primeiro Rotary Club nunca antes imaginado por seu fundador. Em 4 de Janeiro, o Rotary International oficialmente admitiu o primeiro Rotary Club baseado na Internet, o Rotary e-Club One do Distrito 5450.
O Presidente Eleito do Rotary International, Brichai Rattakul, reconheceu o histórico “e-Club” em um evento no dia 18 de Janeiro, em Denver, Colorado, com a presença de mais de 600 Rotarianos, sendo que muitos dos membros do “e-Club” se conheceram pessoalmente pela primeira vez no evento.
O primeiro Rotary Club virtual, cujo tema é Dar de Si Antes de Pensar em Si na Internet, é em muitos aspectos como um Rotary Club em vários aspectos. Contudo, apesar de não terem um horário e local de reunião, o club encontra-se na Internet, 24 horas por dia, sete dias por semana.
A idéia do “e-Club” surgiu através da necessidade de muitas pessoas que, por uma variedade de legítimas razões, não podem participar regularmente das reuniões do Rotary Club, que se reúne semanalmente em um local físico. Conforme menciona o presidente do e-Club, John Minter, “A candidatura a sócio está aberta a indivíduos que não podem participar das reuniões tradicionais em função de viagens ou em função de restrições do trabalho ou porque residem a uma distância superior a 25 milhas de um Rotary Club tradicional ou cuja mobilidade pessoal seja limitada”.
Este “e-Club” está participando de um projeto piloto autorizado pelo Conselho de Legislação de 2001.
QUE É DISTRITO E GOVERNADOR EM ROTARY?
Distrito e o governador
Distrito é a denominação de um território geográfico, limitado, no qual estão associados os Rotary Clubs dessa região, para fins administrativos do RI. A Organização e as atividades de um Distrito Rotário têm como única finalidade dar apoio aos Rotary Clubs a promoverem o objetivo do Rotary, não interferindo nos serviços prestados por esses Clubes.
O Conselho Diretor do RI poderá nomear uma comissão especializada a fim de auxiliar no estabelecimento de Distritos e seus limites. Qualquer solicitação para modificação nos limites de um distrito só será apreciada pelo RI após um ano da última promulgação e estabelecimento desses limites.
O Conselho Diretor do RI determinou que não deve ser estabelecido distrito com menos de 50 Clubes e 1.800 rotarianos. Os distritos já em funcionamento deverão manter permanente esforço para atingir estas metas estabelecidas.
A supervisão dos Clubes em um distrito constituído é de responsabilidade do governador do distrito.
O governador, pôr ser considerado um Administrador do RI, deverá ser um rotariano plenamente qualificado, cuidadosamente selecionado, bem informado de suas atribuições e responsabilidades, disposto e capaz física e materialmente, inclusive com disponibilidade de tempo para desempenhar suas atividades. É indicado pelos Clubes do distrito e eleito pela Convenção do RI.
O governador selecionado, para tomar posse, deverá satisfazer os seguintes requisitos:
1. Ser sócio, exceção de sócio honorário, em pleno gozo de seus direitos, de um Clube do distrito, pelo qual foi indicado;
2. Estar perfeitamente qualificado em sua categoria de sócio, quanto à aplicação correta dos dispositivos pertinentes;
3. O seu Clube deve estar funcionando em pleno gozo de seus direitos e que não tenha nenhuma dívida ou pendência com o RI, ou com seu distrito;
4. Ter servido como presidente de um clube, durante um mandato completo;
5. Estar disposto e ser capaz, fisicamente e em outros aspectos, de assumir as responsabilidades e obrigações do cargo de governador, de acordo com os dispositivos estabelecidos;
6. Ser sócio de um ou mais Rotary Clubs pôr um período de, no mínimo, sete anos e ter participado da Assembleia Internacional;
7. Ser uma pessoa de boa reputação profissional ou comercial, com aptidão executiva demonstrada na direção do seu negócio ou profissão;
8. Manter o seu negócio ou profissão de tal forma organizado de modo a lhe permitir dedicar o tempo necessário ao desempenho do seu trabalho rotário;
9. Ser um indivíduo de conduta impecável e que o mesmo se possa dizer de sua família imediata;
10. Possuir profundo conhecimento do Rotary, seus propósitos, seu objetivo, seus regulamentos e ser um rotariano de reconhecida lealdade ao RI;
11. Ser capaz de discutir qualquer aspecto do Rotary de maneira convincente e de transmitir informações de maneira clara.
COMO EXPRESSAR CORRETAMENTE O NÚMERO DO DISTRITO?
Temos ouvido no Distrito 4730 pessoas pronunciarem como se o número tivesse sílabas: quarenta e sete, trinta, ou mais comumente: quatro, sete, três, zero.
Segundo os entendidos em boa língua portuguesa, o melhor mesmo é dizer: Distrito quatro mil, seiscentos e trinta, numa pronúncia linear do número.
QUE QUER DIZER COMISSÕES DE SERVIÇOS?
Entende-se por COMISSÕES DE SERVIÇOS as quatro grande comissões responsáveis pela concretização do ideal de servir, preconizando por Rotary, constante de seu objetivo.
Cada comissão é responsável pelo desenvolvimento da meta que lhe diz respeito, e o objetivo resume-se em estimular o ideal de servir como base para todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
a SOCIABILIDADE dignidade da pessoa humana, criadora do espírito de cooperação, que impulsiona o trabalho nos diversos campos de ação;
a SINCERIDADE consciência da profissão, que assegura elevadas normas de ética nas relações profissionais;
a SOLIDARIEDADE amor ao próximo, indispensável à prestação de serviços em prol do bem público;
a FRATERNIDADE compreensão e paz mundial, base da aproximação internacional.
interessar-se pessoalmente pela comunidade e pelas pessoas que nela residem;
estudar os problemas e as necessidades da comunidade e procurar resolvê-los.
COMO SE DEFINE O DISTINTIVO DO ROTARY?
O distintivo, ou emblema oficial do Rotary, de autoria do rotariano Montagne Bear, foi idealizado pelo Rotary Club de Chicago em 1905, apresentando uma roda de carroça. Por ser demasiadamente estático, sofreu modificações com o crescimento do número de clubes, até que, em 1920, ficou definitivamente oficializado: uma roda de engrenagem, com seis raios ou braços, 24 dentes ou projeções e um rasgo de chaveta. Um dente é colocado sobre o eixo de cada braço e três dentes entre as linhas centrais dos braços. A roda inteira é dourada, com quatro espaços rebaixados no azul-real. As expressões Rotary e INTERNATIONAL são douradas. O centro e o rasgo da chaveta são em branco. Há a livre interpretação de que os 24 dentes significam as 24 horas do dia do rotariano.
QUE É INFORMAÇÃO ROTÁRIA?
Informação é a maneira de manter os sócios do clube, antigos e novos, bem informados sobre os mais relevantes assuntos rotários, as resoluções das convenções, dos conselhos de legislação e do Conselho Diretor do RI, os feitos da Fundação Rotária, as decisões da governadoria e do próprio Conselho Diretor do clube, enfim, tudo o que possa contribuir para que os sócios sejam bem informados.
A informação rotária constitui-se da transmissão de conhecimentos adquiridos através da experiência rotária, da participação em eventos rotários, da leitura da revista Brasil Rotário e outras publicações do gênero, além da carta mensal do Governador e boletins de outros clubes.
QUE É INSTRUÇÃO ROTÁRIA?
