13 de Abril
PUBLICIDADE
Ser jovem é ter muita energia e disposição para realizar sonhos, é acreditar que tudo é possível e é acima de tudo lutar por mundo melhor! Jovem é aquele cheio de expectativas, cheio de esperanças, que está na fase de se libertar para descobrir o mundo.
Assim, todo jovem deve ser incentivado a participar da vida política, social e cultural de um país, de um estado ou da região ou cidade em que vive, pois como já diz uma máxima popular: os jovens de hoje são o futuro de amanhã. Os jovens precisam ter voz ativa para que possam traçar seu futuro e assegurar sua estabilidade emocional e profissional.
A população jovem do mundo hoje equivale a mais de um terço da população do planeta. Por isso, é necessário dar-lhes mais atenção oferecendo novas oportunidades e muitas melhorias, principalmente na educação. Em contrapartida para garantir os seus direitos, o jovem não deve jamais se esquecer que tem o dever de lutar por esses mesmos direitos: saber reivindicar o direito à educação, ao ingresso no mercado de trabalho, à saúde, à segurança nas ruas, à diversão.
Para isso existem vários grupos jovens que trabalham com o protagonismo juvenil na busca de conquistar mais espaço para suas reivindicações a respeito das questões de um estado, país ou mundo melhor. Esses grupos têm desenvolvido muitas políticas afirmativas que atraem cada vez mais jovens que querem se movimentar e ajudar de alguma forma a melhorar o país.
Fonte: Protagonismo Juvenil
Dia do Jovem
13 de Abril
Cabe à sociedade preocupar-se com os problemas da juventude – a saber: uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo, tabagismo, violências, desemprego, baixo rendimento escolar – soluções para dirimilos ou eliminá-los.
Os jovens constituem aproximadamente um terço da população do planeta. É óbvio que eles serão o futuro de cada nação e a solução para os problemas do mundo. Hoje, eles estão atravessando uma fase entre a infância e a idade adulta, entre o mundo da educação e o mundo do trabalho. Amanhã, estarão ocupando as cadeiras do governo, a direção das corporações, o mercado de trabalho. Em vista disso, se faz necessária ao jovem uma formação moral e intelectual que o faça refletir sobre os verdadeiros problemas da vida em sociedade, sobre o exercício da cidadania e que, sobretudo o ajude a encontrar um sentido para a vida.
A educação tradicional tem como principal objetivo a formação integral do educando, mas não oferece disciplinas que preparem osjovens para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Para minimizar esses problemas, os jovens conscientes e a sociedade têm se engajado no movimento do “protagonismo juvenil”, que se relaciona, basicamente, com a preparação do jovem para exercer a cidadania.
Esse movimento pode ajudar a juventude em dois aspectos: no desenvolvimento pessoal, em que o jovem “aprende a ser”, e na capacitação para o trabalho. “Aprendendo a ser”, o jovem desenvolve o senso de identidade e a auto-estima. Passa a ter maior consciência de seu papel no mundo e mais confiança no futuro e em seu potencial.
A capacitação para o trabalho não envolve o conhecimento técnico e sim o desenvolvimento de habilidades no relacionamento com as pessoas. O jovem aprende a lidar melhor com suas potencialidades e limitações, ou seja, aprende a “autogestão”, e a integrar-se com o trabalho dos outros, agindo conjuntamente na busca de objetivos comuns.
A juventude é uma fase de experimentação em que valores e convenções estão em jogo. Todo jovem tem o ideal da autonomia, ou seja, ser reconhecido como alguém cuja voz e opinião podem, definitivamente, ajudar a mudar o estado das coisas. Ao estimular essa autonomia intelectual e a participação nos principais problemas de sua comunidade, a sociedade estará formando pessoas capazes de agir e influenciar na vida política, social e cultural de um país, de um estado ou de uma região. Estará, enfim, formando cidadãos mais conscientes e preparados na busca de um futuro melhor para todos.
Fonte: www.paulinas.org.br
Dia do Jovem
13 de Abril
O número de jovens existentes no mundo equivale a mais de um terço da população do planeta. Eles precisam não só ter voz ativa para traçar o seu próprio futuro, como também ter assegurado para si uma estabilidade nos seus planos profissionais e de lazer. Isto inclui um meio ambiente saudável, melhorias nos níveis de vida, mas principalmente na educação.
O ideal de vida para um jovem é que ele seja consultado sobre suas expectativas e orientado a partir delas, sendo incentivado a participar da vida política, social e cultural de um país, de um estado ou da região ou cidade em que vive.
Para garantir os seus direitos, o jovem não deve jamais se esquecer que tem o dever de lutar por esses mesmos direitos: saber reivindicar o direito à educação, ao ingresso no mercado de trabalho, à saúde, à segurança nas ruas, à diversão. “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte” (grupo Titãs).
Violência preocupa
A porcentagem de adolescentes que morrem por conta da violência vem crescendo muito. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2000, publicada pelo IBGE, de 1992 a 1998, a proporção de mortes violentas entre jovens de 15 a 19 anos de idade aumentou de 63% para 68%.
