25 de Maio
PUBLICIDADE
O Dia Internacional do Sapateado é comemorado no dia 25 de Maio .
Essa comemoração se oficializou no dia 7 de novembro de 1989 quando o governo americano, regido por George Bush, assinou a Lei para essa data comemorativa. A criação desta Lei foi um árduo trabalho de Nicola Daval, Carol Vaughn e Linda Christensen do “Tap America Project” (TAP).
25 de maio virou então Dia Nacional do Sapateado nos Estados Unidos e imediatamente a comunidade sapateadora espalhada por todo o mundo assumiu esta data, fazendo com que esta data se transformasse no Dia Internacional do Sapateado.
O dia para esta comemoração foi escolhido justamente por ser a data de nascimento de Bill Robinson Bojangles, ícone precursor do sapateado americano, pois foi ele quem levou o sapateado para a meia ponta, trazendo leveza, clareza e presença cênica antes desconhecida nos palcos. A genialidade desse grande artista, tanto a seus passos quanto a de seu esforço para alcançar o sucesso na sociedade americana de início do século, deve ser lembrada nesse dia.
O Dia Internacional do Sapateado é e pode ser comemorado de muitas maneiras diferentes, desde a criação de eventos até ações pessoais que lembrem, engrandecem e levem ao conhecimento de outras pessoas esta bela arte de sapatear.
Fonte: pt.wikipedia.org
Dia Internacional do Sapateado
Jimmy Slyde sapateando
Sapateado é uma forma de dança caracterizada por utilizar o som de sapatos batendo no chão como um instrumento percussivo. Como tal, também é vulgarmente considerado como uma forma de música.
O som é emitido por sapatos com um metal no calcanhar. Sapatos de sapateado podem ser comprados na maioria das lojas de dança. Existem diferentes marcas de sapatos que às vezes diferem na maneira de tocar.
“Soft-Shoe” é uma forma de ritmo de sapateado que não requer sapatos especiais, e enquanto o ritmo é gerado tocando os pés, ele também usa deslizamento dos pés. Precedeu o que atualmente é considerado toque moderno, mas, desde então, caiu em popularidade.
Características de sapateado
Da classe de dança no ginásio no Iowa State College. Ames, Iowa, 1942
Outro aspecto do sapateado é a improvisação. Isso pode ser feito com a música e seguir as batidas prestadas ou sem acompanhamento musical, também conhecido como uma dança cappella.
Hoofers são sapateadores que dançam principalmente “mais perto do chão”, usando principalmente o seu trabalho de pés e não mostrando muito o braço ou o movimento do corpo. Este tipo de sapateado, também chamado de “tap ritmo”, fazia parte da dança de escravos na América. Porque os escravos em geral, não foram autorizados a praticar a sua própria cultura e costumes, eles misturaram a sua forma de dançar com a dança irlandesa passo para criar danças que conseguiu esgueirar-se por donos de escravos.
Sapateado também pode ser feito usando um método cappella. Semelhante ao cantar sem acompanhamento instrumental, sapateadores não estão dançando qualquer música, mas criando um ritmo, usando diferentes etapas ao mesmo tempo. Em ritmo à capela, os passos são normalmente simples e fácil de controlar. O grupo de dançarinos devem trabalhar juntos para criar o som mantendo seus passos na velocidade correta para coincidir com o outro.
Sapatos
Em tempos passados os sapatos que foram usados para sapateado tinham solas de couro ou madeira.
Bibliografia
1. ^ The Origin Of Tap Dance, Beholders.org, 12 de setembro de 2011
2. ^ um b Gates, Henry Louis. “Harlem Renaissance vive da biografia nacional americana Africano.” Oxford University Press, 2009, p. 429.
3. ^ americana Sapateado Foundation Class Act prêmio
4. ^ Sarah Kaufman (17 dezembro de 2006). “Tocar uma mina de ouro de Motion” . Washington Post . Retirado 16 de dezembro de 2007 .
5. ^ “página inicial Swift Grant” . Retirado 16 de setembro de 2010 .
6. ^ “Dance: O ritmo da verdade” . 21 de março de 2007. Arquivado do original em 05 de novembro de 2007 . Retirado 16 de dezembro de 2007 .
7. ^ “Personalizando seus sapatos: as torneiras” . Dança Advantage. 2011-07-05 . Retirado 2013/02/25 .
8. ^ “Bloch Techno salto Tap Shoes” . Bloch. 2007-10-08 . Retirado 2013/02/25.
Fonte: en.wikipedia.org
Redes Sociais