É a orientação que se dá aos novos sócios, procurando integrá-los a curto prazo na técnica rotária, possibilitando-lhe um aprendizado rápido, ainda que superficial da mecânica rotária, isto é, como funciona o RI. Tal instrução deve ser baseada no regimento interno do próprio clube, bem como no Manual do Rotaract.
O interesse do sócio pelo clube cresce à medida que ele compreende o seu funcionamento, pois em verdade não se ama aquilo que não se conhece. A inércia, o desinteresse e a deserção de muitos sócios são decorrentes mais do desconhecimento do que seja realmente a nossa instituição, do que da falta de vontade para a ação.
QUE É PROVA QUÁDRUPLA?
Não se trata de um código de ética, e de nenhuma forma se deve referir à Prova Quádrupla como um código. É apenas um meio conveniente de medir aquilo que pensamos, dizemos ou fazemos, consistindo de quatro curtas interrogações:
É a VERDADE?
(Embora livres para afirmar ou negar, não temos o direito de falsear a verdade… )
É JUSTO para todos os interessados?
(Na igualdade de tratamento, provamos o nosso espírito de justiça…)
Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
(Para criarmos boa vontade e conquistarmos melhores amizades, devemos provar o nosso desejo de servir, mesmo que isto nos custe muito trabalho e dedicação…)
Será BENÉFICO para todos os interessados?
(Beneficiar uns poucos é fácil; o importante é levar a todos o benefício de nossos atos…)
COMO SURGIU A PROVA QUÁDRUPLA?
A Prova Quádrupla foi concebida em 1912, no auge da grande depressão econômica nos Estados Unidos, pelo rotariano Herbert J. Taylor, do Rotary Club de Chicago, que mais tarde tornou-se presidente do Rotary International, quando Rotary comemorava o seu 50o aniversário de fundação (1954-55).
Encarregado pelos credores da Club Aluminium Company, de evitar a falência da empresa, Herbert aceitou o desafio e procurou um meio de ressuscitá-la; para isso, mentalizou conciso roteiro de boa conduta, que pudesse ser usado pelos trabalhadores da companhia.
Os quatro chefes de departamento de Herbert, o primeiro um católico romano; o segundo, um seguidor da ciência cristã; o terceiro, um judeu ortodoxo; e o quarto um presbiteriano, chegaram todos à conclusão de que a Prova Quádrupla não somente coincidia com a suas crenças religiosas, mas também proporcionava um valioso padrão para as suas vidas particulares e profissionais.
Escrita com simplicidade e por isso fácil de ser retida na memória, a Prova Quádrupla tornou-se a base das decisões da Club Aluminium. Logo os anúncios da companhia foram avaliados através da Prova Quádrupla e afirmativas como “o melhor”, “o superior” e outras, foram substituídas por descrições simples e concretas dos produtos. Todos os comentários contrários ou prejudiciais aos concorrentes foram excluídos dos anúncios e dos folhetos de vendas.
Foi solicitado aos empregados da companhia que decorassem a Prova Quádrupla e assim, gradualmente, ela se tornou, sob todos os aspectos, diretriz de orientação para todos os negócios. Como resultado, desenvolveu-se um clima de confiança e boa vontade entre representantes, fregueses e empregados, e a Prova Quádrupla foi louvada por, progressivamente, melhorar a situação da companhia. Até 1937 o débito foi pago com juros, e nos quinze anos seguintes, além dos dividendos pagos aos acionistas, o seu valor patrimonial cresceu para quase dois milhões de dólares, quantia muito significativa na época.
O resultado da aplicação da Prova Quádrupla foi de tal sucesso que o Rotary International a adotou como parte do programa de Serviços Profissionais. Em 1954, Herbert Taylor transferiu os direitos autorais para o RI.
EXISTEM REGRAS PARA A REPRODUÇÃO DA PROVA QUÁDRUPLA?
Sim. Todas as reproduções da Prova Quádrupla devem ter a redação completa, e uma composição gráfica semelhante à que o RI dita.
QUAIS PODEM SER AS BASES DE UM ROTARACT CLUB?
Existem duas bases para se criar um Rotaract Club. A primeira delas (e mais usual) é a comunidade, na qual se buscam os jovens com o perfil ideal para o Rotaract. A outra base é uma universidade. Quando o Rotaract Club for ligado a uma universidade, o controle e conselho proporcionados pelo Rotary Club patrocinador serão exercidos em completa cooperação com as autoridades escolares com o entendimento de que esse clube estará sujeito às mesmas normas e regulamentos estabelecidos pelas autoridades para todas as organizações de estudantes e atividades extra-curriculares da instituição de ensino.
QUAL O TRÂMITE NORMAL PARA SE CONSTITUIR UM ROTARACT CLUB?
O Rotaract Club é organizado, patrocinado e aconselhado por um Rotary Club, ou clubes, e é estabelecido após a aprovação do governador de distrito e depois de ter sido certificado e reconhecido pelo Rotary International. Não poderá ser estabelecido e mantido de nenhum outro modo, sendo que sua existência dependerá do patrocínio contínuo de seu Rotary Club patrocinador e do constante reconhecimento do Rotary International.
O QUE É O Rotary CLUB PATROCINADOR?
É o Rotary Club que se dispõe a empreender um projeto de organização de um Rotaract Club, formando uma comissão composta por 5 rotarianos que trabalharão na localização dos sócios em potencial para o Rotaract.
O Rotary Club patrocinador acompanhará o Rotaract Club em toda a sua existência.
Sem um Rotary Club patrocinador, não há Rotaract.
(Fonte: Estatutos Prescritos e Declaração de Normas)
UM ROTARACT PODE TER MAIS DE UM PATROCINADOR?
Sim. Desde que:
1. Governador de distrito dê sua aprovação, declarando por escrito que, na sua opinião, os melhores interesses do distrito, dos Rotary Clubs envolvidos e do programa do Rotaract seriam servidos pelo patrocínio em conjunto;
2. As circunstâncias sejam tais que a organização de Rotaract Clubs separados, cada um patrocinado por um Rotary Club, viria a criar ou resultar em uma divisão artificial do que é essencialmente um único conjunto de estudantes dentro da universidade ou comunidade;
3. Uma comissão Rotaract conjunta seja estabelecida, com representação de cada um dos Rotary Clubs patrocinadores.
COMO É FEITO O FINANCIAMENTO DAS DESPESAS DE UM ROTARACT CLUB?
Cada rotaractiano deverá pagar uma taxa de sócio anual a seu Rotaract Club a fim de cobrir os gastos administrativos do mesmo. É responsabilidade dos Rotaract Clubs angariar os fundos necessários para implementar seus programas. Os Rotaract Clubs não devem pedir auxílio financeiro aos Rotary Clubs ou a outros Rotaract Clubs.
QUAIS OS REQUISITOS PARA SER SÓCIO DE UM ROTARACT CLUB?
O quadro social deste clube será constituído de jovens adultos entre as idades de 18 a 30 anos (inclusive), de ambos os sexos, de bom caráter e com potencial para liderar.
QUE É RDR (REPRESENTANTE DISTRITAL DO ROTARACT)?
É um rotaractiano selecionado através de processo de eleição entre os sócios do programa Rotaract em todo o distrito, que atuará como agente de ligação entre esses Rotaract Clubs do distrito, o Governador Distrital e o RI, tendo mandato de um ano (coincidente com o mandato do Governador do distrito).
QUAIS AS ATRIBUIÇÕES DO RDR?
