PUBLICIDADE
São Nicolau, bispo de Mira, atual Turquia, nasceu na Ásia Menor, cerca de 270 no século III e faleceu no dia 6 de dezembro de 342. A ele foram atribuídos vários milagres. Com o decorrer dos séculos São Nicolau foi sendo considerado o padroeiro das crianças, dos estudantes, dos escravos, dos presos, dos pobres, dos ricos e dos marinheiros. E também, o patrono da Rússia religiosa. Os presidiários tem-no como protetor, pois São Nicolau ficou encarcerado durante anos e só foi libertado em razão da anistia dada por Constantino aos que se encontravam presos por motivos religiosos.
De São Nicolau há um grande número de notícias, mas é difícil distinguir as autênticas das abundantes lendas que germinaram sobre este santo muito popular, cuja imagem todos os anos é reproposta pelos comerciantes nas vestes de Papai Noel (Nikolaus na Alemanha e São Claus nos países anglo-saxões), um velho corado de barba branca, trazendo nas costas um saco cheio de presentes.
Segundo a lenda, conta-se que o pai de Nicolau era muito rico, deixando para o filho enorme fortuna. O futuro santo, sempre generoso, soube que um vizinho estava em dificuldades para dar um casamento digno a sua filha. Nicolau, durante a noite, às escondidas, encheu uma pequena bolsa de moedas de ouro, jogando-a na janela do vizinho. E com isso aconteceu a festa. Mais tarde, repetiu o gesto com a segunda filha.
Nicolau foi visto ainda, espalhando presentes aos pobres, principalmente às crianças, tornando-se um costume os pais presentearem seus filhos no dia 6 de dezembro, data da sua festa litúrgica.
Fonte: lproweb.procempa.com.br
Dia de São Nicolau
St. Nicholas, também conhecido como São Nicolau de Myra foi um bispo que viveu no século IV. Mais de dois mil templos são dedicados a ele no mundo.
No Oriente eles chamam de Nicholas de Myra, cidade onde ele foi bispo, mas no Ocidente é chamado Nicolau de Bari, porque quando os muçulmanos conquistaram a Turquia, um grupo católico romano secretamente tirou as relíquias do santo e levou a cidade de Bari, na Itália. Este Santo realizou milagres maravilhosos e se tornou extremamente popular em toda a Europa. Ele é um administrador da Rússia, Grécia e Turquia. Em Roma e em 550 que ele havia construído um templo em sua honra.
Seu nome é notável, mesmo fora do mundo cristão que sua figura tem dado origem ao mito de Papai Noel.
Biografia
Ele nasceu em Patara, na região da Lícia (hoje no território da Turquia), em uma família rica e desde a infância se destacou por seu caráter piedoso e generoso. Seus pais eram cristãos devotos e ele foi criado na fé. Após a morte de seus pais, Nicolau herdou uma grande fortuna que seus serviços aos necessitados, como hagiografia escrita por São Metódio, Arcebispo de Constantinopla.
Quando seus pais morreram distribuiu toda a sua riqueza entre os pobres e mudou-se para Myra ( Anatólia , hoje Turquia ), onde seria consagrado bispo de uma forma muito curiosa. Diz a lenda que vários padres e bispos estavam discutindo sobre quem seria o futuro bispo, como o ex tinha morrido. Por não concordar, foi decidido que o próximo sacerdote de entrar no templo, que coincidentemente foi Nicolau de Bari.
Durante seu tempo como bispo, e em um esforço para erradicar os cultos pagãos, ordenou a demolição do templo de Artemis em Myra, o maior e mais famoso templo de Lycia, bem como vários outros edifícios pagãos.
Ele foi preso por um decreto do imperador Licínio contra os cristãos para o qual ele foi preso e sua barba queimada, sendo lançado pelo imperador Constantino.
Ele participou do Concílio de Nicéia, condenando as doutrinas de Ário, que se recusou a aceitar o dogma da divindade de Cristo. Para combater os erros, utilizando uma doçura requintada, fazendo grande e sincera conversão, apesar de seu talento especulativo orador discreto e tão parecido com os orientais. No entanto, quando se tratava de proteger os fracos dos poderosos, São Nicolau, apesar de sua idade avançada, agiu com grande coragem e vigor.
Apesar de ser antigo, a entrega de brinquedos para crianças lembram a todos que recebemos os melhores presentes de Natal através de Cristo, a esperança da salvação eterna.
Basílica de São Nicolau, em Bari , Itália
São Nicolau de Bari morreu em 6 de dezembro ano 345 em Myra. Depois de sua morte, ele se tornou o primeiro santo não mártir, para desfrutar de uma devoção especial no Oriente e no Ocidente. Multidões de histórias de milagres surgiram sobre ele, desfigurando, por vezes, a sua eminente prática e simples.
Milagres
Muitos milagres são atribuídos a Nicholas, mas alguns têm atravessado os séculos e são conhecidos por devotos e não devotos. Protegido e ajudou as meninas em idade de casar ou em busca de um marido. Diz-se que uma vez conheceu três meninas que queriam se casar, mas seu pai não podia pagar o dote. Ao saber Nicholas (fingindo realizar a caridade sem ser visto), desceu pela chaminé algumas moedas de ouro que coincidentemente caiu em meias de lã que as meninas haviam deixado para secar (meias de malha, portanto, estavam penduradas para receber presentes de Natal). Por esta razão é muitas vezes representado com três mãos de ouro.
San Nicolás de Bari salva três inocentes. Tabela de Ilya Repin (1889)
Representado com três crianças na caçamba, Soignies (Bélgica), o Museu do capítulo
Um dos milagres mais surpreendentes é para ser criada por sua intercessão a três crianças que tinham caído de uma árvore e morreram instantaneamente. Também atribuído o milagre das três crianças mortas para alimentar os clientes um estalajadeiro, sendo trazido de volta à vida através da intercessão do santo. É por isso que ele é representado com três filhos ao seu lado, em um balde. Diz-se que uma vez que ele salvou a vida de três generais condenados injustamente à morte. Observe também que, em outra ocasião, sendo um grupo de marinheiros no meio de uma tempestade e de ter invocado a proteção de São Nicolau, que viu o santo no barco e quando a tempestade amainou. Um dos mais recentes milagres que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, conta como em um atentado na cidade de Bari a mãe se separou de seu filho em meio à confusão, recuperando horas depois, na porta da casa com segurança. O menino contou que um homem que ele descreveu como St. Nicholas ajudou, protegeu-o e levou-o de volta para sua casa.
Referências
1. ” San Nicolo di Bari – The Original Papai Noel ” (em Inglês) . Retirado 24 dicembre 2012.
2. ” Myra ” (em Inglês) . Visitada em 26 de janeiro de 2010.
3. Este zarzuela intitulado “St. Nikola dolazi” foi traduzido para o croata, mas em parte também em húngaro, intitulado “Jon um Mikulas”.
Fonte: es.wikipedia.org
Redes Sociais