A maior taxa se concentra na região Sudeste, com 73% das mortes. Nas outras regiões, se chega a ultrapassar 60%, é por muito pouco.
A década de 90 foi positiva para os jovens nesse item. Entre a faixa etária de 15 e 24 anos, a escolaridade média apresentou elevação de 1,2 anos.
Educação melhorou
A década de 90 foi positiva para os jovens nesse item e, de acordo com os últimos dados do IBGE, a tendência é continuar melhorando. Entre a faixa etária de 15 e 24 anos, a escolaridade média apresentou elevação de 1,2 anos até 1999.
Jovens | 1992 | 1999 |
15 a 17 | 5 | 6,2 |
18 a 19 | 5,9 | 7,3 |
20 a 24 | 6,3 | 7,5 |
Fonte: Síntese de Indicadores Sociais 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2001.
Com os dados da Síntese de Indicadores Sociais 2004, a taxa de escolarização dos jovens de 15 a 17 anos aumentou cerca de 33% nos últimos 10 anos e atingiu, em 2003, 82,4% desses jovens. O estudo indica também que as crescentes exigências de qualificação no mercado de trabalho têm contribuído para o aumento na procura pelo diploma de ensino médio. O grupo etário que apresentou maior crescimento na freqüência à escola foi o de jovens de 20 a 24 anos, que passou de uma taxa de 18,3%, em 1993, para 26,8%, em 2003, um aumento de quase 47% no período.
Apesar do avanço na educação, o país ainda encara um grande atraso no fluxo escolar dos estudantes brasileiros. Observando a distribuição dos estudantes de 18 a 24 anos de idade pelos diversos níveis de ensino: em 2003, no Brasil, 20,4% desses estudantes ainda cursavam o ensino fundamental e quase 42% ainda estavam no ensino médio. Isso é mais evidente no Nordeste, onde quase 80% dos jovens nessa faixa etária estavam defasados (34% no fundamental e 44% no médio).
Mudanças
A diminuição nos níveis de mortalidade e fecundidade nas seis décadas passadas mudaram a estrutura da faixa de idade da população brasileira, mexendo de forma direta no contingente jovem.
A queda no ritmo de crescimento da faixa etária que vai de zero a 14 anos e de 15 a 24 anos é decorrente do constante decréscimo da fecundidade, observada a partir da década de 80. O Brasil deixou de ser caracterizado como um País de população extremamente jovem para se enquadrar num grupo de países que experimenta um rápido processo de envelhecimento populacional.
De acordo com a projeção de população do Brasil (Revisão 2004), entre 1993 e 2003, a taxa bruta de natalidade, que mede o número de nascidos vivos por 1000 habitantes em determinado ano, passou de 22,6 para 20,9, enquanto a taxa de fecundidade total, por sua vez, declinou de 2,6 para 2,3 filhos por mulher, na última década.
Com a queda da taxa de fecundidade, reduziu-se o peso relativo de crianças, adolescentes e jovens em relação ao total da população. Os dados da Síntese de Indicadores Sociais 2004 mostram que, no País, em 2003, as crianças de até 14 anos somavam 47,2 milhões, representando 27,2%; os adolescentes de 15 a 17 anos eram 10,4 milhões (6%) e os jovens de 18 a 24 anos somavam 23,4 milhões (13,4%).
Em relação a atividades exercidas pelos jovens, registra-se uma pequena redução na proporção dos que trabalham mais de 40 horas semanais, passando de 76,8% em 1992 para 70,8% em 1999, segundo a Síntese de 2000.
Veja mais nos gráficos abaixo:
De olho no Estatuto
Aprovado em 12 de outubro de 1990 – data em que se comemora o Dia da Criança – o Estatuto da Criança e do Adolescente é a lei que regula os direitos de todas as crianças e jovens com menos de 18 anos, cabendo à justiça verificar se os mesmos estão sendo respeitados.
Todos os jovens devem fazer valer seus direitos. E isso quer dizer que podem ficar só no papel, Devem fazer parte de suas vidas e jamais serem violados !
Confira abaixo alguns artigos importantes do Estatuto para você sempre ficar atento se está sendo cumprido à risca !
” A criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.”
” Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.”
“ A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
II – direito de ser respeitado por seus educadores
III – direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores
VI – direito de organização e participação em entidades estudantis
V – acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.”
“É proibido qualquer trabalho e menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.”
“É assegurado atendimento médico à criança e ao adolescente, através do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde”
“O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.”
“Nenhum adolescente será privado de sua liberdade sem o devido processo legal”.
Fonte: www.ibge.gov.br
Dia do Jovem
Juventude é geralmente o tempo de vida entre a infância e a idade adulta (maturidade). As definições de faixa etária específica que constitui a juventude variam. A Maturidade real de um indivíduo pode não corresponder a idade cronológica, como indivíduos imaturos podem existir em todas as idades. Juventude também é definida como “a aparência, frescor, vigor, espírito, característica de quem é jovem”. Juventude é um termo usado para pessoas de ambos os sexos, masculino e feminino, de uma idade jovem.