Elaborar e distribuir um boletim distrital do Rotaract;
Planejar, organizar e realizar uma conferência distrital do Rotaract;
Incentivar o comparecimento e a participação de todos na conferência distrital;
Implementar atividades de promoção e expansão do Rotaract através do distrito em coordenação com o presidente da comissão rotária distrital do Rotaract;
Servir como contato do distrito para a secretaria do RI com relação a informações sobre o Rotaract;
Planejar e implementar atividades de prestação de serviços (se aprovadas por três-quartos dos Rotaract Clubs do distrito);
Oferecer apoio e orientação aos Rotaract Clubs durante a implementação de seus projetos;
Trabalhar em conjunto com o presidente da comissão rotária distrital do Rotaract na coordenação de atividades Rotary/Rotaract no distrito;
Coordenar atividades de relações públicas para o Rotaract a nível distrital;
Colaborar com o presidente da comissão rotária distrital do Rotaract no planejamento e na implementação de uma sessão de treinamento para os dirigentes de Rotaract Clubs do distrito.
QUAIS OS EVENTOS DISTRITAIS OFICIAIS DO ROTARACT CLUB?
Dois importantes encontros distritais do Rotaract são realizados anualmente: a assembléia distrital do Rotaract e a conferência distrital do Rotaract.
O QUE É ADIRC?
ADIRC é a sigla para Assembleia Distrital do Rotaract Club. O propósito da assembleia distrital do Rotaract é treinar os dirigentes entrantes de Rotaract Club. A assembleia pode ser realizada a qualquer momento após as eleições dos dirigentes de clube – em geral, antes do início do novo ano rotário.
QUEM PARTICIPA DA ADIRC?
Participam da ADIRC os dirigentes, diretores e presidentes entrantes de comissão de clube; o representante distrital do Rotaract atual e entrante; o governador de distrito; a comissão rotária distrital do Rotaract (integrada por rotarianos); a comissão Rotaract do distrito (integrada por rotaractianos); o presidente e os membros da comissão Rotaract do Rotary Club patrocinador; e os conselheiros de Rotaract Clubs.
A Omir-Brasil recomenda que se estendam os treinamentos a todos os rotaractianos do distrito, sendo possível até mesmo um treinamento para convidados, nos moldes dos treinamentos de Novos Sócios e Convidados, realizados pela Omir-Brasil durante as Conarcs.
O QUE SE DISCUTE NA ADIRC?
A assembleia inclui sessões gerais e discussões em grupos, visando treinar os dirigentes de Rotaract Clubs e os presidentes de comissão, bem como incentivar a comunicação entre a liderança do Rotaract Club, o Rotary Club patrocinador e a liderança distrital. Sessões individuais podem ser organizadas para a discussão do papel dos dirigentes de Rotaract Club. As sessões gerais podem ser dedicadas à discussão de atividades distritais do Rotaract, e de ideias sobre projetos de prestação de serviços e desenvolvimento do quadro social. O programa deve ser aprovado pelos organizadores da assembleia e pelo governador de distrito.
O QUE É CODIRC?
CODIRC é a sigla para Conferência Distrital do Rotaract Club. A conferência distrital é uma oportunidade para que todos os rotaractianos do distrito reunam-se para celebrar as realizações do Rotaract naquele ano. Além disso, é uma excelente ocasião para a troca de ideias e informações, avaliação dos projetos implementados, planejamento de novas atividades, e fortalecimento do espírito de cooperação e amizade.
QUEM PARTICIPA DA CODIRC?
Todos os rotaractianos do distrito, os membros da comissão rotária distrital do Rotaract, os conselheiros rotarianos e o governador devem ser convidados para participar da conferência distrital do Rotaract. A conferência pode ter lugar no final de maio ou em junho, em um local central de acesso fácil e econômico.
O QUE SE DISCUTE NA CODIRC?
As sessões plenárias podem incluir oradores de agências governamentais regionais, empresas locais ou organizações comunitárias. Se a conferência girar em torno de um tema específico, (por exemplo, prevenção do uso de drogas ou promoção da alfabetização), os oradores convidados devem ser especialistas na área. As sessões plenárias são uma excelente oportunidade para destacar o talento de rotaractianos músicos, dançarinos ou artistas, e para reconhecer rotaractianos ou Rotaract Clubs que tenham-se destacado em atividades de prestação de serviços à comunidade durante o ano. Além disso, a conferência é uma boa ocasião para a eleição do representante distrital do Rotaract para o ano seguinte, para que ele tenha um ano inteiro para preparar-se para o cargo.
As sessões em grupos podem ter diferentes formatos – seminários sobre projetos, debates sobre idéias para projetos, ou discussões sobre problemas distritais específicos, sendo que as recomendações sugeridas pelos participantes devem ser comunicadas a todos durante a sessão geral.
O QUE É UM EVENTO MULTIDISTRITAL?
Encontros multidistritais referem-se a conferências, seminários ou reuniões que envolvam Rotaract Clubs de vários distritos para a discussão de assuntos importantes para todos. O representante do Rotaract do distrito sediando o encontro deve fornecer aos governadores dos distritos envolvidos uma cópia do programa proposto e informações sobre as datas, o local, os participantes e o orçamento, bem como prova de obtenção do seguro contra terceiros. O encontro deve contar com aprovação do governador do distrito onde o mesmo será realizado. O representante distrital do Rotaract deve informar o(s) diretor(es) do RI encarregado(s) da zona e o secretário geral do RI sobre a realização do evento
A Conferência Multidistrital mais conhecida e importante para nós, rotaractianos brasileiros, é a Conarc – antigamente Conferência Nacional de Rotaract Clubs e hoje Conferência Multidistrital de Rotaract Clubs, de acordo com nomeclatura exigida pelo RI. Ela é realizada todos os anos, anfitrionada por um clube ou distrito do Brasil seguindo as normas pré-estabelecidas pelos RDRs da Omir-Brasil. Visando coincidir com as férias universitárias, a conferência ocorre entre o final de janeiro e o início de fevereiro de cada ano.
O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO MULTIDISTRITAL?
Organizações multidistritais, frequentemente chamadas de Organizações Multidistritais de Informação do Rotaract (OMIRs), podem ser formadas com o propósito de disseminar informações e facilitar a comunicação entre os Rotaract Clubs dos distritos envolvidos. Tais organizações devem contar com a aprovação dos governadores e do conselho diretor do RI e são integradas pelos representantes distritais do Rotaract, sendo que cada representante pode indicar um membro da sua organização distrital para implementar atividades da organização multidistrital. Os fundos necessários para tais atividades devem ser obtidos exclusivamente através de contribuições voluntárias.
QUAIS OS PODERES DE UMA ORGANIZAÇÃO MULTIDISTRITAL?
As organizações multidistritais não têm poder de tomada de decisão ou legislativo, exceto no referente a atividades da própria organização, sendo que cada membro (representante distrital do Rotaract) tem direito a um voto.
PODE UM ROTARACT CLUB SER PATROCINADO POR MAIS DE UM Rotary CLUB?
Um Rotaract Club pode ser organizado e patrocinado conjuntamente por mais de um Rotary Club, com as seguintes condições:
O governador de distrito deve dar a sua aprovação por escrito;
As circunstâncias devem ser tais que a organização de mais um Rotaract Club, cada um patrocinado por um único Rotary Club, criaria uma divisão artificial entre os jovens da comunidade ou universidade;
Uma comissão rotária conjunta do Rotaract deve ser criada, com representantes de cada Rotary Club patrocinador e;
Cada sócio do Rotaract Club deve comprometer-se a respeitar as provisões dos estatutos e do regimento interno do clube.
