Dia da Matemática

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Matemática é o estudo de temas como a quantidade (números), estrutura, espaço e mudança.  Há uma série de pontos de vista entre matemáticos e filósofos quanto ao alcance exato e definição de matemática.

Os matemáticos procuram padrões e os utilizam para formular novas conjecturas. Os matemáticos resolvem a verdade ou a falsidade das conjecturas por meio da prova matemática. Quando as estruturas matemáticas são bons modelos de fenômenos reais, o raciocínio matemático pode fornecer informações ou previsões sobre a natureza. Através do uso da abstração e da lógica, a matemática desenvolveu a partir da contagem , cálculo , medição e estudo sistemático das formas e movimentos de objetos físicos.

Dia da Matemática

Quando é comemorado o dia da matemática e quando foi instituido?

É comemorado no dia 6 de maio e foi instituído em 2004.

Como foi instituído esse dia?

Pelo projeto de Lei n. 3.482/2004, de autoria da deputada professora Raquel Teixeira. Esse projeto foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura e encontra-se, desde 2008, na Comissão de Constituição e Justiça para homologação final.

Para que instituir um dia nacional para a Matemática?

A intenção é divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história, suas aplicações no mundo e sua ligação com outras áreas de conhecimento, buscando derrubar o mito de que aprender Matemática é difícil e privilégio de poucos.

Porque foi escolhido o dia 6 de maio?

Porque coincide com o aniversário de nascimento de Malba Tahan.

Quem foi Malba Tahan?

Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan ou simplesmente Malba Tahan é o pseudônimo do professor de Matemática Julio César de Mello e Souza. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1895, e faleceu em 1974, no Recife, aos 79 anos.

O que Malba Tahan fez para merecer a homenagem?

Malba Tahan escreveu mais de uma centena de livros sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil. A centralidade de suas histórias está em aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões. Entre suas obras está o romance O Homem que Calculava, já traduzido para doze idiomas. Nessa obra pode-se ler sobre as aventuras de Beremis, um árabe que gostava de resolver os problemas cotidianos com soluções matemáticas.

É nesse livro que está publicado o problema dos 35 camelos, um dos mais famosos criados pelo autor. Os números e as propriedades numéricas eram, para Malba Tahan, como seres vivos. Ele dizia que existem números alegres e bem-humorados, frações tristes, multiplicações carrancudas e tabuadas sonolentas. Como um professor ousado para a época, ele gostava de ir muito além do ensino teórico e expositivo.

Por isso, em suas aulas, Tahan elaborava enigmas para iniciar suas explicações. Em seu modo de brincar com as coisas da matemática, dizia que existem números alegres e bem-humorados, frações tristes, multiplicações carrancudas e tabuadas sonolentas, pois, para ele, os números e as propriedades numéricas eram como seres vivos.

Malba Taham criticava duramente professores de matemática. Para ele “o professor de Matemática em geral é um sádico. Ele sente prazer em complicar tudo”. Ele também nunca atribuía notas “zero” nem reprovava seus alunos. Sobre essa postura ele perguntava: “Por que dar zero se há tantos outros números?”.

Por que ele usava o pseudônimo Malba Tahan?

Um jornal havia rejeitado seus contos quando ele os assinou com seu verdadeiro nome. Então ele passou a adotar um nome falso para fingir que era um escritor de outro país. Com seu primeiro nome falso R. S. Slade ele conseguiu publicar uma história no mesmo jornal que já o havia rejeitado.

Como a estratégia funcionou, ele decidiu usar sempre um pseudônimo estrangeiro. Mais tarde, escolheu Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan ou simplesmente, Malba Tahan, pois adorava escrever histórias árabes.

Como comemorar a data?

Desde a criação dessa data, instituições de ensino de todo o Brasil aproveitam esse dia para realizar eventos e divulgar: as contribuições da Matemática como área do conhecimento humano; a História da Matemática e suas aplicações no mundo contemporâneo; as relações entre Matemática e Arte; as contribuições da Matemática como ferramenta para outras ciências.

Referências

BIAJOTI, Emeron Donizeti. O dia nacional da matemática. Disponível em: http://www.profcardy.com/artigos/dia-nacional-da-matematica.php. Acesso em: 17 mar. 2011.
NOÉ, Marcos. Dia nacional da matemática. Disponível em: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-matematica.htm. Acesso em: 17 mar. 2011.
LISBOA, Marcelo. Dia nacional da matemática. Disponível em: http://marcelolisboa.wordpress.com/2007/05/06/dia-nacional-da-matematica/. Acesso em: 17 mar. 2011.

Site oficial de Malba Taham. http://www.malbatahan.com.br/. Acesso em: 17 mar. 2011.

Matemática é uma ciência formal que, a partir de axiomas e seguindo o raciocínio lógico, estuda as propriedades e as relações entre entidades abstratas (números, figuras geométricas, símbolos). A matemática usada para estudar relações quantitativas, estruturas, relações geométricas e variáveis magnitudes.

Os matemáticos procuram padrões, formular novas conjecturas e tentar alcançar a verdade matemática por rigorosa dedução. Estas lhes permitem estabelecer os axiomas e definições adequadas para esse fim.

O teorema de Pitágoras é uma das mais conhecidas da matemática.

Há alguma discussão sobre se os objetos matemáticos, como se números e pontos realmente existem ou apenas vêm da imaginação humana. O matemático Benjamin Peirce define a matemática como “a ciência que indica as conclusões necessárias”. Por outro lado, Albert Einstein afirmou que “como as leis da matemática se referem à realidade, elas não são exatas, quando são exatas, não referem-se à realidade “.

Dia da Matemática

Através da abstração e da utilização de lógica no raciocínio, a matemática evoluiu com base nas contas, o cálculo e medições, juntamente com o estudo sistemático da forma e movimento de objetos físicos. Matemática, desde o início, teve uma finalidade prática.

As explicações foram baseadas na lógica e apareceu pela primeira vez com a matemática grega, especialmente com os Elementos de Euclides. A Matemática continua a desenvolver, com interrupções constantes, até que renascentistas inovações matemáticas interagiram com novas descobertas científicas. Como resultado, verificou-se uma aceleração na investigação que continua até o presente.

Hoje, a matemática é utilizada em todo o mundo como uma ferramenta essencial em muitos campos, entre os quais as ciências naturais, a engenharia, a medicina e as ciências sociais, e até mesmo as disciplinas que, aparentemente, não estão ligados a ela, como música (por exemplo, as questões de ressonância harmônica).

Fonte: en.wikipedia.org/www.matematica.seed.pr.gov.br/es.wikipedia.org

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