PUBLICIDADE
30 de junho: Dia do Caminhoneiro
Trafegam pelas estradas brasileiras cerca de dois milhões de caminhoneiros. Eles transportam 60% da carga movimentada no país. Talvez por isso gostem de dizer: “O caminhoneiro toca o Brasil pra frente”.
Oficialmente, 30 de junho é o Dia do Caminhoneiro. Muita gente, contudo, comemora em 25 de julho, Dia do Motorista. As datas comemorativas são valorizadas por este profissional, que passa muito tempo longe de casa, às vezes viajando semanas sem parar.
A partir do segundo semestre de 2007, o Programa Na Mão Certa começa a divulgar uma série de materiais didáticos em educação continuada visando sensibilizar o caminhoneiro para temas importantes: direitos humanos, cidadania, saúde e segurança e o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
Nesse processo a participação das empresas será fundamental. O objetivo é tornar os motoristas os principais aliados do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, de maneira que sejam importantes agentes de proteção e transformação social. Afinal, eles conhecem as estradas melhor do que ninguém.
Caminhoneiro é a pessoa dedicada a dirigir caminhões para transportar cargas de um ponto para outro. É um serviço fundamental para as sociedades industrializadas, porque transporta bens ou materiais brutos em estado sólido ou líquido por terra, geralmente para destinos como escritórios, armazéns , residências, instalações de produção, atacado e centros de distribuição.
Além de verificar o seu veículo em relação às condições mecânicas ou questões relacionadas à sua operação segura, suas funções incluem verificar a condição da carga e seu ajuste às medidas ou pesos indicados no boleto de entrega. Garante a estabilidade da carga por meio de cordas e relógios para sua segurança ao longo da rota. No ponto de destino, pode cobrar o valor do custo e, em qualquer caso, entrega a nota de entrega e assinada pelo destinatário. Na ocasião, participa do carregamento da mercadoria no ponto de origem e descarga no destino.
Ele costuma fazer reparos de emergência durante o transporte, como mudar uma roda perfurada, substituir lâmpadas ou fusíveis ou outras ações. Ele se comunica via rádio com outros motoristas de caminhão ou seu escritório central para receber instruções sobre novas rotas ou destinos, solicitar informações sobre o estado da estrada ou pedir ajuda.
Também é responsável pela manutenção básica do veículo, verificando os níveis de água, óleo e combustível e substituindo-os quando necessário.
Fonte: www.namaocerta.org.br/es.wikipedia.org
Redes Sociais