O QUE É UM ENCONTRO ROTARACT PRÉ-CONVENÇÃO?
O encontro Rotaract pré-convenção, patrocinado pelo Rotary International, reúne rotaractianos e rotarianos de todo o mundo a fim de compartilhar ideias sobre projetos e desfrutar companheirismo. Esse encontro, realizado imediatamente antes da convenção do RI, atualiza os participantes sobre novas diretrizes e atividades do Rotaract, homenageia projetos excepcionais implementados por Rotaract Clubs e oferece aos rotaractianos a oportunidade de compartilhar suas ideias com administradores e funcionários do RI. Todos os representantes distritais do Rotaract e presidentes de Rotaract Clubs devem participar desse encontro.
O QUE É INTEROTA?
INTEROTA é uma reunião rotária internacional realizada a cada três anos. É uma oportunidade para os rotaractianos entrarem em contato com uma cultura diferente da sua, visitarem pontos turísticos e conhecerem os projetos implementados por outros clubes. Reuniões INTEROTA já tiveram lugar na África do Sul e na Turquia.
O distrito 4570 (da Omir-Brasil) será o anfitrião do INTEROTA 2002. Com isso teremos o primeiro encontro mundial realizado no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro. É a chance que temos de mostrar ao mundo a força do Rotaract nacional, segundo país do mundo em número de clubes e sócios.
QUAL O ÓRGÃO ADMINISTRATIVO DO ROTARACT CLUB?
O órgão administrativo de um Rotaract Club é o ser Conselho Diretor.
COMO ESTABELECER DIFERENÇAS ENTRE DIRIGENTES E DIRETORES?
Dirigentes são presidente, presidente-eleito, vice-presidente, secretário, tesoureiro e protocolo. Diretores são todos os membros do Conselho Diretor.
DE QUANTOS MEMBROS É COMPOSTO O CONSELHO DIRETOR?
É composto pelo presidente, ex-presidente imediato, vice-presidente, secretário, tesoureiro e diretores adicionais, cujo número será determinado pelo próprio clube, entre os sócios em pleno gozo de seus direitos.
QUAIS AS ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DO CLUBE?
O presidente liderará todas as reuniões ordinárias e especiais do clube e do conselho diretor. Ele nomeará, com a aprovação do conselho, todas as comissões permanentes e especiais e, caso haja uma vaga no conselho diretor, poderá, com a aprovação do conselho, preencher essa vaga fazendo uma nomeação que vigorará até a próxima eleição regular do clube. Ele será um membro ex-officio de todas as comissões. Ele se manterá em contato com o Rotary Club patrocinador e com o representante distrital do Rotaract para mantê-los sempre informados das decisões adotadas pelo clube.
QUEM DEVE PRESIDIR A REUNIÃO NA AUSÊNCIA DO PRESIDENTE?
Conforme disposição do Regimento Interno do Rotaract Club Pato Branco Sul, na ausência do presidente as reuniões poderão ser presididas por:
1. Na ausência do presidente, presidirá as reuniões ordinárias e especiais do clube o titular do cargo de vice-presidente.
2. Na ausência tanto do presidente quanto do vice-presidente, presidirá as reuniões ordinárias e especiais do clube o titular do cargo de secretário.
3. Na ausência do presidente, do vice-presidente e do secretário não haverá reunião do clube.
4. Em casos fortuitos onde se constante com antecedência a circunstância exposta no item anterior, o Conselho de Ex-Presidentes reunir-se-á e deliberará acerca da designação, ou não, de outro membro do Conselho Diretor ou sócio do clube, para presidir uma reunião previamente marcada e cuja realização seja inadiável.
No Rotary Club, o secretário nunca assume a presidência do clube, assim como no Conselho Diretor do RI. O diretor de protocolo seria a pessoa indicada para assumir após o vice-presidente em um clube rotário. O mesmo procedimento pode ser adotado e é incentivado no Rotaract Club.
A razão disso é que o secretário tem uma função muito específica durante uma reunião, que não pode deixar de ser feita. Se ele substitui o presidente, imediatamente seria necessário um outro companheiro para substituí-lo. Entretanto isso não faz muito sentido se o secretário está presente à reunião. Passarão a ser duas em vez de uma as funções sem o titular e realizadas por um substituto.(Fontes: Regimento Interno do Rotaract Club Pato Branco Sul e Manual de Procedimento).
QUAIS AS FUNÇÕES DO VICE-PRESIDENTE?
O vice-presidente será o sucessor do presidente, se o cargo ficar vago, por qualquer que seja a causa e, na ausência do presidente, presidirá todas as reuniões do clube e do conselho diretor.
(Fonte: Manual do Rotaract)
REUNIÕES ORDINÁRIAS
Em nossas reuniões semanais de trabalho, podemos, de vez em quando, esquecer as exigências do Protocolo e usar algumas liberdades. Mas, não se vá à indelicadeza de mal colocar um convidado. Mesmo nas reuniões semanais de trabalho devemos nos esmerar para que tenhamos uma reunião agradável em todos os aspectos que uma atividade rotária merece.
REUNIÕES FESTIVAS DO CLUBE.
O Diretor de Protocolo deve ter cuidados especiais em todos os aspectos tratados anteriormente. Não esquecendo que haverá presença feminina. A presença de senhoras não altera a ordem de precedência. Sua precedência, no entanto, acompanha a do marido.
Duas regras básicas a observar:
1º – não ponha à mesa duas senhoras lado a lado;
2º – nem constitua que uma senhora ocupe o último lugar, à ponta da mesa
VISITA DO GOVERNADOR E DO RDR.
Atenção especial deve se dar à reunião festiva de visita oficial do Governador e do RDR de Distrito. A reunião terá programa simples e será planejada com audiência prévia tanto do Governador quanto do RDR, respeitando-se a circunstância. Na oportunidade só falará o Presidente do clube para saudar a autoridade máxima. (ou um Orador do clube fará a saudação oficial) e o Governador ou RDR, para transmitir sua mensagem.
À mesa acomodar-se-ão o Presidente e o Governador/RDR nos lugares centrais. O Presidente no lugar no 1 e o Governador/RDR no lugar no 2. Ao lado do Governador/RDR a senhora do Presidente, e ao lado do Presidente da senhora do Governador/RDR. A partir daí, seguirá a mesa segundo a ordem do Protocolo.
PRECEDÊNCIA.
Esta é parte mais difícil e polêmica do trabalho do Diretor de Protocolo. Nas reuniões do clube, o Presidente; nas reuniões da Governadoria, o Governador.
Em reuniões onde se encontrar o Governador do Estado, deve-se consultar o Cerimonial do Governador do Estado.
Em reuniões onde se encontrar o Prefeito, a precedência será:
Presidente do Clube
Governador do Distrito/RDR
Prefeito Municipal
Presidente da Câmara de Vereadores
Juiz de Direito da Comarca, etc
Em reuniões onde houver presença de militares, deverá ser seguido a precedência em seus postos e dentro das diferentes Armas, seguindo a ordem hierárquica, Marinha, Exército e Aeronáutica.
Precedência nas autoridades rotárias:
Presidente do Clube
Governador do Distrito/RDR
Governadores/RDRs de outros distritos
Ex-Governadores/RDRs
Governador/RDR Eleito
Governador Indicado
Presidentes de Clubes
Ex-Presidentes
Presidente Eleito
A QUEM SÃO ATRIBUÍDAS, PROGRESSIVAMENTE, AS PROVIDÊNCIAS E DECISÕES INERENTES À ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE?