Terminologia e definições
Em todo o mundo, os termos juventude, adolescente, criança, e jovem são trocadas, muitas vezes, o que significa a mesma coisa, ocasionalmente diferenciados. Juventude geralmente se refere a um tempo de vida que não é nem infância, nem idade adulta, mas em algum lugar entre.
O termo juventude também está relacionado a ser jovem . O termo também se refere a indivíduos com idades entre os 16-24.
“Este mundo exige as qualidades da juventude: não um tempo de vida, mas um estado de espírito, um temperamento da vontade, uma qualidade da imaginação, uma predominância da coragem sobre a timidez, do apetite por aventura sobre a vida de facilidade.” – Robert Kennedy
Juventude é uma palavra alternativa para o adolescente. Outro título comum para a juventude é jovem ou jovens.
População com menos de 15 anos em 2005
A juventude é a fase de construção do auto-conceito. O auto-conceito de juventude é influenciada por diversas variáveis tais como pares, estilo de vida, sexo e cultura. É neste tempo de vida de uma pessoa que são feitas as escolhas que irão afetar o seu futuro.
O dia 12 de agosto foi declarado Dia Internacional da Juventude pela ONU .
Escola
A pesquisa mostra que a pobreza e a renda afetam a probabilidade do estado incompleto do ensino médio. Esses fatores também aumentam a probabilidade dos jovens a não ir para uma faculdade ou universidade.
Mortalidade
Um estudo de 2004 de jovens (idades 10-24) descobriu que 97% das mortes ocorreram em baixo para países de renda média, com a maioria no sudeste da Ásia e África sub-saariana.Condições maternas representam 15% das mortes de mulheres, enquanto o HIV / SIDA e tuberculose foram responsáveis por 11% das mortes, 14% dos homens e 5% das mortes de mulheres foram atribuídos a acidentes de trânsito, a maior causa global. Violência respondeu por 12% das mortes masculinas. Suicídio foi a causa de 6% de todas as mortes.
Referências
1. ^ Macmillan Dictionary para estudantes Macmillan, Pan Ltd. (1981), página 1155. Retirado 2010/07/15.
2. ^ “Juventude” . Merriam-Webster . Retirado 6 de novembro de 2012 .
3. ^ “Juventude” . dictionary.reference.com . Retirado 6 de novembro de 2012 .
4. ^ (2004) Webster World College Dictionary, Quarta Edição.
5. ^ Konopka, G. (1973) “Requisitos para o desenvolvimento saudável da Juventude do Adolescente”, Adolescência. VIII (31), p. 2.
6. ^ Altschuler, D., Strangler, G., Berkley, K., & Burton, L., [1] , Apoiar jovens na transição para a vida adulta: Lições aprendidas a partir de bem-estar infantil e justiça juvenil , 2009
7. ^ “Dia da Afirmação da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul. 6 junho de 1966” , Robert F. Kennedy Memorial. Retirado 11/9/07.
8. ^ Konopka, G. (1973) “Requisitos para o desenvolvimento saudável da Juventude do Adolescente”, Adolescência. VIII (31), p. 24.
9. ^ Thomas, A. (2003) “Psicologia da Adolescência”, auto-conceito, problemas de peso e imagem corporal em crianças e adolescentes , p. 88.
10. ^ Wing, John, Jr. “juventude”. Windsor comentário: A Journal of the Arts 45,1 (2012): 9 +. OneFile acadêmica. Web. 24 de outubro de 2012.
11. ^ Njapa-Minyard, Pamela1. “Programas pós-escola: atrair e sustentar a participação da Juventude”. International Journal of Learning 17,9 (2010): 177-181. Fonte Educação. Web.
12. ^ Padrões globais de mortalidade em jovens: uma análise sistemática de dados de saúde da população, The Lancet, Volume 374, Issue 9693, Pages 881-892, 12 Setembro 2009
Fonte: fr.wikipedia.org
Dia do Jovem
13 de Abril
Quando o jovem passa a ser tema de estudos ou conferências, é muito comum associá-lo a problemas. O uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, álcool, fumo, violência, desemprego, entre outros, são abordagens bastante comuns que se oferecem à sociedade. Enfim, a sociedade preocupa-se, em certa medida, com os problemas da juventude e não com as soluções que se pode encontrar nela.
Os jovens são aproximadamente um terço da população do planeta. É óbvio que estes jovens que estamos formando hoje serão o futuro de nossa nação, e a solução para os problemas do mundo. Hoje eles estão enfrentando uma fase de travessia entre a infância e a idade adulta, entre o mundo da educação e o mundo do trabalho. Amanhã, estarão ocupando as cadeiras do governo, a direção das corporações, o mercado de trabalho.
Em vista disso, se faz necessária ao jovem uma formação moral e intelectual que reflita os verdadeiros problemas da vida em sociedade, do exercício da cidadania e que, principalmente, o ajude a encontrar um sentido para a vida.
Fonte: www.idbrasil.org.br
Redes Sociais