PRIMEIRO
Ao presidente, que deve agir com total independência, nas providências e decisões de comprovada emergência, ou de somenos importância.
SEGUNDO
Aos dirigentes, nas pequenas providências e decisões, onde e quando o presidente deve compartilhar responsabilidade.
TERCEIRO
Ao Conselho Diretor, cuja responsabilidade vai além da competência dos dirigentes, apreciando os assuntos apresentados em suas reuniões e levando o resultado à homologação do plenário.
QUARTO
À assembleia do clube, que analisa, discute e aprova medidas relacionadas com o Regimento Interno, tais como: orçamento, plano de atividades, eleição de dirigentes e diretores, alteração de horário, dia e local das reuniões.
QUINTO
À assembleia geral, convocada com a antecedência mínima de 10 dias, que analisa, discute e aprova medidas de alta relevância, como alterações do Regimento Interno, planos de atividade cuja execução dependa de mais de um ano rotário, fundação de clube, participação do clube em eventos ou promoções coletivos, rotários ou não, e projetos de vulto que exijam significativa participação de todos os sócios.
O bom andamento do clube depende, portanto, das providências e decisões corretas por quem de direito, de acordo com a importância de cada assunto a ser analisado, discutido, aprovado ou reprovado.
COMO SE DEFINE O SIMBOLISMO DA SAUDAÇÃO AO PAVILHÃO NACIONAL NO INÍCIO E NO ENCERRAMENTO DAS REUNIÕES?
Como uma demonstração de respeito à Pátria e exaltação ao espírito cívico que deve dominar nossas reuniões. Em alguns países se canta o respectivo hino nacional.
SÃO NORMA GERAL AS PRECES NAS REUNIÕES?
Não são norma real nem RI pede que se façam preces antes, durante ou depois da reuniões. Nos clubes em todo o mundo encontram-se congregados indivíduos de muitas crenças religiosas e ideais, por isso espera-se que todos sejam fiéis a seus princípios religiosos e que demonstrem respeito sincero e tolerante às crenças dos demais. Cada clube é autônomo e por isso pode dirigir suas reuniões de modo a respeitar as convicções religiosas de todos os seus sócios.
Subentende-se que as preces são benéficas, se proferidas com sinceridade de propósitos, e de modo ecumênico, para evitar qualquer forma de proselitismo.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE PROGRAMA E PROJETO?
Programa: delineamento geral dos diversos projetos a serem executados dentro de determinado plano ou período de tempo.
Projeto: item específico de um programa, com características próprias, que pode ser executado em ou sem conexão com os demais projetos de um mesmo programa.
Fundamental e indispensável, porque limita os gastos e estabelece uma contribuição fixa, evitando os desagradáveis reajustes imprevistos, as facadas extra-mensalidades, rifas, listas, sorteios, e outros recursos pouco recomendados.
A perfeita mecânica do clube depende portanto de um orçamento equilibrado, tendo em vista cobrir todas das obrigações financeiras, sem necessidade de apresentar superávit.
Com a moeda estável, o orçamento pode ser feito semestralmente, ou mesmo de uma só vez, antes do início do ano rotário entrante. Quando há inflação, o orçamento deve ser feito trimestralmente, e dele deve contar o percentual de correção previsto para o próximo trimestre.
Para achar o valor da mensalidade, divide-se pelo número de meses o total da despesa prevista. O resultado dessa divisão dividido pelo número de sócios , dá o valor exato da mensalidade a ser cobrada de cada um.
PODE O CLUBE CANCELAR OU MUDAR O LOCAL, DIA E HORA DAS REUNIÕES?
Sim. Desde que haja motivo plenamente justificável. Não se deve, pois, sob pretextos banais, cancelar ou mudar o local, dia e hora das reuniões.
Reuniões realizadas em residências, chácaras, clubes ou outras dependências fora do local habitual são de grande valia, se consideradas reuniões de companheirismo, e não reuniões ordinárias ou mesmo festivas.
Deve-se avisar aos sócios do clube, com a devida antecedência e bem assim aos Conselhos Diretores dos clubes vizinhos , sempre que ocorrer transferência de local, dia e hora da reunião. As alterações, contudo, não devem prejudicar a execução normal do programa; tudo deve ter o seu curso normal, com a presença da panóplia, sino, secretaria e tesouraria, para que a reunião não perca a sua autenticidade.
A periodicidade, ou seja, a sequência regular das reuniões em seu local, dia e hora, gera o hábito da frequência, prejudicando quando há interrupção.
A presença de um dos secretários no local e horário habitual da reunião para recepcionar visitantes e fornecer cartões de recuperação é vista com agrado.
PODE UM CLUBE ENTRAR EM RECESSO POR OCASIÃO DE FÉRIAS OU DE FIM DE ANO?
Sim, os Estatutos Prescritos para o Rotaract Club prevêem cancelamento de reuniões em feriados ou período de férias pelo conselho diretor do clube, desde que avisados o Rotary Club patrocinador e o RDR.
No caso dos Rotary Clubs não há recesso. As reuniões devem ser realizadas normalmente, ainda que com reduzido número de sócios presentes, no local, dia e hora constantes no último Diretório Anual publicado.
Um clube, cujos sócios são bem informados, não tem sua percentagem média de frequência prejudicada, mesmo em épocas de férias, porque as recuperações mantém o índice de frequência sem alterações. Se nos sentimos felizes em visitar outros clubes, porque fechar as portas aos companheiros que desejam nos visitar?
A recuperação é, portanto, dever de todo sócio em férias ou em viagem, e o comparecimento às reuniões ordinárias do clube é dever dos companheiros que não se ausentaram de sua comunidade. É bom lembrar que terça parte do quadro social constitui quorum para qualquer reunião, inclusive assembléias.
PODE-SE VENDER RIFAS OU SIMILARES, OU PASSAR LISTAS PARA ANGARIAR FUNDOS, DURANTE AS REUNIÕES?
Aconselha-se que os clubes sediados em regiões onde o costume de rifas ou loterias não seja permitido, que não se faça uso desses meios para conseguir fundos.
É usual no Brasil fazer-se sorteio para angariar recursos para obras em andamento ou em vias de execução. Todavia, tal iniciativa deve ser a mais restrita possível, evitando-se, tanto quanto possível, a sua generalização, e nunca com o cunho de rifas e loterias.
Listas e outros métodos para angariar donativos, bem como rifa de terceiros, ingressos, livros, canecos, chaveiros e assemelhados, não devem, sob hipótese alguma, ser apresentados aos sócios no local das reuniões, e a secretaria do clube, por sua vez, não pode fornecer relação de sócios e seus endereços para esse e outros propósitos, salvo com prévia aprovação do Conselho Diretor.
Compete ao presidente da reunião evitar, com habilidade e antecipação, que visitantes, convidados ou mesmo companheiros do próprio clube usem a reunião para tais finalidades, e aos sócios é facultado negar contribuições a pedidos de qualquer natureza que não tenham sido aprovados pelo Conselho Diretor.
EM QUE DATA SE DEVE BASEAR PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DO CLUBE? DATA DA FUNDAÇÃO OU DA ADMISSÃO NO RI?
Muitos clubes, senão a maioria, festejam seu aniversário baseados na data de fundação. Outros, consideram válida a data constante do Diploma de Admissão, por ser o dia em que realmente o clube foi inscrito como membro do RI. Não há, portanto, norma específica. Cada clube tem a sua autonomia e por isso escolhe a data que mais lhe convém.
Se na vida real comemora-se a data de nascimento e não a data de registro civil, supõe-se que também no RI tal comemoração tem uma justificativa perfeitamente plausível.
No caso dos Rotaract Clubs, é preciso lembrar que eles não são membros do RI, como o são os Rotary Clubs. Por isso não há admissão em RI de Rotaract Clubs. No nosso caso, somos clubes de serviço organizados por nosso Rotary padrinho e somos reconhecidos oficialmente por RI. Temos portanto a data de FUNDAÇÃO e a data de RECONHECIMENTO. Nosso diploma também é de Reconhecimento em vez de Admissão.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTATUTOS E REGIMENTO INTERNO?
Estatutos são prescritos pelo RI para todos os Rotaract Clubs do mundo e não podem ser alterados pelos clubes, salvo os artigos I e II, que se referem ao nome do clube e ao nome do Rotary Club patrocinador, porém, de pleno acordo e consentimento com o RI.
Para satisfazer exigências do Código Civil Brasileiro, pode-se acrescentar (não alterar) aos estatutos mais cinco artigos:
Tempo de duração do clube;
Sede e foro;
Obrigações sociais;
Condições de extinção;
Destino do patrimônio.
Regimento Interno, como o próprio nome diz, é constituído de regras e normas a serem observadas pelos clubes, relativas à sua atuação dentro dos limites territoriais.
RI fornece um modelo padrão a todos os Rotaract Clubs, a fim de facilitar-lhes a elaboração do seu próprio regimento, dando-lhes a devida autonomia, desde que o regimento, em nenhum de seus artigos, esteja em desarmonia com os estatutos.
O regimento interno, portanto, deve atender às necessidades, circunstâncias e peculiaridades da localidade ou região, constantes dos seus limites territoriais, principalmente no que concerne:
Local, dia e hora das reuniões;
Método de eleição de dirigentes e diretores;
Método de admissão de sócios;
Valor das mensalidades
Valor da joia de admissão.
Desde que não colidam com normas estatutárias, o regimento interno pode receber emendas em qualquer ocasião e em qualquer de seus artigos, por proposta de um ou mais de um sócio, apresentada ao plenário de uma assembléia convocada para tal finalidade, obedecidas as regras do próprio regimento.
QUE SE DEVE FAZER PARA QUE O BOLETIM DO CLUBE SEJA EDITADO COM REGULARIDADE?
O boletim é ainda um desafio em muitos clubes. Todavia não é assim tão difícil, se for editado de acordo com as limitações de cada clube ou localidade. As facilidades de impressão estão a cada dia mais ao nosso alcance, e por isso não é tão difícil a apresentação de um boletim de modesta feição gráfica, porém rico em conteúdo.
O boletim deve conter um editorial, um resumo das principais ocorrências das reuniões, percentual de frequência dos sócios e do clube, balancete do período, datas sociais, notícias das realizações do clube e do distrito, e pequenos tópicos de informação e instrução rotárias.
Todos os espaços devem ser preenchidos com coisas sérias, evitando-se assuntos sociais corriqueiros, anedotas tolas e muitas vezes pornográficas. Um boletim mal redigido, além de recomendar mal clube que o edita, ridiculariza esse mesmo clube perante possíveis leitores.
QUAIS AS VANTAGENS DA CAIXA POSTAL PARA O CLUBE?
A caixa postal deve constituir o endereço correto, permanente e inalterável do clube, pois evita o extravio de grande parte da correspondência, frequentemente enviada ao clube sem destino certo, ora para o local de reuniões, ora para o endereço comercial ou residencial dos dirigentes, ou até mesmo de ex-dirigentes.
Todo clube deve ter a sua caixa postal, cujo aluguel anual custa muito barato, em relação às vantagens que oferece. O número da caixa postal deve ser divulgado em todos os impressos do clube e bem assim remetido anualmente, na época oportuna, à secretaria do RI para que conste do Worldwide Rotaract Directory.
A Campanha da Caixa Postal é uma campanha permanente da Omir-Brasil (desde sua fundação) para que os Rotaracts do Brasil não tenham mais problemas e dificuldades na comunicação por via postal.
COMO EVITAR A DEPRECIAÇÃO DO ACERVO DO CLUBE?
Quando algum sócio se dispõe a escrever a história do clube, muitos clubes lamentam não haver zelado pelas pequenas partículas que ao longo dos anos formam o valioso acervo histórico do clube.
É importante, portanto, que os clubes novos não se descuidem de algo tão meritório, arquivando o que melhor houver na correspondência recebida e expedida e demais documentos, atas, fichas, currículos, palestras, fotografias, revistas, boletins, troféus, flâmulas, etc., testemunhas de uma época, provas insofismáveis do amor e dedicação de muitos sócios, relíquias que hão de sensibilizar aqueles que nos sucederão nessa jornada.
Mas, para o êxito dessa tarefa, é necessário que o clube disponha de uma secretaria, uma sala, grande ou pequena, própria ou alugada, para evitar que o patrimônio histórico do clube seja dispersado pelas residências e locais de trabalho dos sócios, impossível de ser reagrupado posteriormente.
Dá prazer visitar uma sala onde se vê o diploma de admissão devidamente emoldurado, álbuns, arquivos, troféus, flâmulas, tudo enfim a demonstrar o carinho e o bom gosto daqueles que crêem no clube e no seu futuro.
POR QUE SE FALA TANTO EM FREQUÊNCIA?
Porque sem frequência não há companheirismo e sem companheirismo não há Rotaract. A experiência de quase um século do Rotary confirma esta assertiva.
O sócio que não frequenta com assiduidade está fadado ao fracasso, pois não se integra convenientemente e não acompanha a evolução do clube.
O sócio faltante não participa da vida do clube e quando comparece às reuniões e se trave a intervir nos assuntos, quase sempre dá palpites errados, por não estar em dia com a programação. Vai, então, se afastando gradativamente e a sua apatia constitui sério problema para o clube, notadamente no que se refere à média mensal de frequência perante o Distrito.
Se tal sócio, além de impontual com a frequência o for também com a tesouraria como sempre acontece então sua permanência no quadro social torna-se cada dia menos desejável.
QUE É RECUPERAÇÃO?
Recuperação é forma encontrada para que o sócio mantenha elevado índice de frequência, mesmo não podendo comparecer regularmente às reuniões do seu clube.
O sócio que faltou, ou deverá faltar à reunião de seu clube, pode compensar a sua ausência, visitando outro clube (Rotaract ou Rotary) em até 14 dias antes a que deverá faltar, ou até 14 dias depois da reunião a que faltou. Devemos nos lembrar que, por decisão do Conselho Diretor do RI, agora é possível recuperar em Rotary Clubs. Entretanto o Rotary a ser visitado deve ser avisado com antecedência. Não existe qualquer instrumento que garanta a participação de um rotaractiano em um almoço ou jantar do Rotary sem que necessite pagar as despesas da refeição como qualquer outro rotariano recuperante, a não ser acordos prévios que os clubes costumam fazer, em especial clubes patrocinador e patrocinado.
A recuperação é muito valiosa, quando se pretende suprir a falta à reunião do próprio clube, que ocorreu por motivo de força maior. Recuperar, sistematicamente, semanas seguidas, sem justa causa, é contrário aos interesses do clube, que se ressente com a ausência do sócio, pois é um colaborador a menos na execução do programa da comissão que conta com a sua ajuda.
A recuperação é, portanto, faca de dois gumes: se usada convenientemente, beneficia a percentagem média de frequência do clube; usada sem a finalidade para a qual foi idealizada, prejudica a execução do plano de atividades, visto que a ausência em nada contribui.
PODE UM SÓCIO RECUPERAR PARA OUTRO?
Não, pois não seria uma recuperação e sim uma tapeação, embora, às vezes, até revestida de boas intenções.
A recuperação só se realiza quando o próprio sócio participa pessoalmente de pelo menos 60% do tempo regular de uma reunião do clube visitado, e se for feita até 14 dias antes da reunião a que faltará, ou 14 dias depois da reunião a que faltou.
SE AO VISITARMOS UM CLUBE PARA RECUPERAR, A REUNIÃO TIVER SIDO CANCELADA OU TRANSFERIDA DE LOCAL, DIA OU HORA, COMO PROCEDER?
Sempre que isso acontecer, devemos entrar em contato com o secretário do nosso clube, no mesmo dia ou no dia imediato, cientificando-o do ocorrido e pedindo o devido crédito de frequência.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CONVIDADO, VISITANTE E RECUPERANTE?
Convidado:
1. Pessoas de ambos os sexos, de qualquer idade, que comparecem a uma reunião a convite de sócios ou do próprio clube;
2. Sócio de outro clube, que compareça a convite do clube para proferir palestra ou outra participação qualquer.
Visitante:
Rotaractiano, rotariano ou interactiano que vem ao nosso clube numa visita de cortesia e de companheirismo, estando ele com 100% de frequência em seu próprio clube e não necessitando de recuperação.
Recuperante:
Rotaractiano, rotariano ou interactiano interessado em cumprir com os requisitos de frequência, que vem ao nosso clube não só por cortesia mas para recuperar frequência da reunião à qual faltou, ou terá que faltar em seu clube. O cartão de recuperação dá a ele o devido crédito de frequência.
Convém notar que todo recuperante é um visitante, porém, nem todo visitante é um recuperante.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE RECUPERAÇÃO E JUSTIFICAÇÃO?
Recuperação, como foi dito, é a vista que um rotaractiano, rotariano ou interactiano ausente a uma reunião de seu clube faz a outro clube, ou a um evento rotário, 14 dias antes ou 14 dias depois da reunião a que faltou ou que deverá faltar. Tal visita dá-lhe o devido crédito de frequência.
Justificação, é uma atitude elegante do sócio que não podendo comparecer à reunião semanal do seu clube, comunica o Conselho Diretor tal ocorrência, por telefone ou por portador. É uma demonstração de cavalheirismo e de consideração para com os seus companheiros, porém, não vale para crédito de frequência
QUAL A PERCENTAGEM MÍNIMA DE FREQUÊNCIA?
Sessenta por cento. Quem não atinge 60% de frequência durante o ano rotário, não tem condições de permanecer no clube.
O sócio que faltar a 4 reuniões consecutivas sem recuperações terá o seu título de sócio cancelado automaticamente, a menos que o Conselho Diretor do seu clube considere plenamente justificáveis os motivos da ausência.
EXISTE PERCENTAGEM DE FREQUÊNCIA SUPERIOR A 100%?
Não. Não há exigências nem são computados índices de frequência superiores a 100%.
Há clubes que dão ênfase à percentagem-extra conseguida pelos sócios, destacando-os em seus boletins informativos ou mesmo premiando-os, servindo isso de estímulo aos demais sócios.
QUANDO EM VIAGEM, DEVEMOS REMETER O CARTÃO DE RECUPERAÇÃO PELO CORREIO OU DEVEMOS ENTREGÁ-LO PESSOALMENTE AO SECRETÁRIO QUANDO REGRESSARMOS?
A comunicação da recuperação deverá ser feita ao secretário, a tempo de ser incluída na média percentual de frequência do clube.
Outra modalidade, que não é estatutária mas que tem dado bom resultado, é aquela de se assumir com o secretário o compromisso de recuperar enquanto ausente. Em qualquer hipótese, entretanto, os cartões de recuperação devem ser entregues ao secretário oportunamente. Caso não tenha como comprovar através dos cartões de recuperação, a frequência deve ser concedida bastando que o sócio comunique pessoalmente a recuperação efetuada.
QUAIS AS PRECAUÇÕES A SEREM TOMADAS PARA PROPOSIÇÃO DE UM NOVO SÓCIO?
Saber se a conduta moral e ética do indivíduo, na vida social e profissional, é condizente com a condição de autêntico rotariano;
Saber se reside dentro dos limites territoriais estatutários do clube;
Saber se tem espírito associativo;
Saber se o candidato tem real vocação de servir, porque por mais nobre, culto, rico e influente que seja um cidadão, ele jamais será um bom rotariano, se não tiver vocação.
QUAIS OS OUTROS CUIDADOS A SEREM OBSERVADOR PELO PADRINHO?
A proposição de um novo sócio é inegavelmente de muita responsabilidade para o proponente, pois do critério dos padrinhos depende o futuro (bom ou mau) do clube.
Ao pretender propor alguém para sócio, deve-se pensar exclusivamente em Rotary, visando não somente as possibilidades de adaptação do elemento no ambiente rotário, mas principalmente as boas qualidades do cidadão.
Nem sempre nos nossos melhores amigos têm condições de ser bons rotarianos. Muitos companheiros já se arrependeram de haver levado para o seu clube irmãos de crença, correligionários políticos, parceiros de passatempos, e mesmo parentes e benfeitores.
Não podemos impedir que qualquer pessoa seja nossa amiga e nos dê prova de sua lealdade; o que não podemos não devemos é pretender que qualquer cidadão seja admitido em Rotary simplesmente por ser nosso amigo.
É CORRETO CHAMAR OS COMPANHEIROS POR APELIDOS?
Não. De modo geral usa-se o nome ou prenome, ou uma combinação de ambos, sugerida ou já usada pelo companheiro. Os apelidos, de caráter pejorativo ou jocoso, devem ser evitados, mesmo em encontros de simples companheirismo.
O apelido, em geral, dá aos menos avisados excesso de liberdade para com o apelidado, o que nem sempre é compatível com o respeito mútuo que deve imperar no companheirismo cordial e sem abuso de confiança, único capaz de gerar amizades sinceras e duradouras.
DEFINIÇÃO DE ECUMENISMO
Ecumenismo, palavra derivada do Grego “OIKOU-MENE” que significa a terra habitada pelos gregos e depois pelos romanos.
Na linguagem eclesiástica, Ecumenismo passou a significar o mesmo que Universal. É a doutrina prática das iniciativas que visam a reconstrução da unidade entre os cristãos.
A base indispensável de todo o verdadeiro Ecumenismo é o reconhecimento mútuo da religiosidade, quer dizer, do fato de as diversas igrejas e comunidades eclesiais se sentirem, enquanto comunidades, convocadas por Cristo à sua igreja.
O Ecumenismo é o esforço das Igrejas Cristãs (das que acreditam em Jesus Cristo) para restaurar a unidade perdida, tanto no plano doutrinal quanto na práxis eclesial. Como movimento, surgiu no século XX, nas igrejas protestantes que, em 1938, criaram o Conselho Ecumênico das Igrejas. Em 1948 realizou-se a primeira Assembléia do Conselho com a presença de 150 igrejas e confissões cristãs e a estranha ausência das Igrejas Ortodoxa e Católica. Com o Papa João XXIII começou uma nova etapa na Igreja Católica. Desapareceu a desconfiança dos Teólogos Ecumênicos e abriu-se nova perspectiva ecumênica. Em 1960 criou-se o Secretariado para a União dos Cristãos. Terminava a teologia da controvérsia: é mais decisivo o que une. Trata-se de irmãos na fé, embora separados.
O QUE É UMA ORAÇÃO ECUMÊNICA?
É o relacionamento pessoal, consciente e amoroso entre o Homem e Deus. A Oração Ecumênica inclui, necessariamente, algum tipo de diálogo (oração vogal) ou conceitual (oração mental).
A oração pela unidade dos cristãos requer santidade de vida dos participantes juntamente com as súplicas particulares e públicas pela unidade dos cristãos que devem ser tidas como alma de todo movimento ecumênico e com razão podem ser chamadas Ecumenismo Espiritual. É importante que os católicos e todos os cristãos se unam em oração pela unidade da Igreja, pois a unidade da Igreja é um mandamento do próprio Salvador, pois Ele rezou assim na véspera de sua morte: “que todos sejam um.” (João, 17, 21.) Por outro lado, as orações em comum devem, em primeiro lugar, ter como objetivo a restauração da unidade entre os cristãos.
QUE É RYLA?
RYLA, abreviação da expressão inglesa Rotary Youth Leadership Awards, pode ser interpretada como Seminários de Rotary para Jovens Líderes ou traduzida como Prêmio Rotary de Liderança para a Juventude.
É um encontro de jovens promovido pela governadoria de um distrito rotário que congrega líderes de grupos de jovens das mais diversas organizações (esportivas e de aventura, religiosas, de serviço, beneficentes, etc., inclusive escotismo, Interact e Rotaract) para um seminário de uma semana, do qual consta uma série de reuniões de trabalho e discussões em grupo, supervisionadas por pessoas experientes, rotarianos ou não, especialmente convidadas.
O programa de estudo, planejado previamente por um comitê distrital de RYLA, é elaborado de modo a melhorar as técnicas de conhecimentos dos líderes jovens, em todas as áreas de importância, tais como dinâmica de grupo, relações interpessoais, oratória, administração e programação de clubes de jovens, responsabilidades sociais e morais, socorros de emergência, educação física, organização de jogos, troca de experiências, e muitos outros assuntos que possam ser tratados durante a semana do seminário.
Tais encontros são realizados em acampamentos ou ambiente semelhante, longe das interrupções do dia-a-dia.
QUE É INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE JOVENS?
É um programa do RI para jovens de escola secundária (1a a 3a séries do 2o grau), de ambos o sexos, de 15 a 19 anos, que viajam ao exterior por um ano letivo ou período de férias, com a finalidade de promover a boa vontade e a compreensão internacional.
O intercâmbio consiste do envio de um jovem ao exterior, por um clube que tenha condições de receber condignamente um jovem estrangeiro e de conseguir duas, três ou quatro famílias rotarianas ou não que o hospedem durante um ano letivo.
O intercâmbio de jovens não tem nenhuma relação com os programas da Fundação Rotária e por isso é aberto também aos filhos e parentes de rotarianos. As despesas com vestuário, passagens e seguros são pagas pelos pais ou responsáveis, enquanto as demais despesas são custeadas pelos clubes e/ou distritos anfitriões.
O clube anfitrião deve atender ainda todas as despesas educacionais e de transportes, providenciar programa de estudos adequado, nomear um rotariano como conselheiro, providenciar orientação e contatos contínuos que facilitem o jovem a familiarizar-se com a comunidade anfitriã, e fornecer-lhe mensalmente uma pequena soma em dinheiro quantia a ser determinada pelas partes interessadas para seus gastos pessoais.
QUE É ROTAKID ?
R. É uma organização de serviços patrocinada pelo RI e apadrinhada por um ou mais Rotary Clubs, constituída por crianças de idade entre 4 e 13 anos.
QUE É PROBUS CLUB E COMO CRIÁ-LO
Roteiro para os Rotary Clubes que desejarem patrocinar um clube voltado para pessoas da Terceira Idade.
Providências:
O Presidente do Clube mostrará a importância da criação do PROBUS-CLUBE a fim de servir às pessoas idosas.
Levar um palestrante para falar sobre o assunto no Clube.
Aprovar a ideia no Conselho Diretor do Clube. Saber se o Rotary se dispõe a dar atenções às pessoas idosas e a aposentados, empenhando-se em estimular a solidariedade e mútuo apoio entre pessoas da Terceira Idade.
Levar a decisão do Conselho Diretor à Assembleia do Clube – interessar o maior número possível de membros do Clube e da Comunidade – para que a referende. (O Clube como um todo aprova).
Designar uma Comissão de Organização do PROBUS-CLUBE do Rotary CLUBE (nome do patrocinador), Presidente e mais dois membros.
Conseguir um local e estabelecer a hora para a reunião de adesão. O local deve ser escolhido de acordo com a conveniência dos interessados. Divulgar, com bastante antecedência, através dos Companheiros ou outros meios de Comunicação Social o dia, hora e local da reunião de fundação do PROBUS-CLUBE – (Fazer deste encontro um evento de respeito às pessoas idosas).
A próxima reunião já deve ficar marcada com local, dia e hora definidos. As primeiras reuniões poderão ser presididas pelo representante do Rotary Clube patrocinador, até passar para o Presidente do PROBUS-CLUBE – mesmo que seja Diretoria Provisória.
Sugerir que as reuniões sejam semanalmente, até a Constituição do PROBUS-CLUBE, isto é, do Conselho Diretor e Comissões de Serviços Internos, Serviços Profissionais e Serviços à Comunidade. (É recomendável acompanhar a estrutura do Rotary Clube que irá fundar e patrocinar o PROBUS).
O QUE É CASA DA AMIZADE?
Há duas versões como resposta:
1. Prédio, salão ou sala, próprio ou alugado, onde se reúne a família rotária para trabalho e/ou lazer;
2. Associação benemerente, composta de esposas e parentes de rotarianos como sócias efetivas , e senhoras e senhoritas da comunidade como sócias cooperadoras, beneméritas e honorárias.
3. As Casas da Amizade, como associação, surgiram do sentimentalismo do povo latino-americano e hoje se estendem por diversos países do mundo rotário.
No Brasil, a associação de senhoras de rotarianos, sob qualquer denominação, é uma entidade civil, considerada de utilidade pública pela Lei no. 5.575, de 17 de dezembro de 1969, sancionada pelo Presidente Médice. Ocupa-se de promoções sociais e filantrópicas, e colabora voluntariamente com as realizações comunitárias empreendidas pelo respectivo Rotary Club.
Tem seu emblema, estatuto e regimento próprios, sem qualquer vínculo com o Rotary, a não ser aquele decorrente do parentesco das sócias efetivas com membros do Rotary Club. Não pode usar o nome nem o emblema do Rotary, isoladamente ou em conexão com o seu emblema, em bandeiras, flâmulas, crachás, cartazes, impressos e outros.
QUAL A POSIÇÃO DAS CASAS DA AMIZADE PERANTE O Rotary INTERNATIONAL?
Oficialmente, a posição das associações de senhoras de rotarianos, sob qualquer denominação, está restrita aos elogios e incentivos constantes no Manual de Procedimento do RI.
Fonte: UFGNet, Soleis/www.rotarybrasil.com.brrotarychampagnat.vilabol.uol.com.br
Redes Sociais